Saberes indígenas e espiritualidade ganham espaço na FLIMA com lançamento de livro sobre a jurema-preta

Saberes indígenas e espiritualidade ganham espaço na FLIMA com lançamento de livro sobre a jurema-preta

Redação ImprensaBR
2 min de leitura 3.9k
Divulgação

Obra de Marcelo Leite investiga os usos e significados da planta sagrada em comunidades do Nordeste; evento terá participação da deputada indígena Chirley Pankará

A presença indígena e os saberes ancestrais ganham protagonismo na programação da FLIMA 2025 – Festa Literária Internacional da Mantiqueira. Um dos destaques é o lançamento do livro A ciência encantada de Jurema (Editora Fósforo, 2024), do jornalista e escritor Marcelo Leite. A obra será debatida na mesa “Ciência Encantada: nos caminhos de Jurema”, no sábado, 17 de maio, às 15h, no Auditório da FLIMA, em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Ao lado de Leite, participa da conversa a deputada estadual Chirley Pankará (PSOL-SP), referência na luta pelos direitos indígenas e pesquisadora da jurema em sua tradição originária. A mediação será da escritora Dandara Suburbana.

Resultado de anos de pesquisa em aldeias, terreiros e contextos científicos, o livro investiga a jurema-preta — planta sagrada da caatinga — como um símbolo de resistência anticolonial, espiritualidade e ciência indígena. Segundo Leite, trata-se de um “sacramento encantado”, cultivado e preservado por povos como os pankararu, fulni-ô, potiguara e kariri-xocó. O prefácio é assinado por Elisa Pankararu, que descreve a jurema como “irmã-árvore” capaz de curar, ensinar e manter viva a memória ancestral.

O debate sobre a jurema se conecta a outras mesas da FLIMA que ampliam o olhar sobre território, literatura e ancestralidade indígena. No mesmo dia, às 17h, o educador e escritor Kaká Werá participa da mesa “Poéticas de deslocamento: literatura e território”, com o poeta e ensaísta Edimilson de Almeida Pereira e mediação da curadora Cristiane Tavares. O festival também contará com a presença do escritor Jr. Bellé, autor de um romance inédito sobre povos originários do Sul do país.

A programação da FLIMA 2025 é gratuita e reúne mais de 60 atividades literárias e artísticas entre os dias 15 e 18 de maio, com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”.

📚 Mesa: CIÊNCIA ENCANTADA – NOS CAMINHOS DE JUREMA
🗓 Sábado, 17 de maio | ⏰ 15h
📍 Auditório – FLIMA 2025 | Santo Antônio do Pinhal (SP)
👤 Com: Marcelo Leite e Chirley Pankará
🎙 Mediação: Dandara Suburbana
🎟 Entrada gratuita

📘 Lançamento de “A ciência encantada de Jurema” (Marcelo Leite, Editora Fósforo)



 

O que você achou?

Amei 27
Kkkk 12
Triste 0
Raiva 7
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.