Esporte
STJD pune Sport a 8 jogos sem torcida por ataque a ônibus do Fortaleza

O Sport Club de Recife foi punido nesta terça-feira (12), em primeira instância, a jogar oito partidas com portões fechados em decorrência do ataque de torcedores rubro-negros ao ônibus com a delegação do time masculino do Fortaleza, no último dia 22, que deixou seis jogadores atletas do clube hospitalizados. Por decisão unânime após julgamento hoje, a Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também determinou da carga de ingressos a que o Sport tem direito como visitante – até cumprir os oito jogos sem público – e estabeleceu o pagamento de multa de R$ 80 mil, como prevê o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Sport ainda poderá recorrer ao Pleno (todos os juízes) do STJD.
“É necessário que o STJD atue de forma preventiva. É necessário que o clube seja condenado nas penas do artigo 213. Com relação a dosimetria da pena, levo em consideração a extrema gravidade da infração, a enorme extensão do fato, os meios empregados com pedras e bombas, os motivos determinantes da agressão com violência gratuita e os antecedentes do infrator”, disse o relator do processo, o auditor Diogo Maia, que julgou procedente a denúncia feita pela Procuradoria da Justiça Esportiva no dia 23 de fevereiro, dois dias após o atentado.
O relator considerou também considerou na decisão proferida nesta terça o retrospecto de condenações recebidas pelo Sport: o clube já fora punido 11 vezes no STJD, no artigo 213 do CBJD [deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir].
O ônibus com a delegação do Fortaleza foi apedrejado no início da madrugada do último dia 22, após a saída da Arena Pernambuco, onde o time empatara em 1 a 1 com o Sport, pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o CEO (diretor-executivo) do Fortaleza Marcelo Paz publicou imagens nas redes sociais em que jogadores aparecem feridos. Um dos hospitalizados, o jogador Gonzalo Escobar, teve traumatismo craniano, com perda transitória de consciência.
No último dia 24, o presidente STJD José Perdiz já determinara em decisão liminar, a pedido da Procuradoria, que o Sport jogasse com portões fechados e sem torcida como visitante em partidas de competições nacionais, até o julgamento da denúncia, realizado nesta terça (12).
Fonte: Agência Brasil
Esporte
Luisa Stefani avança nas duplas mistas e nas femininas em Wimbledon

A tenista brasileira Luisa Stefani assegurou nesta segunda-feira (7) duas classificações importantes no Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra). A primeira delas foi em parceria com a húngara Timea Babos, após eliminarem a dupla favorita (cabeças de chave 7) formada pela australiana Ellen Perez com a ucraniana Lyudmyla Kichenok, com vitória por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/4). Na sequência, Stefani avançou às semifinais das duplas mistas, jogando ao lado do britânico Joe Salisbury. Eles derrotaram a parceria do polonês Jan Zielinski com o taiwanês Su-Wei Hsieh, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/3.
Stefani e Salisbury competirão por uma vaga na final nesta terça (8), a partir das 13h (horário de Brasília). Eles enfrentarão a dupla da chinesa Zhang Shuai com o salvadorenho Marcelo Arévalo. Na quarta (9), ao lado de Babos, a brasileira encara outra dupla favorita, formada pela tcheca Katerina Siniaková e a norte-americana Taylor Townsend (cabeça de chave 1).
Já a compatriota Beatriz Haddad Maia foi eliminada com derrota por WO nas oitava de final de duplas femininas, após a parceira Laura Siegemund (Alemanha) abandonar a disputa. Classificada às quartas de final da chave de simples, a tenista alemã de 37 anos decidiu priorizar o torneio individual: nesta terça (8), a partir das 9h30, ela medirá forças com a bielorrusa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo.
