Casa Estados Pernambuco RioMar Recife recebe máquina do Projeto Vale Luz, que dá desconto na conta de energia através da reciclagem
Pernambuco

RioMar Recife recebe máquina do Projeto Vale Luz, que dá desconto na conta de energia através da reciclagem

Compartilhar
Imagem Do Whatsapp De 2023 12 13 à(s) 11.06.11 2cab251e
Foto: Divulgação
Compartilhar

Os frequentadores do RioMar Recife agora podem contribuir com o meio ambiente e ainda receber descontos na conta de energia elétrica. A Neoenergia instalou uma máquina do Projeto Vale Luz no Piso Térreo do empreendimento, próximo dos Correios, com a finalidade de recolher latinhas de alumínio, garrafas PET e caixas tetrapack para reciclagem. A cada material colocado na Retorna Machine, os clientes da distribuidora de energia recebem um valor de crédito na fatura. O Vale Luz faz parte do programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Aneel.

Com foco na inovação e autonomia do cliente, o novo equipamento conta com tecnologia de “touch screen”, que explica, na própria tela, como realizar a troca dos materiais e receber seus benefícios. “Nós estamos proporcionando maior comodidade aos clientes que queiram participar do Projeto Vale Luz. Além de mais opções de acesso, há também a facilidade de fazer todo o processo automaticamente e de fácil entendimento”, destacou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

As máquinas coletoras de latinha de alumínio, caixas longa vida e garrafas PET são o ponto de partida para o Programa Triciclo de Benefícios, que garante ao cliente, a cada descarte, os tricoins – pontuação que será revertida em créditos na conta de energia ou doação a instituições beneficentes cadastradas no programa. Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura desse código que a máquina identifica o material e contabiliza os pontos ao usuário.

“Trata-se de um serviço ambiental em que todos são contemplados, mostrando o quanto a ação da reciclagem consegue alcançar e beneficiar diversas pessoas e locais”, ressaltou Jussara de Paula, coordenadora de Sustentabilidade do RioMar Recife.

Como funciona
Ao depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET, por exemplo, em qualquer uma das máquinas, o consumidor receberá a pontuação de 150 tricoins, que equivale a R$ 1,00, creditado na conta de luz ou doado para as Instituições/ONGs cadastradas.

Para participar, cada usuário deverá criar uma conta Triciclo, que poderá ser gerada através do site cliente.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para IOS e Android nas lojas App Store e Google Play). O cliente poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter as tricoins em desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a este número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará na pontuação de tricoins.

Durante os primeiros 30 dias de funcionamento da máquina do Vale Luz no RioMar Recife, o projeto contará com a divulgação e apoio de jovens do Instituto JCPM. Oriundos do entorno do empreendimento, foram contratados especialmente para participar da ação. Com formação voltada para a Sustentabilidade, a equipe irá prestar orientações sobre o descarte correto e responsável dos resíduos, bem como orientar os clientes no conhecimento do projeto e uso do equipamento. Neste período, clientes que baixarem o aplicativo da Triciclo, fizerem o cadastro e concluírem com o depósito de pelo menos um resíduo, vão ganhar um brinde. Eles poderão escolher entre uma sacola retornável ou um copo, ação válida para o primeiro acesso ao maquinário do Vale Luz.

Sobre o Vale Luz
O Projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco tem alcançado números históricos em 2023. Apenas neste ano, já foram recolhidas 805 toneladas de materiais recicláveis em troca de R$ 489.739,35 em desconto nas faturas. Além das 10 máquinas retorna machine espalhadas em vários locais da cidade, a iniciativa ainda conta com quatro pontos fixos de recolhimento e outros 26 itinerantes pela Região Metropolitana do Recife.

Nesses pontos, além de latinha de alumínio, PET e tetrapak, os clientes ainda podem entregar outros tipos de materiais. Confira a lista abaixo:

  • Papel e papelão: jornais, revistas, cadernos e caixas.
  • Plásticos: PET, catemba e sacolas
  • Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso
  • Ferro
  • Vidro: embalagens de vidro, garrafas etc.
  • Óleo vegetal: Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (todos precisam estar frios)
  • Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora
Compartilhar

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededsitesbr