Teatro
Tom Cavalcante traz seu humor e talento únicos para show no Teatro RioMar Recife nesta sexta-feira

O Show do Tom Cavalcante desembarca no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, nesta sexta-feira, dia 1º de novembro. A apresentação, que está rodando pelas principais capitais do Brasil com plateias lotadas, será às 21h.
O espetáculo adiciona ao humor e talento únicos do artista uma inédita produção em apresentações desse gênero. No palco, Tom canta suas perfeitas imitações de grandes nomes da música, entre outras surpresas.
Cada apresentação tem seus diferenciais únicos, pois Tom trabalha suas crônicas e piadas em cima das atualidades do Brasil e do mundo, com uma boa dose de improviso, que ele domina tão bem. As observações do comportamento humano e o olhar atento sobre a política do país somam-se às hilariantes imitações de personalidades da televisão e aos personagens originais do humorista, como o hilário João Canabrava, o velho contador de causos Sr. Venâncio e a petulante doméstica Jarilene.
Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Teatro
Espetáculo Tarântula Transita será apresentado dias 30 e 31/08 em São Paulo

Uma fábula sobre sonhos onde quatro amigas passam por adversidades e conflitos e, para chegar na tão sonhada ascensão que desejam, precisarão da ajuda do público. Assim é o espetáculo Tarântula Transita, idealizado pela artista circense Vulcanica Pokaropa, que será apresentado nos dias 30 e 31 de agosto, às 16h, no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo. A entrada é gratuita.
Para levar o público para um universo lúdico, a história é contada de forma bem humorada, utilizando bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos. A narrativa do espetáculo é inspirada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, ocorrida no final da ditadura militar no Brasil. A história tensiona essa realidade do passado que ainda se faz tão presente.
Com duração de 50 minutos e classificação indicativa livre, o Projeto Tarântula Transita terá nessa circulação o total de 10 apresentações em teatros na cidade de São Paulo, 4 oficinas ‘Iniciação ao Bambolê’ e um minicurso sobre ‘Humor e Dissidência’, ambas ministradas por Vulcanica Pokaropa. Na apresentação no dia 31 terá acessibilidade em LIBRAS.
Também será exibido o documentário “Circo em Transição”, seguido de roda de conversa com Cia Fundo Mundo. Todos eventos são gratuitos. Acompanhe a programação nas redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
Para Vulcanica Pokaropa, a expectativa é levar a circulação Tarântula Transita para públicos diversos. “Especialmente para aqueles que não têm acesso ao meu trabalho ou que ainda não conhecem. Acho importante essa troca, assim como criar redes, conhecer os teatros, outros artistas que participarão dos processos formativos e rodas de conversas e também as pessoas que não são artistas, mas que têm interesse. Quero criar esse diálogo com as pessoas”, pontua.
A circulação Tarântula Transita é realizada pela Lui Castanho Produções Artísticas e por Vulcanica Pokaropa e foi contemplada pelo 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Espetáculo Tarântula Transita com Vulcania Pokaropa
Datas:
-Sábado (30)
-Domingo (31) com acessibilidade em LIBRAS
Horário: 16 horas
Local: Teatro Paulo Eiró, v. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo
Entrada Gratuita
Informações: Redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
Conheça os realizadores:
Vulcanica Pokaropa: Performer, poeta, artista visual, produtora cultural. Travesti formada em Fotografia, Mestra em teatro pela UDESC, Doutoranda em Artes Cênicas pela UNESP. Sua pesquisa aborda a presença de pessoas Trans nas artes do corpo. Integra a Cia. Fundo Mundo de Circo.
Lui Castanho: Circense e produtor cultural. Graduação em Produção Cultural (Belas Artes/SP), formado em Técnico de Atuação na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Membro-fundador da Cia. Fundo Mundo, grupo de circo formado por pessoas trans. Realizador do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+ desde 2019 e Coordenador Artístico da 23ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo.
