Rio de Janeiro
Seminário marca Setembro Verde com debate sobre transplantes de órgãos no Rio

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), promove em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM), um seminário em celebração ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos.
O evento reuniu especialistas, gestores e representantes do setor público para discutir os avanços científicos na área, os desafios enfrentados no campo dos transplantes no estado e o papel estratégico da pesquisa financiada pela FAPERJ. Com a partição especial de pessoas transplantadas.
De acordo com a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, o encontro reforça a importância da ciência e da inovação no fortalecimento da saúde pública.
— “Apoiar pesquisas e fomentar debates como este é fundamental para que possamos transformar conhecimento em políticas públicas efetivas. O transplante de órgãos é uma área sensível, que salva vidas diariamente, e a ciência tem papel central para que possamos avançar em técnicas, protocolos e qualidade de atendimento à população”, destacou.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, ressaltou o compromisso do governo em aproximar a pesquisa científica das necessidades da sociedade.
— “A SECTI, por meio da FAPERJ, tem atuado de forma estratégica para apoiar estudos que dialoguem diretamente com a vida das pessoas. O transplante de órgãos é um exemplo claro de como o investimento em ciência pode se refletir em mais qualidade de vida e em esperança para milhares de famílias fluminenses”, afirmou.
Já o vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, Ronaldo Damião destacou o papel histórico da instituição no debate sobre saúde pública e inovação médica.
— “A ANM sempre se colocou como um espaço plural para a discussão de temas que impactam diretamente a sociedade brasileira. Ao trazer o Setembro Verde para dentro desta casa, reafirmamos nosso compromisso em unir médicos, cientistas e gestores públicos em prol de uma política mais eficiente de transplantes no país”, disse.
De acordo com Caroline Alves, a proposta do seminário foi criar um espaço de reflexão e diálogo, aproximando a comunidade científica da sociedade civil. A expectativa é que o debate contribua para o fortalecimento de políticas públicas, a ampliação do número de transplantes realizados no Rio de Janeiro e o incentivo à inovação em técnicas e procedimentos ligados ao tema.
A mesa se abertura foi composta por Caroline Alves – Presidente da FAPERJ; Anderson Moraes – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ; Caio Souza – Subsecretário de Atenção à Saúde da SEJosé Hermógenes Rocco Suassuna – Acadêmico da ANM; Carlos Eduardo Brandão Mello – Acadêmico da ANM; José Osmar Medina de Abreu Pestana – Acadêmico da ANM; Ronaldo Damião – Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina.
O seminário acontece durante todo o dia de hoje .
Cultura
Espetáculo infanto-juvenil “Quintal” reabre Teatro Municipal Ruth de Souza, no Rio de Janeiro

Peça que une música, bonecos e teatro de sombras para abordar importância da brincadeira e a memória de bairros periféricos faz apenas quatro apresentações nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro
No subúrbio carioca, a vida de brincadeiras, aprendizado e memórias de quatro crianças está ameaçada pelo dito “progresso”. Mas um progresso para quem? Com isso, elas se unem numa aventura para defender o seu quintal. Esse é o ponto de partida de “Quintal”, espetáculo infanto-juvenil, autoral e inédito do Grupo Concreto, recém-formado por atores da Zona Oeste e Norte carioca, que estreia e reabre o Teatro Municipal Ruth de Souza, em Santa Teresa, para apenas quatro apresentações nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, sábados e domingos, às 11h.
A peça percorre a história de quatro crianças com sua rotina transformada pela chegada de uma construtora multimilionária, liderada pelo “Dr. Desordem”. Ele planeja comprar as suas casas para erguer um condomínio de luxo. Com a ajuda de uma goiabeira mágica no quintal que compartilham, elas usam a brincadeira e a imaginação para combater o supervilão e suas lucrativas manobras de convencimento dos adultos.
“Quintal” é um espetáculo infanto-juvenil, autoral e inédito que tem a premissa de resgatar a importância da brincadeira na formação da criança periférica e de preservar a memória de bairros marginalizados diante da transformação do território causada pela especulação imobiliária.
Propondo uma experiência que une música, bonecos e teatro de sombras para crianças de 6 a 10 anos, o espetáculo foi supervisionado pelo artista e professor gonçalense Gabriel Mendes, investigador do teatro infantil afro-centrado, ganhador do prêmio de Melhor Direção no CBTIJ 2018 com o trabalho “Omi – do leito ao mar”. Já a trilha sonora interpretada pelo elenco no palco é formada por composições criadas exclusivamente para a peça.





