Esporte
Subidas serão destaque no L’Étape Brasil de Cunha

O L’Étape Brasil by Tour de France retorna em 7 de abril com sua etapa inaugural em Cunha (SP), destacando-se pelas desafiadoras subidas do percurso.
Os ciclistas enfrentarão distâncias de 110 km e 59 km, com altimetrias acumuladas de 2.870 metros e 1.300 metros, respectivamente.
Os melhores escaladores serão premiados no Desafio Rei e Rainha da Montanha, em um trecho entre os quilômetros 70 e 74. O diretor de prova, Fernando Cheles, ressalta a importância de treinos e autoconhecimento para enfrentar essa etapa.
O evento em Cunha prevê a participação de 1.200 atletas e tem sido marcado por subidas intermitentes e curvas desafiadoras.
”Sempre foi um desafio escalar ao topo, um pouco diferente do que é o comum. Muitos dos ciclistas costumam escolher montanhas longas, de 8 km até 20 km, normalmente muito mais constante no nível de inclinação, para bater os recordes. O Rei e Rainha da Montanha se dá num momento difícil que é por volta do quilômetro 70 de prova, onde os atletas já estão com uma altimetria pesada”, explicou Fernando Cheles, diretor de prova.
Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314.
O campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20.
”São montanhas de uma inclinação e uma intensidade bem mais alta do que o padrão. São mais curtas também, porém o tempo todo a montanha tem uma inclinação variável, então sobe muito duro, alivia um pouco e volta a ficar bem empinada. O ciclista tem que trocar de marcha, tem que mudar de posição e trabalhar potências diferentes, cadências diferentes”, completou Fernando Cheles.
Além disso, o L’Étape Brasil continua sua jornada em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro, proporcionando aos participantes uma experiência ciclística completa e segura.
Esporte
Academia do Bayer Leverkusen leva metodologia e estrutura alemã para jovens

Primeira unidade oficial no Brasil inicia atividades oficiais em 5 de julho, sob liderança de Paulo Sérgio.
A estrutura e a metodologia do futebol de base alemão chegaram oficialmente ao Brasil com a implantação da Bayer 04 Football Academy São Paulo, primeira academia da Bundesliga no país.
Instalada no campus da Bayer Brasil, na capital paulista, a unidade segue os padrões do Bayer Leverkusen e oferecerá treinamentos para até 300 crianças e jovens, de 5 a 15 anos, com início das atividades já neste semestre e inauguração oficial marcada para o dia 5 de julho.
Todos os treinadores da academia passaram por um programa de capacitação em Leverkusen e seguirão recebendo treinamentos regulares, com intercâmbio contínuo com a equipe técnica europeia.
O projeto é liderado por Paulo Sérgio, campeão mundial em 1994 com a seleção brasileira e ídolo do clube alemão, onde atuou entre 1993 e 1997.
“Queremos aplicar uma metodologia que vai além do campo. Trabalhamos cultura, comportamento e formação cidadã. É uma estrutura séria, com padrão exigido diretamente da Alemanha”, afirmou o jogador, que foi o terceiro brasileiro a chegar ao Bayer Leverkusen, depois de Tita e Jorginho.
Com aulas em campo reduzido e foco no desenvolvimento técnico e humano, a academia une a disciplina tática do futebol alemão à criatividade brasileira.
“O sub-8 na Alemanha joga em espaço menor para tocar mais na bola. A ideia é formar atletas com consciência de jogo, mas também formar pessoas”, explicou Paulo Sérgio. O projeto também prevê bolsas para jovens de baixa renda, parcerias com escolas da região metropolitana e ações sociais como clínicas esportivas, seminários para treinadores e eventos para torcedores acompanharem os jogos do Bayer 04 no Brasil.
Além de São Paulo (SP), o projeto tem previsão de expansão para outras cidades brasileiras. “Mapeamos o Brasil inteiro. A ideia é não polarizar, mas ter seriedade e comprometimento em cada unidade. Queremos que os profissionais conheçam a estrutura da Alemanha antes de começar a atuar aqui”, destacou o ex-jogador.
A Bayer 04 Football Academy será aberta para meninos e meninas e já conta com ações de integração com instituições de ensino, como ocorreu no Colégio Benjamin Constant, onde clínicas esportivas atenderam cerca de 500 crianças.