A segunda-feira também foi de despedida da dupla do gaúcho Marcelo Demoliner com o o argentino Guido Andrezzi. Eles foram eliminados nas oitavas pelos britânicos Julian Cash (12º) e Llyod Glasspool (10º), após perderem por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook
O gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo encaram a dupla do australiano Rinky Hijikata com o holandês David Pel, a partir das 7h desta terça (8) por uma vaga nas semifinais – Divulgação/Wimbledon
Dupla Melo e Matos em quadra nesta terça (8)
A parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos enfrentará a dupla do australiano Rinky Hijikata com o holandês David Pel, a partir das 7h desta terça (8) por uma vaga nas semifinais. No último domingo (6), a dupla 100% brasileira garantiram vaga nas quartas ao derrotarem austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/5)
Esporte
Cross Urbano CAIXA: inscrições para etapa de Belém (PA) terminam nesta segunda-feira (7)

Quem quiser participar da prova, a primeira noturna da edição 2025 do evento, precisa garantir seu lugar até hoje (segunda-feira (7)
Julho, 2025 – Uma prova noturna, no Mangueirão, vai movimentar Belém no dia 12 deste mês. É a segunda etapa do Cross Urbano CAIXA 2025, conhecido como corrida dos estádios. E restam poucos dias para se inscrever. Quem quiser participar tem até esta segunda-feira (7) à noite para garantir o seu lugar no evento na capital paraense.
As inscrições estão abertas no Instagram do Cross Urbano CAIXA, na página @crossurbanocaixa, e no link https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CrossUrbanoCaixa-EtapaBelemPA . O Kit Cross conta com camisa dry fit, lanterna LED de cabeça, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave).
A prova terá largada às 19 horas, para um percurso de 6k. Os participantes do evento utilizam a estrutura das arenas como um verdadeiro playground. Os atletas correm nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno – superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor da arena/estádio.
Familiares, amigos, assim como o público em geral são bem-vindos para acompanhar a corrida. Das cadeiras do estádio, é possível ver os participantes dando a volta olímpica no gramado, assim como assistir à cerimônia de premiação.
O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
“Aproveite e garanta já sua inscrição para esse evento que proporciona a oportunidade de competir nas dependências do Mangueirão. É uma experiência inesquecível correr dentro de um estádio à noite. Esperamos todos lá no dia 12″, afirma o organizador Freddy Carvalho.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Belém tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo do Pará.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação
Esporte
Liga Esportiva NESCAU® reúne 2.500 pessoas para um dia de esporte e aprendizado em Salvador

Com a presença da medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Raíssa Machado e da bicampeã olímpica de vôlei Fabiana, maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil foi realizado no sábado (5), na AABB
Julho, 2025 – A cidade de Salvador recebeu a Liga Esportiva NESCAU® pela primeira vez no sábado (5). E foi uma estreia em grande estilo. O maior campeonato poliesportivo estudantil do país — e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar — recebeu 1.380 meninos e meninas de 7 a 17 anos na AABB, com atividades 100% gratuitas. No total, a Liga recebeu 2.500 pessoas e mais de 4.800 inscrições, isso porque cada participante pode realizar várias atividades no evento, que recebe ainda familiares, amigos e convidados dos jovens estudantes.
As modalidades na capital baiana foram futebol society, vôlei e judô — sendo esta última também oferecida em versão adaptada para PCDs. Nas oficinas, destaque para futmesa, twister e altinha; já nos desafios, as opções incluíram cornhole, chute ao gol e a clássica capoeira. Todas as oficinas e desafios também contaram com versões adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência.
Além das atividades, todas as pessoas que estiveram na AABB puderam conhecer a medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Raíssa Machado. Embaixadora da marca, ela esbanjou simpatia em Salvador ao interagir com a garotada e incentivá-la a se expressar, socializar e aprender por meio do esporte.
“É muito gratificante participar da Liga e estar dentro desse projeto incrível. NESCAU® é pioneira no Brasil não só em investir no esporte inclusivo, mas também permitir que a criança com deficiência se sinta normal. Isso é o mais importante e fico muito feliz em ser uma das atletas paralímpicas representando a marca. O esporte ensina, motiva e traz novas perspectivas. Acredito, inclusive, que futuros talentos podem surgir a partir da Liga”, disse Raíssa Machado.
