Agronegócio
Tendências do aprendizado brasileiro 2024 e habilidades essenciais para 2025: Brasil está entre os 10 Melhores do Mundo em Matrículas GenAI
As matrículas GenAI aumentam 4X com uma matrícula a cada minuto
As matrículas GenAI aumentam 4X com uma matrícula a cada minuto
Coursera, Inc. (NYSE: COUR), uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, revelou suas tendências anuais de alunos para o Brasil, com base em insights de mais de 27 milhões de alunos registrados. Este ano, o Brasil está em 9º lugar globalmente no número total de alunos na Coursera, destacando a ambição e o comprometimento dos alunos brasileiros em aprimorar suas habilidades e permanecer competitivos em uma força de trabalho global em rápida evolução. Duas tendências principais surgiram em 2024: uma demanda sem precedentes por aprendizagem GenAI e uma preferência crescente por conteúdo específico para a função para se preparar para empregos específicos.
De acordo com o relatório da Oliver Wyman “How Generative AI is Transforming Business and Society¨, 83% dos brasileiros querem treinamento em IA, destacando a necessidade urgente dos empregadores fornecerem oportunidades relevantes de desenvolvimento profissional. Essa urgência é aumentada pelo fato de que a aquisição de habilidades em IA se tornou uma das principais prioridades de contratação para os líderes brasileiros. 71% dos líderes declararam que prefeririam contratar um candidato menos experiente com habilidades em IA do que um candidato mais experiente, destacando o quão essenciais essas habilidades estão se tornando para profissionais de todos os setores.
Em 2024, as inscrições no Coursera GenAI no Brasil quadruplicaram, totalizando 67.000 até o momento — a 9ª maior do mundo e à frente da Espanha. Em média, 6 alunos se inscreveram no conteúdo GenAI a cada minuto — um salto impressionante de uma inscrição a cada três minutos em 2023. Embora os cursos básicos do GenAI tenham permanecido populares, o foco mudou para a aplicação do GenAI no trabalho, sinalizando um interesse maduro em aplicações práticas da tecnologia. No Brasil, 81% dos trabalhadores usam IA em suas tarefas diárias.
Além da IA, os alunos brasileiros buscaram cursos como Inglês para desenvolvimento de carreira, Introdução à Ciência da Computação com Python, Google AI Essentials e Marketing Digital, ressaltando a importância de habilidades versáteis no mercado de trabalho dinâmico de hoje. Certificados profissionais de nível básico, que não exigem experiência prévia ou diploma universitário, também tiveram um aumento na demanda em 2024, incluindo Cibersegurança do Google, Google Data Analytics, Google Project Management, Suporte em TI do Google, Google Cybersecurity e Microsoft Power BI Data Analyst, classificados entre os melhores no Brasil.
“Em 2024, os alunos brasileiros tomaram medidas assertivas para se preparar para o futuro do trabalho, priorizando habilidades em GenAI e outras áreas críticas para permanecer à frente. Seus sucessos de aprendizagem, surgindo em meio aos desafios da disrupção do GenAI, demonstram sua adaptabilidade, resiliência e comprometimento em se destacar em um mercado de trabalho global”, disse Christian Hernandez, Head of Latin America Coursera Enterprise. “À medida que olhamos para 2025, o impulso global para a alfabetização em IA só se intensificará, e estamos comprometidos em apoiar os alunos brasileiros com educação acessível e relevante para o trabalho para prosperar em um mundo movido a IA.”
Insights preliminares do Relatório de habilidades 2025 da Coursera, que captura tendências de alunos entre alunos que vêm para a Coursera por meio de programas de aprendizagem governamentais, universitários ou corporativos, indicam que os esforços dos alunos das empresas brasileiras se alinham estreitamente com tendências mais amplas de alunos. As habilidades OpenAI e GenAI foram as mais procuradas pelos alunos brasileiros, seguidas por Marketing e Email Marketing, Estratégia e Planejamento de Mídia, Gestão de Redes e Sistemas, Gestão de Publicidade e Campanhas e Engajamento e Retenção de Clientes, enfatizando os esforços que estão sendo feitos para construir locais de trabalho resilientes e prontos para o futuro. Essas descobertas destacam a crescente sinergia entre iniciativas de qualificação impulsionadas por instituições brasileiras e os requisitos globais da força de trabalho. O próximo relatório revelará as habilidades de trabalho de crescimento mais rápido para 2025, extraídas de insights baseados nos hábitos de aprendizagem de alunos Enterprise no Coursera.
Dez cursos mais populares no Brasil em 2024:
- Inglês para Desenvolvimento de Carreira pela Universidade da Pensilvânia
- Introdução à Ciência da Computação com Python pela Universidade de São Paulo
- Fundamentos de IA do Google do Google
- Aspectos básicos: Dados, dados, em todas as partes do Google
- Introdução ao Controle de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- Marketing Digital pela Universidade de São Paulo
- Fundamentos do gerenciamento de projetos do Google
- Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos especializados (em Português) [Learning How to Learn] by Deep Teaching Solutions
- Fundamentos de segurança cibernética do Google
- Fundamentos: dados, dados, em todos os lugares by Google
Dez cursos de GenAI mais populares no Brasil em 2024:
- Google AI Essentials do Google
- Generative AI para todos da DeepLearning.AI
- Introdução à Generative AI do Google Cloud
- Generative AI com Large Language Models da DeepLearning.AI
- Generative AI com Large Language Models da Amazon Web Services
- Prompt Engineering para ChatGPT da Vanderbilt University
- Generative AI: Introdução e aplicações da IBM
- GenAI para executivos e líderes empresariais: uma introdução da IBM
- Generative AI: Prompt Engineering Basics da IBM
- ChatGPT Prompt Engineering para desenvolvedores da DeepLearning.AI
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. Agora é uma das maiores plataformas de aprendizado online do mundo, com 162 milhões de alunos registrados em 30 de setembro de 2024. A Coursera faz parceria com mais de 350 universidades e parceiros da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos guiados e bacharelados e mestrados. Instituições ao redor do mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e alunos em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma corporação de benefício público de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.
Agronegócio
Stéfanno Dias revisita o clássico “Essência da Adoração” com participação de Tawane Ricelly
O cantor e compositor mineiro Stéfanno Dias acaba de lançar sua versão de “Essência da Adoração”, um dos clássicos mais conhecidos do britânico Matthew James Redman, mundialmente interpretado por nomes como Michael W. Smith e David Quinlan. O single chegou às plataformas digitais no dia 20 de novembro, pelo selo The Bow. O artista vem se consolidando como uma das vozes mais expressivas e autênticas da música cristã contemporânea. Ouça aqui: https://www.thebow.ink/EssenciaDaAdoracao
Com arranjos modernos e uma interpretação intensa, Stéfanno traz para a faixa uma leitura pessoal, mantendo viva a essência da mensagem original, o retorno à pureza da fé e à verdadeira entrega espiritual. “Essa canção sempre fez parte da minha história. Ela fala sobre adoração genuína, sem distrações ou aparências, e convida a uma reflexão profunda sobre o que realmente importa”, explica o cantor.
Uma produção de excelência e conexões inspiradoras
O single conta com a participação especial da cantora Tawane Ricelly, voz marcante e presença de palco que complementam perfeitamente a emoção da música. A produção musical leva a assinatura de Ruan, que conseguiu equilibrar técnica, atmosfera e espiritualidade em uma sonoridade moderna e congregacional.
O videoclipe de “Essência da Adoração” reforça o compromisso do artista com a excelência audiovisual. Dirigido por Arno Spier, o vídeo contou com fotografia de Raquel Dias e uma equipe técnica composta por Denerson, Abraão, Kisten, Teilor, Hudson, Edy e Neylla, responsáveis por luzes, cenário e efeitos visuais que criam uma experiência imersiva e tocante. O resultado é um registro visual que amplifica a emoção e a mensagem central da canção.
Para Stéfanno, essa produção é fruto de união e propósito: “Nada disso seria possível sozinho. Cada pessoa envolvida nesse projeto é parte essencial de um sonho que está sendo realizado. Quando existe disposição e entrega verdadeira, o resultado é algo que toca o coração.”
