Siga-nos nas Redes Sociais

Evento

Rock in Rio sustentável: as iniciativas de responsabilidade ambiental do evento

Publicado

em

Rock in Rio sustentável: as iniciativas de responsabilidade ambiental do evento
Pexels

Festival se compromete com a sustentabilidade e aposta em inovação ecológica, por isso, veja como o Rock in Rio está transformando grandes eventos

O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo, isso é, não apenas um evento de entretenimento, mas também passando a ser uma referência em responsabilidade ambiental. Ao longo dos anos, o festival tem se comprometido com práticas sustentáveis que buscam minimizar o impacto no meio ambiente.

Desde 2001, o evento adotou uma série de ações voltadas para a sustentabilidade, e em 2024, a expectativa é de compensar as emissões de carbono geradas. Até agora, foram neutralizadas mais de 430 mil toneladas de CO2 em edições anteriores.

Por isso, o Rock in Rio também carrega a certificação ISO 20121, que comprova seu compromisso com o calendário sustentável. Sendo que a meta é alcançar a neutralidade total de carbono até 2030, consolidando o festival como um modelo global de responsabilidade ambiental.

E cabe conhecer com maiores detalhes outras formas que o evento aderiu, mesmo na tecnologia, para manter sua responsabilidade. Veja logo abaixo!

Tecnologias de descarbonização e energia limpa

Em parceria com a Neoenergia, o Rock in Rio 2024 tem uma das principais ações sustentáveis, que é a instalação de 43 postes de iluminação movidos a energia solar, fonte limpa e renovável que a produção no Brasil tem ganhado grande notoriedade no mundo.

Além disso, a organização do evento contará com 30 carrinhos elétricos para o transporte de materiais, reduzindo ainda mais as emissões de gases poluentes durante o festival.

A parceria com a Neoenergia também inclui ações que vão além da Cidade do Rock, pois por cada pessoa presente no festival, a empresa se compromete a doar uma lâmpada LED para comunidades de baixa renda, escolas e hospitais, o que também promove a conscientização sobre o consumo responsável de energia.

A estimativa é de que até 700 mil lâmpadas sejam doadas, substituindo lâmpadas convencionais por opções mais eficientes, economizando assim até 40% de energia.

Como funciona a gestão de resíduos do Rock in Rio?

A organização do Rock in Rio adota também uma política rigorosa de coleta seletiva e reciclagem, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do festival. Dentro da Cidade do Rock, são instalados pontos de coleta que incentivam o público a separar seus resíduos corretamente.

Fora o esforço contínuo que o festival faz para reutilizar materiais em suas estruturas. Em edições passadas, toneladas de resíduos foram recicladas, incluindo plásticos, papel e metais. 

Nesse sentido, outra parceria é com empresas especializadas que colaboram para garantir que o máximo possível de materiais seja reaproveitado ou reciclado. Isso inclui desde o destino correto de resíduos orgânicos até o uso de materiais reciclados na construção de palcos e estruturas temporárias.

Premiação Atitude Sustentável

E não menos importante, há o Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável que desde 2008, premia empresas parceiras que se destacam por suas atitudes inovadoras e sustentáveis.

Em 2024, a PepsiCo, por meio da marca Doritos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria “Patrocinador”. A premiação também valorizou outros parceiros que implementaram práticas do tipo tanto dentro quanto fora da Cidade do Rock.

Um bom exemplo é a Best Ocupacional, empresa de segurança do trabalho, que foi premiada por promover a diversidade na equipe e implementar processos éticos de trabalho, além de um canal de denúncias para garantir boas práticas.

A Globo, como “Apoiador e Media Partner”, também foi reconhecida por incentivar a inclusão e a diversidade, além de adotar práticas que visam reduzir o impacto ambiental em suas operações.

Premiações essas que servem como incentivo para que mais empresas adotem práticas similares e se juntem ao festival na missão de promover um evento que não só entretém, mas também educa e conscientiza o público sobre a importância da sustentabilidade.

A cada edição, o Rock in Rio prova que grandes eventos podem deixar legados positivos e duradouros, incentivando a construção de um mundo mais sustentável para as próximas gerações.

Henrique Morgani é Especialista em Link Building, acumulando mais de 8 anos de experiência combinada em SEO e redação. Com formação em Direito, ele descobriu grande paixão no Marketing Digital.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento

FUCHS apresenta soluções de alta performance para impulsionar geração de energia eólica durante a Windpower 2025

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

– Com desempenho e segurança para operação, empresa destaca portfólio completo de lubrificantes voltados à máxima eficiência e durabilidade de componentes do setor

– Presença reforça posicionamento da FUCHS como parceira global para soluções de lubrificação sustentável

A FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, confirma presença na Brazil Windpower 2025, principal feira do setor de energia eólica da América Latina, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro no São Paulo Expo. O evento reunirá empresas, especialistas e tomadores de decisão para discutir as inovações e os desafios tecnológicos que impulsionam a transição energética e o crescimento das fontes renováveis no país.

Segundo dados do Boletim Anual 2024 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil encerrou o ano com 1.103 parques eólicos e mais de 11 mil aerogeradores em operação, distribuídos em 12 estados. A fonte segue como a segunda maior da matriz elétrica brasileira e percebe-se que o avanço deste setor tem sido impulsionado não apenas pelo potencial dos ventos brasileiros, mas também pela adoção de tecnologias e produtos de alta confiabilidade, como os lubrificantes de performance elevada, que desempenham papel fundamental para o funcionamento contínuo e eficiente de equipamentos presentes no setor.

De acordo com o Gerente Comercial de Especialidades da FUCHS, Marcelo Caravetti, a expertise da companhia em lubrificação eólica consolida sua posição como parceira estratégica para o avanço da energia limpa. “A FUCHS é reconhecida globalmente por sua inovação e qualidade em lubrificantes de alta performance para diversos setores e segmentos industriais. Nossos produtos garantem o desempenho ideal e a durabilidade dos componentes críticos, e para o setor de energia eólica os lubrificantes permitem que os operadores maximizem a geração e impulsionem a operação com maior segurança, confiança e eficiência”, destaca Caravetti.

O impacto dos lubrificantes para o setor

Os lubrificantes contribuem diretamente para o avanço da geração de energia eólica, oferecendo benefícios essenciais para a operação contínua do setor. Esses produtos garantem proteção contra corrosão, redução de perdas de energia por atrito, prevenção de falhas e maior vida útil dos componentes que estão ativos na operação, diminuindo significativamente o desgaste das peças e os custos de manutenção.

Além disso, os produtos desenvolvidos com viscosidade mais baixa, contribuem para uma operação mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética. Dessa forma, a escolha do lubrificante correto torna-se um fator decisivo para a eficiência, a confiabilidade e a sustentabilidade das operações eólicas.

Para Caravetti, investir em soluções com tecnologia de ponta é uma ação estratégica para impulsionar o crescimento do setor e o avanço da transição energética no Brasil. “Longos períodos de operação e condições climáticas adversas podem acelerar o desgaste de peças e uma das soluções para esse tipo de problema é a qualidade do lubrificante utilizado. Ao optar por produtos com desempenho elevado, é possível reduzir a necessidade de manutenções inesperadas, já que são desenvolvidos para proporcionar uma lubrificação de longa duração”, afirma.

Com o foco em reduzir atrito e desgaste, além de diminuir a necessidade de intervenções com manutenções inesperadas, os lubrificantes da FUCHS são projetados para suportar condições extremas, combinando eficiência e máxima proteção, proporcionando maior segurança para operação em temperaturas e ambientes que apresentam condições severas para diversos componentes. Essa abordagem garante maior vida útil aos equipamentos e estabilidade da operação, fatores essenciais em um setor onde cada hora de parada impacta diretamente na geração de energia.

Caravetti explica ainda que a escolha do lubrificante adequado impacta diretamente a segurança das operações e a redução de custos com manutenções desnecessárias. “Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor é o acesso às turbinas para realizar esses tipos de manutenção. Levando em consideração a altura das torres e a localização isolada em que as turbinas são instaladas, os reparos costumeiramente são caros e perigosos para os técnicos da área. Assim, ao optar por um lubrificante adequado, o número de manutenções torna-se menor, enquanto o período entre os reparos tender a ser ampliado”, finaliza o executivo.

Durante a feira, a empresa levará ao evento um portfólio completo de lubrificantes voltados ao setor eólico, com destaque para óleos de engrenagem, graxas especiais e fluidos hidráulicos, desenvolvidos para suportar longos intervalos de operação e condições ambientais severas, garantindo eficiência operacional, máxima proteção dos componentes e redução de custos com manutenções inesperadas.

Serviço:
Brazil Windpower 2025

Data: 28 a 30 de outubro de 2025

Horário: 10:00 às 20:00

Local: São Paulo, Expo

Sobre a FUCHS

FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que tem desenvolvido, produzido e vendido lubrificantes e especialidades relacionadas há mais de 90 anos para todas as áreas de aplicação e setores. O grupo possui mais de 60 empresas, emprega quase 7 mil funcionários e é o principal fornecedor independente de lubrificantes no mundo. Com um portfólio de mais de 10 mil produtos e serviços, a FUCHS atende mais de 100 mil clientes globalmente.

No Brasil há mais de 50 anos, a FUCHS é reconhecida pela inovação constante e pela qualidade de seus produtos, que atendem montadoras, fornecedores de peças automotivas, mineração e exploração, metalurgia, agricultura e silvicultura, aeroespacial, geração de energia, engenharia mecânica, construção e transporte, bem como as indústrias siderúrgica, metalúrgica e cimenteira, indústria alimentícia, do setor de produção de vidro e da indústria de fundição e forjamento, entre outras.