Além de modernos campos de treinamento, o complexo inclui gramado sintético, clube social, vestiários atualizados, piscina externa e academia equipada. Inicialmente, a unidade atenderá cerca de 100 participantes, com possibilidade de expansão para mais de 300 jovens.
Paulo Sérgio concedeu entrevistas online e presencial para um grupo de jornalistas brasileiros que pode ser utilizada para fins editoriais. A condução foi do jornalista Flávio Perez da On Board Sports.
Foto: @onboardsports360
Link da entrevista — https://youtu.be/LvkczYv82gk?si=wZR4fa7CU4UbJOrL
Para download clicar aqui
Siga o Bayer 04 Leverkusen em português:
Instagram: @bayer04_BR
Website: www.bayer04.de/pt-br
Canal de WhatsApp: Bayer 04 Leverkusen Brasil
————
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Beatriz Barbosa
jornalismo@onboardsports.net
+55 11 95636-4276
Esporte
Com a presença de Flávia Saraiva, Liga Esportiva NESCAU® reúne 3.535 pessoas para um dia de esporte e aprendizado em Curitiba

Maior competição estudantil e pioneira na inclusão de crianças com e sem deficiência, contou com crianças e jovens entre 7 e 17 anos na capital paranaense
Maio, 2025 – Com a medalhista olímpica Flávia Saraiva esbanjando simpatia, a Liga Esportiva NESCAU®, reuniu 1.862 crianças e jovens entre 7 e 17 anos, para um dia de esporte, aprendizado e inclusão na cidade de Curitiba, neste sábado (17). A etapa marcou a segunda vez da maior competição estudantil poliesportiva do Brasil na capital do estado, após a estreia no ano passado.
A AABB de Curitiba começou a receber as pessoas a partir das 9h. A Liga Esportiva NESCAU® recebeu 6.234 inscrições. Todas as crianças puderam escolher diversas atividades para participar, garantindo uma experiência mais rica e inclusiva. Entre eles, destaque para a participação de meninos e meninas com deficiência. O paradesporto recebeu 211 PCDs, o que representa 11,5% dos atletas. Computando também os familiares, amigos e professores, o evento contou com total de 3.535 pessoas.
A presença de Flávia Saraiva, medalhista olímpica e embaixadora da marca, agitou a garotada e retribuiu o carinho. “Eu já participo da Liga NESCAU há quase dez anos. Comecei em 2016 e agora estamos em 2025. Me sinto muito honrada em representar o esporte brasileiro, estar aqui com as crianças e motivar a todos, não só para o esporte de alto rendimento, mas também para a prática esportiva em geral. É isso que a Liga faz pelo Brasil, e isso é incrível. Me sinto honrada por estar em contato com as crianças. Curitiba é ainda mais especial, já que conta com um centro especializado em ginástica, o CEGIN. Foi mais uma experiência incrível que só a Liga pode proporcionar.”
Evento 100% gratuito, a etapa de Curitiba contou com 12 práticas esportivas. Entre as modalidades, destacam-se a ginástica artística, o basquete, o futebol society, o vôlei de praia, o judô e o judô adaptado. Nos desafios, as atividades incluem Twister, arremesso de três pontos e chute a gol. Já nas oficinas, foram oferecidas slackline, cornhole e futmesa. Todas as atividades dos desafios e oficinas também contaram com versões adaptadas.
Inclusão e projetos sociais – Julia Scharnoviski, da APAE Pinhais, fez questão de valorizar a possibilidade de ver as crianças com e sem deficiência compartilhando o mesmo espaço. “A inclusão que a Liga NESCAU proporciona é muito importante, especialmente para os meninos e meninas de instituições como a nossa. Embora elas tenham dificuldades, conseguem participar das atividades”, comentou, destacando o trabalho da instituição, que atende mais de 150 alunos com deficiência intelectual.
Meire da Silva Miranda, secretária da Associação Beneficente Projeto Nova Terra, contou que as crianças estavam ansiosas pela Liga. “Desde quando saiu a notícia pelo site, já estávamos conversando com eles. Como já participaram no ano passado e foi uma ótima experiência, claro que queriam repetir. Desta vez, além de trazer a garotada, conseguimos também envolver o pessoal do SESC, que é um de nossos apoiadores.”
