Entretenimento
Tradicional Feira de Artes da Vila Madalena acontece dia 25 de Agosto

Evento gratuito contará com mais de 300 expositores de artesanato, gastronomia, Ruas das Crianças, dos Veganos e de Brechós, palcos com muitas apresentações musicais
Preparem-se. Dia 25 de Agosto (domingo), a partir das 9h até às 19h, acontece a tradicional Feira de Artes da Vila Madalena entre as ruas Fradique Coutinho, Wizard, Fidalga, Morato Coelho e Aspicuelta.
Realizada há 47 anos, nesta edição o evento contará com uma extensa programação variada: ruas das Crianças, dos Veganos e do Brechó, 4 palcos espalhados pelas ruas da Vila Madalena com atrações variadas, como: Filipe Toca, Enok Virgulino, Filosofia Reggae, Bicho de Pé, entre outros artistas e mais de 300 expositores apresentando o melhor do artesanato autoral e comidinhas para todos os gostos.
“Estou muito orgulhosa desta próxima edição com muitas atrações para entreter toda a família. Nós, do Centro Cultural da Vila Madalena, que organizamos a Feira de Artes da Vila Madalena, que integra o Calendário Oficial da Cidade de São Paulo e considerada uma das precursoras das feiras de artesanato de rua da cidade de São Paulo”, enfatizou Vângela Velozo.
Aos apaixonados em saborear novos sabores, os destaques são as comidas gregas do Mediterrâneo, como Gyros é um sanduíche de pão pita e recheio com cebola roxa, hortelã e uma camada generosa de molho tzatziki – um clássico da gastronomia grega à base de iogurte, com ou sem proteína); a Bureka é uma massa folhada crocante recheada de diversos sabores); Pastitso, massa assada com carne moída e molho béchamel); Gemista, um famoso prato feito com vegetais recheados.
Vale ressaltar também a presença da gastronomia alemã com seu joelho de porco, sanduíches de salsichão e joelho de porco; os lanches uruguaios como o Choripan e o Burguer One. Além da gastronomia brasileira com acarajé, espetinhos e pastéis variados.
Para o público vegano e curiosos em consumir produtos sem ingredientes e não testados em animais, podem degustar de muitos quitutes como o churrasco grego de jaca, queijos vegetais, salgados, hambúrgueres, tortas de morango, paçoca, limão siciliano com ganache, bolos, doces, pães e sucos naturais. Outro destaque é a comida Congolesa, como o fufu (polenta africana); Ngombe (nhoque de banana da terra servido no molho shimeji e tomate fresco), entre outras opções.
ARTESANATO
Com mais de 300 expositores de pequenos negócios estarão mostrando toda a sua arte criativa e autoral. Na Rua Vegana, os visitantes encontrarão artigos de moda sustentável, acessórios, artesanato, cosméticos e cuidados corporais apresentando um estilo de vida baseado na ética e respeito aos animais e ao planeta.
RUA DAS CRIANÇAS
Para distrair a criançada, a Feira de Artes da Vila Madalena oferece a rua das crianças, aonde o Colégio Oswald de Andrade, presente há mais de 40 anos na Vila Madalena, conduzirá gratuitamente a Oficina de Jardinagem, onde os participantes terão a oportunidade de replantar mudas, receber orientação de como cuidar e levar seu vasinho para casa.
ATRAÇÕES GRATUITAS
Para entreter toda a família e amigos, a Feira apresenta quatro palcos espalhados pelas ruas Fradique Coutinho, Wizard, Fidalga, Morato Coelho e Aspicuelta com shows gratuitos: Bicho de Pé, Filosofia Reggae, Enok + Felipe Toca, Nina Filosofia, Escola de Samba Pérola Negra e músicos independentes que participaram da seleção realizada pelos organizadores da feira.

