Siga-nos nas Redes Sociais

Música

Rock de Palhoça ganha releitura acústica em projeto inspirado nos clássicos da MTV

Publicado

em

Imperioteca
Imperioteca

Alegria e melancolia são interligadas pela sanfona, violões, baixolão e bateria em “Acústico em Dois Atos”, o novo DVD da Cambirela, banda de rock de Palhoça (SC). O show reflete a estética da banda, que é agridoce, chiaroscuro, unindo canções felizes e dramáticas com a mesma intensidade sonora. Gravado no Centro Cultural Laudelino Augusto Weiss e no CEU, o DVD é fruto do edital da Política Nacional Aldir Blanc, na cidade catarinense. 

Lançando pela primeira vez um acústico, a Cambirela se inspira na série dos acústicos MTV, que ficaram famosos nas décadas de 90 e 2000, com uma estética que se aproxima dos clássicos. Na ânsia por renovar as músicas do primeiro EP, “Nós” (2023), enquanto encaixava os singles nos atos I e II, os rapazes inovaram até na construção melódica, como em “O Pedido”, que se tornou uma música mais rápida e animada.

 

“Conseguimos também incorporar no DVD alguns elementos que a gente curtia, como o violão de 7 cordas fazendo quase um dueto com a gaita em ‘Vermelho Fogo’”, destaca João “Pepe” Teles, baixista da Cambirela.

Inspiradora desde o início da banda, a cidade de Palhoça é pano de fundo, musa e agora também se torna o local onde o primeiro DVD foi gravado, passando por espaços importantes como o Centro Cultural Laudelino Augusto Weiss e o CEU.

“Nosso nome é literalmente o nome do morro-símbolo da Palhoça, e poder promover esses eventos de maneira gratuita na nossa cidade é certamente especial”, elogia Arthur Paim, vocalista, guitarrista e sanfoneiro da Cambirela.

 

O lançamento do DVD reforça a evolução da Cambirela enquanto músicos e profissionais da música. De olho no futuro, a banda se prepara para um novo momento na carreira, com novas músicas, nova presença nos palcos, posicionamento nas redes sociais e mais!

“O acústico nos deixa com certeza uma lição de como entregar não só uma música boa, mas um show legal para o nosso público. Enquanto nos preparamos para seguir na direção do nosso crescimento enquanto artistas”, destaca João.

Conheça a Cambirela

Fundada em 2019 por dois amigos que tocavam juntos desde a adolescência, a Cambirela é uma banda de Palhoça (SC), que surge da vontade de criar e mostrar a sua arte para o mundo. Sua estreia se dá com o lançamento do primeiro single e clipe “Submerso” (2023), que precede o EP “Nós” (2023). No último ano, lançaram o single “O Pedido”. Na estrada desde 2022, o grupo já participou de festivais como Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9ª Semana do Rock Catarinense. Neste meio tempo também já chegaram a abrir o show da banda carioca Menores Atos e do artista gaúcho Esteban Tavares (ex-Fresno).

Entre as principais influências da Cambirela estão bandas do rock alternativo pós-2000, tais como Los Hermanos, Supercombo, Selvagens à Procura de Lei, Scalene, Fresno, Zimbra e O Terno. Mas sem perder a proximidade da música local com forte presença da sanfona, tais como os cantores Luiz Marenco, Ivonir Machado e até o pop/folk de Esteban Tavares.

Ficha técnica

A Cambirela é formada por Arthur Paim (vocal, guitarra e sanfona), João Pedro Teles (baixo), Vitor Folster (bateria) e João Carlos (guitarra), contando ainda com o músico convidado Davi Miranda (piano). A realização e produção é da Dalsasso Produtora, com produção executiva de Emanueli Dalsasso e Gustavo Porto. A direção e direção de fotografia ficaram a cargo de Willian de Souza, enquanto a produção audiovisual é assinada pela Universo Grave. A direção de arte reúne Willian de Souza, João Carlos, Arthur Paim e Vítor Folster, que também dividem a direção musical com João Pedro Teles. A produção musical foi conduzida por João Pedro Teles, Vitor Folster, João Carlos, Arthur Paim e Misael Pacheco. 

