Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

São Paulo recebe festival esportivo inédito para pessoas trans

Publicado

em

Os Jogos Nix Trans, um festival esportivo para pessoas trans e travestis, começam hoje (22) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo. O evento, que vai até o dia 24 de agosto, oferece uma programação gratuita com palestras, rodas de conversa e diversas atividades físicas, com o objetivo de incentivar a participação da comunidade trans no esporte.

O festival conta com quatro pilares: criar um espaço seguro e acolhedor para a comunidade trans praticar esportes; celebrar as potências do esporte praticado por atletas trans; visibilizar coletivos que desenvolvem atividades esportivas para essa população, e gerar conhecimento e apoio de pessoas aliadas no esporte das pessoas trans.  

“Queremos chamar atenção para o fato de que pessoas trans têm o direito de ocupar quadras, campos e ginásios. Não só como atletas, mas verdadeiros protagonistas. Todo o evento é um convite para repensarmos o esporte como um espaço realmente coletivo e transformador”, afirma Fabrício Addeo Ramos, diretor da Nix Diversidade.

A expectativa é que os jogos reúnam cerca de 600 participantes, em modalidades como vôlei, futsal e corrida.

A programação do evento está dividida entre os dias. Na sexta-feira (22), o festival será dedicado a palestras e rodas de conversa sobre assuntos relevantes para a comunidade trans, como políticas públicas, conquistas e, principalmente, a importância do esporte para a saúde da população trans.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O Coordenador da Programação do evento, Júnior Lima, comenta sobre a questão das rodas de conversa:

“Sempre se fala de pessoas trans no esporte de uma forma que é excluindo. Você escuta que tal pessoa não pode competir por ser uma atleta trans. Então, trazer nessas rodas a saúde, é mostrar que pessoas trans também podem frequentar o esporte. Pode ser que isso até inspire pessoas que acham que o esporte realmente não é para elas, sabe?”

Nos outros dias do festival, o foco será nas atividades físicas. Haverá torneios exclusivos para pessoas e coletivos trans, e atividades abertas para todas as pessoas presentes.  

“Eu posso dizer como homem trans, que enquanto criança, a gente é muito excluído desses espaços. Quando tentamos entrar ali, é sempre de uma forma muito negligenciada. E agora você olha para um lugar que é seguro ser a sua identidade, sem olhares. Não dá para mensurar a grandiosidade que é”, disse Júnior Lima.

 O evento acontece na Vila Clementino, no endereço Avenida Ibirapuera, 1314.  Aberto no dia 22, das 14h às 19h, no dia 23, das 9h às 19h, e no dia 24, das 9h às 20h30. 

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia

 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Bahia derrota Santos e ganha força na luta por vaga na Libertadores

Publicado

em

© Rafael Rodrigues/E.C. Bahia/Direitos Reservados

O Bahia derrotou o Santos por 2 a 0, neste domingo na Fonte Nova, em Salvador, e ganhou força na luta por vaga para próxima edição da Copa Libertadores. O triunfo do tricolor baiano na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro foi construído graças a gols do lateral Luciano Juba e do atacante uruguaio Lucho Rodríguez.

🙌🏽 TRIUNFAÇO DE G4!

Esquadrão vence 3ª seguida numa Fonte com mais de 45 mil tricolores: 2 a 0 em cima do Santos. Juba e Lucho marcaram para o Bahia, que chega a 36 pontos, segue em 4º do Brasileirão e quinta terá decisão de Copa do Brasil novamente diante da Nação. É pra lotar… pic.twitter.com/kBPvTttrNW

— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) August 24, 2025

Após vencer a segunda consecutiva na competição nacional, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni chegou aos 36 pontos, garantindo a 4ª colocação da classificação. Já o Peixe continua muito próximo da zona do rebaixamento após o revés fora de casa. O time de Neymar está na 15ª colocação com 21 pontos.

Revés vascaíno

Quem também está lutando para se afastar do Z4 é o Vasco da Gama. Em partida transmitida ao vivo pela Rádio Nacional, o Cruzmaltino foi superado pelo placar de 3 a 2 pelo Corinthians em pleno estádio de São Januário para permanecer com 19 pontos na 16ª colocação.

FIIIIIIIIIIIIIIIIIM DE JOOOOGOOOOO!