Entre os participantes estavam Lindsay Kauane, de 14 anos, e Luan Correia, de 12 anos, que representam um papel especial na entidade a que estão vinculados, pois ocupam os cargos de prefeita e vice-prefeito na Associação Beneficente Projeto Nova Terra. A dupla exerce um “cargo eletivo” na entidade, que trabalha noções de cidadania cívica ao atribuir funções inspiradas no serviço público para os meninos e meninas de comunidades carentes da capital paranaense. “Foi bem legal, porque é muito bom organizar as crianças e mostrar que estamos formando uma nova geração que segue princípios e valores”, disse Lindsay.
“Nossa quinta etapa da Liga Esportiva NESCAU ocorreu hoje aqui em Curitiba, em um dia ensolarado. É nossa segunda vez na cidade e trouxemos múltiplas modalidades para que as crianças tenham um dia especial de esporte. Contamos com a presença da nossa embaixadora Flávia Saraiva, que fez a alegria de mais de 1.800 crianças, que puderam praticar basquete, judô, vôlei de praia e futebol society, além da ginástica artística, que ela fez questão de prestigiar. O saldo é extremamente positivo, inclusive nossos clientes também se engajaram e trouxeram muitas pessoas. Tudo isso nos motiva a continuar e expandir essas parcerias”, avaliou Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga Esportiva NESCAU®.
Ação com varejistas locais – Para ampliar a visibilidade local do evento, NESCAU® firmou parcerias com as redes de supermercados Condor, Mufatto, Festval e Jacomar. Os investimentos foram totalmente direcionados para mídias exclusivas, ambientações especiais e ativações nos pontos de venda.
Até este sábado (17), os supermercados contaram com uma Mini Liga, iniciativa que levou o basquete para mais perto dos consumidores e proporcionou uma experiência esportiva ampliada. Além disso, houve uma promoção exclusiva que permitiu aos clientes trocar suas compras por vouchers de experiências diferenciadas.
Para recarregar as energias, quem visitou os supermercados degustou produtos NESCAU®. Nas compras a partir de R$ 25 em produtos NESCAU®, o cliente ainda ganhou um copo personalizado e teve acesso a descontos especiais em diversos itens da marca.
Sobre NESCAU®
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU® se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Sobre a Nestlé
Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Nestlé segue inovando e reforçando seu compromisso com a nutrição, o bem-estar e a sustentabilidade. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no país, contando com 16 fábricas, 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers responsáveis por vendas, promoção e distribuição.
A companhia investe em programas que garantem qualidade nas cadeias produtivas de cacau, café e leite, promovendo práticas sustentáveis desde o campo até a mesa do consumidor. Além disso, aposta em iniciativas para reduzir o consumo de água e energia, minimizar emissões e desenvolver embalagens mais sustentáveis. Presente em 99% dos lares brasileiros, a Nestlé continua a impulsionar a inovação e o impacto positivo na sociedade.
Foto: Márcio Xavier / Liga Esportiva NESCAU®
Informações à imprensa
Nestlé – Agência Pub - nestle@agencia.pub
Assessoria de Imprensa Esportiva:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - F: 19 997912108
Esporte
Corinthians e Bahia vencem em rodada de clássicos pelo Brasileirão

A nona rodada do Campeonato Brasileiro reservou quatro clássicos para este domingo (18). Dois deles ocorreram à tarde, com festa das torcidas de Corinthians e Bahia. O Timão derrotou o Santos por 1 a 0, na Neo Química Arena. Já na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço superou o Vitória por 2 a 1, na edição 503 do Ba-Vi.
Em Salvador, o Bahia perdeu Jean Lucas aos quatro minutos, por acertar um soco nas costas do também volante Baralhas, do Vitória. Mesmo assim, foi o Esquadrão de Aço que abriu o placar. Aos 22, o atacante Erick Pulga completou para as redes, de cabeça, lançamento do meia Caio Alexandre.