Fabiana Claudino, bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira de Vôlei, também foi uma presença especial em Salvador. “Eu fico feliz demais de ter a oportunidade de ver as coisas de perto, eu sempre acompanhei a Liga NESCAU® até pelo sonho e o desejo de fazer um projeto pensando no esporte. Não tem como não se emocionar. A Liga traz oportunidade para as crianças e para as famílias, ou seja, é acessível para todo mundo praticar esporte, poder viver e experimentar, para saber o que quer para a vida e tentar pensar que isso pode até ser uma profissão. O esporte muda vidas, transforma todo mundo, dá oportunidades.”
O influenciador Pepê Barbosa (Opebarbosa) também esteve na AABB e contou ter participado de uma das primeiras edições da Liga quando tinha 13 anos e integrou o time de futsal de sua escola na etapa disputada na cidade de São Paulo. “É uma coisa que eu já vivi e é muito legal estar vivendo de novo. Foi uma experiência que marcou. Todo mundo tinha essa vontade de jogar a Liga NESCAU®. Você está na escola, você quer jogar, quer participar, quer estar junto. Então, foi uma experiência muito boa. Agora, estou voltando aqui para mais essa ação, que é muito legal, porque você incentiva muitos jovens por meio do esporte.”
A chegada da Liga a Salvador reforça o movimento de expansão para atender a todas as regiões do Brasil. Das 10 etapas da Liga em 2025, quatro têm a região Nordeste como palco. Antes da capital baiana, Fortaleza, São Luís e Maceió receberam a caravana esportiva de NESCAU®.
“Estamos todos muito felizes com a sétima etapa da Liga Esportiva NESCAU®, desta vez passando por Salvador. Foi nossa segunda vez na Bahia – ano passado estivemos em Feira de Santana – e em 2025 optamos pela capital para levar a mensagem positiva do esporte para ainda mais crianças. Recebemos 2.500 pessoas, sendo 1.380 meninos e meninas, além de influencers, nossa embaixadora Raíssa Machado e a bicampeã olímpica de vôlei Fabiana, para um dia lindo de atividade física. Também contamos com parceiros varejistas, cujo apoio ajuda a viabilizar nossos eventos”, disse Anamaria Monte, gerente de Experiência da Marca NESCAU®, lembrando que a próxima etapa será no Rio de Janeiro, dia 2 de agosto.
Parceria com varejistas locais amplia o impacto da Liga – A parceria com varejistas locais tem desempenhado um papel fundamental na viabilização e expansão do projeto em Salvador e outras regiões. Empresas como GB, Mercantil, Atakarejo, Hiperideal, Redemix e o Cliente Broker – Cesta do Povo direcionaram seus investimentos para mídias exclusivas, ambientação das lojas e ações promocionais voltadas para a Liga.
Esses investimentos indiretos permitiram a expansão de quatro etapas da Liga em 2025 e já impactaram mais de 500 mil consumidores com ativações realizadas dentro dos pontos de venda. Com isso, a marca NESCAU® e seus parceiros estreitam o vínculo com a comunidade local, criando uma rede de apoio e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes.
Sobre a Liga Esportiva NESCAU®
Um dos maiores campeonatos esportivos do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens de 7 a 17 anos com e sem deficiência em um só lugar, a Liga Esportiva NESCAU® é um evento que promove a diversidade e inclusão por meio da prática esportiva. Com uma grande variedade de esportes, o evento tem como intuito mostrar que existe um esporte para crianças e adolescentes chamarem de seu. Em 2025 o evento completou uma década de existência e fez sua estreia em todas as regiões do país. Ao todo, são mais de 70 mil crianças impactadas pelo propósito da Liga.
Sobre NESCAU®
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU® se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Foto: ZDL / Liga Esportiva NESCAU®
Informações à imprensa:
Nestlé – Agência Pub - nestle@agencia.pub