Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Teatro RioMar Recife recebe espetáculo Amazing Tenors com clássicos da música mundial

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 21h, o Teatro RioMar Recife será palco de uma apresentação que promete emocionar e animar o público. O espetáculo Amazing Tenors apresenta seu novo show “World Classics” com os maiores sucessos da música mundial, em inglês, espanhol, italiano e francês.

Os três jovens Henrique Moretzsohn, Murilo Trajano e Paulo Paolillo são tenores já consolidados no cenário musical brasileiro, que encantam com seus timbres marcantes. Além disso, o espetáculo conta com uma orquestra que eleva a experiência do público.

O repertório conta com hits como “Feeling Good”, “Caruso”, “La Barca”, entre outros. A apresentação conta com a direção geral de Bruno Rizzo, que já assinou a direção de grandes espetáculos, e com a direção executiva de Daniela Schiarreta.

Os ingressos custam a partir de R$ 70 e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.

Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Garotas do Motion articula uma poesia animada contra a violência de gênero

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

O projeto reúne mulheres cis e pessoas trans da animação em uma produção coletiva lançada no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

 

São Paulo, 25 de novembro de 2025 – O Instituto Garotas do Motion (GDM) apresenta o resultado da collab ‘Poesia Animada contra a Violência de Gênero’, uma mobilização que usa a animação como ferramenta de denúncia, conscientização e transformação social. A iniciativa reuniu mulheres cis e pessoas trans do universo do motion e da animação em uma produção conjunta que reflete sobre o aumento da violência de gênero no país e o poder transformador das narrativas visuais.

A proposta, idealizada pela animadora Camila Kater e pela fundadora do Instituto, Cristianne Ly, surgiu em resposta aos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 e do Dossiê da ANTRA 2025 (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), que reforçam a urgência de ações simbólicas e educativas que promovam o respeito, a escuta ativa e a visibilidade de pessoas historicamente silenciadas. Diferente das campanhas tradicionais sobre o tema, que muitas vezes acabam reproduzindo a própria violência que pretendem denunciar, a collab propõe uma abordagem sensível e simbólica. 

Lançada no ‘Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres’ (25 de novembro), o resultado da iniciativa conta com 21 produções. O trailer está disponível no Youtube e no Instagram do GDM, onde é possível assistir aos curtas animados. Dentre os temas escolhidos e abordados pelas pessoas participantes, encontram-se: violência obstétrica, assédio sexual, amadurecimento do corpo, direitos reprodutivos, gênero fluido, transfobia, etc. 

“Acreditamos na animação como uma linguagem potente, capaz de sensibilizar e também denunciar. Esta collab é uma forma de transformar a arte em cuidado coletivo e em espaço de reflexão sobre o que vivemos e desejamos mudar. A iniciativa vai na contramão da representação violenta ou estereotipada das vítimas”, afirma Cristianne Ly, idealizadora do Garotas do Motion. 

A ação também reafirma o papel do GDM como um movimento que promove inclusão, diversidade e emancipação criativa, impulsionando uma nova geração de profissionais do motion e da animação comprometidas com a mudança social e cultural. 

 

“O trabalho do Garotas do Motion é pautado para trazer novas perspectivas e oportunidades para mulheres e pessoas trans no cenário audiovisual. Nascemos da urgência de mudança, do anseio por uma indústria mais inclusiva e diversificada. Como coletivo, queremos ser agentes da transformação, com a missão de incluir e impulsionar profissionais de talento que muitas vezes são subestimades”, finaliza Ly. 

 

Participaram da ‘Poesia Animada contra a Violência de Gênero’: 

Alice Martins Collaço, Amanda Pomar, Ana Carolina Grignet, Ary Suptitz, Camila Kater, Camila Santos, Clara Izar, Déborah Rodrigues, Dya de Souza Lima, Flávia Martucelli, Fiona Aman, Gabriela Greniuk Colossi, Gil Silva, Giovan Furco, Heloisa Lawanda, Joy Araújo, kael vitorelo, Lu Gandra, Luiza Couceiro Latorre, Marcela Navia, Mariana Passos, Marina Quintanilha, Mônica Moura, Patricia Camata, Pietra Napole, Thais Suguiyama, Victória Correa Silva, Yasmine Kato, Yandara de Moura.

 

Assista aos vídeos: 

 

Nas floriculturas do Imirim | Agudas | Corrente Invisível | Ruído Vermelho | Silêncio no olhar | Ruas e cicatrizes | Retrato público  | Sem acesso | Não escolha | Trajetória  | Já pode sair | Falha | Trans Kids Exist  | Sem título | Sou de todas as cores | O que murcha em nós | Unidas | Até a última semente | Brutal | Sou Grande | Mistortura 

 

Sobre o Garotas do Motion (GDM)

O Instituto Garotas do Motion é fruto de um projeto criativo com sete anos de trajetória. A proposta surgiu da necessidade de abordar a escassez de representatividade feminina e de pessoas trans nesse setor. O GDM é um agente de transformação estrutural, unindo prática profissional, educação e ativismo. Sua atuação vai além da rede de apoio, tornando-se um braço executivo que cria oportunidades, produz narrativas diversificadas e pressiona o mercado por equidade. Mantém a essência de acolhimento, com escala institucional e impacto mensurável.