Continue Lendo

Evento

Tudo pronto para o lançamento da 3ª edição da exposição “The Doctors” em Manaus

Publicado

em

Fotografia: Wesley Andrade
Fotografia: Wesley Andrade

A contagem regressiva acabou: está tudo pronto para o lançamento da 3ª edição da expofotobiografia “The Doctors”, idealizada pelo fotógrafo Wesley Andrade. O evento acontece na próxima terça-feira, 4 de novembro de 2025, às 18h, na Ponta Negra, em Manaus, e promete emocionar o público com uma celebração única da arte, da imagem e da trajetória dos profissionais da saúde.

Reconhecida por unir fotografia e narrativa, a exposição apresenta retratos que revelam o lado humano de médicos, dentistas e biomédicos que aceitaram o desafio de trocar os instrumentos de trabalho pelas lentes da câmera. Nesta edição, participam nomes como Keity Tabosa, Alessandra Pereira, Kizzy Galvão, Raissa dos Santos, Maria das Chagas, Marília Alves, Thatiana Brasil, Alana Oliveira, Adria Gomes e Taiane Frota, que terão suas histórias contadas por meio de imagens e biografias inspiradoras.

Segundo o fotógrafo Wesley Andrade, “The Doctors” é mais que um projeto estético — é um convite à reflexão e ao reconhecimento. “Cada retrato é uma história, uma memória e uma forma de mostrar a essência de quem dedica a vida ao cuidado do outro”, destaca.

Com estrutura finalizada, elenco confirmado e cenário preparado, a 3ª edição de “The Doctors” promete ser um marco artístico e cultural em Manaus, valorizando os profissionais da saúde e consolidando o projeto como uma das exposições mais aguardadas do ano.

Serviço
📍 Exposição: The Doctors – 3ª edição
📅 Lançamento: 4 de novembro de 2025, às 18h
📌 Local: Ponta Negra, Manaus
📲 Mais informações: @exposicaothedoctors | @wesleyandrade2030 | (92) 98121-848

Continue Lendo

Evento

Expo Favela 2025 destaca como ciência e tecnologia estão transformando comunidades do Rio

Publicado

em

Foto: Divulgação

Painel “Conectando a Favela e o Asfalto” destaca ciência, inovação e cidadania

Com iniciativas que unem criatividade, ciência e saberes locais, comunidades fluminenses vêm se transformando em laboratórios vivos de inovação social. Em diferentes territórios do estado, projetos apoiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) mostram que a produção de conhecimento vai muito além dos muros das universidades — está também nas vielas, associações de moradores, coletivos e nas mãos de quem transforma a realidade por meio da ciência.

Na manhã deste domingo (26/10), a FAPERJ e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) participaram do segundo dia da Expo Favela 2025, evento que reúne empreendedores, pesquisadores e lideranças comunitárias de diferentes regiões do estado. A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, mediou o painel “Conectando a Favela e o Asfalto: Ciência, Tecnologia e Inovação Social”, ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, e do secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca.

“Este painel mostra como a ciência e a tecnologia podem se aproximar da vida das pessoas e gerar soluções concretas para os territórios populares. É um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências”, afirmou Caroline Alves, presidente da FAPERJ.

Ao longo dos dois dias de evento, o estande da FAPERJ recebeu visitantes de todas as idades e apresentou projetos que combinam ciência, tecnologia e saberes comunitários. Entre os destaques estavam o grupo Nós do Crochê, da Rocinha, que usa o artesanato como ferramenta de empoderamento feminino; a Farmácia Viva Comunitária, no Complexo da Maré, que produz fitoterápicos e cosméticos naturais; o CirculArte, no Complexo do Alemão, que oferece capacitação em costura; a Padaria em Container, voltada para incubação de microempreendimentos; e o App de Educação Financeira, desenvolvido na Cidade de Deus para orientar microempreendedores com tecnologia gamificada.

“A ciência e a tecnologia precisam estar onde as pessoas estão. Levar oportunidades e investimento para os territórios amplia o acesso e gera caminhos reais para o desenvolvimento sustentável”, destacou Anderson Moraes, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O público também pôde conhecer iniciativas do Programa PISTA – Pesquisa, Inovação e Saberes nos Territórios de Ação e do edital Espaço Inovador, que incentivam soluções criativas para desafios urbanos, promovem sustentabilidade, geração de renda e fortalecimento de lideranças locais. Os visitantes participaram de oficinas, demonstrações de produtos e atividades interativas, conhecendo na prática como a ciência pode transformar a realidade das favelas e periferias.

“A inovação também passa pela consciência dos direitos e deveres. A tecnologia deve ser usada como ferramenta de cidadania, especialmente dentro das comunidades”, ressaltou Gutemberg de Paula Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor.

O trabalho da FAPERJ e da SECTI consolida políticas públicas de inclusão e democratização da ciência, reconhecendo o potencial das favelas e periferias como espaços de inovação e desenvolvimento sustentável.

Continue Lendo