Ficha Técnica do projeto:
Realização: Lui Castanho Produções Artísticas e Vulcanica Pokaropa
Direção de Produção e Produção Executiva: Lui Castanho
Identidade Visual e Ilustração: Marcos Fellipe
Fotografia e Redes Sociais: Danny Voir
Registo audiovisual e teaser: CircoLab
Assessoria de Imprensa: EBF Comunicação
Acessibilidade em LIBRAS: Coragem Criativa
Consultoria em LIBRAS: Yanna Porcino
Ficha Técnica do espetáculo:
Concepção e Atuação: Vulcanica Pokaropa
Direção: Cibele Mateus.
Criação Dramatúrgica: Cibele Mateus, Vulcanica Pokaropa
Dramaturgia Textual: Vulcanica Pokaropa
Provocação em comicidade: Karla Concá
Sonoplastia: Caê Coragem
Produção mix e master: Quixote 027
Figurinos e Adereços: Bioncinha do Brasil, Vulcanica Pokaropa, Nana Simões.
Cenário: Bioncinha do Brasil, Igor Costacurta, Marcos Ferreira, Vulcanica Pokaropa
Direção de arte: Vulcanica Pokaropa
Produção do espetáculo: Vulcanica Pokaropa
Colaboração Cênica: Fagner Saraiva, Noam Scapin, Lui Castanho
Desenho de Luz: Luz Lopes
Operação de Luz: Nero Heike
Operação de Som: Isadosky
Teatro
Teatro RioMar Recife recebe “As Aventuras de Mike – O Hotel Assombrado” neste domingo

O Teatro RioMar Recife recebe, neste domingo, dia 24 de agosto, uma aventura hilária e cheia de mistério com Mike, Priminha Irritante, Bebê, Robson e toda a turma. Em “O Hotel Assombrado”, a família decide aproveitar uma promoção irresistível e passa uns dias em um hotel que – segundo a Inteligência Artificial da Priminha – é habitado por fantasmas.
A partir daí, começa uma jornada cheia de confusões, sustos divertidos, personagens malucos, músicas originais, mágica (ou quase!), participações interativas do público e muitas gargalhadas.
Entre os destaques da peça estão a participação ativa da plateia na escolha do final, humor leve e inteligente para toda a família, músicas inéditas e coreografias que prometem colocar o público para cantar junto e um show visual com vídeos no telão, luzes e efeitos especiais.
Será que o hotel é mesmo assombrado? Quem é o fantasma misterioso? E será que a Priminha Irritante vai conseguir provar que tem razão? Descubra tudo isso em “As Aventuras de Mike – O Hotel Assombrado!” – uma comédia teatral para todas as idades, com aquele jeitinho inconfundível de Dearo e Manu.
Serão duas apresentações, às 11h e às 16h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife. Os ingressos custam a partir de R$ 80 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do teatro (www.teatroriomarrecife.com.br).
Teatro
Espetáculo “Antes que me contem outras histórias” une teatro, dança e ancestralidade em temporada no Rio

Montagem da Cia Teatral Sonharteiros estreia dia 14 de agosto no Teatro Correios Léa Garcia, com sessões até o dia 30. O projeto também oferece oficinas gratuitas de danças populares de matriz africana
Governo Federal, Ministério da Cultura,
Governo do Estado do Rio de Janeiro,
Secretaria de Estado de Cultura e
Economia Criativa do Rio de Janeiro,
através da Política Nacional Aldir Blanc,
apresentam o espetáculo “Antes que me contem outras histórias”, que chega aos palcos cariocas no dia 14 de agosto, propondo uma imersão poética e política nas memórias e resistências dos povos africanos em diáspora. A temporada acontece no Teatro Correios Léa Garcia, no Centro do Rio, com sessões de quinta a sábado, sempre às 19h, até o dia 30 de agosto.
A obra é uma criação da Cia Teatral Sonharteiros e parte do desejo de resgatar e revisitar as narrativas afro-brasileiras que foram silenciadas ou distorcidas pela colonização. Com direção de movimento de Aedda Mafalda e direção de encenação de Cridemar Aquino, o espetáculo entrelaça teatro, dança e ancestralidade para propor uma reflexão sensível e contundente sobre identidade, pertencimento, racismo estrutural e memória coletiva.
“O convite veio para mim de uma forma muito afetuosa pela atriz e fundadora da Cia Teatral Sonharteiros, Graciana Valladares. Ela me perguntou se queria participar do processo criativo da sua companhia de teatro e que o espetáculo iria falar sobre ancestralidade preta e território, eu disse pra ela na hora: ‘tô dentro’. Usar a minha experiência de mais de 27 anos de carreira para criar uma espetáculo que fala sobre tantas coisas importantes na nossa sociedade, como o racismo ambiental, me deixa profundamente motivado a continuar seguindo em frente. Viva a arte que tem o poder de fazer refletir o seu próprio tempo “, ressalta Cridemar Aquino, ator vencedor do Prêmio Shell e que interpretou recentemente o personagem Sebastião na novela líder de audiência da Rede Globo “Garota do Momento”.
No centro da narrativa está a água, símbolo de travessia, esperança, saudade e resistência. É a partir dela que os corpos em cena — carregados de histórias e vivências — se movem, dançam, resistem e sonham. Com forte apelo visual e corporal, a montagem propõe um movimento de Sankofa, conceito africano que convida a olhar para o passado como caminho de reconstrução do futuro.
“Antes que nos contem outras histórias, escolhemos contar as nossas — as dos nossos, das nossas. Com laços de ancestralidade nasce desse desejo: celebrar quem veio antes, lembrar que nossos passos vêm de longe. É uma honra construir um espetáculo que fala de nós, feito por nós”, diz Graciana Valladares, atriz e fundadora da Cia Teatral Sonharteiros.
Além da temporada, o projeto realiza três oficinas de danças populares afro-brasileiras, como forma de compartilhamento de saberes tradicionais e valorização das expressões culturais negras. A ação é voltada especialmente para jovens, educadores e integrantes da comunidade, promovendo trocas intergeracionais e fortalecendo a conexão entre arte, educação e cidadania.
“Antes que me contem outras histórias” também se alinha à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para uma educação antirracista e plural.
Serviço
Espetáculo “Antes que me contem outras histórias”
Temporada: 14 a 30 de agosto de 2025
De quinta a sábado, sempre às 19h
Teatro Correios Léa Garcia – Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$15,00 ( meia entrada)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Oficinas:
Não tem inscrição. Chegar 1 hora antes
Título: Oficina de Danças Populares com Aedda Mafalda
Participação Anderson Vilmar
Informações: 23 de agosto – Sábado às 10h na Casa da Aruanda (Rua Maria Lopes, nº 155 – Madureira)
Oficina gratuita, vagas limitadas
Informações: 30 de agosto – Sábado às 14h no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro)
Oficina gratuita, vagas limitadas
Ficha técnica:
Idealização e dramaturgia: Cia Teatral Sonharteiros
Direção: Cridemar Aquino
Direção de Movimento: Aedda Mafalda
Pesquisa Histórica: Tatiana Henrique
Direção Musical: Thayan Ribeiro
Intérpretes-criadores: Bárbara Vila Nova, Graciana Valladares, Lucciana Laura, Marcos Paulo Oliveira, Thayan Ribeiro e Wesley Cabral.
Atriz convidada (voz em off): Eve Penha
Figurino: Ricardo Rocha
Cenografia: Cachalote Mattos
Iluminação: Hebert Said e Júnio Nascimento
Operador de Luz: Júnio Nascimento
Operador de som: Nitai
Direção de Produção: Luiz Felipe Machado
Produção Executiva: Gabriela Estolano
Coordenação Artística Geral: Graciana Valladares
Assessoria de Imprensa: Isabel Ludgero e Analu Freire
Videos: Yuri Mendes
Fotografia: Josélia Frasão
Identidade visual: VB Digital – Diogo Nasi
Gestão de Mídias Sociais: Yuri Mendes
Realização: Cia Teatral Sonharteiros
Apoio: Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Casa de Aruanda e Espaço Mistura Gente