Tranquilidade marca o recadastramento do Programa Bolsa Aluguel
De forma tranquila e organizada, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realiza o recadastramento obrigatório dos beneficiários do Programa Bolsa Aluguel, conforme estabelecido no Decreto nº 5.446/2025, de 25/2. O processo acontece de forma presencial na sede da pasta, localizada na Rua Renato Conceição Bispo da Silva, Centro, com o objetivo garantir que o benefício seja destinado a quem realmente necessita.
A diretora do recadastramento, Carmem Lúcia Aras, explicou que o procedimento segue até 11 de abril, inclusive aos finais de semana. “Estamos aqui com uma equipe extensa disponível para atender de forma ágil. Os beneficiários ativos podem vir à secretaria com os documentos necessários para garantir a continuidade do pagamento. Quem não fizer esse recadastramento terá o benefício suspenso. A expectativa é recadastrar 944 pessoas”, disse.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. Esse recadastramento é fundamental para manter a regularidade do programa e garantir que o auxílio continue a beneficiar famílias que precisam. Beneficiários que não cumprirem o prazo estabelecido poderão ter o benefício suspenso.
A titular da secretaria, Diana Souza, destacou a importância da ação para as famílias. “Esse benefício ajuda muitas famílias do município em situação de vulnerabilidade. Qualquer dúvida com relação aos documentos, a comunidade pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro”, destacou a gestora.
Gilmara Carvalho é beneficiária do programa há um ano e foi à SEMDESC garantir a continuidade do benefício. “Eu consegui esse benefício da prefeitura, que é muito importante e ajuda pessoas com dificuldade a pagar a moradia, eu sempre morei de aluguel. Sou muito grata por esse auxílio”, informou.
Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos originais e fotocópias: formulário de recadastramento preenchido; documento de identificação oficial com foto; certidão de casamento; declaração de união estável; certidão de divórcio averbada ou declaração verbal de estado civil; número de Identificação Social (NIS), se houver; comprovante ou declaração de renda familiar; comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); contrato de locação do imóvel e aditivos de renovação, se houver; comprovantes dos últimos seis meses de pagamento de aluguel; comprovante de residência; documento de identificação oficial com foto do locador responsável pelo contrato; autodeclaração se não possuir imóvel próprio; e autodeclaração de que o imóvel próprio está em situação de risco ou emergência, se for o caso.
O atendimento prioritário para idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência (PcD), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com restrição de locomoção, segue até 23/3. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo número de WhatsApp (71) 9 9167-6167.

Esporte
Instituto Etiene Medeiros realiza evento com 205 inscritos entre estudantes, educadores e professores de esporte

“Nadar, Ensinar, Pertencer” está marcado para este sábado (12), no Recife (PE), e terá entre seus palestrantes a nadadora olímpica e fundadora do IEM, Etiene Medeiros. Inscrições estão abertas e são limitadas
Julho, 2025 – Um encontro gratuito, com quatro palestras sobre prática esportiva, educação e pertencimento, será realizado neste sábado (12) pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM). É o “Nadar, Ensinar, Pertencer”, um programa voltado para a formação técnica de estudantes, educadores e professores de esporte e que teve 205 inscritos. O evento será das 8h às 12h, no COMPAZ Leda Naves, em Pina, no Recife (PE). E terá entre seus palestrantes a pernambucana Etiene Medeiros, nadadora olímpica e fundadora do IEM.
Etiene fará a primeira palestra do dia, das 8h às 9h, falando de “Esporte e Representatividade – A trajetória de Etiene Medeiros”: representatividade negra e feminina, pedagogia do exemplo e inspiração para jovens em vulnerabilidade.
Em seguida, das 9h às 10h, será a vez da professora de Diversidade do Instituto, Dayse Rodrigues, que terá como tema “Inclusão e Equidade no Esporte – Caminhos para uma educação social pelo esporte”: práticas antidiscriminatórias, escuta ativa e vínculos afetivos, e intersecções entre raça, gênero e esporte.
Já a palestra de Fábio Rocha, treinador e preparador físico, terá “Didática inclusiva e formação de base – Corpo, movimento e letramento corporal”, das 10h às 11h: adaptação pedagógica e inclusão, e práticas aplicáveis à natação e outras modalidades.
Encerrando a programação, das 11h às 12h, Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM, abordará “Formação Esportiva, Cultura e Cidadania – Estratégias para atuar com público em vulnerabilidade”: integração esporte, cultura e cidadania, modelo IEM e COMPAZ, e ações comunitárias e sustentabilidade social.
O IEM promove o evento incentivado pelo Banco do Nordeste, parceria com a Prefeitura do Recife/ Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz e COMPAZ e apoio agência Maúna.
Sobre o IEM – O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.
As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/
Foto: Igo Bione / etienemedeiros
Jurídico e Direito
Justiça nega habeas corpus e mantém prisão de Celsinho da Vila Vintém

A Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Celso Luiz Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém, apontado pela polícia como líder de uma facção criminosa em Bangu e Padre Miguel, na zona oeste da cidade. A decisão da desembargadora Adriana Ramos de Mello mantém a prisão preventiva decretada em 7 de maio deste ano.
Segundo a denúncia recebida em 5 de junho pela 2ª Vara Criminal da Regional de Jacarepaguá, Celsinho da Vila Vintém é investigado por tráfico de drogas e por organizar, com apoio de milicianos e traficantes, a tomada violenta de áreas do bairro Curicica, em Jacarepaguá, para expandir sua organização criminosa para outros pontos da cidade. A denúncia descreve uso de armas de fogo e intimidação coletiva para garantir o domínio territorial, circunstância que eleva a pena e agrava o quadro com concurso material.
A defesa pediu a revogação da prisão preventiva ou conversão em prisão domiciliar, alegando que o réu tem uma diverticulite aguda, além de ser o cuidador da esposa, em tratamento paliativo de doença metastática.
“A gravidade concreta dos fatos: tráfico reiterado e liderança de organização criminosa armada; o risco à ordem pública e à instrução; possibilidade de coagir testemunhas, aliciar comparsas ou fugir”, são entre outras razões, os argumentos da desembargadora para manter a prisão.
Esporte
Só Quero Pedalar reúne os amantes da bike neste domingo (13) no Parque do Povo, em São Paulo

Inscrições estão abertas até este sábado (12). O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta o Só Quero Pedalar – SP
Julho, 2025 – Domingo (13) é dia de Só Quero Pedalar na capital paulista. A partir das 7 horas, no Parque do Povo, o evento vai reunir tanto ciclistas iniciantes, como os mais experientes, em um percurso de 10 km em circuito fechado. Pessoas que compartilham a paixão pela bike e poderão pedalar em um ambiente seguro, descontraído e repleto de energia positiva. Mais do que um passeio ciclístico, o Só Quero Pedalar é uma celebração do movimento, da saúde e da liberdade sobre duas rodas.
As inscrições para quem quiser participar estão abertas até este sábado (12) e podem ser feitas no link: https://www.runningland.com.br/so-quero-pedalar-s-o-paulo-2025. É só entrar e conferir as opções – uma delas gratuita. Oportunidade única de pedalar sem pressa, sem disputa e com total apoio, em uma estrutura completa pensada para o bem-estar dos participantes.
O Só Quero Pedalar é uma das experiências mais aguardadas por ciclistas de todos os níveis, estimulando a prática esportiva de forma acessível e inclusiva, valorizando o lazer, o bem-estar e o convívio entre amigos e famílias. E quem for até o Parque do Povo, pedalar ou acompanhar o evento, contará com uma arena montada com atrações, ativações de marcas parceiras, espaço kids e área de descanso.
O uso de capacete é obrigatório e é necessário ter uma bicicleta própria para participar — seja ela urbana, mountain bike ou elétrica. Quem não tiver bicicleta pode fazer a inscrição gratuita sem bike, com opção de adquirir uma no próprio evento, que contará com venda de bicicletas no local.
Patrocínio e Apoio
Nubank, Drogaria São Paulo, Ticket, Panco, Decathlon, Helloo e Kiss FM
Organização
Instituto ISERBEM
Comercialização
Norte Marketing Esportivo
Serviço
Só Quero Pedalar – São Paulo
Data: 13 de julho (domingo)
Horário: 7h
Local: Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420, Itaim Bibi
Percurso: 10 km (circuito fechado)
Inscrições: https://www.runningland.com.br/so-quero-pedalar-s-o-paulo-2025 – Gratuitas, com direto a participação no evento e a receber medalhas. Outras opções de kits têm custo. Existe a opção de participação sem bike e quem quiser pode adquirir a bike diretamente no evento.
Grupos com desconto: opções disponíveis para idosos, estudantes e PCDs com 50 % de desconto validado no cadastro.
Retirada do kit (camiseta oficial do evento, número de peito e medalha de participação): Decathlon Tietê (Av. Pres. Castelo Branco, 4885 – Ponte Pequena), neste sábado (12), das 10h às 19h.
Contato para Imprensa: stephanie.calazans@nortemkt.com
Foto: Divulgação