Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Três escolas de Goiás são investigadas por surto de H1N1

Publicado

em

Três escolas de Goiás são investigadas por surto de H1N1
Imagem: Agência Brasil

Três escolas de Goiás estão sob investigação por um surto de gripe do tipo H1N1 que matou dois estudantes. Duas escolas ficam em Goiânia, e uma em Aparecida de Goiás, próxima à capital.

A Secretaria Estadual de Saúde criou uma sala de situação para acompanhar diariamente os registros da doença. O governo estadual também faz uma campanha para que as escolas informem à secretaria sempre que houver mais de três ocorrências.

As duas mortes registradas são de uma adolescente de 12 anos, em uma escola de Goiânia, no último domingo (13), e de um menino de 5 anos, em um colégio de Aparecida de Goiânia, na última terça-feira (15).

Desde o início do ano, Goiás registrou 6.044 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com mais de 500 mortes. Desse total, 241 casos são de H1N1, com alta de 65% em relação aos 145 casos registrados em todo o ano de 2023. O estado registrou 47 mortes por H1N1, contra 29 mortes registradas em todo o ano passado.

A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a manutenção da vacinação, principalmente de grupos prioritários: crianças, idosos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e imunodeprimidos.

O governo estadual notificará a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para reabrir cerca de 20 salas de vacinação fechadas neste ano por falta de profissionais na capital do estado.

A secretaria também recomenda o afastamento imediato das crianças e dos professores com sintomas gripais, para interromper a transmissão.

O governo estadual atualizará uma nota técnica emitida no primeiro semestre sobre os cuidados necessários.

As principais formas de prevenção à doença, destaca a Secretaria Estadual de Saúde, são a higiene das mãos, o uso de máscara e o isolamento em caso de sintomas.

Em relação às máscaras, o estado recomenda o uso, sem impor a obrigatoriedade, por enquanto.

Fonte: Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dra. Silvana Correa lança linha exclusiva de nutracêuticos com colágeno premium: conheça a BEAUTY CONCEPT by Sil

Publicado

em

A busca por saúde, beleza e bem-estar ganhou uma aliada de peso com o lançamento da linha de nutracêuticos BEAUTY CONCEPT by Sil, desenvolvida pela renomada Dra. Silvana Correa. Reconhecida por sua atuação na área da estética e saúde integrativa, Dra. Silvana une agora seu conhecimento clínico à inovação tecnológica, trazendo ao mercado um suplemento de colágeno diferenciado e altamente eficaz.

O produto carro-chefe da linha é o Colágeno Premium com Ácido Hialurônico, um suplemento alimentar em cápsulas que combina colágeno hidrolisado e vitamina C — dois ativos essenciais para a firmeza da pele, fortalecimento das unhas e cabelos, além de benefícios para articulações e saúde geral. Com fórmula zero açúcar e zero gordura, o uso diário oferece resultados visíveis sem comprometer a dieta.

Segundo a própria Dra. Silvana Correa, a criação da BEAUTY CONCEPT nasceu do desejo de oferecer aos seus pacientes e seguidores uma solução confiável e prática para manter a beleza de dentro para fora. “Queria algo que realmente fizesse a diferença no cotidiano das pessoas, com qualidade farmacêutica e formulação segura”, afirma.

A linha BEAUTY CONCEPT by Sil representa mais um passo na trajetória de sucesso da Dra. Silvana Correa, que há anos se dedica a transformar a autoestima e a saúde de milhares de pessoas. O suplemento já está disponível para venda e promete ser um novo aliado na rotina de cuidados de quem busca longevidade com qualidade de vida.

Dra. Silvana Correa reafirma seu compromisso com a beleza consciente, agora também na forma de cápsulas.

(Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Poltronas para locação de pós-operatório em Caxias do Sul: conforto e cuidado no momento em que você mais precisa

Publicado

em

Quando o assunto é recuperação cirúrgica, cada detalhe faz a diferença — e é justamente pensando nisso que a Conforte-se se destaca no mercado de poltronas para locação de pós-operatório em Caxias do Sul. A empresa tem como missão proporcionar conforto, segurança e acolhimento a quem está passando por esse momento delicado.

Na Conforte-se, entendemos que o processo de recuperação exige não apenas repouso, mas também qualidade de vida. Por isso, oferecemos poltronas ergométricas e elétricas que garantem o suporte ideal ao corpo, facilitando os movimentos e reduzindo o esforço físico do paciente. Seja para uso em casa ou em ambientes clínicos, nossas poltronas são pensadas para proporcionar um descanso eficiente e confortável.

Nosso compromisso com o bem-estar vai além dos equipamentos: prezamos por uma entrega ágil e um atendimento humanizado, sempre pronto para orientar e auxiliar da melhor forma possível. Queremos que você se sinta amparado desde o primeiro contato até o final do período de locação.

Se você está em busca de poltronas para locação de pós-operatório em Caxias do Sul, conte com a Conforte-se. Mais do que um serviço, oferecemos tranquilidade, carinho e atenção — porque cuidar de você é o nosso maior propósito.

Conforte-se — poltronas para locação de pós-operatório em Caxias do Sul, com entrega rápida, atendimento acolhedor e conforto garantido.

Continue Lendo

Saúde

ACBG Brasil alerta para sinais do câncer de cabeça e pescoço e destaca diagnóstico precoce

Publicado

em

A ACBG Brasil – Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço promove a 9ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, com o tema “Da boca aos pulmões: inspire prevenção, expire saúde”.

A iniciativa reforça a importância de escolhas saudáveis, atenção aos sinais e sintomas iniciais e busca por diagnóstico precoce, fatores que podem fazer toda a diferença nos resultados do tratamento.

A campanha também convida a sociedade a integrar esforços em prol da prevenção, da informação de qualidade e da defesa de políticas públicas que garantam o cuidado integral aos pacientes.

Neste ano, as ações se estendem até o dia 5 de agosto e integram um movimento mais amplo de mobilização pela saúde. Além de marcar o 27 de julho, Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, a iniciativa também dialoga com o 1º de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, reforçando a necessidade de atenção à metástase pulmonar decorrente de tumores de cabeça e pescoço.

“Receber um diagnóstico de câncer ainda assusta. Muita gente se desespera por causa do estigma que a doença ainda carrega na sociedade. Mas a medicina avançou bastante, e quando o câncer é descoberto no início, muitos casos podem ser curados.

O problema é que os tumores de cabeça e pescoço ainda chegam com frequência em estágios avançados, o que pode causar mutilações que seriam evitáveis”, destaca a fundadora e presidente voluntária da ACBG Brasil, Melissa Medeiros.

“Há 10 anos, a ACBG Brasil trabalha para mudar essa realidade, e esta 9ª edição da campanha é mais uma oportunidade de reforçar a importância da informação, do cuidado e do diagnóstico precoce”, afirma Melissa, que é sobrevivente de câncer de laringe, laringectomizada total e traqueostomizada definitiva, pessoa com deficiência física que demanda necessidades especiais.

Somados, os tumores de cabeça e pescoço ocupam o 4º lugar em incidência

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra, anualmente, cerca de 40 mil novos casos de tumores localizados na região da cabeça e pescoço. Esses cânceres afetam áreas das vias aéreo-digestivas superiores, como cavidade oral, glândula tireoide e laringe. O número reforça a necessidade de intensificar ações de prevenção, diagnóstico precoce e ampliação do acesso ao tratamento para milhares de brasileiros.

Atenção aos sinais e sintomas e fatores de risco

Os tumores de cabeça e pescoço podem demorar para apresentar sintomas e, muitas vezes, são diagnosticados em estágios avançados. O tratamento, que pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia, tem a possibilidade de deixar sequelas irreversíveis, mexendo com a estética facial, com a deglutição e alimentação, com a fala e a voz.

Por isso, é importante conhecer e ficar atento aos sinais mais comuns destes tipos de tumores, como:

• Ferida no rosto ou boca que não cicatriza;
• Mancha avermelhada ou esbranquiçada nos lábios e cavidade oral
• Dor persistente na região da face;
• Obstrução persistente e sangramento nasal;
• Alterações oculares (movimentação ocular ou visão);
• Irritação ou dor na garganta;
• Perda de peso sem motivo aparente;
• Mau hálito frequente;
• Dentes moles ou dor em torno deles.

E também evitar os principais fatores de risco:
• Consumo de tabaco (cigarros, incluindo palha, seda e eletrônicos, narguilés, cachimbos e quaisquer outros derivados) e álcool;
• Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas (inclusive sexo oral);
• Consumo de bebidas quentes, principalmente as tradicionalmente servidas em temperaturas muito altas, como o chimarrão/mate;
• Exposição excessiva ao sol (câncer de lábios, couro cabeludo);
• Exposição durante o trabalho à poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos;
• Infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), que pode causar a mononucleose infecciosa, uma manifestação do vírus transmitida por contato com outras salivas.

Defesa dos direitos do paciente

Ao completar uma década de atuação, a ACBG Brasil reforça seu papel como protagonista na luta por políticas públicas e conscientização sobre a doença.

Desde o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, a organização vem acumulando conquistas importantes, como a sanção da Lei 14.328, em abril de 2022, que instituiu julho como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

A ACBG Brasil é integrante do Conselho Nacional de Saúde e também faz parte do Conselho Consultivo do INCA (Consinca), órgão que assessora o Ministério da Saúde nas propostas de formulação, regulamentação e supervisão das ações de oncologia no país. A ACBG Brasil também trabalha ativamente para que a nova Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), sancionada em dezembro de 2023, seja implementada, para melhorar a atenção integral ao paciente oncológico em nosso país.

Continue Lendo