O Timão foi a São Januário e saiu do Rio de Janeiro com a vitória! 🏴🏳️

Vasco 2 🆚 3 Corinthians

⚽ Maycon
⚽ Gui Negão
⚽ Gustavo Henrique#VaiCorinthians pic.twitter.com/GqxhMihuvN

— Corinthians (@Corinthians) August 24, 2025

Mesmo atuando na condição de visitante, o Timão, que é comandado pelo técnico Dorival Júnior, foi superior durante todo o confronto e contou com gols de Gui Negão, Maycon e Gustavo Henrique. Já o time de Fernando Diniz descontou com Vegetti, de pênalti, e Rayan.

Outros resultados:

Bragantino 4 x 2 Fluminense
Cruzeiro 2 x 1 Internacional
Grêmio 0 x 0 Ceará
Fortaleza 0 x 1 Mirassol
Juventude 1 x 3 Botafogo

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Ao som de “Evidências”, Brasil conquista prata na série mista

Publicado

em

© Melogym/CBG/Direitos Reservados

O conjunto brasileiro voltou a brilhar neste domingo (24) no Mundial de ginástica rítmica disputado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Ao som de “Evidências”, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha fizeram uma grande apresentação na final da série mista (com três bolas e dois arcos) para somarem o total de 28.550 pontos e conquistarem a medalha de prata.

Este feito foi alcançado um dia após o Brasil garantir uma inédita medalha de prata na prova geral (que tem a nota composta pela performance na série mista e na série de cinco fitas).

Parece replay, mas não é! 🥹
O Brasil 🇧🇷 acaba de garantir sua SEGUNDA MEDALHA MUNDIAL SEGUIDA! Mais uma medalha de prata 🥈, agora na final de arcos e bolas! QUE MOMENTO! 🤌🏼

Pra ficar escrito na HISTÓRIA!

📷 Melogym/CBG pic.twitter.com/kyBKIOZgIm

— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) August 24, 2025

Apesar da grande performance, que levou a torcida presente à Arena Carioca 1 ao delírio, o conjunto brasileiro acabou sendo superado pela Ucrânia, que somou 28.650 pontos para conquistar o ouro. Já a medalha de bronze ficou com a China, que fechou a disputa com 28.350 pontos.

Série de cinco fitas

Neste domingo o Brasil participou de outra final, na série de cinco fitas. Com uma apresentação marcada por alguns erros de execução, o conjunto brasileiro somou 22.850 pontos e fechou a disputa na 6ª colocação. O ouro foi conquistado pela China (27.550 pontos), a prata com o Japão (26.650) e o bronze com a Espanha (25.950).

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Vôlei: Brasil permanece com 100% de aproveitamento no Mundial

Publicado

em

© Divulgação/FIVB/Direitos Reservados

A seleção brasileira derrotou a França por 3 sets a 2 (parciais de 21/25, 20/25, 25/15, 25/17 e 15/13), neste domingo (24), e permanece com 100% de aproveitamento no Campeonato Mundial de vôlei feminino, que está sendo disputado em Chiang Mai (Tailândia). O triunfo também garantiu a presença do Brasil nas oitavas da competição.

Classificadas! ✅

A seleção feminina venceu a França, neste domingo, de virada, por 3 sets a 2 e garantiu uma vaga nas oitavas de final do Campeonato Mundial, em Chaing Mai, na Tailândia. 💚💛

Foi a segunda vitória da equipe do técnico José Roberto Guimarães na competição! pic.twitter.com/S5vFAJY1S3

— Vôlei Brasil (@volei) August 24, 2025

O grande destaque brasileiro na partida foi a ponteira Gabi, que somou o total de 18 pontos (13 de ataque e cinco de bloqueio).

A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães estreou na competição, na última sexta-feira (22), com um triunfo por 3 sets a 0 (parciais de 25/18, 25/16 e 25/16) sobre a Grécia. O próximo desafio do Brasil será diante de Porto Rico, a partir das 9h30 (horário de Brasília) da próxima terça-feira (26).

CLASSIFICADAS! 💚💛

Curte quem tá nas oitavas de final do Mundial de Vôlei! 👇

📸 Reprodução/CBV#TimeBrasil #Vôlei pic.twitter.com/Jg2kLt0OoI

— Time Brasil (@timebrasil) August 24, 2025

Na Tailândia o Brasil busca uma conquista inédita, após o vice-campeonato de 2022. A seleção brasileira está no Grupo C ao lado de Grécia, França e Porto Rico. Os dois melhores de cada chave passam para as oitavas de final, que serão disputadas em Bangcoc.

Fonte

Continue Lendo