Continue Lendo

Cultura

Linhares celebra ancestralidade no 7º Desfile da Realeza Africana

Publicado

em

Por

Gustavo Zan
Gustavo Zan

Uma celebração grandiosa da ancestralidade, da força e da beleza do povo negro acontece no dia 22 de novembro (sábado), em Linhares (ES), no Complexo Cultural e Esportivo do Palmital: o Desfile da Realeza Africana – Negro Sou. Em sua 7ª edição, o evento gratuito traz na programação oficina de culinária quilombola, intercâmbio afro com grupos artísticos e o desfile. É um rito de passagem, uma travessia poética que une passado, presente e futuro em uma só voz, ecoando a resistência e o orgulho de uma história que o tempo jamais apagará.

Idealizado pelo Instituto Negro Sou, o desfile é a culminância de um ano inteiro de ações culturais, educativas e de empoderamento, que tem como propósito promover o letramento racial, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Cada participante que pisa na passarela carrega o peso e a leveza de uma ancestralidade viva, resultado de formações de empoderamento, identidade, penteados afro e maquiagem, um processo de preparação que transforma o corpo em símbolo e o gesto em discurso.

“Existe toda uma preparação para que as pessoas que irão performar a realeza tenham letramento racial, estejam bem empoderadas e que reconheçam a força de sua identidade racial consigam levar todo esse conhecimento com ela para o dia do desfile e transmitir aos convidados. Os modelos participam de uma seleção, reuniões, formações presenciais, assinam termos de conduta, estudam e se preparam para performar figuras importantes da ancestralidade negra”, explica Ana Paula, criadora do projeto.

A abertura do evento ficará por conta do AfroSax do Miguel, que convida o público a uma experiência sensorial e espiritual por meio do som e da alma africana. Em seguida, o público será conduzido por um intercâmbio afro-cultural protagonizado pelo Grupo Quilombola Mirim de Povoação – Pequenas Raízes da Mamãe da Praia, e pela Banda de Congo ASMONELI, herdeira de uma tradição que pulsa no tambor e na memória coletiva.

Este ano, o desfile chega com novidades que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Além da figura inédita do rei destaque, que se une à rainha para simbolizar o equilíbrio e a força da realeza negra, o evento contará com acessibilidade para a comunidade surda e para pessoas com deficiência, com estrutura pensada para o acolhimento e participação de todos. As roupas e adornos serão assinados pelo designer Anderson Vianna, que transforma tecidos em narrativas e costura histórias de resistência com arte e afeto.

Nascido em 2018, a partir de um projeto desenvolvido pela professora Ana Paula, na Escola Integral Bartouvino Costa l, o “Negro Sou” se expandiu e tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação. O que começou como disciplina eletiva virou um movimento que envolve toda a comunidade linharense, promovendo o reencontro com a ancestralidade e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras.

O Desfile da Realeza Africana – Negro Sou é gratuito e aberto ao público. Mais do que um espetáculo, é uma celebração de pertencimento, identidade e amor-próprio. É o espelho onde a negritude se reconhece como potência, arte e herança. Um convite para que todos, de todas as cores e origens, se unam na mesma batida ancestral que ecoa do coração da África até o Espírito Santo!

A ficha técnica do evento reúne uma equipe comprometida com a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão em todas as suas formas. A realização é do Instituto Negro Sou, sob a presidência de Ana Paula, com direção geral da equipe do Instituto e figurinos assinados por Anderson Vianna. A produção é conduzida por uma equipe híbrida e diversa, formada por mulheres negras, pessoas cis, trans, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso do projeto com a representatividade, a diversidade e a força coletiva.

Programação

 

16h30 às 18h30: Oficina de culinária quilombola (inscrição no local)

18h30 às 19h30: Intercâmbio afro

Desfile: 19h30

Serviço
Desfile da Realeza Africana – Negro Sou
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Ingresso: Gratuito
Local: Complexo Cultural e Esportivo do Palmital
Endereço: Av. Roberto Marinho, s/nº – Palmital – Linhares/ES
Classificação: Livre

Continue Lendo

Cultura

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Publicado

em

Crédito fotográfico Dario Zalis
Crédito fotográfico Dario Zalis

Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.

A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.  

O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.

O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia
Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia

Serviço:

Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/alexrochaonbass
https://www.instagram.com/ticodemoraes
https://www.instagram.com/francionirenan
https://www.instagram.com/xandefigueiredobaterista
https://www.instagram.com/arimateatrp
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção: Luciana Moisakis 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Continue Lendo