Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Santos, Atlético-MG e Botafogo voltam à elite do Brasileirão Feminino

Publicado

em

© Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC/Direitos reservados

Rebaixados no ano passado, Santos, Atlético-MG e Botafogo estão de volta à Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. O trio alvinegro garantiu o acesso neste sábado (5), com as respectivas classificações para as semifinais da Série A2 (segunda divisão).

O quarto e último clube a conquistar um lugar na elite será conhecido neste domingo (6), no duelo entre Fortaleza e Minas Brasília, que jogam às 15h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.

As Leoas do Pici, que podem estrear na Série A1, têm a vantagem do empate, já que venceram a ida por 2 a 1 no Bezerrão, no Gama (DF). As brasilienses, que não disputam a primeira divisão desde 2021, têm de ganhar por dois ou mais gols de diferença.

Os duelos de ida e volta valendo lugar na final da Série A2 ainda serão agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A previsão, conforme o calendário base do torneio, é que ocorram no segundo e no terceiro fim de semana de agosto.

Pênalti

Dono da melhor campanha geral desta Série A2, o Santos recebeu o Ação-MT na Vila Belmiro. Como ganhou o jogo de ida por 1 a 0 no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande (MT), o time paulista poderia se classificar às semifinais com um empate no litoral paulista.

Mesmo assim, as Sereias da Vila ganharam de novo, desta vez por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Laryh, aos 12 minutos do primeiro tempo e aos 33 do segundo. Rafinha, aos sete da etapa final, da entrada da área, marcou para o Ação, mas não impediu o retorno das campeãs brasileiras de 2017 à elite.

Em uma das semifinais, o Santos terá pela frente o Atlético-MG, que sofreu para eliminar o Vitória. Após vencer por 1 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, as Vingadoras foram a Salvador com a vantagem do empate.

As baianas, porém, levaram a melhor no tempo normal e ganharam pelo mesmo placar, com um gol de Verena nos acréscimos do segundo tempo. A decisão foi para os pênaltis, com as equipes tendo 100% de aproveitamento até a nona série de cobranças, quando Joyce teve o chute defendido por Maike, com os pés. O 9 a 8 deu vaga e acesso às mineiras.

Gol Olímpico

O último classificado de sábado foi o Botafogo, que enfrentou o Mixto no Estádio Nilton Santos com a vantagem de ter vencido no Dutrinha, em Cuiabá, por 2 a 1, na partida de ida. As visitantes abriram o placar com Balbino, em chute rasteiro, aos 21 minutos do primeiro tempo. Aos 27, Sinara fez um gol olímpico – cobrança de escanteio que vai direto para as redes – e deixou tudo igual.

Aos 45, Sabrina bateu de fora da área e recolocou as mato-grossenses à frente no Rio de Janeiro. O resultado levava o confronto para as penalidades.

Mas na etapa final, as Gloriosas conseguiram liquidar a partida. Aos três minutos, Carol foi lançada por Bebê, invadiu a área pela esquerda e chutou sem ângulo para empatar novamente o jogo. Aos 18, Júllia recebeu quase na pequena área, girou e bateu rasteiro, virando o placar.

Aos 34, Carol recebeu de Grazy, nas costas da marcação, e soltou a bomba da entrada da área, anotando o quarto. Já aos 45, Bebê finalizou da meia-lua e decretou a classificação do Alvinegro carioca, que aguarda Fortaleza ou Minas Brasília na outra semifinal.

Mudança

A partir de 2026, a Série A1 do Brasileirão terá 18 clubes. Com os acessos de Santos, Atlético-MG e Botafogo, 17 dos participantes estão definidos.

Os demais são os 14 times não rebaixados na edição deste ano, que é transmitida ao vivo pela TV Brasil: Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária, Bahia, Red Bull Bragantino, América-MG, Fluminense, Grêmio, Internacional, Real Brasília e Juventude. Em contrapartida, 3B da Amazônia e Sport caíram para a Série A2 do ano que vem.

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil decide AmeriCup feminina de basquete contra Estados Unidos

Publicado

em

© Foto: Fiba/Divulgação

A seleção feminina de basquete está na final da AmeriCup, no Chile. Na noite do último sábado (5), as brasileiras venceram com autoridade a Argentina, por 108 a 68, no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. A decisão será neste domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), no mesmo local, diante dos Estados Unidos.

O confronto reedita a final da última edição do torneio, que reúne seleções das Américas do Sul, Central e Norte. Em 2023, as brasileiras ganharam por 69 a 58 em León, no México, para garantir, pela sexta vez, o título continental. O Brasil é o maior campeão da AmeriCup, que é disputada desde 1989.

A conquista de um eventual sétimo título significa, também, uma vaga direta à Copa do Mundo do ano que vem, que será disputada em Berlim, na Alemanha, em setembro. Se ficar com o vice, o Brasil terá que disputar um torneio classificatório, que ainda será marcado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).

