Santander reúne mais de 300 representantes de projetos sociais e conselhos municipais do Nordeste e Norte para capacitação em Gravatá

Em mais uma etapa para fomentar e capacitar o trabalho executado pelos Conselhos Municipais de Direitos e as organizações executoras no Nordeste e Norte, o Santander vai reunir mais de 300 representantes de projetos beneficiados pelos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso. O encontro ocorrerá em Gravatá, de 15 a 18 de abril, e terá momentos de trocas, aprofundamento de temas e palestras para que essas instituições possam adquirir mais conhecimento, fortalecendo a autonomia e a sustentabilidade para ampliar o impacto social na sociedade.

 O Amigo de Valor e o Parceiro do Idoso são iniciativas do Santander que destinam recursos incentivados para projetos sociais que protegem e acolhem crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de violência ou violação de direitos. Em 2023, as iniciativas receberam recursos para enfrentar e prevenir situações de extrema vulnerabilidade social. Mais de 70% das iniciativas beneficiadas pelos programas estão localizadas em cidades do Norte e Nordeste.

- Publicidade -

 Em Gravatá, estarão reunidas 81 instituições beneficiadas pelos programas do Santander em 2021, 2022 e 2023 e os conselhos dos respectivos municípios onde estão localizados. Durante esse período de apoio essas iniciativas receberam capacitações online e nesse momento será a fase presencial, que serão mediados por especialistas em gestão pública e garantia de direitos, com experiência acadêmica e prática em projetos sociais em todo o país. Essa experiência é crucial para enriquecer as discussões e oferecer percepções valiosas sobre como navegar os complexos desafios enfrentados pelas instituições sociais, reforçando a aplicação de boas práticas em suas operações cotidianas.

Em paralelo, serão analisados os desafios para o fortalecimento dos conselhos, da participação e do controle social, assim como do sistema de garantia de direitos nos municípios. O juiz federal Kleiton Ferreira foi convidado para realizar uma palestra sobre a importância da escuta humanizada na proteção e garantia de direitos.

“Este encontro presencial é uma etapa fundamental dentro de todo o processo que passamos de diálogo e contribuição com essas instituições. Será o momento de observar os resultados e compreender diagnósticos do presente e futuro para que tenham vida própria e longa. É nosso dever promover ações que contribuam para o fortalecimento e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade”, diz Gabriela Bertol, head de sustentabilidade do Santander Brasil.

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube