Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031

Publicado

em

© Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, nesta sexta-feira (25), a logomarca da candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A imagem é inspirada no desenho de um sol com raios coloridos que representam as duas cidades. Há também os nomes Rio e Niterói unidos por um traço, simbolizando uma ponte, como a que liga os municípios da região metropolitana.

A logomarca foi apresentada no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. A estrutura onde funciona, desde 2024, a maior escola da rede municipal é considerada um legado da Olimpíada de 2016, pois ocupa a Arena Carioca 3, espaço que recebeu competições de taekwondo, esgrima e judô paralímpico. Isabel Salgado foi uma atleta olímpica do vôlei, que morreu em 2022.

De acordo com os organizadores, os tons de laranja e amarelo presentes no desenho representam Niterói, “cidade do sol poente, da cultura vibrante e do horizonte aberto”. Os tons de azul remetem ao Rio de Janeiro, “com seu mar, seu céu e sua alma pulsante”. O sol faz referência à renovação, esperança e ao movimento do esporte e da vida. Juntas, prosseguem, “as cores se entrelaçam como num abraço”.

Citando o Ginásio Educacional Olímpico, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aproveitou o evento para defender o legado da Rio 2016.

“Agora é uma escola para mil alunos, a nossa maior unidade da rede municipal. Um ginásio voltado para a educação e o esporte. Essa é uma das experiências que queremos compartilhar em nossa caminhada pela sede dos Jogos de 2031”, declarou.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, mostrou otimismo com a candidatura conjunta, que conta com o apoio do governo federal.

“Eu tenho certeza de que a gente vai vencer. Isso vai criar uma outra dinâmica na região metropolitana do Rio. Um legado não só para Niterói e Rio, mas um legado de infraestrutura urbana, esporte, mobilidade para toda a região metropolitana”, disse.

Reta final

Rio e Niterói disputam com Assunção, capital do Paraguai, quem será a sede do Pan e Parapan 2031. A empreitada fluminense recebeu a chancela do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), após a desistência de São Paulo.

O dossiê de candidatura será entregue na próxima quarta-feira (30) à Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports). O documento apresentará detalhes da organização dos jogos, valores investidos e locais de competição. O resultado da disputa deve ser conhecido em agosto desde ano.

Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta à Panam Sports em que manifesta o compromisso de garantir financeiramente e assegurar as estruturas para organizar, promover e realizar os jogos.

Mais legado

A candidatura conjunta defende que, como o Rio tem a experiência de ter sediado a olimpíada menos de dez anos atrás, a maior parte da infraestrutura necessária está pronta, precisando apenas de instalações provisórias e novas estruturas em Niterói. A capital carioca já sediou também a edição do Pan e Parapan de 2007, além da Copa do Mundo de 2014.

A realização dos jogos está sendo propagada pelos organizadores como oportunidade de tirar do papel projetos há bastante tempo esperados, como a despoluição da Baía de Guanabara e a Linha 3 do Metrô, ligando as duas cidades e se estendendo até São Gonçalo, município da região metropolitana vizinho de Niterói.

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

eMuseu do Esporte lança documentário sobre Rebeca Silva no Collab Summit

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Collab Summit recebeu, nesta terça-feira (29), a campeã paralímpica Rebeca Silva para o lançamento do documentário “O Caminho da Vitória”, que conta sua trajetória até o ouro em Paris 2024. Projeto do eMuseu do Esporte, o filme destaca os bastidores da preparação da atleta, e aborda o contexto social do esporte como ferramenta de inclusão e autonomia.  

Idealizado por Bianca Gama, pesquisadora, empresária e fundadora do eMuseu do Esporte, e pelo cineasta José Eduardo Belmonte, o documentário foi exibido no evento sediado no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro. Para Bianca, a produção destaca a luta do esporte paralímpico através da história da Rebeca, judoca na categoria acima de 70kg.  

O documentário nasceu com o propósito de dar visibilidade a histórias que transformam e inspiram. Rebeca é uma mulher forte, talentosa e extremamente dedicada. Ao contar sua trajetória, queremos romper barreiras, mudar olhares e mostrar a potência que existe no universo paralímpico. É uma honra lançar ‘O Caminho da Vitória’ durante o Collab Summit, um evento que também nasceu com a missão de conectar inovação, inclusão e conhecimento”, destacou Bianca. 

Protagonista em “O Caminho da Vitória”, Rebeca acredita que o filme evidencia as possibilidades que existem para todos, independente de suas características. A atleta também pontuou o potencial de transformação do esporte.  

