Se você só tiver três dias de viagem, a estratégia deve ser simples: juntar atrações próximas no mesmo dia, reservar um tempinho para deslocamentos e deixar um espaço para aproveitar sem correria. E, antes de começar, sua primeira escolha deve ser onde ficar: escolher um hotel no Rio de Janeiro pode ser a melhor opção para não se preocupar com coisas triviais e já garantir um bom café da manhã. Um roteiro curto exige deslocamentos ágeis.
Dia 1: centro + cultura + pôr do sol
Comece pelo centro para entrar na experiência e conhecer a história do Rio. Aproveite a manhã para fazer um circuito leve com paradas para fotos e comida. Uma boa opção para a tarde é a região da Lapa/Santa Teresa (ou arredores) para emendar com atrações culturais e uma vista bonita, com um pôr do sol em um mirante ou um ponto com vista para a Baía.
Evite querer ver tudo de uma vez. O primeiro dia pode ser mais leve, com um jantar em um bairro mais próximo do hotel. Alguns lugares garantem uma boa roda de samba ou pagode à noite: o Bar do Omar foi ganhador do prêmio de melhor roda de samba do Rio em 2023.
Dia 2: principais atrações
Aproveite para acordar cedo e conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, duas das principais atrações do Rio. Elas demandam tempo de deslocamento e filas, então se programe. O fim de tarde pode ser um bom horário também para subir no Cristo. Se precisar inverter a programação por causa do tempo, aproveite para conhecer o museu do amanhã.
O estádio do Maracanã, o Sambódromo e a escadaria Selarón ficam próximos ao Corcovado. Podem ser boas opções se sobrar tempo.
Dia 3: praia + fechamento com clima carioca
Como o Rio é banhado por lindas praias, você terá que escolher uma ou duas para realmente aproveitar. Os cartões-postais da cidade são as praias: Copacabana, Ipanema e Leblon, que oferecem ótima infraestrutura. Por outro lado, você também pode escolher outros pontos menos lotados que são magníficos, como a praia vermelha, Joatinga ou a praia da Macumba.
Não deixe de conhecer a Barra se você tiver tempo! O segredo é escolher os principais e já deixar na reserva lugares que você gostaria de ir para caso consiga flexibilidade no roteiro. Aproveite!