Skinbooster e outras dicas para deixar os lábios hidratados no inverno

Durante o inverno, é comum que a pele fique mais seca e algumas regiões do corpo, como os lábios, mais propensos a sofrer descamações e até rachaduras. “Como os lábios não possuem glândulas sebáceas, eles não recebem a quantidade de umidade necessária para protegê-los da exposição a condições extremas, como muito vento ou frio intenso”, explica a médica dermatologista Carulina Moreno, do Rio de Janeiro.

A boa notícia é que, a partir de tratamentos feitos em casa ou em consultório, como é o caso do skinbooster, é possível ter lábios macios e viçosos durante o ano todo. “Através de pequenas injeções de um ‘booster’ de produtos especiais à base de ácido hialurônico, conseguimos entregar como resultado de uma pele hidratada, firme, com brilho e vigor e, acima de tudo, de forma natural”, explica Dra. Carulina.

Confira, a seguir, essa e outras dicas da médica e da Academia Americana de Dermatologia para proteger os lábios no inverno:

1. Use produtos labiais que não irritem a pele: evite ingredientes como cânfora, mentol e ácido salicílico, pois eles podem irritar ainda mais os lábios rachados.

2. Prefira ingredientes cicatrizantes: produtos contendo ceramidas e manteiga de karité, por exemplo, podem ajudar a tratar lábios rachados.

3. Aplique hidratantes labiais: use, regularmente, lip balms (de preferência com FSP para proteção solar), especialmente antes de dormir e de expor ao ar livre.

4. Considere fazer um skinbooster: sem efeito preenchedor, esse tratamento à base de injeções de ácido hialurônico ajuda a recuperar a hidratação profunda da pele. “Essa substância tem o poder de atrair moléculas de água, formando um reservatório hídrico e melhorando a maciez e o viço da pele. É um dos meus tratamentos preferidos”, diz Dra. Carulina. Segundo a especialista, além de hidratar, o skinbooster ajuda a atenuar rugas finas, como aquelas em volta dos olhos ou acima da boca (o chamado “código de barras”).

5. Mantenha-se hidratado: beber bastante água ajuda a manter os lábios e a pele hidratados.
6. Evite lamber, morder e cutucar: esses hábitos podem piorar a secura e atrasar a cicatrização dos lábios.
7. Esteja atento a objetos de metal: evite segurar objetos de metal, como brincos ou anéis com os lábios, pois eles podem irritar ainda mais a pele sensível.

8. Use um umidificador: o uso desse tipo de aparelho, especialmente no quarto, pode ajudar a prevenir a secura.

 

Sobre a Dra. Ana Carulina Moreno (CRMRJ 97133-2/RQE 21135)

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e fez residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Obteve o título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Redes sociais:

Instagram:
https://www.instagram.com/dra.carumoreno/

Facebook:
https://www.facebook.com/dra.carumoreno/?locale=pt_BR

LinkedIn:
https://br.linkedin.com/in/acdermatologia

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnbAugo1Io30gDJP0kuHMzQ

Compartilhe este artigo