Esporte
TV Brasil transmite duas partidas do Brasileirão Feminino neste sábado

A TV Brasil exibe neste sábado (10) dois confrontos válidos pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1. Às 16h45, Flamengo e Real Brasília se enfrentam no Rio de Janeiro e, mais tarde, às 20h45, Juventude e Internacional disputam o clássico gaúcho na cidade de Bento Gonçalves.
As transmissões contam com o apoio das emissoras parceiras da TV Brasil que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), ampliando o alcance dos jogos para diversas regiões do país. Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar
A TV Brasil dedica parte expressiva de sua programação à cobertura esportiva. Neste ano, a emissora transmitiu campeonatos estaduais de futebol e a final da Copa Verde. O esporte feminino ocupa posição de destaque, com a exibição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1 e da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).
Com o fim da nona rodada, o Cruzeiro ultrapassou a Ferroviária e agora ocupa a liderança do campeonato. O Flamengo está em 7º; Real Brasília, em 13º; Juventude, em 14º; e Internacional, em 12º.
Videocast Copa Delas
Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino com o Copa Delas, videocast semanal da TV Brasil disponível no YouTube. A atração traz entrevistas exclusivas, análise das rodadas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes participantes.
Brasileirão Feminino A1
A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final.
As equipes participantes são Juventude, América-MG, Internacional, Bahia, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ferroviária, Sport, Instituto 3B-AM, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Real Brasília, Corinthians, Flamengo e São Paulo.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O App pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.
Esporte
Diversidade marca corrida dos 95 anos do MEC

Legenda: Servidores, familiares e comunidade se prepararam para a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento celebra o legado da educação e promove saúde, bem-estar e cidadania, com patrocínio do Banco do Brasil e da CAIXA – Governo Federal, e apoio de parceiros institucionais.
A Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, marcada para 28 de setembro de 2025, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá 6 mil participantes com perfis variados: 58% mulheres, 42% homens, faixas etárias que vão de até 25 anos (10%) a mais de 45 anos (22%), além da presença de servidores do MEC (53%), comunidade (47%) e paratletas. A proposta une saúde preventiva, bem-estar e valorização do funcionalismo em um evento que integra famílias e reforça o papel do serviço público.
O evento contempla provas de 5 km, 10 km e caminhada de 3 km, abertas a diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento. Quase um terço (29%) dos participantes declarou que levará familiares como acompanhantes.
“A proposta vai além da prática esportiva. Queremos valorizar os servidores e oferecer um espaço de integração social, saúde mental e bem-estar para suas famílias”, afirma Andreia Azevedo, sócia-fundadora da Sisters Live Marketing, agência responsável pela organização.
Além das provas, a programação inclui aulões coletivos, feira de microempreendedores, brinquedoteca, foodtrucks, ativações de saúde mental e física, além de muita música e prêmios. O Ministro da Educação Camilo Santana convidou outros Ministros e Ministras a participarem da corrida, reforçando o caráter simbólico da celebração.
Serviço
Corrida e Caminhada MEC 95 Anos
Data: 28 de setembro de 2025
Local: Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
Modalidades: Corrida 5 km e 10 km | Caminhada 3 km
site oficial: https://www.gov.br/mec/pt-br/corrida
Sobre o evento
A Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, realizada em Brasília, celebra o legado do Ministério da Educação ao reunir servidores, familiares e comunidade em torno de saúde, bem-estar e cidadania. Com provas acessíveis a diferentes perfis, o evento reforça a valorização do serviço público e a importância da prevenção em saúde. A iniciativa tem patrocínio do Banco do Brasil e da CAIXA – Governo Federal, Do Lado do Povo Brasileiro, apoio da Academia WorldGym, CAESB, GEAP Saúde, Movimento Vida360, N Produções e SERPRO, realização do Ministério da Educação e organização e projeto da Sisters Live Marketing.
Esporte
Tricampeã Mariana Nogueira é a melhor do dia no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Competições da última etapa feminina do Circuito Mundial tiveram início nesta sexta-feira (12). Na Pro Júnior, a maior pontuação foi da portuguesa Luana Dourado, vice-campeã de 2024. Neste sábado (13), as atletas PCD entram na água, definindo os títulos de 2025, na praia do Solemar, em Jacaraípe
Setembro, 2025 – OArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, começou nesta sexta-feira (12), na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES), válido pela última etapa feminina do Circuito Mundial. Foram disputadas as primeiras baterias da Pro Júnior e Máster. As duas categorias são realizadas em etapa única no Circuito, exclusivas do Wahine. Na Máster, a tricampeã Mariana Nogueira confirmou seu favoritismo e foi a melhor do dia, com 15 pontos. Foram oito baterias, com a participação de 28 atletas do Brasil, Havaí, Marrocos e Portugal.
“Foi ótimo. O mar estava difícil, mas faz parte. Temos de escolher a onda certa, para tentar fazer o melhor possível. Estou buscando o tetracampeonato, mas o principal de tudo no Wahine é a união das meninas, passar a nossa experiência, a troca de estilos, de cultura, de histórias”, explicou a carioca Mariana.
A também brasileira Juliana Dourado foi a segunda melhor desta sexta, com 12.50 pontos. A categoria conta com a presença da primeira campeã do Circuito Mundial de Bodyboarding, a paulista Claudia Ferrari, que mora no Havaí e é convidada do evento. Ela terminou em terceiro em sua bateria, com 8.90 pontos.
A categoria Pro Júnior foi a primeira a entrar no mar nesta sexta, com quatro baterias, não eliminatórias e a participação de 13 atletas, representando Brasil, Chile, Espanha, França, Peru e Portugal. A melhor nota do dia ficou com a portuguesa Luana Dourado, vice-campeã no ano passado, que venceu sua bateria marcando 14.50 pontos. A segunda maior pontuação foi da brasileira Manuella Giacomassi, com 10.75. A peruana Hannah Saavdra fez 10.25 e a portuguesa Maria Padilha, 8.50.
“Eu me senti muito bem neste primeiro dia. O nível está alto e tenho de dar sempre o meu melhor para chegar o mais longe possível, que é o meu objetivo. Encontrei boas ondas e estou muito feliz”, destacou Luana.
Campeãs da PCDs saem neste sábado – A programação deste sábado (13), segundo dia de disputas, colocará na água as atletas da categoria PCDs, a partir das 9h30, definindo as campeãs de 2025. A PCDs, que não conta pontos para o Circuito Mundial, é também uma categoria exclusiva do Wahine, que ano a ano faz história no evento, com as atletas desafiando seus limites. E, desde 2024, está ainda mais inclusiva. Além das amputadas e mastectomizadas, competem também as deficientes visuais. O professor Hudson Renato é o responsável pela categoria no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, técnico esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro – em atletismo e natação paralímpica.
Entre as Deficientes Visuais, a campeã de 2024, Renata Bazone, 51 anos, volta em busca do bicampeonato. Carioca, ela chegou a Serra, no Espírito Santo ainda criança. Outra atleta capixaba confirmada é Letícia de Oliveira Alves, 16 anos, na Amputadas, vice-campeã em 2023 e 2024. E a bicampeã na Amputadas, Carla Cunha, de Pernambuco, 43 anos, também estará presente, em busca do tricampeonato – venceu em 2023 e 2024 -, assim como a cearense Cristiane Andrade, 46 anos, terceira colocada na Amputadas no ano passado. Na Mastectomizadas, a também cearense Rangéria Amorim, 48 anos, estará em Jacaraípe pela terceira vez. No ano passado, ficou com a quarta colocação na categoria.
Paralelamente às finais das categorias PCDs e entrega da premiação, a programação deste sábado terá Limpeza de Praia com Amigos da Jubarte, Projeto Tamar e Bateria de apresentação dos alunos do Instituto Neymara Carvalho (INC). Sem falar na Área Kids gratuita, com pipoca, algodão doce e uma surpresa especial, atração para a criançada e a comunidade do entorno do campeonato.
Destaque, também, para o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A etapa – As melhores atletas do ranking mundial do IBC (International Bodyboarding Corporation) estão no Espírito Santo para a disputa do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025. São 120 bodyboarders, de mais de 10 países, na competição que tem uma premiação total de 45 mil dólares (R$ 240 mil), transformando as ondas de Jacaraípe, mais uma vez, no centro das atenções do bodyboarding no mundo.
Além das campeãs mundiais da temporada na Pro Júnior e Máster, a competição definirá, também, o título da categoria Profissional. Na Profissional, a disputareúne nomes como a líder e a vice-líder do ranking mundial, Namika Yamashita (Japão) e Alexandra Rinder (Áustria), assim como a quarta colocada, a portuguesa Joana Schenker. O Brasil estará representado por atletas capixabas como Neymara Carvalho, número cinco no ranking mundial; Maíra Viana (carioca radicada no estado), décima primeira do mundo; Maylla Venturin, número sete; além de Luna Hardman (21ª) e Bianca Simões (oitava), destaques da nova geração.
O evento – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, organizado e idealizado pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho, surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.
O Circuito Mundial Feminino tem quatro etapas ao longo do ano (Agadir/Marrocos, Iquique/Chile, Sintra/Portugal e Wahine/Brasil) e distribui total de 220 mil dólares de premiação. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio principal da ArcelorMittal, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, patrocínio da EDP Brasil, com apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura de Serra, realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding.
Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Foto: Wahine Bodyboarding Pro / Divulgação
Esporte
A bicampeã do vôlei, Fabiana, vai agitar a garotada na Liga Esportiva NESCAU neste sábado (13)

A atleta marcará presença no evento durante o período da tarde
Setembro, 2025 – A bicampeã olímpica Fabiana Claudino promete agitar a criançada na etapa paulistana da Liga Esportiva NESCAU®, neste sábado (13), no clube Esperia. Será a segunda participação da central que fez história com a Seleção Brasileira de Vôlei, que já esteve na etapa de Salvador, no início de julho. Considerado o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil e pioneiro ao unir modalidades convencionais e adaptadas em um só local, o evento começa às 9h e Fabiana tem chegada prevista para as 14.
“Eu fico feliz demais de ter a oportunidade de ver as coisas de perto, eu sempre acompanhei a Liga NESCAU® até pelo sonho e o desejo de fazer um projeto pensando no esporte. Não tem como não se emocionar. A Liga traz oportunidade para as crianças e para as famílias, ou seja, é acessível para todo mundo praticar esporte, poder viver e experimentar, para saber o que quer para a vida e tentar pensar que isso pode até ser uma profissão. O esporte muda vidas, transforma todo mundo, dá oportunidades”, disse Fabiana na etapa de Salvador.
Em São Paulo, serão 28 práticas esportivas disponíveis, divididas entre modalidades, desafios e oficinas, sempre com opções para jovens PCDs, que representam 10% dos inscritos. Além dos 4 mil participantes já inscritos, mais meninos e meninas são esperados na Liga. Isso porque, além das competições (basquete, vôlei, futebol society, atletismo, judô, natação, skate e ginástica artística), o evento conta com Desafios e Oficinas não necessitam de inscrição e são igualmente gratuitas. Desta forma, é possível praticar slackline, futebol de mesa, circuito chute ao gol, arremesso de basquete 3 pontos e twister. Todas essas atividades contam com adaptações para crianças e adolescentes com deficiência.
Serviço:
Liga Esportiva NESCAU® São Paulo
Data: Sábado (13)
Horário: das 9h às 18h
Local: Clube Esperia
Endereço: Rua Marechal Leitão De Carvalho, 65 – Portão 5 – Santana – São Paulo/SP
Evento gratuito
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Sobre a Liga Esportiva NESCAU®
Um dos maiores campeonatos esportivos do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens de 7 a 17 anos com e sem deficiência em um só lugar, a Liga Esportiva NESCAU® é um evento que promove a diversidade e inclusão por meio da prática esportiva. Com uma grande variedade de esportes, o evento tem como intuito mostrar que existe um esporte para crianças e adolescentes chamarem de seu. Em 2025 o evento completou uma década de existência e fez sua estreia em todas as regiões do país.
Sobre NESCAU®
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU® se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Informações à imprensa:
Nestlé – Agência Pub - nestle@agencia.pub
Assessoria de Imprensa Esportiva:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - F: 19 997912108
Foto: Liga Esportiva NESCAU® / Divulgação