“Eu acho que a oportunidade é única. É algo que vai mostrar que a gente pode fazer o que quiser, tendo ou não uma deficiência. E também como o esporte é bonito e transforma vidas. Espero que ainda melhore muito mais, que as pessoas vejam o documentário e queiram seguir o mesmo caminho e saber que não é uma derrota ter uma deficiência.”, contou a atleta.  

O lançamento fez parte da programação do Collab Summit, simpósio de tecnologia, empreendedorismo e esporte, no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro. O evento possui patrocínio acadêmico da Faperj, patrocínio bronze da Nexus, realização da Go Beyond e eMuseu do Esporte, realização Acadêmica da UERJ e apoio do Sebrae e do Maravalley. Acesse o site para mais informações: www.collabsummit.com.br 

Continue Lendo

Esporte

Tour do Troféu do Mundial de Clubes da Fifa chega ao RJ na sexta-feira

Publicado

em

© Reprodução Instagram/FIFA Club World Cup

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do país a receber o Tour do Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa, que desde janeiro vem passando várias regiões do mundo. Na próxima sexta-feira (2) a icônica taça chega ao Rio, onde permanecerá até 8 de maio. O troféu passará pelos três clubes cariocas – Botafogo, Flamengo e Fluminense – que disputarão o novo Mundial de Clubes, o primeiro com 32 equipes. 

Também está prevista uma exposição no domingo (4), no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, das 13h às 18h (horário de Brasília). Embora gratuitos, os ingressos precisam ser previamente solicitados no site da empresa patrocinadora oficial do Mundial de Clubes. Há limitação de duas entradas por CPF.

The #FIFACWC group stage draw. ✔️#TakeItToTheWorld pic.twitter.com/4GOctX7MgI

— FIFA Club World Cup (@FIFACWC) December 5, 2024

Depois do Rio, a taça seguirá para São Paulo, para ser exibida pelo Palmeiras, o quarto time brasileiro classificado para o Mundial, que começa em 14 de junho, nos Estados Unidos.

Idealizado por uma joalheria de luxo norte-americana, o troféu do Mundial de Clubes é uma peça de ouro de 24 quilates, com imagens da história do futebol e nomes dos 211 países membros da Fifa. Seu formato redondo simula o sistema solar no dia da abertura da competição (14 de junho). 

A última parada do Tour do Troféu foi no clube River Plates, em Buenos Aires (Argentina). A taça também já foi exposta em clubes da Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Marrocos, Austrália e Coreia do Sul. 

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Copa do Brasil: Internacional sai na frente do Maracanã

Publicado

em

© Ricardo Duarte/FC Internacional

Fazendo valer o fator casa, o Internacional derrotou o Maracanã, por 1 a 0 na noite desta terça-feira (29) no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

𝗩𝗔𝗡𝗧𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗖𝗢𝗟𝗢𝗥𝗔𝗗𝗔! 💪🇦🇹 #TeApoiaremosDeCoração

VAR anula dois gols colorados, mas Gustavo Prado marca nos acréscimos e o Clube do Povo abre a terceira fase da Copa do Brasil com vitória de 1 a 0 no Beira-Rio! ⚽️🔥 #OInterVenceu pic.twitter.com/dYLza2Bosj

— Sport Club Internacional (@SCInternacional) April 30, 2025

Após triunfar em casa, o Colorado pode até mesmo empatar no confronto de volta, no dia 22 de maio, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, que garante a classificação. Já a equipe cearense só garante a vaga na próxima fase casa triunfe por ao menos dois gols de diferença. Em caso de vitória simples do Maracanã, a vaga será definida nas penalidades máximas.

Em uma partida na qual desperdiçou uma cobrança de pênalti, com Alan Patrick, e teve gols anulados de Wesley e de Raykkonen, o Internacional só conseguiu confirmar a vitória aos 47 minutos da etapa final, com Gustavo Prado, que aproveitou bola que sobrou após finalização de Wesley.

Vitória apertada

Quem também triunfou em casa pelo placar mínimo foi o Fluminense, que, no estádio do Maracanã, bateu a Aparecidense. Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Tricolor das Laranjeiras venceu graças a um gol de Keno aos 35 minutos do segundo tempo.

VEENCE O FLUMINENSE! KENO MARCA E O FLU SAI EM VANTAGEM NA TERCEIRA FASE DA @CopaDoBrasilCBF! VAMOS, TRICOLOR! pic.twitter.com/PeNR2NF2RZ

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 30, 2025

Outros resultados:

Retrô 1 x 1 Fortaleza
Maringá 2 x 2 Atlético-MG
São Paulo 2 x 1 Náutico

Fonte

Continue Lendo