Meio Ambiente
Santander e Vestas anunciam parceria que disponibilizará condições mais competitivas de liquidez aos fornecedores do setor eólico conforme mais alta a performance em ESG

A Vestas, líder global em soluções de energia renovável, com mais de 20 anos de operação no País e uma forte aposta no desenvolvimento da cadeia local de fornecedores, e o Santander Brasil, maior banco internacional com presença no território nacional, anunciaram nessa manhã o lançamento do primeiro programa de Sustainability-Linked Confirming para o setor de energia no Brasil.
Disponibilizado às empresas que integram a cadeia local de suprimentos da Vestas, o programa possibilita a antecipação de recebíveis junto ao Santander em condições bastante competitivas, sempre vinculadas ao resultado de avaliações que serão conduzidas pela EcoVadis, um dos principais provedores globais de classificações ESG.
A metodologia de classificação EcoVadis tem como objetivo avaliar a qualidade do sistema de gestão de sustentabilidade de uma empresa por meio de 3 pilares de gestão: Políticas, Ações e Resultados. A EcoVadis emprega diretrizes de pontuação rigorosas e bem desenvolvidas, aplicadas a cada avaliação dos analistas especializados, usando 21 critérios de sustentabilidade com base nos padrões internacionais de desenvolvimento sustentável. Além da pontuação, pontos fortes e áreas de melhoria são destacados para cada tema na ficha de resultados EcoVadis. Um comitê externo, incluindo especialistas internacionais em sustentabilidade e em compras sustentáveis, revisa regularmente o processo de avaliação e a metodologia de pontuação.
No programa anunciado hoje pela Vestas e pelo Santander, quanto melhor for a performance ESG do fornecedor de acordo com os critérios de análise aplicados pela EcoVadis, mais atrativas serão as condições financeiras oferecidas, em um cenário que visa facilitar o acesso ao crédito ao mesmo tempo em que estimula a adoção de práticas mais sustentáveis por parte das empresas que compõem o Supply Chain da Vestas.
Os fornecedores podem consultar, simular e antecipar online as faturas de vendas ou de prestação de serviços, de acordo com suas necessidades – e a liquidez é imediata. Com isso, é possível potencializar resultados e registrar impactos positivos diretos no fortalecimento da relação comercial, na geração de empregos e na saúde financeira da cadeia de suprimentos brasileira e no ecossistema completo do setor de energia eólico no País.
“Esta solução inovadora, desenvolvida em conjunto com o Santander – estabelecendo condições mais competitivas de antecipação de recebíveis aos nossos fornecedores conforme as mais altas performances em ESG –, alinha-se perfeitamente à estratégia de sustentabilidade da Vestas, à medida que genuinamente incentiva nossos parceiros a aperfeiçoarem suas práticas sustentáveis de modo constante, em um movimento conectado com ganhos financeiros, contribuindo assim para o fortalecimento de uma economia verde e de mais robustez no setor”, diz Rodrigo Ugarte Ferreira, Chief Procurement Officer da Vestas para a América Latina.
Premiada e reconhecida pelo Índice Corporate Knights como a empresa mais sustentável do mundo no setor de energia por três ano consecutivos, e Top 3 em 2024 no ranking que reúne todos os setores da economia, a Vestas incorpora sustentabilidade em tudo o que faz. “Isso significa reduzir ou eliminar impactos ambientais e sociais negativos, bem como maximizar o valor que os nossos negócios e produtos proporcionam aos nossos clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, comunidades locais e ao planeta em geral. Significa também defender a sustentabilidade nas diferentes estruturas de governança visando elevar os padrões da nossa indústria como um todo”, complementa Luciana Leite, Estrategista de Marketing, Comunicação e ESG da Vestas para a América Latina.
A Vestas está comprometida com 4 metas ambiciosas nas principais áreas de sustentabilidade, em suas operações diretas e também junto a seu Supply Chain, com foco direcionado a elevar a referência do setor eólico em relação ao desempenho de sustentabilidade:
- Assegurar neutralidade de carbono até 2030, sem compensações
- Produzir turbinas eólicas com desperdício zero até 2040
- Tornar-se a empresa mais segura, inclusiva e socialmente responsável do setor de energia
- Liderar a transição para um mundo movido por energia sustentável
“Estamos muito satisfeitos de poder lançar esse programa no Brasil para o setor de energia em parceria com a Vestas, contribuindo de forma efetiva para a jornada de transição energética de que todos necessitamos. Essa iniciativa reforça o compromisso do Santander em apoiar seus clientes e suas cadeias de valor na transição de seus negócios para uma economia de baixo carbono”, explica Esther Unzueta, Head de Finanças Sustentáveis do Santander Brasil. Eduardo Zanella, Head de Supply Chain Finance da instituição financeira, agrega: “Nossa parceria de antecipação de recebíveis à cadeia de fornecedores da Vestas já é bem-sucedida há anos, e entendemos que faz muito sentido ampliá-la com um componente ESG. A operação mostra que o engajamento de grandes companhias no desenvolvimento das respectivas cadeias de suprimentos, fomentando aspectos ambientais, sociais e de governança, será determinante para potencializar a transformação de empresas de todos os portes e segmentos”.
Sobre a Vestas
Vestas é o parceiro global da indústria em soluções de energia sustentável. Projetamos, fabricamos, instalamos e prestamos manutenção para turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Com mais de 177 GW de turbinas eólicas em 88 países, instalamos mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de nossos recursos de dados inteligentes líderes do setor e de mais de 150 GW de turbinas eólicas em serviço, usamos dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica da categoria. Juntamente com os nossos clientes, os mais de 30.000 colaboradores da Vestas trazem ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante. A Vestas está bem-posicionada, tem uma operação muito robusta no Brasil, onde atua como empresa líder em soluções de energia eólica. Por três anos consecutivos, é reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo do setor de energia e figura no Top 3 em 2024 quando considerados todos os setores da economia. Nesse ano, foi certificada no Brasil pela quinta vez como empresa Great Place to Work. www.vestas.com
Sobre o Santander
O Santander Brasil (SANB11) iniciou suas atividades no Brasil em 1982 e, entre fusões e aquisições de mais de 70 bancos, criou estruturas competitivas de atacado e varejo. É parte do Grupo Santander, um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado, com presença relevante em 10 países-chave da Europa e da América. Única instituição financeira internacional com forte presença no varejo bancário, conta com mais de 55 mil funcionários, 2,8 mil agências e Postos de Atendimento Bancários (PABs), mais de 35 mil terminais de autoatendimento, além de escritórios regionais para atender a 32 milhões de clientes ativos. Eleito uma das empresas mais sustentáveis em 2022 pelo Guia Exame Melhores do ESG, o Banco busca promover, cada vez mais, negócios inclusivos e ambientalmente responsáveis. Mais informações: www.santander.com.br.
Sobre a EcoVadis
EcoVadis é o maior e mais confiável fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial. Com questionários confiáveis e personalizados para cada empresa, se obtém a qualidade e eficiência de gestão de responsabilidade social e empresarial divididos em quatro temas: Meio Ambiente; Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos; Ética; e Compras Sustentáveis. https://EcoVadis.com/
Meio Ambiente
MBigucci celebra Big Vida na Páscoa com os colaboradores

Construtora inova e coloca cápsula com sementes de rúcula, além dos chocolates
No ano em que o Big Vida, programa de Responsabilidade Ambiental da MBigucci, completa 20 anos, a construtora e incorporadora nascida no ABC paulista inova mais uma vez e presenteia os colaboradores de forma diferenciada nesta Páscoa. “Além dos tradicionais e deliciosos chocolates, colocamos uma cápsula com semente de rúcula para nossos colaboradores plantarem. É uma lembrança para semear novos conceitos, conscientização e união em família”, explica a diretora de inovação e responsabilidade socioambiental da empresa, Roberta Bigucci.
Segundo Roberta, que também é arquiteta e urbanista, a equipe de Marketing da MBigucci já planejou outras surpresas e iniciativas sustentáveis durante o ano para celebrar as duas décadas do Big Vida.
“Em 2005, quando ainda pouco se falava em ESG ou preservação ambiental na construção civil, formamos um grupo de colaboradores na empresa com foco na conscientização ambiental e melhor uso dos recursos naturais em nossas atividades. Aos poucos, ampliamos as ações, com novas tecnologias e equipamentos nas obras e escritórios, transformando o projeto em um programa sistematizado e estratégico de Responsabilidade Ambiental, que é o Big Vida”, relembra a diretora Roberta Bigucci.
A contadora Mônica Acêncio, que está há 29 anos na MBigucci, fez parte do grupo inicial do Big Vida: “sou muito orgulhosa disso, pois é um programa inovador, que além das ações nas obras, como a iluminação com garrafa pet, o aproveitamento e a transformação de resíduos como o gesso que vai para a indústria cimenteira, também envolvem nossos clientes e os vizinhos em ações de sustentabilidade. A MBigucci é pioneira e acompanhar esta evolução é enriquecedor para mim. Amei também a lembrança de Páscoa, desde a embalagem em tecido sustentável, até as sementes de rúcula e os chocolates, trouxe uma energia muito positiva logo cedo. Vou plantar com certeza!”
Os colaboradores mais novos de empresa também já se engajaram, como a auxiliar de RH, Janis Reis, há 1 ano na construtora: “quando eu entrei, como recepcionista, ajudava a fazer a planilha de cálculo da pegada de carbono (emissão de CO2) da MBigucci e comecei a entender que o ESG é um pilar estratégico não só para o futuro das empresas, mas também para nós, como sociedade. A MBigucci me agregou uma relação de responsabilidade com o meio ambiente, o mundo corporativo e comigo mesma”.
Saiba mais sobre o Big Vida, Programa de Responsabilidade Ambiental da MBigucci em: www.mbigucci.com.br/responsabilidade-ambiental
Meio Ambiente
Roberta Bigucci, da MBigucci, fala sobre ESG na Feiconference

Conferência Internacional de Construção e Arquitetura (Feiconference) integra calendário da principal feira de negócios para o setor, a FEICON
Referência no setor imobiliário e nas práticas de ESG para construção civil, a arquiteta, urbanista e advogada Roberta Bigucci , diretora da MBigucci, é presença confirmada para palestrar no painel ESG da Feiconference, dia 09/04/2025.
Com o tema “O lado mais humano do ESG em uma empresa que está na sua terceira geração”, Roberta apresentará o case da MBigucci, levando uma visão inovadora sobre as ações sustentáveis desenvolvidas na empresa. “Nosso Big Vida – Programa de Responsabilidade Ambiental, completa 20 anos agora em 2025, foi implementado em uma época em que mal se falava sobre sustentabilidade no setor, mas de lá para cá, com ajuda dos nossos colaboradores, fomos desenvolvendo iniciativas simples de fazer, sem alto custo, mas que impactam positivamente o tripé social, ambiental e econômico”, explicou a diretora.
De acordo com o curador de conteúdo da FEICON, Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech, o painel será um verdadeiro convite para repensarmos o futuro do setor, com foco no equilíbrio entre desenvolvimento urbano e responsabilidade ambiental, abordando ESG em todas as verticais do negócio.
Além de Roberta Bigucci, participarão do painel ESG, Eduardo Galeskas, Fernanda Toledo de Oliveira, Larissa Murakami. Curadoria: Inovatech Engenharia
A FEICON ocorre de 8 a 11 de abril no Pavilhão São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda-SP. A feira apresenta tendências, tecnologias e lançamentos, além de conteúdo diversificado e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado de construção civil.
Meio Ambiente
Em ação pelo Dia Mundial da Água, Rio+Saneamento recebe estudantes para visita especial na ETA Rio Dourado

Alunos do 8º ano de escola de Casimiro de Abreu conheceram de perto o processo operacional da Estação de Tratamento
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, a Rio+Saneamento recebeu para uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, na semana, alunos do 8º ano da Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho, de Casimiro de Abreu. O tour especial pela unidade, que abastece a cidade de Rio das Ostras, teve como objetivo apresentar aos estudantes todas as etapas do processo de tratamento e distribuição de água.
Durante a visita, os alunos, acompanhados de seus professores, conheceram as fases do tratamento, desde a captação da água bruta no Rio Macaé até sua distribuição à população. As equipes da concessionária explicaram detalhadamente os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, fundamentais para garantir a qualidade da água fornecida.
O passeio despertou a curiosidade dos estudantes, que interagiram com os técnicos da Rio+Saneamento, tirando dúvidas sobre cada etapa do tratamento. Durante o passeio pelas instalações, também foi apresentado o laboratório da ETA, onde os visitantes aprenderam sobre as análises de qualidade e as medidas de segurança adotadas pela concessionária.
Para a professora Thalita Amorim, a experiência foi enriquecedora. “No próximo ano, os alunos vão iniciar disciplinas mais específicas, e todo o conhecimento adquirido aqui será muito valioso. A experiência proporcionou um aprendizado significativo sobre o ciclo da água, poluentes e outros aspectos importantes. Sem dúvida, foi uma vivência gratificante tanto para os estudantes quanto para nós, educadores”, afirmou.
Alan Jhonny Ribeiro, supervisor de Operações da Rio+Saneamento, ressaltou a satisfação da equipe em receber os alunos. “É muito gratificante contribuir para o conhecimento dos estudantes da nossa região. Essa experiência reforça a importância do nosso trabalho em garantir a qualidade de vida da população de Rio das Ostras. Sem dúvida, foi uma celebração especial”, destacou.
A visita também contou com a presença do diretor do departamento de meio ambiente de Casimiro de Abreu (da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Ciro Marçal. Ao final do encontro, todos receberam de brinde um copo ecológico da concessionária.