Entretenimento
Rock in Rio e Libertadores impulsionam o turismo e a economia no Rio de Janeiro em setembro

Grandes shows e eventos esportivos geram maior procura por reservas na cidade fluminense
O hábito de viajar para assistir a shows tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros, impulsionando significativamente o setor de turismo, especialmente a hotelaria. Além disso, grandes eventos esportivos, como jogos decisivos e finais de campeonato, também desempenham um papel crucial no aumento da demanda e impacto econômico nas cidades que os recebem.
O Rock in Rio, que retorna à Cidade do Rock após dois anos, já tem ingressos praticamente esgotados e atrai fãs de todo o Brasil e do mundo. Para esta edição, é esperado um público de cerca de 760 mil pessoas. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento deverá gerar um impacto econômico recorde de R$ 2,9 bilhões para a cidade, o maior desde que as pesquisas começaram, em 2017.
Dados da Maxmilhas — travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, hotéis e pacotes de viagem —, mostram que a procura por passagens e estadias na cidade manteve-se estável em relação à última edição, em 2022, representando em torno de 18% dos passageiros nesse período. No entanto, a média de permanência dos visitantes aumentou de 2 para 3 diárias em hotéis, indicando um maior aproveitamento das atrações locais.
O perfil dos viajantes também se manteve próximo ao de 2022, com pouca variação: 47% dos turistas são viajantes solo, 36% viajam em casal, 13% em grupos de mais de 3 pessoas e 3% com crianças. Copacabana, Centro e Barra da Tijuca continuam sendo os bairros mais procurados para hospedagem, com 42%, 26% e 13% das reservas, respectivamente.
Além do festival de música, o Rio de Janeiro será palco das quartas de final da Copa Libertadores 2024, com jogos marcados para os dias 18 e 19 de setembro, no Estádio Nilton Santos e no Estádio do Maracanã. Estes estádios, icônicos no cenário do futebol sul-americano, devem atrair um grande número de torcedores, intensificando ainda mais a demanda por serviços de turismo e hospedagem.
“Esses eventos são oportunidades valiosas para o setor hoteleiro e turístico maximizar seus serviços e faturamento. Na Maxmilhas, temos observado um aumento significativo na procura por hospedagem durante eventos de grande destaque, e a tendência é que esse impacto positivo se reflita ainda mais nos índices anuais” afirma Sabrina Lorente, Head de Marketing da Maxmilhas.
Entretenimento
Influencer faz desarmonização íntima após admitir arrependimento por procedimento estético

Teatro
Espetáculo do Coletivo Afromaré faz apresentações e oficinas gratuitas em Niterói

