Rir faz bem! Risoterapia ganha espaço nos hospitais e transforma a saúde emocional de pacientes

Rir faz bem! Risoterapia ganha espaço nos hospitais e transforma a saúde emocional de pacientes

Redação ImprensaBR
2 min de leitura 5.4k
Crédito: Rodrigo Feksa- @r.feksa

Projeto “Rumo ao Riso” aposta na risoterapia como ferramenta terapêutica para aliviar o estresse, reduzir dores e fortalecer a saúde mental em ambientes hospitalares.

A risoterapia é uma técnica psicoterapêutica baseada no uso do riso como ferramenta de promoção da saúde emocional e física. Diferente do que muitos pensam, ela não se resume a jogos ou piadas. “A risoterapia é uma terapia que funciona através do riso. Ela busca benefícios a nível somático e emocional nas pessoas”, explica Gabi Roncatti, risoterapeuta e idealizadora do projeto Rumo ao Riso.

Segundo Gabi, o riso ativa diversas áreas do cérebro simultaneamente, o que o torna altamente benéfico: “Ele melhora o funcionamento cerebral, diminui o hormônio do estresse, aumenta a imunidade, regula a pressão, estimula a circulação, relaxa os músculos e até ajuda a reduzir a dor. É como uma musculação emocional: quanto mais você ri, mais fácil fica rir e melhores são os resultados para o corpo e a mente.”

O projeto Rumo ao Riso atua em hospitais da Bahia e de São Paulo, levando a risoterapia, a palhaçaria terapêutica, a escuta ativa e a presença consciente a pacientes e profissionais de saúde. A proposta é transformar a experiência hospitalar por meio do afeto, do acolhimento e da leveza. “Quando a gente entra no quarto de um paciente, o objetivo é tirá-lo do papel de doente e reconectá-lo com a sua humanidade. A gente trabalha desde exercícios de riso até apenas estar ali em silêncio, oferecendo presença. Isso também é cuidado”, reforça Gabi.

Além de ser uma prática divertida, o riso é uma poderosa ferramenta de saúde mental.

“Quando a gente dá gargalhada de verdade, a gente não pensa. Isso ajuda a interromper ciclos de estresse e pensamento negativo. É uma pausa para o cérebro, que traz alívio imediato e melhora significativa no bem-estar”, pontua a risoterapeuta.

E ela conclui com um lembrete necessário: “O riso é o remédio mais barato que existe, porque é seu. Só depende de você. A felicidade pode, sim, ser uma escolha.”

Fonte: Gabi Roncatti, risoterapeuta e idealizadora do projeto Rumo ao Riso.

O que você achou?

Amei 78
Kkkk 29
Triste 10
Raiva 1
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.