Esporte
Rio de Janeiro fatura o título inédito da Copa dos Estados, na Praia de Copacabana
Depois do título da inédita Copa dos Municípios realizada em Saquarema (RJ), a equipe do Rio de Janeiro levantou o troféu, neste domingo, da segunda edição da Copa dos Estados, realizado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, nas quadras públicas da ABTERJ, a Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro.
A equipe superou os campeões do ano passado, o time de Goiás marcando 1225 pontos contra 925 do time do Centro-Oeste. O Distrito Federal completou o pódio com 500 pontos. São Paulo e Mato Grosso ficaram em quarto e quinto lugares respectivamente.
Ao todo foram disputadas seis categorias em Duplas Masculina, Feminina e Mistas nas classes A/Open, B, C e D e por idades), com dois times em cada e ao todo 240 atletas. O Rio de Janeiro só perdeu uma das categorias, a de 50+ vencida pelo time goiano.
“Além da competição em si, a Copa dos Estados de Beach Tennis se destacou pela atmosfera de camaradagem e amizade entre os estados. Os atletas compartilharam experiências, trocaram dicas e celebraram juntos cada vitória e superação. Esse espírito esportivo e a união entre os participantes contribuíram para transformar o evento em uma verdadeira festa do esporte”, destacou João Nunan, vice-presidente da ABTERJ.
Esporte
Ex-jogador Romário estreia como colunista do Jornal O DIA
Ídolo do futebol brasileiro assume espaço semanal no veículo carioca
O ex-jogador Romário, considerado um dos maiores atacantes da história do futebol, passa a integrar o time de colunistas do Jornal O DIA. A partir deste domingo, o eterno camisa 11 da seleção brasileira estreia a Coluna do Baixola, que será publicada semanalmente nas edições impressa e digital do jornal.
Atualmente senador pelo Rio de Janeiro, Romário celebra a novidade como uma oportunidade de diálogo direto com os torcedores. “Assinar essa coluna é ter um espaço para falar com o torcedor, que sempre caminhou comigo. Aqui não tem roteiro nem frescura. Vou escrever como sempre falei: direto, sem medo de opinião e com respeito por quem ama futebol”, afirma o craque.
Na nova coluna, o Baixinho promete análises sem rodeios sobre os principais acontecimentos do futebol e do cenário esportivo brasileiro. A parceria entre o ídolo e o jornal tem sintonia natural com o perfil do jornalismo carioca.
As publicações acontecerão sempre aos domingos, permitindo que os leitores acompanhem a visão privilegiada de quem viveu o futebol de perto e agora atua também na política representando o estado do Rio.
Esporte
Duplas do Brasil estreiam com 6 vitórias no Mundial de Vôlei de Praia
O Brasil cravou seis vitórias por 2 sets a 0 na primeira rodada da fase de grupos do Mundial de vôlei de praia em Adelaide (Austrália). As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda abriram a rodada na noite de quinta (13) com triunfo sobre a dupla anfitriã Phillips e Mears por 21/16 e 21/19, pelo Grupo F. Na sequência, a dupla número 1 do ranking Thamela e Vic derrotaram as peruanas Gaona e Allcca 21/19 e 25/23, pelo Grupo A. 

“A gente já sabia que seria um jogo difícil. Eu, principalmente, né, por ser a minha primeira Copa do Mundo, eu ainda não tinha vivido isso aqui. Então, realmente, é outra energia, é outro torneio, mas eu acho que a gente conseguiu se manter ali sempre consciente, consistente, buscando a nossa tática, que faz a diferença, né, no final do set”, analisou Thamela.
![]()
![]()
Líderes do ranking mundial, Thamela e Vic voltam a competir às 2h30 (horário de Brasília) deste sábado (15). Elas enfrentarão as paraguaias Michelle e Corrales em jogo da segunda rodada do Grupo A – Divulgação/FIVB
As brasileiras seguiram dominantes na madrugada desta sexta (14). Atuais vice-líderes do ranking, Carol Solberg e Rebecca sobraram diante da dupla egípcia Marwa e Nada: aplicaram 21/7 e 21/18, em jogo de estreia do Grupo B. Depois, Vitória e Hegê superaram as holandesas Emi van Driel e Bekhuis por 21/19 e 21/16, pelo grupo C.
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Na disputa masculina, Evandro e Arthur Lanci (quarta melhor dupla no ranking) levou a melhor sobre os nicaraguenses Mora e Lopez, por 21/17 e 21/19, na primeira rodada do grupo C. Fechando as estreias da Amarelinha no Mundial, duas duplas do país duelaram na estreia pelo Grupo C: George e Saymon ganharam dos compatriotas André e Renato por 21/17 e 21/19.
“É o primeiro jogo, e ainda mais jogar Brasil contra Brasil, eu acho que o nervosismo é um pouquinho maior. E jogar uma Copa do Mundo, acho que o primeiro jogo também deixa um pouco nervoso. Mas eu e George conversamos muito aqui dentro do banco também. A gente falou: a gente está nervoso dentro da quadra, mas vamos tentar sempre um ajudar o outro. E jogar um jogo caseiro, foi o que eu falei para ele, é, é sempre lá em cima. Brasil contra Brasil é praticamente quase uma semifinal, né? E a nossa chave está sendo a mais forte do torneio”, pontuou Saymon, referindo-se aos atuais campeões olímpicos Åhman e Hellvig (Suécia), que também estão na chave C.
O Mundial vai até 23 de novembro, com transmissão ao vivo online na Volleyball World TV. A competição reúne ao todo 96 duplas: 48 em cada gênero, divididas em 12 chaves de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si. As duas melhores após três rodadas se classificam direto à fase eliminatória (32 avos de final), assim como os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento prevê ainda repescagem com as outras oito equipes que terminarem em terceiro lugar (apenas quatro avançarão). A decisão do título mundial está programada para 23 de novembro (um domingo).
Programação
SEXTA (14)
21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) – Grupo B
SÁBADO (15)
0h30 – George/Saymon x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
0h30 – Ana Patrícia/Duda x Okla/Lunio (Polônia) – Grupo F
2h30 – Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato – Grupo C
2h30 – Thâmela/Vic x Michelle/Corrales (Paraguai) – Grupo A
3h30 – Evandro/Arthur Lanci x Amieva/Bueno (Argentina) – Grupo D
19h30 – Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê – Grupo C
21h30 – Ana Patrícia/Duda x Svozilova/Stochlova (República Tcheca) – Grupo F
DOMINGO (16)
3h30 – André/Renato x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
8h00 – Åhman/Hellvig (Suécia) x George/Saymon – Grupo C
19h30 – Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (Ucrânia) – Grupo B
20h30 – Evandro/Arthur Lanci x Henning/Wüst (Alemanha) – Grupo D
20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria) – Grupo C
21h30 – Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) – Grupo A
Esporte
Luigi Vanzella disputa pela primeira vez a World Triathlon Cup neste domingo (16), em Florianópolis
Triatleta paulista já está recuperado de uma queda, na Americas Cup, no Chile, e treinando para a prova na capital catarinense, com largada às 10h30, em Jurerê Internacional
Novembro, 2025 – A etapa brasileira da World Triathlon Cup será realizada neste domingo (16), em Florianópolis (SC). E o paulista Luigi Vanzella estará lá, participando pela primeira vez da competição. Inédita na capital catarinense, a prova terá largada às 10h30, em Jurerê Internacional, reunindo triatletas de destaque do Brasil e do exterior.
“É uma oportunidade que eu sempre almejei na minha carreira. Então, vou aproveitar cada momento. Sinto que com meu nível de natação e bike consigo enfrentar de igual pra igual com a maioria dos atletas. Tenho a meta de sair no primeiro grupo na água e conseguir me manter nele na bike. Na corrida, sei que meu nível ainda é um pouco abaixo para a prova, mas venho em ótima forma e acho que consigo brigar”, afirma Luigi, que conta com o apoio principal do SESI-SP, além de Hydy, Scatt Bikes e Roda Chopp.
Luigi voltou ao País após duas disputas da Americas Triathlon Cup, no Chile. O triatleta competiu na Playa Cavancha, em Iquique, ficando com a 25ª colocação. Depois, em Viña del Mar, perdeu o controle da bike por causa de um buraco, caiu e não conseguiu terminar a prova, após boa performance na natação.
“Graças a Deus não tive nenhum machucado mais sério. Porém, minha bike quebrou. A missão foi cuidar dos ralados e conseguir uma bike nova a tempo de competir em Florianópolis. Felizmente, voltei ao Brasil e resolvi a troca da minha bike. Cuidei bem dos ralados e já estou pronto para a World Cup”, explica o triatleta.
Treinos, provas e estudo – Luigi é considerado uma das revelações do esporte. O triatleta mora em São Carlos, no interior paulista, onde treina e cursa Análise de Desenvolvimento de Sistema (ADS), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Começou no triatlo em 2020 e, desde 2021, é integrante da equipe de triathlon de alto rendimento do SESI. Em 2024, iniciou sua participação em competições internacionais.
Mais informações:
Instagram: @LUIGI_VANZELLA
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports