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA
PALCO SUJINHO
RUA MOURATO COELHO X RUA WISARD
10:00 hr ABERTURA DJ BOLERO DE RAVEL
10:40 às 11:15 hr BANDA HELLVA
11:45 às 12:20 hr JOHN PLAYER SPECIALL BAND
12:50 às 13:25 hr BANDA CARA DE QUE
13:55 às 14:30 hr MAVERICK 77
15:00 às 16:00 hr FILOSOFIA REGGAE
16:30 às 17:30 hr ENOK E FELIPE TOCA
18:00 às 19:00 hr BICHO DE PÉ
PALCO FIDALGA
ESQUINA DA RUA FIDALGA C/ A RUA WISARD 308
10:00 hr ABERTURA DJ BOLERO DE RAVEL
12:00 às 12:35 MUSICA DE POESIA
13:00 às 13:35 hr – BANDA MASALA
14:00 às 14:35 hr – JUNINHO V
15:00 às 15:35 hr LUIZ BUENO E TRIC JAZZ ROCK
16:00 às 16:35 hr AMBURANA SOUNDS
16:55 às 17:30 hr BANDA FLAVINHO
17:50 às 18:25 hr FAMÍLIA MADÁ
18:50 às 19:30 hr PÉROLA NEGRA
PALCO RÁDIO
Esquina Fradique Coutinho x rua wisard 500
10:00 ABERTURA DJ BOLERO DE RAVEL
10:55 às 11:25 hr – DJ SOUNDS
11:40 às 12:10 hr CTRL COVER
12:25 às 12:55 hr CHARLLOTE’S SUIT
13:10 às 13:40 hr – MAVERICK 77
13:55 às 14:25 hr – MIMO & BOWIE
14:40 às 15:15 hr – ROBERTO MORETTI
15:30 às 16:00 hr – TRIBUTO LEGIÃO Musicos para acampamentos
16:15 às 16:45 hr – BANDA RENCA
17:00 às 17:30 hr BIG WOLF BAND
17:45 às 18:15 DJ SOUNS
18:30 às 19:00 – KING ROCK SH
SERVIÇO
Feira de Artes da Vila Madalena
Dia 25 de Agosto
Horário: das 9h às 19h – Gratuito – Pet Friendly
Local: Ruas Fradique Coutinho, Wizard, Fidalga, Morato Coelho e Aspicuelta.
Rua das Crianças: Felipe de Alcaçova
Rua Vegana: Morato Coelho
Rua dos Brechós: Fradique Coutinho x Wisard
PALCO SUJINHO: Rua Mourato Coelho x Wisard
PALCO FIDALGA: Rua Fidalga x Wisard
PALCO RÁDIO: Rua Fradique Coutinho x Wisard
Teatro
Espetáculo “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar” chega ao Teatro RioMar Recife em duas sessões

O espetáculo infantil “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar” chega ao Recife com os amados bonecos dos irmãos direto do Youtube para o palco do Teatro RioMar. A apresentação acontece no próximo sábado, dia 30 de agosto, em duas sessões, às 16h e 18h30.
Ao som dos maiores hits do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança é” e “A História do Homem Biscoito”, o espetáculo ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’ contará com a participação especial de personagens que fazem muito sucesso nos vídeos da dupla no Youtube, além de um grupo de dançarinos composto por b-boys, b-girls e acrobatas.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), localizado no Piso L4 do RioMar Recife. O show dos bonecos da Maria Clara e JP é assinado pela Síntese Produções, há mais de 20 anos no mercado de entretenimento.
Sobre Maria Clara & JP
Maria Clara & JP é uma marca brasileira, voltada para o público infantil, que ficou conhecida através do canal no YouTube. Hoje figura na lista dos 10 maiores canais brasileiros e é considerado um fenômeno com seus mais de 41 milhões de inscritos e mais de 27 bilhões de visualizações. Atualmente, a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos EUA.
Teatro
Espetáculo Tarântula Transita será apresentado dias 30 e 31/08 em São Paulo

Uma fábula sobre sonhos onde quatro amigas passam por adversidades e conflitos e, para chegar na tão sonhada ascensão que desejam, precisarão da ajuda do público. Assim é o espetáculo Tarântula Transita, idealizado pela artista circense Vulcanica Pokaropa, que será apresentado nos dias 30 e 31 de agosto, às 16h, no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo. A entrada é gratuita.
Para levar o público para um universo lúdico, a história é contada de forma bem humorada, utilizando bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos. A narrativa do espetáculo é inspirada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, ocorrida no final da ditadura militar no Brasil. A história tensiona essa realidade do passado que ainda se faz tão presente.
Com duração de 50 minutos e classificação indicativa livre, o Projeto Tarântula Transita terá nessa circulação o total de 10 apresentações em teatros na cidade de São Paulo, 4 oficinas ‘Iniciação ao Bambolê’ e um minicurso sobre ‘Humor e Dissidência’, ambas ministradas por Vulcanica Pokaropa. Na apresentação no dia 31 terá acessibilidade em LIBRAS.
Também será exibido o documentário “Circo em Transição”, seguido de roda de conversa com Cia Fundo Mundo. Todos eventos são gratuitos. Acompanhe a programação nas redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
Para Vulcanica Pokaropa, a expectativa é levar a circulação Tarântula Transita para públicos diversos. “Especialmente para aqueles que não têm acesso ao meu trabalho ou que ainda não conhecem. Acho importante essa troca, assim como criar redes, conhecer os teatros, outros artistas que participarão dos processos formativos e rodas de conversas e também as pessoas que não são artistas, mas que têm interesse. Quero criar esse diálogo com as pessoas”, pontua.
A circulação Tarântula Transita é realizada pela Lui Castanho Produções Artísticas e por Vulcanica Pokaropa e foi contemplada pelo 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Espetáculo Tarântula Transita com Vulcania Pokaropa
Datas:
-Sábado (30)
-Domingo (31) com acessibilidade em LIBRAS
Horário: 16 horas
Local: Teatro Paulo Eiró, v. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo
Entrada Gratuita
Informações: Redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
Conheça os realizadores:
Vulcanica Pokaropa: Performer, poeta, artista visual, produtora cultural. Travesti formada em Fotografia, Mestra em teatro pela UDESC, Doutoranda em Artes Cênicas pela UNESP. Sua pesquisa aborda a presença de pessoas Trans nas artes do corpo. Integra a Cia. Fundo Mundo de Circo.
Lui Castanho: Circense e produtor cultural. Graduação em Produção Cultural (Belas Artes/SP), formado em Técnico de Atuação na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Membro-fundador da Cia. Fundo Mundo, grupo de circo formado por pessoas trans. Realizador do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+ desde 2019 e Coordenador Artístico da 23ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo.
Ficha Técnica do projeto:
Realização: Lui Castanho Produções Artísticas e Vulcanica Pokaropa
Direção de Produção e Produção Executiva: Lui Castanho
Identidade Visual e Ilustração: Marcos Fellipe
Fotografia e Redes Sociais: Danny Voir
Registo audiovisual e teaser: CircoLab
Assessoria de Imprensa: EBF Comunicação
Acessibilidade em LIBRAS: Coragem Criativa
Consultoria em LIBRAS: Yanna Porcino
Ficha Técnica do espetáculo:
Concepção e Atuação: Vulcanica Pokaropa
Direção: Cibele Mateus.
Criação Dramatúrgica: Cibele Mateus, Vulcanica Pokaropa
Dramaturgia Textual: Vulcanica Pokaropa
Provocação em comicidade: Karla Concá
Sonoplastia: Caê Coragem
Produção mix e master: Quixote 027
Figurinos e Adereços: Bioncinha do Brasil, Vulcanica Pokaropa, Nana Simões.
Cenário: Bioncinha do Brasil, Igor Costacurta, Marcos Ferreira, Vulcanica Pokaropa
Direção de arte: Vulcanica Pokaropa
Produção do espetáculo: Vulcanica Pokaropa
Colaboração Cênica: Fagner Saraiva, Noam Scapin, Lui Castanho
Desenho de Luz: Luz Lopes
Operação de Luz: Nero Heike
Operação de Som: Isadosky
Cultura
Coletivo de artistas “Todos nós somos um” realiza o seu primeiro Sarau na Casa com a Música, na Lapa

Formado por nomes de destaque e de resistência na música, o coletivo tem o objetivo de abrir espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte
No dia 3 de setembro, às 20h, o grupo de artistas “Todos nós somos um” realizará o seu primeiro SARAU com o objetivo que acompanha o grupo desde a sua fundação: abrir um espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte. Byafra, Projeto Caleidoscópio, Chiko Queiroga, Paulo Façanha, Natália Boere, Gabriel Vale, Luiz Guima, Marco Guahyba, Fábio Lima, Giovanna Farias, Guto Collina e Lander Andrade irão abrir a noite na Casa com a Música, na Lapa. Em seguida, o microfone estará disponível a todos que quiserem apresentar suas músicas, poesias e trabalhos artísticos.
O Sarau foi intitulado de “Coração Valente” em homenagem a um dos artistas, Tuninho Villas, que acabou de passar por uma cirurgia cardíaca. Tuninho, além de ser o presidente do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SINDCOM), é o dono do espaço juntamente com sua esposa, Robertinha Villas, que também integra o coletivo.
O “Todos nós somos um” é um grupo formado por compositores, intérpretes, poetas, instrumentistas e artistas do Brasil inteiro. De acordo com Analu Paredes, do Projeto Caleidoscópio, os ideais do coletivo convergem com uma grande carência no mercado cultural atual.
– O nosso coletivo tem fome de arte, de poesia, da música que toca a alma. A ideia é fazermos Saraus por todo país e abrirmos espaço para artistas exporem seus trabalhos, fazerem novas parcerias e semearem cultura e afeto – conta.

Ela explica que a necessidade de se criar um movimento artístico nos dias de hoje é fundamental, pois, com a era dos streamings, as pessoas têm ficado cada vez mais individualistas e os espaços para artistas estão cada vez mais escassos.
– “Todos nós somos um” é um grito de ocupação de uma camada poderosa da música brasileira que clama por um novo amanhã democrático e espaço para todos expressarem a sua arte – completa.
Serviço:
Onde: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Quando: 3 de setembro, quarta-feira, às 20h
Entrada: ingresso solidário
Redes sociais: