Treinamento 3Dimencional: conheça o tratamento da artrose por meio dos movimentos

Exercícios do treinamento 3Dimensional adaptam o corpo auxiliando nas dores causadas por esse problema

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil, são 30 milhões de pessoas que sofrem com artrose, que é considerada a doença mais prevalente na população mundial. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) das pessoas que estão acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam algum grau de degeneração. Se for analisada a faixa etária dos 70, 75 anos, a taxa sobe para 80%.

- Publicidade -

A artrose é um processo de degeneração da cartilagem das articulações, principalmente na região das mãos, dos joelhos e dos quadris, e costuma aparecer em pessoas acima de 50 anos. Ao afetar as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações, e gerar o desgaste, aumenta assim o atrito entre os ossos, o que provoca dor, desconforto, deformações e inflamações, e pode dificultar ou até mesmo impossibilitar movimentos.

E são esses movimentos que podem trazer a solução para esses sintomas, já que o treinamento 3Dimensional traz como essência o tratamento de dores por meio dos movimentos, com foco na reabilitação e descoberta das causas daquela dor, levando diversos fatores em consideração, inclusive os emocionais. “Com o treinamento 3Dimensional analisamos a ligação entre corpo, mente e espírito e focamos na descoberta da causa e não apenas no alívio do sintoma”, explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

O especialista diz ainda que apesar dessa cartilagem desgastada não voltar mais, é possível melhorar substancialmente a qualidade de vida da pessoa com artrose. “A artrose, assim como a hérnia de disco, assim como um roxo no braço é só um sintoma, não é a causa. Então vamos imaginar os ossos dos joelhos batendo um no outro e essa cartilagem que está neles vai se perder. Até que chegamos a um ponto que essa cartilagem não existe mais e ao bater osso com osso começa essa inflamação e a dor insuportável que faz com que a pessoa pare de fazer movimento, porque o movimento se torna sinônimo de dor”, afirma Samorai.

Ele complementa dizendo que ao entender o que está acontecendo, é possível amenizar esse problema ao conseguir corrigir o movimento. Assim, mesmo não tendo cartilagem, o efeito da falta dela não é mais observado. “Aquela pessoa que sentia muita dor no joelho quando andava, agora anda com muito menos dor, o que possibilita que ela ande, às vezes, até mesmo sem dor, porque embora a cartilagem seja muito importante, ela é importante para ajudar a compensar uma sobrecarga”, explica ele.

“Se é possível ter um equilíbrio tão grande, uma harmonia tão perfeita, um padrão de movimento tão bom, o joelho vai começar a funcionar muito melhor e o fato dele funcionar melhor não agravará mais o problema da cartilagem, não gerará mais dor e a pessoa consegue agora viver com artrose, não mais contra ela, como se ela nem a tivesse”, conclui o personal.

- Publicidade -

Sobre Samorai
Criador do Método de Treinamento 3Dimensional, Samorai é Bacharel em Esporte pela USP, Movement Specialist pelo Gray Institute dos USA e International Educator do Gray Institute, além de ser uma das cinco pessoas que podem ministrar cursos desse instituto em qualquer lugar do mundo. Atleta do ano de 2019 pelo Alliance Jiu Jitsu, equipe recordista em títulos mundiais (13 conquistas nos últimos 15 anos), ele é campeão sul-americano, bicampeão brasileiro, do Internacional Master e BJJ Pro e Campeão Europeu de Jiu Jitsu, além de ficar em 3º lugar no campeonato mundial de Jiu Jitsu.

Ele tem formação em Kettlebell Training pelo RKC, também dos USA, em Krav Maga e defesa pessoal pelo IKM de Israel, além de formação em Ciências Políticas e Filosofia com Clóvis de Barros Filho, na USP. Trabalhou nos USA, Alemanha e Irlanda, país onde também morou. Samorai é palestrante internacional, estuda áreas como Antroposofia e Pedagogia Waldorf, massoterapia e quiropraxia. Atleta de handebol por 20 anos, ele tem participações em torneios nacionais e internacionais e esteve na Olimpíada do RJ com a equipe da Polônia de handebol. De 2013 a 2015 foi professor no reality show Além do Peso (TV Record) em todas as temporadas, em 2021 e 2022 foi colunista no site da revista Boa Forma e já participou de diversos trabalhos em grandes emissoras e nos veículos de comunicação mais consagrados do Brasil.

Serviço:
Instituto de Performance Samorai
Rua Comendador Miguel Calfat, 437 – Vila Nova Conceição – São Paulo/SP
(11) 97970-3567
@samorai3d

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *