Show em Ipanema celebra o legado de José Roberto Bertrami, fundador do lendário grupo Azymuth

Show em Ipanema celebra o legado de José Roberto Bertrami, fundador do lendário grupo Azymuth

Carlos Pinho
2 min de leitura 59
Divulgação

Liderado pelo seu filho, o baterista Victor Bertrami, tributo ao pianista e compositor, que faria 80 anos em 2026, receberá diversas participações no Vinícius Show Bar

 

No próximo sábado, dia 21 de fevereiro, o pianista, compositor, arranjador e produtor musical José Roberto Bertrami, fundador do lendário grupo Azymuth, completaria 80 anos de idade se vivo estivesse. Na mesma data, no afã de sublinhar a obra e reverenciar a memória deste artista diferenciado que alicerçou e edificou a música instrumental brasileira no exterior, seu filho, o baterista Victor Bertrami, e um time seleto de amigos instrumentistas de diferentes gerações, todos fãs do seu pai, sobem ao palco do Vinícius Show Bar, em Ipanema, às 21h.

 

Falecido em 8 de julho de 2012, José Roberto Bertrami deixou um legado de valor cultural intangível para o Brasil. Com maestria e genialidade, criou uma sonoridade vanguardista que fundia a elegância do samba carioca com uma fonética eletrônica sideral, e essa linguagem inovadora convidava as pessoas a fazerem voos imaginários sobre horizontes jamais explorados no universo musical.

 

Victor é herdeiro legítimo e natural deste DNA “bertrâmico” e desde a infância conviveu intimamente com a “cozinha” mais sofisticada do jazz fusion brasileiro. Quando começou a estudar bateria absorveu aquele conceito rítmico do Azymuth, mas refinou uma técnica que une o samba-jazz clássico à energia do fusion contemporâneo. Com o passar dos anos e com a evolução dos estudos, desenvolveu um domínio absurdo sobre o instrumento, que lhe permite manter uma pulsação constante no prato de condução enquanto executa síncopas complexas na caixa, criando uma textura rítmica densa, mas nunca pesada. No campo do improviso, sua performance também merece destaque. Os seus solos não são apenas demonstrações de velocidade; são narrativas. Victor tem uma facilidade incrível para deslocar o acento rítmico, criando a ilusão de que o tempo mudou, para logo em seguida resolver a frase com precisão matemática no “tempo um”. É uma técnica de “ilusão rítmica” típica dos grandes mestres. Seu pai, lá do “boteco celestial” onde divide a mesa com Tom Jobim, Vinicius, Carlos Lyra e muitos bossanovistas, deve transbordar de orgulho e felicidade quando ouve o filho tocar. E a alegria e emoção com que Victor Bertrami tocará no próximo dia 21 de fevereiro será indescritível.

 

Serviço:

Local: Vinícius Show Bar – Rua Vinicius de Moraes, 39, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Dia e hora: 21 de fevereiro, sábado, às 21h

Entrada: R$ 60 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira), vendas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/victor-bertrami-no-show-bertrami-80-anos/3276888  

Rede social: https://www.instagram.com/victorbertrami/

 

 

 

O que você achou?

Amei 64
Kkkk 31
Triste 14
Raiva 3
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.