O Studio186 assina a captação de áudio, além da mixagem e masterização, sob responsabilidade do técnico de som Misael Pacheco, com assistência de Isaac Crescêncio. A montagem do DVD foi feita por Willian de Souza, enquanto as fotos still ficaram por conta de Elisa Imperial. A produção contou ainda com a assistência de Luiza Maciel Paim e Luiz Fernando. As locações foram o Centro Cultural Laudelino Weiss e o CEU Centro de Cultura Palhoça, com suporte técnico de Takashi Severo. O figurino é de Martha Calbuch, a iluminação de Tissier e o projeto gráfico de Leo Saconatto. A interpretação em Libras foi realizada pela ACATILS, com Rita Cabral, Karizy Fernandes e Luiz Cabral. A assessoria de imprensa é da Orbe Comunicação, e a distribuição digital é feita pela Tratore. A equipe dedica agradecimentos especiais a Takashi, Caio, Jeferson, Camila, Amanda e a todos os profissionais da Prefeitura de Palhoça/SC.

Acompanhe a Cambirela

Instagram: https://www.instagram.com/cambirela_

Youtube: https://www.youtube.com/@cambirela_

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Mano Walter traz emoção com lançamento “Waquejada do Mano” em homenagem a Kara Véia

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

São seis faixas que unem os artistas Sirano & Sirino, Rey Vaqueiro, Siraninho, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Nonato Neto, Forrozão Baby Som e Limão com Mel; o projeto fica disponível nesta sexta-feira (10)

Após unir no palco grandes nomes da música, Mano Walter prepara o lançamento do “Waquejada do Mano – Especial Kara Véia”, que chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 10 de outubro. O álbum, com regravações de seis faixas do saudoso cantor alagoano Kara Véia, que renovou o forró de vaquejada, também vem com um audiovisual que será compartilhado no canal oficial do artista no YouTube. 

Com destaque para a canção “Foi Você”, composição que foi um grande sucesso nos anos 90 através de Kara Véia, o projeto contou com a participação especial, em coro, de nomes como Sirano & Sirino, Rey Vaqueiro, Siraninho, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Nonato Neto, Forrozão Baby Som e Limão com Mel.

Trazendo emoção do início ao fim, Mano Walter e todos os artistas convidados cantaram ainda músicas como “Fim de Semana”, “Outra Vez”, “Sonho da Ilusão”, “Somos Campeões” e “O Boi de Carro”. “Esse EP vem com muita emoção e uma homenagem ao eterno Kara Véia, que tanto contribuiu para a música com seu talento”, acrescenta Mano.

Confira o projeto completo no link: https://ads.somlivre.com.br/Waquejada_do_Mano_Kara_Veia

Waquejada do Mano – Especial Kara Véia:

  1. Foi Você
  2. Fim de Semana
  3. Outra Vez
  4. Sonho da Ilusão
  5. Somos Campeões
  6. O Boi de Carro
Continue Lendo

Música

UmQuarto mergulha no progressivo com “O Roxo e o Verde” e antecipa nova fase sonora

Publicado

em

Manu d'Eça
Manu d'Eça

Passeando entre a psicodelia e o rock progressivo, a banda UmQuarto, de Florianópolis (SC), lança o single “O Roxo e o Verde”, já disponível nas principais plataformas de streaming. A faixa é o primeiro passo do grupo rumo ao novo álbum “Fora de Lugar”, previsto para outubro de 2025. Gravada ao vivo em estúdio, sem metrônomo, a canção reflete uma sonoridade mais orgânica e madura. O quarteto apostou em arranjos coletivos e letras que fogem do padrão comercial. O resultado é uma síntese entre experimentação e autenticidade, marcada pela energia dos palcos e pelo amadurecimento criativo da banda catarinense.

 

Composta pelo guitarrista Rafael Salib, em parceria com o poeta Fábio Lisbôa, “O Roxo e O Verde” traz arranjos que miram o progressivo e a música melodiosa, com versos e refrões fora do padrão comercial. Diferente dos álbuns anteriores, repleto de camadas de instrumentos, a música mostra a banda como de fato é: guitarra, baixo, bateria e teclas. Toda a canção também foi arranjada de forma mais coletiva, durante diversas sessões de ensaios, trazendo uma nova identidade musical para o UmQuarto.

 

“Criar músicas que não cabem num reel de um minuto ou num story de quinze segundos, ficou algo completamente fora de lugar. O som novo do UmQuarto é um convite para o anti-horário. O mundo está rápido, cruel, nos atropelando, nos fazendo perder tempo com hábitos digitais irrelevantes. É uma reflexão coletiva sobre isso”, explica Rafael Salib.

“Ao longo da criação fui me inspirando no que estava ouvindo no momento: Steely Dan, Charly García e Serú Girán”, ressalta o guitarrista do UmQuarto.

 

“O Roxo e O Verde” transforma em música uma noite de show da banda: a introdução se dedica a criar o ambiente antes de um concerto de rock, com a passagem de som e as pessoas chegando para assistir. Na sequência, o single se refere ao momento que as luzes se apagam e a integração de todos por meio da música: som nas alturas, luzes, pessoas escutando, dançando, conversando e compartilhando do mesmo espaço público.

 

A música mostra amadurecimento na nova direção criativa da banda, já apresentada no single “Café com Leite” (2024). Inspirados pelo som de bandas clássicas do rock progressivo, em “O Roxo e O Verde”, o UmQuarto toca ao vivo no estúdio, com todos juntos, sem click track ou metrônomo, com arranjos mais elaborados e menos instrumentação. 

 

Segundo os integrantes, a nova fase é o momento mais “prog” que a banda já se encontrou. Em “O Roxo e O Verde” eles reúnem a experiência do blues de Rafael Salib (guitarra), a brasilidade e a bossa de Bernardo Flesch (teclado), o jazz de Rafa Nogueira (bateria) e a psicodelia de Mayer Soares (baixo).

 

A capa do single é pintada à mão e representa uma das personagens da música “O Roxo e O Verde”. Assinada pela artista Josi Santos, conhecida como Vênnus, a arte já é uma inspiração do que será a futura capa de Fora de Lugar, terceiro álbum da banda, com previsão de lançamento para outubro de 2025.

Ficha técnica

 

Banda UmQuarto: Mayer Soares (baixo e voz), Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria), Bernardo Flesch (teclas e voz) | Produção musical: Felippe Pompeo | Captação e gravação: Maurício Peixoto (Bárbaro Estúdio) | Mixagem: Mayer Soares | Assistente de mixagem: João Peters | Edição: Lucas de Sá (Lab de Sá) | Masterização: Xei | Fotografia: Manu d’Eça | Artista gráfica: Vênnus (Josi Santos) | Produção executiva: Emanueli Dalsasso (Dalsasso Produtora) | Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação.

 

Acompanhe o UmQuarto

 

Linktree:  https://linktr.ee/umquarto

Instagram: https://www.instagram.com/umquarto.oficial/

YouTube: https://www.youtube.com/c/UmQuartoBR

Continue Lendo

Cultura

Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro

Publicado

em

Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro

O Teatro Nova Iguaçu Petrobras está com uma programação recheada de atrações. Do humor ao drama, da música à dança, passando por atrações para a criançada, show de ilusionismo e muita diversão para toda família.

Atrações em outubro:

09 de outubro – Diego Besou no show de humor “Nem que Eu Surte no Plantão”, quinta, às 20h

Ingressos de R$ 50 a R$ 120

11 de outubro – Alice Hemery e Victor Meirelles na peça teatral “Além da Vida é Viver!”, sábado, às 20h

Ingressos de R$ 45 a R$ 90

15 de outubro – Cia Tereza Petsold no espetáculo de dança “Poesias”, quinta, às 20h

Ingressos a R$ 30

17 de outubro – “Rio Comedy Club”, com Marcos Rossi, Daniel Curi, Marcos Castro e Bira Thomazi, sexta, às 20h

Ingressos de R$ 40 a R$ 80

18 e 19 de outubro – Pedro Monteiro em “Meus 2 pais”, sábado e domingo, às 15h

Ingressos de R$ 15 a R$ 30

19 de outubro – Rosane Gofman na peça “Eu Sempre Soube…”, domingo, às 19h  

Ingressos de R$ 20 a R$ 120

24 de outubro – Lucas Toledo no espetáculo de ilusionismo “Não Pisque”, sexta, às 20h

Ingressos de R$ 40 a R$ 80

30 de outubro – Álvaro Tito no show “44 anos de Louvor”, quinta, às 20h

Ingressos de R$ 60 a R$ 120

31 de outubro – Jhordan Matheus no Stand-Up Comedy “Passando de Fase”, sexta, às 20h

Ingressos de R$ 45 a R$ 90

O Teatro Nova Iguaçu Petrobras fica na rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, no Caonze. Para conferir a programação completa e adquirir ingressos antecipados, acesse o link:https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u

Instagram: https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/

Continue Lendo