Teatro
Selecionado para integrar a programação do1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo “Meu Outro nome é Luiza”, curta-metragem de Ana Luísa Hartmann
Filme recebeu menção honrosa no Swiff (Student World Impact Film Festival)
A estreia internacional foi no Festival de Cinema Independente de Praga e está sendo exibido em vários festivais
“Visualmente impressionante e envolvente”
“Artisticamente único e criativo”
“Mensagem incrivelmente impactante”
Menção honrosa do júri do Swiff
“Meu Outro Nome é Luiza” é um curta metragem híbrido ficção-documentário com duração aproximada de vinte e nove minutos, com direção de Ana Luísa Hartmann e atuação de Luiza Parisi e Ana Luísa Hartmann. O filme foi realizado em mutirão durante a pandemia e é resultado do Projeto de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Luísa Hartmann Hilgert, Enrico Alchimim, Bru Fotin e das alunas Marina Ruiz e Ana Stella na graduação de Comunicação Social com Habilitação em Cinema da Faculdade Armando Álvares Penteado, São Paulo (FAAP).
Neste documentário híbrido, as fronteiras da ficção e do documentário se fundem no momento em que uma entrevista se torna um processo de preparação de personagem. Luiza, a entrevistada, e Ana, a diretora, travam uma relação de pesquisa que culminará na troca de papeis entre as duas através de ensaios, improvisos e mútua investigação.
“Meu Outro Nome é Luiza” propõe uma investigação de trabalho de ator, no que tange a preparação para a incorporação de uma personagem. Entretanto, diferentemente do que seria feito num processo de ensaio para um espetáculo teatral ou para um filme – que em geral têm como base um roteiro – propõe-se a ultilização de improvisos em torno do material pessoal e imaginativo de uma pessoa real.
O projeto foi aprovado por uma banca de professores por meio do processo seletivo de pitching em Março de 2020 e tem a intenção de investigar a linha nebulosa entre vida e arte, ficção e documentário, performatividade cotidiana e a performance artística.
Informações do filme (Movie Information)
Duração
(lenght) Exibição
(Exhibition) Bitola
(filmed) Cor
(Color) Ano
(Year) Tipo
(type) Gênero
(genre)
30’ 1:1.85 Digital Color. 2022 Curta
Short Documentário
Documentary
Sinopse (Synopsis)
Ana Luiza Parisi é atriz e performer e resiste para sobreviver no Brasil fazendo bicos de diarista e palhaça de trânsito. Ela é entrevistada por Ana Luísa Hartmann, diretora e atriz, que, encantada por sua presença, deseja incorporá-la como personagem. Para tanto, Hartmann propõe jogos de cena que desfazem a persona social de Luiza, revelando uma qualidade trágica que modifica a trajetória de ambas.
In this hybrid documentary, we see the boundaries of fiction and documentary merge as an interview becomes a character preparation process. Luiza, the interviewee, and Ana, the director, start a research relationship that will culminate in a mutual investigation.
Ficha Técnica (Cast and Crew)
Direção (Director) Ana Luísa Hartmann
Roteiro (Screenplay) Ana Luísa Hartmann
Produção Executiva (Executive Production) Ana Luísa Hartmann e Lucas Lobo
Assistente de Direção (Assistant Director) Enrico Alchimim
Fotografia (Cinematography) Bru Fotin
Montagem (Editing) Bru Fotin
Som (Sound) Ana Stela
Arte (Art Direction) Mariana Ruiz
Preparador de Elenco (Cast Preparation) Larissa Murai
Elenco (Cast) Luiza Parisi
Inspirado no tradicional Festival de Cinema de Gramado (RS), São Bernardo do Campo (SP) de forma inédita realiza o “1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo” em memória aos legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz considerada a “Hollywood Brasileira” (1949-1954). Atualmente o conjunto de Estúdios e Pavilhões é patrimônio cultural tombado da cidade. São Bernardo é um solo inspirador, terra intitulada pelo slogan da Cia. Vera Cruz na época como “planalto abençoado”. Terra que produziu e distribuiu dezenas de filmes que circularam o mundo todo e galgaram prêmios nos principais Festivais de Cinema do mundo; além de revelar talentos como o ator MAZZAROPI e, com destaque, a atriz RUTH DE SOUZA como a primeira artista brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema. Filmes como “Sinhá Moça” e “O Cangaceiro” receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial
Serviço:
O 1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo acontece de 28/11 até 02/12 no Cenforpe ( (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – Saída 20A da Rodovia Anchieta – São Bernardo do Campo – SP).
O evento acontece em memória aos legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, considerada a “Hollywood Brasileira” (1949-1954) que recebeu um total de 1.089 filmes. O idealizador do festival é o artista Rudy Serrati, natural da cidade.
A seleção de filmes prestigia a produção nacional e oferece visibilidade para obras da região do Grande ABC.
A entrada é solidária: 2kg de alimento não perecível e o ingresso tem que ser reservado pelo site Sympla.
Inscreva-se para receber notícias sobre Teatro
Teatro
Jonathan Nemer traz novo especial de Natal para o Teatro RioMar Recife no dia 23 de dezembro
Jonathan Nemer traz para o Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, o seu novo especial de Natal. No show de stand up comedy, o humorista aborda tudo que acontece nesta época do ano e promete muitas risadas ao revelar algumas coisas que todos fazem e comentam e outras que todos pensam, mas ninguém tem coragem de falar. A apresentação acontece na segunda-feira, dia 23 de dezembro, às 21h.