– O quintal é um lugar de concentração de memória e afeto, onde o indivíduo periférico reconhece a própria identidade cultural, representando um espaço de fortalecimento e liberdade. Ali, encontram-se registros da presença familiar, dos hábitos cotidianos, das festividades populares e religiosidades. No meio disso, as crianças brincam e absorvem características culturais que alimentam seu imaginário e ação no mundo – explica Rodrigo de Todos os Santos, diretor da peça.
Este projeto é realizado através do incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Secretaria que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
Acessibilidade
Pensando em atender ao público com deficiência visual e auditiva, o projeto conta com audiodescrição em cena, tradução para LIBRAS e um agente de apoio à pessoa PcD.

Serviço:
Sessões: 4, 5, 11 e 12 de outubro, sábados e domingos, às 11h
Local: Teatro Municipal Ruth de Souza – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), vendas no site https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/48565?sessionView=LIST
Rede social: https://www.instagram.com/teatroruthdesouza/
Ficha técnica:
Direção: Rodrigo de Todos os Santos
Elenco: Aline Santos, Chris Rebello, Gustavo Jesus, Joyce Araujo e Letícia Mendes
Supervisão Artística: Gabriel Mendes
Cenografia: Layse Medeiros
Figurino: Yan Guilherme
Iluminação: Amanda Barroso
Direção musical e Músico: Thayan Ribeiro
Composições musicais: Joyce Araujo
Coordenação de Produção: Ralph Campos
Produção Executiva: Valéria Arias
Consultoria de Audiodescrição: Ana Lu Faria
Intérprete de LIBRAS: Árvore Vicente
Gestão de mídias: Jessica Servián
Fotos: Laura Rios
Cartaz: Camilo Martins
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Rio de Janeiro
Cristo Redentor será iluminado em verde e receberá projeção especial em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos

Missa marca a data com fé, gratidão e homenagem à generosidade dos doadores
Em um gesto simbólico que une ciência, fé e solidariedade, o Santuário Cristo Redentor receberá uma Celebração Eucarística em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A Missa será realizada nessa sexta-feira, 26 de setembro, a partir das 20h30, e é realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), junto ao Consórcio Cristo Sustentável.
A celebração ocorre aos pés de um dos maiores símbolos nacionais de esperança e compaixão, marcando um momento de reconhecimento à generosidade dos doadores e aos avanços da ciência no campo dos transplantes. Logo após a Missa, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado em verde e receberá uma projeção especial em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos.
O momento solene será dedicado à reflexão, gratidão e reconhecimento à generosidade dos doadores e ao papel fundamental da ciência, da inovação e do Sistema Único de Saúde (SUS) no avanço dos transplantes no país.
Em 2024, o Brasil alcançou um recorde histórico de transplantes, com mais de 30 mil procedimentos, representando um crescimento de 18% em relação a 2022. Somente no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 1.900 doadores efetivos, o maior número da última década, possibilitando a realização de mais de 4.300 transplantes de órgãos sólidos. Houve crescimento expressivo em diversas modalidades: 30% em transplantes de pâncreas, 20% de rins, 16% de coração e 9% de fígado. Os transplantes de córnea também aumentaram em 15%, com 7.810 procedimentos, e os de medula óssea chegaram a 1.838, um crescimento de 6%. “A ciência tem sido essencial para o avanço dos transplantes no Brasil.
A pesquisa e a inovação possibilitam salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esta celebração é um tributo à vida e ao poder transformador da generosidade humana”, destacou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o momento representa a união entre fé, solidariedade e ciência. “Reunir pessoas no Cristo Redentor para homenagear doadores e profissionais da saúde é uma forma simbólica e poderosa de mostrar que a ciência caminha junto com o amor ao próximo. Celebramos o que há de mais nobre: doar para salvar vidas.”
A celebração contará com a presença de profissionais da saúde, pesquisadores, representantes de associações de pacientes transplantados, familiares de doadores e beneficiários de transplantes.
Em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável, a FAPERJ também vai apoiar o Centro de Acolhimento à Mulher Nossa Senhora do Parto, iniciativa do Consórcio localizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, que acolhe e oferece suporte a mulheres, gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 14 anos.
Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Obra Social Leste Um – O Sol e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.
Cultura
“O Despertar da Primavera” estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca

Montagem do aclamado musical que revolucionou a Broadway faz curtíssima temporada de 26 de setembro a 26 de outubro
Com direção geral de Rafaela Amado, direção musical de Anna Hannickel e direção de movimento de Sueli Guerra, “O Despertar da Primavera” (Spring Awakening) ganha uma montagem especial da Escola de Atores Wolf Maya, que estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, em curta temporada de 26 de setembro a 26 de outubro.
Com músicas de Duncan Sheik e letras e texto de Steven Sater, o espetáculo é inspirado na obra de Frank Wedekind, em versão brasileira de Claudio Botelho. Desde sua estreia, o musical revolucionou a Broadway ao unir uma linguagem clássica com a energia intensa do rock contemporâneo, conquistando público e crítica. Reconhecido internacionalmente, recebeu 8 prêmios Tony, incluindo Melhor Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator, além do Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical.
A história acompanha Melchior, um jovem questionador e inconformado; Wendla, uma garota ingênua em busca de respostas sobre a vida; e Moritz, inseguro e sufocado pelas expectativas. Junto de seus colegas, eles vivem o despertar do amor, da sexualidade e da própria identidade, enfrentando os desafios de crescer em uma sociedade rígida e repressora do final do século XIX. Entre poesia e intensidade, o musical dá voz aos jovens silenciados, abordando temas universais como liberdade, autoconhecimento e os limites impostos pelas convenções sociais.

Com músicas envolventes, cenas de grande sensibilidade e personagens que conquistam pela autenticidade de suas jornadas, “O Despertar da Primavera” é uma experiência intensa que emociona, provoca e inspira o público.
“O Despertar da Primavera” é apresentado por meio de um acordo especial com a Music Theatre International (MTI). Todos os materiais de apresentação autorizados também são fornecidos pela MTI: www.mtishows.com















Ficha técnica:
Texto de Letras: Steven Sater
Músicas: Duncan Sheik
Baseado na obra de Franck Wedeking
Versão Brasileira: Claudio Botelho
Direção Artística: Rafaela Amado
Direção Musical: Anna Hannickel
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Direção de Produção: Larissa Benini
Cenário: Nello Marrese
Iluminador: Luiz Paulo Nenen
Adereços: Nanan Gonzaga
Desenho de som: Jorge Baptista
Operadora de som: Lívia Felix
Microfonistas: Ingrid Procopio e Hemilly Bastos
Sonorização: 220 Decibéis – Soluções em Áudio Ltda
Assistente de direção: Nanan Gonzaga, Sofia Gonzaga, Kay Marinho e Marina Moretzsohn
Assistente de coreografia: Marcela Pires e Júlia Varga
Assistente de Produção: Thaiane Valente
Pianista ensaiador: Calebe Faria
Assistentes de direção musical: Calebe Faria, Marina Moretzoh, Vítor Vaimberg e Gabriela Scio
Coordenação Técnica e Maquinista: Ricardinho dos Inocentes
Supervisão Tecnica: Airton Silva
Operação de luz: Nathália Satiro
Equipe de Comunicação: Vitor Vaimberg, Rodrigo Calonga, Caio Bigliazzi e Neto Vilar
Mídias Sociais: Ana Brandão, Ana Tavares, Bianca Machado, Bruce Sodré, Dig Benítez, Henrique Linhares, Manuela Teixeira, Marina Moretzsohn, Miguel Duarte, Vitor Vaimberg e Vittoria Rochá
Design: Mel Caroline e Vitor Vaimberg
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Realização: Escola de Atores Wolf Maya
Banda:
Pianista/maestro: Gabriel Gravina e Javier Freille
Guitarra/violao: Guilherme de Menezes
Bateria: João Pedro Souza
Baixo: Diógenes de Souza
Elenco: Ana Brandão, Ana Faria, Ana Rodrigues, Ana Salles, Ana Tavares, Anna Clara Haertel, Betina Branco, Bianca Machado, Bruce Sodré, Daltom Reis, Dig Benitez, Fran Cabral, Gabi Monteiro, Giovanna Linhares, Henrique Linhares, Jaqueline Pierre, Joca Gonzaga, Laura Furtado, Luiz Miguel Duarte, Mafê Magoulas, Malu Balog, Manuela Teixeira, Marcela de Sá, Marcello Moura, Maria Luísa Amado, Marina Moretzsohn, Miguel Duarte, Nicolle Cavalcante, Paulo Menezes, Pedro Aran, Vitor Vaimberg e Vittoria Rochá
Serviço:
“O Despertar da Primavera”
Temporada: de 26/09 a 26/10
Local: Teatro Nathalia Timberg – Escola de Atores Wolf Maya – Av. das Américas, 2.000 (Freeway) – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Sessões: sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h (sessão extra no dia 16/10, às 20h)
Ingressos: R$ 50 a R$ 100, vendas no site https://bileto.sympla.com.br/event/110065
Classificação: 14 anos
Rede social: