O Santander Brasil, único banco do País a empregar processos 100% digitais para transações em conta vinculada a operações com garantia – as chamadas contas escrow – começa a possibilitar a partir desta semana a seus clientes as primeiras operações de aquisição de ativos em moeda estrangeira, como previsto pelo contrato de depósito assinado entre as partes envolvidas. O produto vinha em fase de testes nos últimos meses e, a partir de agora, está oficialmente lançado no mercado.
As contas escrow são usadas principalmente para trazer maior segurança e menor risco nas transações de fusão e aquisições (M&As, na sigla em inglês), gestão de garantias e emissão de dívida. O Portal Escrow desenvolvido pelo Santander, inicialmente para atender a demandas locais em Real, agora, permite transações em Dólar e Euro.
Em 2021, o Santander Brasil foi o primeiro banco a introduzir tecnologia e digitalização de todo processo. Antes disso, a operacionalização das contas eram feitas de forma totalmente manual, o que limitava a capacidade de oferta e atendimento.
“Somos a única instituição financeira no Brasil a desenvolver uma plataforma – similar ao internet banking – para consultas, movimentações, investimentos e resgates da conta escrow por todas as partes envolvidas no contrato, incluído os escritórios de advocacia que assessoram o M&A”, explica Adriana Almeida, diretora de Global Transation Business do Santander Brasil.
A executiva destaca que o modelo criado pelo Santander é mais escalável, simples, rápido, acessível e com maior autonomia e transparência para as Partes, reduzindo a intervenção humana por parte do banco nas movimentações e checagem de documentos. “O processo humano é, naturalmente, mais lento e suscetível a erros”, ressalta.
O fato de ser um banco global é outro fator que coloca o Santander em vantagem, uma vez que multinacionais que planejam fazer uma aquisição no país já têm relação com instituições internacionais. Mas vale destacar que o produto foi 100% desenvolvido pela operação do Santander no Brasil que, somente em 2023, abriu mais de 800 contas escrow em diversos segmentos do Banco, chagando à marca de R$ 80 bilhões em transações financeiras.
“Em 2024, a expectativa é movimentarmos mais de R$150 bilhões com o incremento das transações internacionais”, projeta a executiva do Santander.