Esporte
Resultados oficiais do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano

Competição em durante a Energisa Búzios Sailing teve quatro campeões.
O Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano 2025, apresentado por Asa Alumínio, foi disputado entre os dias 17 e 20 de abril, em Armação dos Búzios (RJ), durante a Energisa Búzios Sailing Week. A competição reuniu quase 30 embarcações das classes ORC e BRA-RGS, com mais de 500 velejadores de diversos estados do Brasil e da Argentina.
O evento teve sede no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) e foi organizado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), com chancela da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Foram realizadas sete regatas para os barcos da regra ORC (Offshore Racing Congress) e seis para a BRA-RGS, ao longo de quatro dias com variações significativas de vento. As primeiras provas ocorreram com ventos fracos, característicos do litoral fluminense no outono, e o campeonato foi encerrado com rajadas superiores a 25 nós, exigindo habilidade das tripulações.
“Ficamos muito felizes de estar no ICAB, o clube recebeu todos muito bem! Além disso, Búzios mostrou que tem uma raia sensacional, principalmente nos dois últimos dias, com ventos mais fortes. Foi um campeonato com muitas variantes, com muita disputa e nível técnico elevadíssimo”.
”Chegamos no último dia com três equipes na briga pelo título, tanto na Sailing Week, quanto no Brasileiro. Isso mostra que fomos assertivos em nossas escolhas e proporcionamos um campeonato muito positivo”, ressaltou Bayard Neto, comodoro da ABVO.
O título da ORC Geral foi decidido apenas na última regata e ficou com o Crioula 52, comandado por Eduardo Plass (VDS), que somou cinco vitórias em sete provas e descartou um 13º lugar, resultado que havia colocado em risco a conquista. A tripulação do barco gaúcho comemorou a conquista após o vice-campeonato em 2024.
”Depois tivemos regatas mais estáveis, a equipe velejou bem, fizemos boas manobras e acertamos bastante para conseguir a vitória que nos levou aos títulos do Brasileiro e da Sailing Week”, disse o tático e atleta olímpico Samuel Albrecht.
O Crioula 52 também foi o vencedor na ORC Performance, seguido por Magia IV, de Torben Grael (RYC), e Duma, de Lorentzen.
Na Cruiser Racer, o +Bravíssimo foi campeão, com Xamã, de Sergio Klepacz (ICS), e Dona Bola, de Ricardo Tramujas (ICRJ), completando o pódio. A embarcação capixaba +Bravíssimo, comandada pelo argentino Nacho Giamonna (ICES), foi vice-campeã na ORC Geral e campeã na divisão ORC Cruiser Racer. O terceiro lugar da classificação geral ficou com o Duma, de Haakon Lorentzen (ICRJ).
“Foi um campeonato muito legal, que começou com ventos fracos, mas que ao longo do evento foram aumentando. O último dia exigiu demais da gente, foi bastante difícil velejar com a força do vento nessas regatas finais, porém estamos acostumados com essas condições na Argentina. O saldo foi positivo, velejamos bem e aproveitamos um campeonato muito competitivo”, disse Nacho Giamonna, comandante do +Bravíssimo.
A ORC, principal regra internacional de medição para regatas oceânicas, divide os barcos em categorias para promover equilíbrio técnico. Na ORC Performance, estão os veleiros mais otimizados para velocidade e manobras rápidas; já a ORC Cruiser Racer contempla embarcações que combinam desempenho esportivo com características de cruzeiro, promovendo maior diversidade competitiva.
Nativo 3 conquista título da BRA-RGS com história de superação em Búzios
A classe BRA-RGS apresentou um dos enredos mais marcantes do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano 2025 durante a Energisa Búzios Sailing Week. O destaque ficou com o Nativo 3 (Delta 32), comandado por Eduardo Harabedian (BR Marinas), que venceu tanto a classificação geral quanto a divisão RGS A. Completaram o pódio das duas categorias os veleiros Kaluanã, de Leonardo Soldon (Bracuhy), e Beleza Pura II, de Felipe Ferraz (UBA).