Na segunda etapa, aos oito, Oswaldo cobrou falta e o também atacante Renato Kayzer igualou para o Vitória. Mas aos 20, na sequência de um bate-rebate na área, o volante Michel Araújo recolocou o Tricolor à frente. Cinco minutos depois, o Rubro-Negro ficou com dez em campo, com a expulsão do volante Pepê, dificultando ainda mais a reação.
O Bahia foi aos mesmos 15 pontos do Ceará e aguarda a sequência da rodada para saber se a termina entre os seis primeiros – o chamado “G6” -, o que o classificaria à Libertadores se o campeonato terminasse hoje. O Vitória, com nove pontos, é o último time fora da zona de rebaixamento do Brasileirão e não aparece entre os quatro piores da competição, no “Z4”, somente pelo saldo de gols.
Timão afunda Peixe
Em São Paulo, o Santos teve o domínio das ações no primeiro tempo do Clássico Alvinegro, mas não aproveitou. Na etapa final, aos 20 minutos, o volante José Martínez colocou na área e Yuri Alberto cabeceou. O goleiro Gabriel Brazão chegou a defender, mas o árbitro de vídeo identificou que a intervenção foi feita depois que a bola cruzou a linha, validando o gol do atacante corintiano e fazendo valer a chamada “lei do ex” – Yuri foi revelado pelo Peixe.
A missão santista ficou mais difícil aos 34, quando o lateral Gonzalo Escobar recebeu o segundo amarelo por reclamação e foi expulso. Seis minutos depois, Yuri Alberti foi lançado por Félix Torres, invadiu a área e finalizou na saída de Brazão, mandando para as redes. Seria o segundo do Corinthians, mas o árbitro Raphael Claus invalidou o lance ao checar no VAR que o zagueiro corintiano fez falta no atacante Deivid Washington na origem da jogada.
O Corinthians foi a 13 pontos, mantendo-se na meta de cima da tabela do Brasileirão. O Santos, com cinco pontos e seis derrotas em nove partidas, continua na 19ª e penúltima colocação. Se a competição terminasse hoje, o Peixe estaria rebaixado à Série B.
Tudo igual na Serra Gaúcha
Em outro jogo deste domingo à tarde, Juventude e Fluminense empataram por 1 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O meia Emerson Batalla marcou para os gaúchos e o volante Hércules igualou para os cariocas. Os donos da casa foram a oito pontos e permanecem na 18ª posição, no Z4. O Tricolor, com 14 pontos, foi ultrapassado pelo Bahia e saiu do G6 nesta rodada.
Clássicos no RJ e em MG
Mais dois clássicos estaduais dão sequência ao Brasileirão neste domingo. Às 18h30 (horário de Brasília), os cariocas Flamengo e Botafogo medem forças no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. Depois, às 20h30, o Cruzeiro recebe o Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte. É o primeiro jogo entre eles desde que o atacante Dudu, apesar da história construída na Raposa, trocou o clube que o revelou pelo Galo.
Vasco e São Paulo respiram
Após a vitória do Ceará sobre o Sport, que abriu a nona rodada do Brasileirão, dois jogos movimentaram a noite do último sábado (17). Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Vasco saiu da zona de rebaixamento ao fazer 3 a 0 no Fortaleza, em São Januário, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.
O triunfo mandaria o São Paulo para o Z4, mas como o Soberano bateu o Grêmio de virada, por 2 a 1, na capital paulista, os gaúchos acabaram entrando no grupo das quatro piores campanhas.
No Rio de Janeiro, o Vasco contou com a inspiração do artilheiro Pablo Vegetti, que balançou as redes duas vezes. O também atacante Nuno Moreira foi outro a marcar no triunfo sobre o Leão do Pici. Cariocas e cearenses somam os mesmos dez pontos, mas o Gigante da Colina tem uma vitória a mais e fica à frente no meio da tabela.
Mais tarde, no Morumbi, o atacante Alexander Aravena, em contra-ataque iniciado com um lançamento do meia Miguel Monsalve, abriu o placar para o Grêmio. O zagueiro Robert Arboleda, após cobrança de falta do lateral Enzo Díaz, deixou tudo igual. A virada veio em um pênalti do volante Camilo em Luciano, assinalado com participação do VAR. O também atacante André Silva bateu e decretou a vitória por 2 a 1, que levou São Paulo aos 12 pontos. O Grêmio está com nove.