Confira o videoclipe:
Uma jornada marcada por fé, talento e consistência
Natural de Abaeté (MG), Stéfanno Dias cresceu em um lar musical e de fé. Filho de pastor e ministra de louvor, aprendeu desde cedo o valor da arte como expressão espiritual. Em 2013, lançou seu primeiro CD, “Andarei na Tua Presença”, que ultrapassou a marca de 1 milhão de plays, projetando o artista nacionalmente e rendendo convites para programas como “Nunca é Tarde”, da Rede Super.
Dois anos depois, o sucesso se repetiu com o álbum “Deus Vivo”, produzido pelo mesmo produtor, responsável por trabalhos de César Menotti & Fabiano e Eduardo Costa. O projeto ampliou sua presença nos principais veículos de mídia, como TV RIT, Rádio Record e Rádio Globo, consolidando sua reputação como um artista de técnica apurada e conteúdo inspirador.
Em 2024, acompanhando as transformações do mercado musical, Stéfanno firmou contrato com o selo digital Nova Fase Music, que distribuiu suas músicas nas principais plataformas de streaming. Siga Stéfanno Dias nas redes sociais:
Siga o cantor Stéfanno Dias no Instagram:
https://www.instagram.com/stefanno.dias/
Agronegócio
Gael Vicci convida Bruno Gadiol para “Amor Proibido” e apresenta EP de estreia
Gael Vicci saiu da primeira temporada do “Estrela da Casa”, na Globo, pronto para brilhar e inaugurar sua carreira. Após se introduzir ao mundo com “Ping Pong”, o cantor apresenta o seu EP de estreia trazendo uma versatilidade musical: “VICCI” chegou às 00h desta sexta-feira (21) em todos os apps ao lado do single “Amor Proibido”, com a parceria do músico Bruno Gadiol.
Com produção do Los Brasileros, trio vencedor do Grammy ao lado de Karol G e indicados a edição latina de 2025 ao lado de Marina Sena e Carol Biazin, e de SARTØR – produtora de “Carta de VenusNetuno” de DAY LIMNS – na faixa foco do projeto, a novidade marca um início promissor na carreira do músico:
“Esse é o meu primeiro EP pós reality e o primeiro da minha carreira artística. Sempre fui muito eclético e queria um trabalho que mostrasse exatamente isso, e acredito que com ‘VICCI’ eu mostro isto: diferentes estilos, mas sem perder a pegada do Pop que é como me entendo. Me apeguei muito durante o processo, e hoje, tendo todas elas lançadas, eu digo que tenho um projeto lindo, produzido com muito carinho, muita dedicação e amor, que tem a minha cara! Ele carrega o meu nome e me mostra quem sou como artista”, pontua o músico.
Parcerias de peso e vários lados de um artista
Além das já lançadas “Don, Don, Don Porradão” com MC Mayarah e “Bota a Boca”, ao lado de Traemme, Gael completa seu EP de estreia com três novas faixas e com uma pegada diferente em cada uma delas. Por exemplo, ao lado de Bruno Gadiol, Gael canta em “Amor Proibido” sobre aquela paixão que só não aconteceu ainda por uma falta de incentivo ou de atitude de uma das partes, porém “no sigilo”, ela acontece e é isso que traz uma química especial. A canção receberá um visualizer.
Em “802”, ele conta com a participação da cantora e compositora indicada ao Grammy Latino por sua contribuição a discografia de Luísa Sonza e IZA, a carioca KING Saints. Unindo a atitude dele e a acidez dela, os dois cantam sobre aquela pegação marcante que aconteceu e deixou até mesmo o número do apartamento gravado na memória. A faixa já tem um videoclipe gravado e traz uma estética retrô, sem deixar de lado a pegada funk.
“Com o Bruno, trouxemos muita sensualidade e um som muito pop. Acredito que seja o meu ponto de amadurecimento nesse EP e meu ponto de virada dentro desse projeto. Com a KING, a faixa já nasceu icônica: tirei essa música de uma história muito engraçada e a transformei numa música dançante e carregada de energia carioca, acho que ela foi feita para os fones de ouvidos e caixas de som da galera”, revela Gael.
Gael finaliza com “Irreal” e mostra sua vulnerabilidade na faixa escrita no reality show da Globo, que também ganhará um clipe para chamar de seu. Ele trouxe uma experiência pessoal para sua “canetada”: transformou uma saudade e uma paixão da época em uma canção de declaração de amor secreta, já que ele não compartilhou seus reais sentimentos à pessoa.
“Trazer essa música como faixa bônus do meu primeiro EP pós reality, é muito especial por esses dois motivos, homenagear minha passagem pelo programa e também homenagear uma pessoa muito importante que passou pela minha vida e só me fez bem”, finaliza o cantor.
Gael, agora, mergulha nessa nova fase e promete agitar o cenário pop com a sua presença, preparando novidades para o próximo ano e trazendo mais de suas facetas a cada canção que apresenta ao mundo. Agora que ele “ligou o motor” é hora de “acelerar”!
Sobre Gael Vicci
Natural de Cachoeiras de Macacu (RJ), o cantor e ator Gael Vicci foi um dos destaques da primeira temporada de “Estrela da Casa” (TV Globo). Além de diversos desafios no reality, foi eleito ‘Hitmaker’ por três vezes. Enfrentou conflitos na convivência e recebeu apoio do cantor Belo. Finalizou sua participação em 5º lugar. Gael, que começou cantando em cultos aos 7 anos e hoje vive em São Paulo, lançou o show Gael Vicci In Concert, prestigiado por ex-colegas, após a participação no programa. E agora o músico se prepara para mais lançamentos ao longo de 2025.
Agronegócio
Instituto AnnÁfrica inspira protagonismo negro e feminino no Mês da Consciência Negra
Em novembro, mês da Consciência Negra (20/11) e do Empreendedorismo Feminino (21/11), o Instituto AnnÁfrica celebra a força das mulheres negras que fazem da beleza uma forma de resistência, expressão e transformação social. Criado há 14 anos por Ana Paula Gonçalves, especialista em cabelos crespos e trançados, o Instituto se consolidou como um espaço de aprendizado, empoderamento e reconstrução de identidades, um verdadeiro símbolo do poder da ancestralidade em movimento.
De um pequeno quintal na Vila Ipiranga, no Fonseca, em Niterói, nasceu um projeto que hoje é referência na formação de profissionais da beleza afro-brasileira. Com sede no Centro da cidade, o Instituto AnnÁfrica oferece cursos, mentorias e experiências que unem técnica, cultura e propósito, contribuindo para a autonomia financeira e o fortalecimento da autoestima de centenas de mulheres.
Para Ana Paula, conhecida como AnnÁfrica, empreender sempre foi um ato de fé e resistência.
“Comecei com as tranças como uma forma de sustentar meu filho e me reconectar com quem eu sou. Hoje, cada mulher que passa pelo Instituto carrega uma parte dessa história. Acredito que a beleza pode ser um instrumento de libertação — e o conhecimento, nossa principal herança”, afirma a fundadora e CEO do Instituto.
Mais do que um negócio, o AnnÁfrica é um movimento de valorização da beleza negra e do empreendedorismo feminino, que reafirma o lugar das mulheres negras como criadoras, líderes e agentes de mudança. O Instituto promove um modelo de desenvolvimento que combina autonomia econômica e pertencimento cultural, estimulando que mais pessoas invistam em negócios com propósito e identidade.
Neste mês simbólico, o Instituto reforça a importância de apoiar o empreendedorismo negro e feminino, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e diversa.
“O Instituto AnnÁfrica nasceu pequeno, mas com um propósito gigante: mostrar que a beleza afro é poder, elegância e identidade. Nossa missão é seguir abrindo caminhos, formando profissionais e inspirando outras mulheres a acreditarem em si mesmas”, completa Ana Paula.
Com planos de expansão, o Instituto busca novas parcerias e patrocínios para levar seus cursos e projetos a outras regiões do estado, ampliando o impacto positivo da formação afrocentrada e do empreendedorismo com propósito.
Sobre Ana Paula Gonçalves
Formada em Comunicação Social e especialista em estética afro, Ana Paula Gonçalves iniciou sua jornada nas tranças após o nascimento do filho, um bebê prematuro extremo. Transformou uma necessidade em missão: promover autoestima, identidade e autonomia financeira por meio da valorização da cultura afro-brasileira e do protagonismo feminino negro.