O Natal é gostoso porque envolve família, comidas e presentes, mas também pode ser terrível exatamente pelo mesmo motivo: família, comidas e presentes. Após o sucesso do antigo Especial de Natal, onde a Rena, o Duende e o Papai Noel ganharam vida e ficaram em cartaz de 2016 a 2022, com recorde de público e ingressos esgotados, Jonathan Nemer traz o Novo Especial de Natal.
O espetáculo é um Stand Up com censura livre, para toda família se divertir, independentemente da idade. Haverá a já tradicional Entrada Solidária, na qual pessoas que não são estudantes ou beneficiárias da Lei da Meia Entrada podem pagar um valor promocional levando 1kg de alimento não perecível, que posteriormente serão revertidos para uma entidade da cidade.
Na internet, Jonathan Nemer já conta com mais de 3 bilhões de visualizações e, nos palcos, esse sucesso não tem sido diferente. Os ingressos custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Inscreva-se para receber notícias sobre Teatro
Cultura
Originais do Charme celebra 10 anos no Imperator, no Méier, com novo espetáculo: “Flashblack”
Espetáculo da aclamada companhia de dança faz uma viagem no tempo passando pelos sons, passos e momentos que embalaram os Bailes Black do subúrbio carioca nos anos 70, 80 e 90
Grande sucesso em sua temporada itinerante pelo Rio de Janeiro, o espetáculo “Flashblack” sobe ao palco do Imperator, no Méier, no domingo, dia 01 de dezembro, às 19h, para sua última sessão em 2024. Encenada pela aclamada companhia Originais do Charme, que comemora 10 anos, a apresentação propõe uma viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca.
No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira e sob a direção e coreografias de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves. Um espetáculo inclusivo que convida o público a dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.
Flashblack
O termo flashback refere-se a uma técnica, na qual a ação no cinema é interrompida momentaneamente para voltar no tempo e, recuperar, trazer ao presente alguma memória, alguma referência significativa. No espetáculo Flashblack, os dançarinos / intérpretes dos Originais do Charme farão interrupções na narrativa do presente e vão contar o que marcou suas vidas nos anos 70, 80 e 90. Os cascudos (como são conhecidos os charmeiros mais velhos) vão apresentar várias histórias trazidas à tona, revividas e, depois, desdobradas nos laboratórios de construção do espetáculo, por meio de narrativas corporais. Tudo isso embalado por uma trilha sonora de 40 sucessos.
Buscando reflexões sobre as memórias entre a música Black (Soul, Charme, Funk e Disco), o corpo que dança, sobre como essas duas potências marcaram e ainda no presente marcam nossas vidas, FLASHBLACK é o espetáculo indispensável para recuperar suas melhores memórias afetivas.
Antes um grupo de dança, os Originais do Charme tornaram-se companhia pela necessidade da preservação da memória da primeira geração dos bailes, completando 10 anos de história, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, chamada emergencial de apoio a dança “Giro RJ”, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Ficha Técnica:
Cia. Originais do Charme
Direção Geral: Marcus Azevedo
Coreografia: Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves
Elenco: Aline Vasconcelos, Cleyton Santos, Andrea Gomes, Eduardo Costa, Claudia Perelli, Cristiano Guedes, Deise Cris, Katia Bispo, Jucilene Silva, Lucia Virgílio, Lula Santos, Marcelo Sales, Roberto Junior Baia e Xandy Neguitto
Técnico de Luz: Bru Trindade
Montador de Luz: Gil Santos
Técnico de Som: Eduardo Gonçalves
Edição Musical: DJ Cley 2
Direção Executiva: Himiny
Arte e Design: DJ Dudu
Mídias Sociais: Tainã Santos
Figurino: Lino Sales
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura (Governo Federal)
Incentivo: Funarj
Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Parceria: Centro Coreográfico, Arena Carioca Fernando Torres, Giro Black e Viaduto de Madureira
Serviço:
Local: Teatro Imperator – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro/RJ
Dia e hora: 01 de dezembro, domingo, às 19h
Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://linktr.ee/azevedocharme
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Rede social: https://www.instagram.com/originaisdoc/
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Teatro
Paul Cabannes volta ao Teatro RioMar com show de stand-up comedy nesta sexta-feira
Francês que mora no Brasil há 10 anos e faz sucesso nas redes sociais compartilhando a sua visão peculiar e com muito humor sobre a cultura e os hábitos brasileiros, Paul Cabannes volta ao Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, neste final de semana. Ele apresenta espetáculo no formato de stand-up comedy nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, às 21h.
No espetáculo “Alma de Brasileiro”, Paul Cabannes responde à pergunta o que é ter alma de brasileiro? O comediante é casado com uma brasileira e é pai de duas meninas e, no stand-up comedy, conta histórias vividas por ele no país, com muito humor.
Paul Cabannes realiza shows de stand-up focados no comportamento cultural e social dos brasileiros sob a ótica do estrangeiro. Ele nasceu na França, mas se apaixonou pelo Brasil desde o primeiro dia que pisou no país. Paul se casou com uma brasileira, que foi à França para estudar, e decidiu fazer do nosso Brasil a sua nova casa.
Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Inscreva-se para receber notícias sobre Teatro
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Evento8 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde1 ano atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Outras11 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música