O Manifesto Antirracista ” Dos nossos para os nossos” faz circulação pelo edital Fluxos Fluminenses com apresentações e oficinas gratuitas
O Coletivo AfroMaré volta aos palcos com o espetáculo-manifesto “Dos Nossos Para Os Nossos”, projeto contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses, que cumpre circulação até o mês de agosto de 2024 com apresentações e oficinas gratuitas em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
Após uma temporada de estreia com grande repercussão no Teatro Ruth de Souza (2023) e passagens por importantes espaços culturais da cidade como o Museu da Maré, Teatro Glauce Rocha e o Café Pequeno, o espetáculo retorna em circulação com apresentações gratuitas e oficinas artísticas.
A proposta do Coletivo AfroMaré é valorizar a cultura preta brasileira e combater o racismo estrutural, por meio de uma encenação contemporânea que utiliza o metateatro, projeções mapeadas, coreografias, músicas autorais e dramaturgia potente.
Sobre o espetáculo
“Dos Nossos Para Os Nossos” nasceu a partir de uma esquete homônima criada em 2018 por Êlme e Patrick Congo. A peça desenvolve-se como um manifesto que resgata narrativas silenciadas da população negra, denuncia o apagamento histórico e propõe uma reflexão profunda sobre identidade, resistência e futuro.
A montagem já contou com a presença de importantes nomes da cena artística nacional e internacional, como Ariane Mnouchkine, Marco Nanini, Renata Sorrah, Juliana Carneiro da Cunha, Maria Ceiça, entre outros.
Sinopse
Dois reis. Duas trajetórias. Uma narrativa. Aqui, um Brasil desabrasileirado é denunciado. A partir de um jogo cênico atravessado por imagens, projeções e sons, o espetáculo manifesto conta a história desses corpos ancestrais que questionam a civilização atual através da valorização de toda uma ancestralidade.
Agenda:
Serviço temporada e oficinas – circulação fluxos
– Centro Eco Cultural Sueli Pontes
Dias 09 e 10/08 – Sábado e Domingo às 16 horas.
Oficina: A Cena Contemporânea e a Dramaturgia da Favela.
Dia 10/08 Domingo das 10h às 13h com coletivo.
Endereço: Av. Celso Kelly, 378- Piratininga- Niterói- RJ
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Coletivo AfroMaré
Elenco: Leandro Guedes, Leona Kalí, Lucas da Silva, Patrick Congo, Rafael Rougues, Thiago Manzotti – Standin: Vanu Rodrigues
Direção: Tiago Ribeiro
Assistente de Direção: Leandro Guedes
Direção Musical: Renata Tavares
Assistente de Direção Musical: Yuri Domingues
Preparação Corporal e Direção de movimento: Gabriela Luiz
Figurinos: Tiago Ribeiro
Assistente de Figurino: Jade Cardozo
Iluminação: Lucas da Silva
Operação de luz em cena: Lucas da Silva e Roger Neri
Cenografia: Flávio Vidaurre e Rafael Rougues
Designer Gráfico: Flávio Vidaurre
Fotografia: Thiago dos Santos
Edição de vídeos: Leandro Guedes
Mídias sociais: Leona Kali, Rafael Rougues, Thayna Rodrigues
Produção Audiovisual: Coletivo AfroMaré
Câmera e Montagem: Leandro Guedes e Tiago Ribeiro
Projeção e Vídeo Mapping: Leandro Guedes
Direção de Produção: Vanessa Greff
Assessoria de Imprensa: Dia Comunicação
Assistente de Produção: Bianca Barbosa
Coordenação administrativa e financeira: Alexandra Arakawa
Idealização: Êlme e Patrick Congo
“Dos nossos para os nossos” é mais do que teatro: é ancestralidade, presença e futuro. É o Brasil preto em cena.”
Entretenimento
Exibição especial dos filmes do projeto “Cinema na palma da mão” e estreia de “O amor de Deus”, em 1º de agosto

Se o cinema é a sétima arte, essa noite promete ser digna de Oscar! No dia 1º de agosto de 2025 (sexta-feira), o Teatro Municipal de Primavera do Leste (MT) se transforma em uma verdadeira sala de exibição — com tapete! vermelho, bastidores vibrantes e grandes talentos locais — para a apresentação dos filmes produzidos pelo projeto Cinema na Palma da Mão.
A sessão começa às 18h, com entrada gratuita e coração aberto! Uma programação que mistura emoção, aplausos e o melhor da criatividade regional.
Na mesma noite, teremos a apresentação da Academia de músicas de Primavera do Leste e será exibido o aguardado longa-metragem “O Amor de Deus”, com direção de Bellamir Freire, que estará presente ao lado de parte do elenco que estarão sendo representantados pelos atores Elton Carlos e Carlos Jerônimo que receberão uma homenagem pelo trabalho no filme!— que abrilhantam a produção com atuações intensas e tocantes.
E no final, aquele coquetel para os convidados presentes para um bate papo, fotos e um network!
A produção do projeto é assinada por Sebastião Moreira e Elton Carlos, que também atua no longa Amor de Deus, a coordenação do Cinema na Palma da Mão é do Cineasta Bellamir Freire.
E para deixar tudo ainda mais cinematográfico, haverá a entrega de certificados para os participantes do projeto e prêmios especiais para os destaques das produções, em categorias como Melhor Filme, melhor Direção, melhor fotografia, melhor originalidade, melhor coletividade, melhor som, melhor filme de inclusão, melhor Criatividade, melhor inclusão E entre outros!
Tudo isso é possível graças à realização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste, com apoio do SEST SENAT e da Escola Alda Scopel Copel — juntos, promovendo arte, formação e valorizando a juventude que cria com o que tem: o celular na mão e a mente cheia de ideias.
O filme “O Amor de Deus” traz no elenco Raphael Montagner, Mariza Marquetti, Laila Friaça, Gyselle Soares, Giseli Abra, e um grande elenco, em uma história que toca a fé, o amor e os caminhos de transformação pessoal.
Teremos a Exibição dos filmes do projeto “Cinema na Palma da Mão” e estreia do longa “O Amor de Deus”
Quando: Sexta-feira, 1º de agosto de 2025, às 18h
Onde: Teatro Municipal de Primavera do Leste (MT)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (66) 9603-5294 / (66) 9955-8131