Esporte
São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino

O São Paulo goleou o Real Brasília por 5 a 0, nesta quarta-feira (21) no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP), em partida válida pela 12ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
FIM DE JOGO!
O @SaoPauloFC_Fem goleou o @realbrasiliaofc por 5-0! Com gols de Giovanna Crivelari (2), Bia Menezes, Isa Guimarães e Bruna Calderan. pic.twitter.com/DoP19GtNbQ
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) May 21, 2025
Com a vitória em casa, o Tricolor assumiu a 3ª posição da classificação com 24 pontos, um a menos do que o vice-líder Corinthians (que derrotou o América-MG por 1 a 0) e cinco a menos do que o líder Cruzeiro (que ainda entrará em ação nesta rodada). Já a equipe do Distrito Federal permanece com nove pontos após o revés, ocupando a 13ª colocação.
A vitória do São Paulo foi construída com gols da lateral Bia Menezes, aos 15 minutos do primeiro tempo, de Isa Guimarães, aos 31 da etapa inicial, dois de Giovanna Crivelari no segundo tempo (aos 16 segundos e aos 28 minutos) e um de Bruna Calderan, aos 31 da etapa final.
Outros resultados:
Bragantino 2 x 2 Fluminense
América-MG 0 x 1 Corinthians
Esporte
Vôlei: seleção feminina bate Bélgica na 2ª semana da Liga das Nações

A seleção brasileira feminina de vôlei abriu com vitória a segunda semana da Liga das Nações em Istambul (Turquia). Nesta quarta-feira (18), a amarelinha derrotou a Bélgica por 3 a 1 (25/22, 24/26, 25/16 e 25/15) e segue na quinta posição na classificação geral, após quatro vitórias (República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica) e uma derrota (Itália). Atual vice-líder no ranking mundial, o Brasil encara o Canadá (9º) na próxima sexta (20), a partir das 13h30 (horário de Brasília). A seleção busca um título inédito no torneio.
#VNL2025 🇧🇷✨ Brazil starts Week 2 with a BANG!
In their Istanbul debut, the Seleção overpowered Belgium 3-1 — and leading the charge was none other than Ana Cristina! 🔥
Just 21 years old and already putting on a show, delivering 22 points.#Volleyball #BePartOfTheGame pic.twitter.com/N75QyRZJwm
— Volleyball World (@volleyballworld) June 18, 2025
A maior pontuadora do jogo foi a ponteira carioca Ana Cristina, com 22 pontos. Quem também brilhou foi a teuto-brasileira Júlia Bergmann, que anotou outros 14 acertos. Outro destaque foi oposta Rosamaria, que fez sua estreia hoje nesta edição da Liga. Do lado belga, as melhores pontuadoras foram a ponteira Herbots (18 acertos) e a oposta Martin (8).
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram
A vitória desta quarta-feira dá novo ânimo às brasileiras que encerraram a primeira semana de jogos no Rio de Janeiro, no último dia 8, com derrota por 3 a 0 para a Itália, a número 1 do mundo.
Te surpreende? 🤔😃🇧🇷💚💛 pic.twitter.com/GnPH37lC74
— Vôlei Brasil (@volei) June 18, 2025
Além de Ana Cristina e Júlia Bergmann, também foram relacionadas pelo técnico José Roberto Guimarães para o jogo de hoje, a levantadora Roberta; a ponteira Helena; as opostas Jheovana e Tainara; as líberos Kika e Laís; e as centrais Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia. A seleção conta ainda com a oposta Kisy e as ponteiras Aline Segato e Gabi, que podem entrar em quadra nas próximas partidas.
Esta é a sétima edição do torneio, e a primeira com um total de 18 equipes, ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (Fédération Internationale de Volleyball-FIVB). A primeira fase (12 partidas) irá até 13 de julho. Ao final, as oito seleções mais bem colocadas avanão às quartas de final (eliminatórias). Por ser anfitriã da fase final da competição, a Polônia já tem vaga garantida nas quartas de final, programadas para o período de 23 a 27 de julho.
Próximos jogos da seleção brasileira feminina
20 de junho – Brasil x Canadá – 13h30 – Istambul (Turquia)
21 de junho – Brasil x República Dominicana – 10h – Istambul (Turquia)
22 de junho – Brasil x Turquia – 13h30 – Istambul (Turquia)
10 de julho – Brasil x Bulgária – 00h – Chiba (Japão)
11 de julho – Brasil x França – 3h30 – Chiba (Japão)
12 de julho – Brasil x Polônia – 7h20 – Chiba (Japão)
14 de julho – Brasil x Japão – 7h20 – Chiba (Japão)
Esporte
Turismo em Movimento transforma Speed Park em vitrine do turismo regional

O evento destacou o potencial turístico de Birigui (SP) e região.
Ao longo dos dias 14 e 15 de junho, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, foi palco do Turismo em Movimento. Em sua edição de estreia, o evento superou as expectativas de público e se consolidou como uma das maiores ações de valorização do turismo regional já realizadas na região. Com entrada gratuita, a iniciativa reuniu representantes de 92 cidades de cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Realizado pelo Speed Motor Clube com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reuniu 12 cidades que compõem a Região Turística Tietê Vivo e mais 3 regiões turísticas do estado de São Paulo (Entre Rios, Maravilhas do Rio Grande e Pantanal Paulista), com o objetivo de valorizar o turismo regional e fomentar o empreendedorismo local.
A programação contou com atrações infantis, apresentações culturais, aulas de atividades físicas e experiências gratuitas para toda a família. Os visitantes também puderam conhecer o potencial turístico dos municípios participantes por meio de estandes com artesanato, gastronomia local, turismo náutico, parques aquáticos, pesqueiros e outras atividades voltadas ao turismo econômico e de negócios.
“Mais do que uma vitrine do turismo regional, o Turismo em Movimento foi uma experiência completa para as famílias, aproximando o público das riquezas culturais, naturais e econômicas da nossa região. Em nome do Speed Park, gostaria de agradecer à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, na pessoa do secretário Roberto de Lucena e de toda a equipe, por fomentar o turismo regional e proporcionar esse acesso a toda a população”, destacou Ricardo Gracia, fundador do Speed Park.
O diretor de Turismo do Estado de São Paulo, Glauco Rodrigues, que acompanhou o evento, destacou a importância da iniciativa:
“O Turismo em Movimento foi um sucesso absoluto logo na primeira edição. A parceria com o Speed Park e a IGR Tietê Vivo mostrou-se vitoriosa e confirma o potencial turístico da região. O turismo é um motor de desenvolvimento, geração de renda e transformação social. O Governo do Estado está comprometido em ampliar ações como essa por todo o interior paulista.”
A organização já estuda a viabilidade de novas edições ao decorrer do ano, com o objetivo de ampliar o impacto positivo para mais cidades e regiões do estado.
Outro destaque do evento foram ações voltadas para a sustentabilidade. Entre os destaques, o evento contou com a ação sustentável com entrega gratuita de mudas de árvores — em parceria com o projeto Das Fontes à Foz — reforçando o compromisso ambiental. Direcionada principalmente às crianças, a iniciativa buscou estimular a consciência ecológica nas novas gerações, integrando lazer e educação ambiental.
Sobre o Speed Park
O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, tem sido palco de vários eventos do kartismo nacional, como as três edições do Troféu Ayrton Senna, etapas dos Circuito Paulista de Kart e recentemente o Campeonato Brasileiro de Kart, que contou com recorde de inscrições para o Grupo 1 (Categoria de motores 4 tempos).
O local dispõe de aproximadamente 1,3 quilômetro de pista em uma área superior a 130 mil metros quadrados localizada na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pelo quilômetro 524 da rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Birigui (SP) e Araçatuba (SP).
Foto: Divulgação
Informações para imprensa – Speed Park
On Board Sports Comunicação
Esporte
SP: Torcedores acompanham o Campeonato Feminino no Museu do Futebol

Desde o início da tarde desta quarta-feira (18), o Museu do Futebol tem sido palco de muita agitação, já que o local foi escolhido por muitos torcedores para assistir à partida entre São Paulo e Internacional, pelo Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol. Transmitida pela TV Brasil, a partida em Osasco (SP) é válida pela 15ª rodada da disputa.
A animação tomou conta do museu antes mesmo do início da partida, marcada para as 15h, pois o público aproveitou para visitar as instalações, que ficam no Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital paulista..
Esse foi o caso das alunas do projeto social Meninas em Campo, que incentiva a prática esportiva e fomenta a igualdade de oportunidades desde a base. “Ano que vem, o projeto vai completar 10 anos. Nosso objetivo é democratizar o acesso ao futebol feminino para meninas de 10 a 17 anos”, explicou Natália Cristina Servadio, coordenadora e professora da categoria sub-11 do Meninas em Campo.
Em entrevista à Agência Brasil, ela falou sobre a importância a TV aberta exibir esse tipo de partida. “Viemos a convite da TV Brasil, em prol de aumentar a visibilidade do futebol de mulheres. A gente sabe que isso está sendo construindo ao longo dos anos e a gente trouxe a nossa categoria de base para poder presenciar e acompanhar o jogo que está na reta final do Brasileirão”, contou Natália.
“A TV aberta dar essa visibilidade [para o futebol feminino], para as meninas é muito importante, porque elas começam a ter perspectiva de futuro, tanto para categoria como para a vida delas”, completou.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Parceria
Para Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol, a parceria com a TV Brasil para transmitir este jogo na arquibancada do museu é muito importante. “A gente sabe que uma das grandes assimetrias com a proibição do futebol feminino foi o tempo em que a mídia se interessou em cobrir o futebol feminino. Então, para a gente, aumentar o número de torcedores e torcedoras, mostrar o talento e a garra das jogadoras, é algo que você só pode fazer vendo os jogos”, defendeu. “É algo muito fundamental para o Museu do Futebol essa parceria”, acrescentou.
A diretora diz acreditar que ter um jogo do futebol feminino em TV aberta é essencial para o “reconhecimento” e também para desmontar todos os preconceitos que foram construídos em torno do futebol de mulheres historicamente.
“Eu acho que as pessoas só vão entender a importância e só vão poder celebrar o futebol feminino, assim como celebram o futebol em geral, quando elas tiverem esse repertório, quando elas puderem acompanhar, souberem o nome das jogadoras, torcer, ver os dribles, ver os gols, as defesas. E isso é fundamental para a gente conseguir finalmente igualdade de gênero na modalidade”, destacou.
Representantes e torcedores dos clubes, influenciadoras digitais e visitantes do museu também foram assistir ao jogo. Uma dessas torcedoras é Vanessa Furlan, 47 anos, são-paulina, e que acompanha o futebol feminino desde 2019.
“É uma experiência única”, comemorou. “Acho muito importante [ter transmissão do jogo pela TV Brasil] porque aí dá mais engajamento, as pessoas acompanham [os jogos]. E é bom para a visibilidade das meninas também”, destacou.
Para a torcedora do tricolor, a equipe feminina do São Paulo vem evoluindo muito. “Eu acredito que a gente vai conseguir chegar na final”, profetizou Vanessa, que tem uma tatuagem dedicada à jogadora Robinha, autora do gol do título da Supercopa.
Já o empresário Benício Wiggers Júnior, 30 anos, veio ao museu para acompanhar o Inter, seu time de coração. “A gente sempre acredita [na vitória e na classificação]. Torcedor tem que acreditar até o último minuto. Enquanto tiver tempo e enquanto tiver chance, a gente está sempre ali acreditando, torcendo. Mas vamos ver, acho que esse ano teve uma leve redução de investimento no feminino e isso com certeza impactou no desempenho do time dentro de campo. Vamos ver se a gente consegue se classificar hoje e vamos torcer também para que, no ano que vem, a gente volte a ter mais investimentos no feminino para o time voltar a crescer e figurar entre os principais do país, como estava nos últimos anos”.
Para o torcedor do Inter, a transmissão do futebol feminino, principalmente na TV aberta, ajuda a divulgar o esporte e a dar mais visibilidade. “Quando a gente fala de visibilidade, a gente está falando de maior audiência e isso traz mais patrocinadores, traz mais investimento e vai elevar o nível dos nossos clubes como um todo e, consequentemente, o nível da nossa seleção”.
A gerente executiva de Marketing e Negócios da EBC, Ana Carolina Machado, reconhece a importância desse papel pela TV Brasil. “A transmissão do Brasileirão Feminino no Museu do Futebol simboliza um gesto de valorização e reconhecimento. Exibir o jogo em um espaço dedicado à memória do futebol brasileiro é também afirmar que o futebol feminino merece protagonismo, visibilidade e espaço na história do esporte. Para a TV Brasil, essa ação reforça o compromisso om uma cobertura esportiva mais diversa, inclusiva e representativa”.
Brasileirão feminino
A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. As equipes participantes são: Juventude, América-MG, Internacional, Bahia, Palmeiras, Bragantino, Ferroviária, Sport, Instituto 3B-AM, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Real Brasília, Corinthians, Flamengo e São Paulo.
O São Paulo ocupa a terceira posição na tabela, enquanto o Inter está em 12º e ainda sonha com uma vaga nas quartas-de-final. Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária e Bahia já estão garantidos no mata-mata.
As partidas podem ser acompanhadas ao vivo pela internet.