Fique bem informado com as principais notícias no Brasil e no Mundo Clique aqui
Casa Outras STF confirma que condenação pelo júri resulta em prisão imediata
Outras

STF confirma que condenação pelo júri resulta em prisão imediata

Compartilhar
STF confirma que condenação pelo júri resulta em prisão imediata
© Rosinei Coutinho/SCO/STF
Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (12), que pessoas condenadas pelo Tribunal do Júri devem começar a cumprir suas penas de forma imediata. Isso significa que, em casos de homicídio, por exemplo, os condenados não poderão mais recorrer em liberdade.

A maioria dos ministros do STF argumentou que o princípio da soberania do júri dá ao veredito força suficiente para que a pena seja cumprida sem mais delongas. A nova regra se aplica exclusivamente a condenações pelo Tribunal do Júri, enquanto outros crimes seguem com o cumprimento de pena apenas após o esgotamento dos recursos.

O julgamento começou em agosto do ano passado, mas foi finalizado apenas ontem. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, votou a favor da prisão imediata, enquanto Gilmar Mendes manifestou sua oposição, defendendo que a medida fere a presunção de inocência.

A decisão final foi apoiada pela maioria dos ministros, como Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, que reforçaram a importância de combater a sensação de impunidade. Edson Fachin e Luiz Fux também foram a favor, porém sugeriram que a regra valha apenas para condenações superiores a 15 anos.

A decisão foi tomada durante o julgamento de um recurso de um homem condenado a 26 anos por feminicídio, após matar sua ex-companheira a facadas. A defesa tentou evitar a prisão imediata, mas não teve sucesso.

Compartilhar