Antes mesmo da primeira regata, o Nativo 3 foi abalroado por uma escuna, sofrendo danos estruturais que quase o tiraram da competição. Com apoio técnico e solidariedade de outras tripulações, a equipe conseguiu recuperar o barco e seguir na disputa. Mesmo com os prejuízos, liderou a tabela até o segundo dia. No sábado (19), ficou impossibilitada de completar uma das provas, recebendo, após análise da Comissão de Regatas, pontuação média baseada no desempenho anterior. A vitória na última regata confirmou o título da BRA-RGS de forma legítima e emocionante. Na RGS B, o campeão foi o Absoluto (Fast 360), de Kaio Mendes (ICES), seguido por Bierkaai, de Bart Brouwer (ICAB), e Santeria, de Newton Rocha (BarraVela).
”Foi superação! Desde quarta-feira todo mundo nos ajudou. Depois, na véspera, tivemos mais um problema e ficamos arrumando o barco até às 7h da manhã, antes da grande final. A reparação veio e conseguimos velejar bem, numa flotilha de altíssimo nível técnico”, explicou Eduardo Harabedian.
Durante a cerimônia de premiação no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) prestou homenagem ao velejador Felipe Martins, falecido em fevereiro deste ano.
O troféu transitório da BRA-RGS passou a levar seu nome, em tributo à sua contribuição à vela de oceano. A tripulação do Beleza Pura II vestiu camisetas com a frase “Capitão Felipe Martins”, e todos os participantes da classe entoaram em coro: “Com Deus a gente vai, com Deus a gente volta”. A emoção marcou o encerramento de uma das classes mais disputadas e simbólicas do campeonato.
ORC Geral (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 12 pts
2º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 19 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 23 pts
ORC Performance (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 9 pts
2º Magia IV – ILC 30 – Torben Grael (RYC) – 16 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 16 pts
ORC Cruiser Racer (7 regatas)
1º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 7 pts
2º Xamã – Grand Soleil 46 – Sergio Klepacz (ICS) – 16 pts
3º Dona Bola – Oceanis 41 – Ricardo Tramujas (ICRJ) – 18 pts
RGS Geral (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 9 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 19 pts
RGS A (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 8 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 17 pts
RGS B (6 regatas)
1º Absoluto – Fast 360 – Kaio Mendes (ICES) – 7 pts
2º Bierkaai – Peterson 34 – Bart Brouwer (ICAB) – 9 pts
3º Santeria – Fast 260 – Newton Rocha (BarraVela) – 12 pts
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Foto: Fred Hoffmann
Esporte
Novo Cais Estelita recebe corrida do Santander Track&Field Run Series neste domingo

A TFSports, plataforma que promove e integra todo o ecossistema de eventos e experiências de bem-estar da Track&Field, chega para mais uma etapa no Recife da Santander Track&Field Run Series – maior circuito de corridas da América Latina em número de provas. A etapa Novo Cais Estelita vai ocorrer neste domingo, dia 19 de outubro, com percursos de 5km, 10km e 15km. A primeira largada está prevista para as 5h na Av. Eng. José Estelita, nº 862, bairro de São José.
As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. Quem completa as provas também ganha medalha. A retirada dos kits pode ser feita na Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.
“Comemoramos 20 anos de Run Series em 2024 com público recorde. Foram mais de 200 mil atletas em nossas etapas por todo o país e acreditamos que em 2025 podemos atrair ainda mais pessoas. Fomos eleitos a melhor produtora de corridas do estado de São Paulo, não só pela nossa preocupação em entregar um circuito seguro, mas também em promover experiências que vão além das pistas como estações de recovery, shows e muitas outras ativações de bem-estar”, conta Fred Wagner, CEO da TFSports.
“Este novo ano de Santander Track&Field Run Series reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da qualidade de vida em todo o Brasil. Com público recorde e dezenas de etapas espalhadas pelo país, o circuito mostra a popularidade da modalidade e a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. Entre os momentos mais aguardados está a etapa vertical no icônico Farol Santander, que traz uma experiência única. Com a comunidade #SRUN, o Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Por isso, temos grande orgulho em apoiar essa jornada esportiva ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.
Serviço
Etapa Santander Track&Field Run Series Novo Cais Estelita
Data: 19 de outubro
Horário da largada e percurso:
5h – prova dos 15km
5h30 – 10km
6h20 – 5km
Entrega de kits: Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, Pina, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.
Inscrições: https://www.tfsports.com.br/
Sobre Santander Track&Field Run Series
O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 20 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 200 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de Moura Dubeux. A iniciativa é realizada pela TFSports – plataforma que integra eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.
Santander Brasil e Esportes
O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2024, mais de 221 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
Sobre a TFSports
A TFSports é a plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. Em 2024, foram mais de 3,6 mil eventos, reunindo uma base de 870 mil usuários e cerca de 8 mil treinadores em 80 modalidades diferentes.
Sobre a Track&Field
A Track&Field é uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, com a missão de conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável por meio de seus produtos e serviços. Ao final de 2024, a companhia contava com 398 lojas, sendo 53 próprias (incluindo 13 outlets e o e-commerce) e 345 franquias, sendo uma em Portugal. Está presente em 165 cidades e 25 Estados, com mais de 1.600 colaboradores diretos e cerca de 2.000 colaboradores dos franqueados.
Inscrições: App TFSports (http://www.tfsports.com.br/)
SAC TFSports
Site: https://trackandfield.zendesk.com/hc/pt-br/categories/360004273234-TFSPORTS
Tel.: (11) 4130-8355
Horário atendimento: seg a qui das 9h às 18h e às sex das 9h às 17h.
Esporte
Etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA será no dia 2 de novembro

Inscrições para a prova de 5km e 10km na capital cearense já estão abertas e devem ser feitas no site da corrida
Outubro, 2025 – Fortaleza vai receber o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series no dia 2 de novembro, com largada no Aterro da Praia de Iracema. As inscrições já estão abertas para as provas de 5km e 10km e caminhada de 5km. A etapa na capital do Ceará será a sétima da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do País.
Para participar, basta entrar no site do evento e fazer a inscrição on-line: https://circuitocaixa.com/2025-fortaleza/. Especialmente para os corredores amadores, a página oficial da corrida traz as informações gerais, incluindo o regulamento geral e detalhes do percurso.
Escolha o seu kit – No momento da inscrição, os corredores e corredoras contarão com duas opções de kit. O kit CAIXA custa R$ 89,00 (mais R$ 8,90 taxa de serviço) e conta com número de peito, chip de cronometragem, camiseta, sacola e medalha de participação (pós-prova). O kit Popular tem preço de R$ 59,00 (mais R$ 5,90 taxa de serviço) e é composto por número de peito, chip de cronometragem e medalha de participação (pós-prova).
Benefícios CAIXA – Quem utilizar o cartão de crédito CAIXA como forma de pagamento terá 20% de desconto ao confirmar sua participação na prova. Já os corredores acima de 60 anos pagarão 50% do valor da inscrição (esse desconto não é acumulativo com o desconto do Cartão de Crédito CAIXA e tem vagas limitadas).
Pegada do Bem – Além do incentivo à corrida, uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é o Pegada do Bem, uma ação social criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos.
Para as etapas da temporada 2025, os atletas têm um incentivo a mais. Quem doar um par de tênis em bom estado durante a entrega de kits ou na arena do evento, ganha uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Mas é preciso correr, porque somente os 150 primeiros doadores recebem o brinde.
Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceio/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia).
Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN)
02/11 – Fortaleza (CE)
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
*As demais etapas serão divulgadas em breve
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
Zurich Seguros patrocina Rio Open pelo segundo ano consecutivo e reforça compromisso com o futuro do esporte