O triunfo sobre as argentinas teve Bella Nascimento como destaque, com 22 pontos, 18 deles em cestas de três pontos. A ala-armadora de 22 anos nasceu nos Estados Unidos e atua no basquete universitário norte-americano, mas é filha de mãe brasileira, natural de Vitória.

As pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que jogam na WNBA (liga norte-americana profissional de basquete) por Chicago Sky e Indiana Fever, respectivamente, também foram importantes na vitória, com 16 pontos cada um. Entre as atletas que atuam na Liga de Basquete Feminino (LBF), transmitida ao vivo pela TV Brasil, destaque à ala Thayná Silva, do Sampaio Corrêa, com 11 pontos e nove rebotes.

O Brasil está invicto nesta AmeriCup. A equipe comandada pela norte-americana Pokey Chatman venceu os seis jogos que disputou. Na primeira fase, as brasileiras derrotaram Argentina (71 a 50), Canadá (74 a 65), República Dominicana (73 a 46) e El Salvador (106 a 49). Antes de reencontrar as argentinas, o time verde e amarelo bateu o México (84 a 61) nas quartas de final.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Alison dos Santos supera campeão olímpico em palco de título mundial

Publicado

em

© Foto: Logan Hannigan/Diamond League

Correr no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, parece fazer bem para Alison dos Santos. No estádio onde foi campeão mundial dos 400 metros com barreiras há três anos, o brasileiro fez a melhor marca dele no ano e ainda superou o medalhista de ouro dos Jogos de Paris, na França, para vencer pela primeira vez na temporada 2025 da Diamond League, principal circuito de atletismo do mundo.

No último sábado (5), Alison completou os 400 m com barreiras da etapa de Eugene em 46s65, três centésimos mais rápido que sua melhor marca anterior do ano, alcançada em Estocolmo, na Suécia, em junho. Ouro em Paris, o norte-americano Rai Benjamin ficou na segunda posição (46s71). O nigeriano Ezekiel Nathaniel (47s88) completou o pódio.

Foi justamente no Hayward Field, na final do Mundial de 2022, que Piu ─ como ele é conhecido ─ estabeleceu a melhor marca da carreira (46s29), que também é o recorde brasileiro e sul-americano. A próxima parada da Diamond League será em Mônaco, na próxima sexta-feira (11). Nove etapas foram disputadas e faltam seis para o fim da temporada. Alison é o atual campeão dos 400 m com barreiras no circuito.

Alison está em preparação para o Mundial deste ano, que será em Tóquio, no Japão, entre 13 e 21 de setembro. Duas vezes medalhista olímpico de bronze, ele, atualmente, é o terceiro do mundo no ranking da prova na World Athletics, federação internacional de atletismo, atrás de Benjamin (1º) e do norueguês Karsten Warholm (2º), que é o recordista dos 400 m com barreiras.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

TV Brasil exibe Cruzeiro x Banfield pelo torneio Vitória Cup

Publicado

em

© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A TV Brasil exibe o confronto Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) pela competição amistosa Vitória Cup neste domingo (6), ao vivo, a partir das 15h45, direto do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O apito inicial está previsto para as 16h.

O jogo é uma das atrações do futebol masculino durante a pausa do calendário da Série A da modalidade para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio Vitória Cup envolve ainda o time capixaba Desportiva e a equipe argentina Defensa y Justicia.

A transmissão na telinha da TV Brasil ocorre em parceria com a TVE Espírito Santo, emissora que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O canal capixaba é responsável pela captação de imagens, narração e comentários do torneio disputado no estado.

A iniciativa está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a cobertura esportiva. Desde o início do ano, o canal já acompanhou partidas de diversos campeonatos estaduais de futebol, em conjunto com as emissoras da RNCP. Na telinha, já entraram no ar o Baianão (TVE Bahia), o Cearense (TV Ceará), o Capixaba (TVE Espírito Santo) e o Parazão (TV Cultura do Pará).

Outro destaque é a presença do esporte feminino na programação da TV Brasil. A emissora mostra os confrontos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Além da elite do esporte, o canal transmite as fases decisivas das Séries A2 e A3, a partir das semifinais. Também traz para a telinha as decisões das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20. Ainda transmite jogos da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).

Sobre a disputa

Em sua primeira edição, a Vitória Cup é um torneio amistoso realizado no Espírito Santo por quatro clubes com formato em que cada jogo vale uma taça. A competição reúne grandes equipes do futebol sul-americano: o Cruzeiro, de Minas Gerais, a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, e os times argentinos Banfield e Defensa y Justicia. Com confronto direto entre os participantes, as quatro partidas são disputadas entre os dias 2 e 6 de julho nos estádios Engenheiro Araripe e Kleber Andrade, em Cariacica.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Vitória Cup – Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) – domingo (6), às 15h45, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br 
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil 
X – https://x.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil 
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil 
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil 
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Fonte

Continue Lendo