Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

TV Brasil transmite final da Copa América Feminina de futebol

Publicado

em

© Lívia Villas Boas/CBF

A TV Brasil vai transmitir a decisão da Conmebol Copa América Feminina 2025 com o clássico Colômbia x Brasil neste sábado (2), às 18h. A jornada esportiva da emissora pública para a final da competição começa mais cedo, às 17h30, com 30 minutos de pré-jogo. A partida será disputada no estádio Casa Blanca, em Quito, capital do Equador.

O confronto pelo título tem narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta. 

A emissora pública fez uma cobertura especial da competição ao exibir todas as seis partidas da seleção brasileira no torneio. A campanha até agora invicta do elenco treinado por Arthur Elias ganhou espaço privilegiado na programação da TV Brasil.

Hegemonia

Presente em todas as dez finais de Copa América Feminina, a seleção canarinho tenta a conquista de sua nona taça. A Amarelinha só foi derrotada na decisão de 2006 pela Argentina.

Para chegar à final, Colômbia e Brasil eliminaram Argentina e Uruguai, respectivamente. Além da classificação para a decisão, os resultados garantiram vaga para as duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Já Uruguai e Argentina asseguraram classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027, junto com o Paraguai, que terminou a Copa América deste ano na quinta posição.

Na semifinal, a seleção brasileira goleou a uruguaia por 5 x 1. Os gols brasileiros foram marcados por Amanda Gutierrez (duas vezes), Marta, de pênalti, Gio Garbelini e Dudinha. O Uruguai descontou com o gol contra de Isa Haas. Já a Colômbia empatou com a Argentina no tempo regulamentar e ganhou por 5 x 4 na cobrança de penalidades máximas.

Rivalidade

O duelo Brasil x Colômbia se consolidou como a principal rivalidade do futebol feminino no continente. As duas seleções já se enfrentaram na fase de grupos da atual edição do campeonato. O embate acompanhado pelo canal público terminou empatado por 0 x 0 pela última rodada do Grupo B.

O clássico reedita a final da última Copa América Feminina, em 2022, conquistada pela seleção canarinho com vitória por 1 a 0. A promissora geração também levou a Colômbia às quartas de final da Copa do Mundo de 2023, resultado que confirmou a rival como uma das novas forças da modalidade na América do Sul.

Campanhas no torneio

Com quatro vitórias e um empate, o Brasil tem o melhor desempenho no torneio. A seleção nacional marcou 17 gols e sofreu apenas dois, após ficar na liderança do Grupo B na primeira fase da competição com um retrospecto de invencibilidade e ganhar o mata-mata das semifinais.

Além da vitória por 5 x 1 contra o Uruguai na última partida eliminatória, a Amarelinha passou com facilidade por Venezuela (2 x 0), Bolívia (6 x 0) e Paraguai (4 x 1). O único empate foi exatamente contra a Colômbia no 0 x 0 derradeiro do Grupo B da Conmebol Copa América Feminina 2025.

A seleção adversária conquistou duas vitórias contra Paraguai (4 x 1) e Bolívia (8 x0), na maior goleada do torneio. Ainda na primeira fase teve dois empates contra Venezuela e Brasil por 0 x 0, mesmo resultado da semifinal em que superou a Argentina nos pênaltis.

Competição

A primeira fase da Conmebol Copa América Feminina 2025 foi disputada no sistema de pontos corridos em dois grupos com cinco seleções cada que jogaram entre si. As duas mais bem classificadas asseguraram vaga para as semifinais que ocorrem em confrontos eliminatórios únicos. As seleções ganhadoras do mata-mata decidem o torneio.

Maior vencedora e atual campeã da Conmebol Copa América Feminina, com o título de 2022, a seleção brasileira busca a nona taça este ano. O escrete canarinho levou oito títulos nas nove edições realizadas desde 1991. Na competição atual, o Brasil integrou o Grupo B, junto com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O Grupo A foi formado por Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

A final será no dia 2 de agosto. Três estádios equatorianos recebem as partidas do torneio: Casa Blanca, da equipe LDU Quito; Chillogallo, do clube Aucas; e Banco Guayaquil, do time Independiente del Valle.

O Brasil já tinha vaga assegurada para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027, por ser o país-sede e também se garantiu nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, ao chegar à final da Conmebol Copa América Feminina 2025.

Esporte feminino em destaque

A transmissão da Conmebol Copa América Feminina 2025 está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a presença do esporte feminino em sua programação.

O canal exibe atualmente os jogos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e as fases decisivas das Séries A2 e A3 da modalidade, além das finais das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20.

A TV Brasil também é a emissora oficial da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e mostra os confrontos da competição.

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 167 emissoras de televisão e 165 de rádio, os torcedores de todo o país podem assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa dos campeonatos.

Repercussão das transmissões

A exibição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol tem trazido cada vez mais espectadores para a TV Brasil. Em 2025, a audiência média da competição teve aumento de 23,8% em relação a 2024. Os números consideram a primeira fase da Série A1, que neste ano terminou em 18 de junho e são relativos às praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% mais audiência que a média da TV Brasil em 2025.

O aumento da audiência veio acompanhado de crescimento do alcance médio de 118 mil para 140 mil domicílios por jogo. Também houve aumento no tempo domiciliar, o que representou uma média de 2 minutos a mais por partida.

Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a primeira fase do Brasileirão registrou aumento de 42,8% no alcance das emissoras parceiras: de 2,1 milhões de indivíduos em 2024 para 3 milhões em 2025. Essas são as praças e emissoras onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) possui coleta de programação: TV Brasil/SP, RJ e DF; Rede Minas/MG; TV Cultura do Pará/PA; TV UFG/GO; TVE/RS; TVU Recife/PE; TVE Bahia/ Salvador; TV UFSC/ SC; TV Encontro das Águas/AM; TV Ceará/CE.

“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino. Acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Videocast Copa Delas

Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do futebol feminino com o Copa Delas, videocast da TV Brasil disponível no Youtube. A produção esportiva traz entrevistas exclusivas, análises das partidas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes e a seleção brasileira. 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.   

Serviço

Conmebol Copa América Feminina 2025 na TV Brasil
Final – Colômbia x Brasil – terça, dia 2/8, às 17h30

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

Publicado

em

© Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa América. A partir das 18h (horário de Brasília), as brasileiras enfrentam a Colômbia no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, valendo o título da décima edição da competição. A TV Brasil transmite ao vivo. A jornada esportiva começa às 17h30.

Este será o segundo encontro entre as seleções nesta Copa América. Na fase de grupos, Brasil e Colômbia empataram sem gols no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, casa do Independiente del Valle. A partida foi marcada pela expulsão da goleira Lorena, ainda na metade do primeiro tempo, e pelo clima tenso em campo, com divididas ríspidas e discussões. Mesmo com uma a menos, a equipe verde e amarela teve mais oportunidades ao longo dos 90 minutos.

O Brasil domina o futebol de mulheres sul-americano com folga. Em nove edições da Copa América, são oito títulos brasileiros. O último, em 2022, foi conquistado em cima da própria Colômbia, na casa das adversárias. A seleção canarinho venceu por 1 a 0 no Estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, com gol de pênalti da atacante Debinha.

As equipes chegam à final deste sábado (2) invictas. Dos cinco jogos que disputou, o Brasil apenas não venceu a Colômbia. Na primeira fase, as brasileiras bateram a Venezuela por 2 a 0, a Bolívia por 6 a 0 e o Paraguai por 4 a 1. Na última terça-feira (29), no Casa Blanca, pelas semifinais, o time de Arthur Elias fez 5 a 1 no Uruguai, garantindo vaga na final e na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. A TV Brasil transmitiu, ao vivo, todas as partidas da campanha.

A atual edição da Copa América pode ser a última na carreira da meia-atacante Marta, de 39 anos. Curiosamente, a Rainha nunca disputou uma final de Copa América – Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A rainha e a artilheira

Na vitória sobre as uruguaias, Marta anotou, de pênalti, o primeiro gol dela nesta Copa América. A meia-atacante de 39 anos, disputa o torneio continental – possivelmente – pela última vez. Entre as brasileiras que estão no Equador, a craque é quem tem mais títulos sul-americanos: três (2003, 2010 e 2018).

Curiosamente, a Rainha nunca disputou uma final de Copa América, já que, nas edições por ela vencidas, o campeão foi definido em um quadrangular. A última decisão que Marta ganhou pelo Brasil foi a dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. As brasileiras golearam os Estados Unidos por 5 a 0, com dois gols da craque no Maracanã.

Outro destaque da campanha verde e amarela no Equador é Amanda Gutierres. A centroavante do Palmeiras, de 24 anos, é a vice-artilheira da Copa América, com cinco gols, balançando as redes nos quatro jogos em que atuou. Ela está a um gol de igualar a também atacante Cláudia Martínez, do Paraguai. A camisa 9 é, ainda, a goleadora principal do Campeonato Brasileiro Feminino, transmitido ao vivo pela TV Brasil.

A busca pela primeira

Amanda Gutierres é uma das 13 jogadoras, entre as 23 convocadas, que buscam o primeiro título pela seleção principal. As demais são as goleiras Camila Rodrigues e Cláudia, as zagueiras Tarciane, Kaká, Mariza e Isa Haas; as laterais Yasmim e Fátima Dutra; a volante Yaya e as atacantes Jhonson, Dudinha e Luany.

Nove das outras dez atletas, por sua vez, estiveram na conquista de 2022: a goleira Lorena, a lateral Fê Palermo, a zagueira Antônia, as volantes Ary Borges e Angelina, a meia Duda Sampaio e as atacantes Gabi Portilho, Gio Garbelini e Kerolin. Marta estava se recuperando de uma lesão no joelho e ficou fora daquela equipe, que era comandada por Pia Sundhage.

Para o confronto de sábado, Arthur Elias terá força máxima. Em relação à vitória sobre o Uruguai, a novidade será a volta de Lorena, que cumpriu suspensão – Cláudia foi a titular. O técnico, porém, não tem adotado uma formação padrão nesta Copa América e pode mandar a campo a sexta escalação diferente em seis jogos. O Brasil pode atuar com Lorena: Antônia, Isa Haas, Tarciane e Fátima Dutra; Angelina, Duda Sampaio e Marta; Luany, Gio Garbelini e Amanda Gutierres.

Escrete feminino chega invicto à final deste sábado (2) contra a Colômbia. A partida será uma reedição da decisão de 2022, quando o Brasil saiu vitorioso por 1 a 0 na casa das adversárias – Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

Elas querem revanche

A Colômbia atinge a segunda final de Copa América, tendo aplicado a maior goleada desta edição: 8 a 0 sobre a Bolívia, na fase de grupos. As Cafeteras, como são conhecidas as rivais deste sábado, ainda fizeram 4 a 1 no Paraguai, mas passaram em branco contra Venezuela, Brasil e Argentina, esta última pelas semifinais, na segunda-feira passada (28), também no Casa Blanca. A goleira Kate Tapia, do Palmeiras, brilhou na disputa de pênaltis, vencida pelas colombianas por 5 a 4.

Além de Tapia, outro nome importante das Cafeteras é Linda Caicedo. A jogadora do Real Madrid, da Espanha, foi eleita a revelação da última Copa América, aos 16 anos. A joia colombiana marcou três gols nesta edição e forma dupla de ataque com outra estrela da modalidade: Mayra Ramírez, do Chelsea, da Inglaterra, uma das dez transferências mais caras do futebol feminino.

O técnico Angelo Marsiglia também não tem desfalques e deve escalar a Colômbia com Kate Tapia; Carolina Arias, Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Lorena Bedoya, Leicy Santos, Catalina Usme e Valerin Loboa; Mayra Ramírez e Linda Caicedo. Delas, apenas a zagueira Carolina Arias e a meia Loboa não estiveram na final de 2022.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Copa do Brasil: Atlético-MG vence o Flamengo, no Rio, e abre vantagem

Publicado

em

© Pedro Souza/Atlético

O Atlético-MG saiu na frente do Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite de quinta-feira (31), no Rio de Janeiro, o Galo venceu o rubro-negro carioca por 1 a 0, no Maracanã. A Rádio Nacional transmitiu o jogo ao vivo.

A partida de volta será na próxima quarta-feira (6), às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Os alvinegros se classificam em caso de empate. O Flamengo tem de ganhar por dois gols ou mais de saldo durante os 90 minutos para avançar. Caso o placar agregado fique empatado, a vaga será definida nos pênaltis.

A Copa do Brasil é a competição de maior premiação no país. O campeão de 2025 pode acumular R$ 101 milhões ao longo do torneio. O título garante cerca de R$ 77 milhões e o vice assegura R$ 33 milhões. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribui às equipes que avançarem às quartas de final pouco mais de R$ 4,7 milhões.

Como foi

As duas equipes foram para o jogo com novidades. No Flamengo, o técnico Filipe Luís relacionou três dos quatro reforços contratados: o lateral Emerson Royal, que estava no Milan, da Itália; o ponta Samuel Lino e o meia espanhol Saúl, ambos trazidos do Atlético de Madrid, da Espanha. O trio começou a partida no banco de reservas – o meia colombiano Jorge Carrascal, ex-Dínamo de Moscou, da Rússia, ainda não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Pelo lado atleticano, Dudu conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi liberado para atuar na Copa do Brasil. Ele foi punido com seis jogos por ofender a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, em janeiro, por uma rede social.

Já o reforço Alexsander, ex-Fluminense e que estava no Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi relacionado pela primeira vez. Tanto o atacante como o volante iniciaram o confronto no banco, mas somente o segundo foi utilizado pelo técnico Cuca, na etapa final.

O Flamengo teve mais presença ofensiva no primeiro tempo, liderou a posse de bola (58% a 42%) e finalizou 11 vezes contra sete do Atlético-MG, mas encontrou dificuldades para entrar na área da equipe mineira. Não à toa, a melhor oportunidade foi um chute de fora da área do volante Evertton Araújo, que parou no travessão.

O Galo voltou melhor do intervalo. Mesmo ficando pouco tempo com a bola nos pés (30% a 70% até metade da etapa final), o time mineiro era perigoso nos contra-ataques e marcava bem a saída de bola rubro-negra. Foi assim que a equipe visitante saiu na frente aos 20 minutos. O atacante Tomás Cuello se intrometeu na troca de passes dos zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz dentro da área e mandou para as redes.

Os cariocas – que já tinham apostado em Samuel Lino no lugar de Matheus Gonçalves – promoveram também as entradas de Saúl e Emerson Royal nas vagas de Gonzalo Plata e Guillermo Varela, respectivamente. A  partir daí, o Flamengo pressionou atrás do empate.

Aos 35 minutos, Samuel Lino cruzou pela esquerda e Emerson Royal apareceu na área para finalizar, acertando o travessão. Três minutos depois, o ex-ponta do Atlético de Madrid recebeu de Saúl, escapou do zagueiro Lyanco e chutou cruzado, para ótima defesa do goleiro Everson, do Atlético Mineiro.

Nos acréscimos, Samuel Lino chegou a marcar de cabeça, após cruzamento pela direita de Emerson Royal, dentro da área. O ponta, no entanto, estava adiantado e o gol foi anulado por impedimento, para alívio da torcida alvinegra, que celebrou a vitória no Maracanã.

São Paulo na frente

Mais cedo, nessa quinta-feira, o São Paulo saiu na frente do Athletico-PR, ao vencer, no Morumbis, por 2 a 1. A partida de volta será na Ligga Arena, em Curitiba, na próxima quarta, às 19h30. O tricolor, que chegou à quarta vitória consecutiva na temporada, tem a vantagem do empate. O time do Paraná tem de ganhar por dois ou mais gols de diferença para se classificar no tempo normal. Caso o rubro-negro paranaense ganhe por um gol de saldo, a decisão será nos pênaltis.

Os donos da casa abriram o placar com Pablo Maia, aos 30 minutos do primeiro tempo. O volante aproveitou a bola ajeitada pelo zagueiro Alan Franco e finalizou de fora da área. Aos 31 da etapa final, o meia Rodriguinho escapou de três marcadores pela esquerda e rolou para o atacante Ferreirinha, dentro da área, ampliar para o time comandado por Hernán Crespo. Aos 43, o atacante Kevin Viveros descontou para os paranaenses.

Mais Copa do Brasil

As oitavas da Copa do Brasil começaram na última terça-feira (29), com a vitória do Botafogo sobre o Red Bull Bragantino, por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O zagueiro Alexander Barboza e o meia Álvaro Montoro balançaram as redes para o Botafogo, que pode perder até por um gol de diferença no jogo de volta, quarta-feira que vem, às 19h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP). Bragantino precisa ganhar por três ou mais gols nos 90 minutos.

Nessa quarta-feira, outras cinco partidas movimentaram a Copa do Brasil. Confira os resultados:

Internacional 1×2 Fluminense – transmissão da Rádio Nacional.

Bahia 3×2 Retrô

Cruzeiro 0x0 CRB

CSA 0x0 Vasco

Corinthians 1×0 Palmeiras

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Festival Vamos Passear chega a Belo Horizonte em agosto com atividades gratuitas para todas as idades

Publicado

em

Luiz Doro / @dorofoto
Luiz Doro / @dorofoto

Capital mineira recebe o evento no domingo, dia 10, com esportes em quadra poliesportiva e de areia, skate, yoga, pilates e dança, entre 7 horas e meio-dia, abertos ao público em geral. Haverá, também, Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil com inscrições já esgotadas

Julho, 2025 – O Festival Vamos Passear 2025 está chegando a Belo Horizonte neste mês de agosto. A etapa na capital mineira será no dia 10, no Parque Municipal Juscelino Kubitschek, no bairro Sion. Quem for até lá, contará com diversas atividades gratuitas para todas as idades, abertas ao público em geral. Não é preciso se inscrever. É só participar.

Local de lazer e diversão para os mineiros, ocupando uma área de cerca de 30 mil m², o parque ganha ainda mais atrações na manhã de domingo do Festival Vamos Passear. O evento terá, também, Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil, que já estão com as inscrições esgotadas. Será a sétima e penúltima etapa da edição 2025, unindo esporte e saúde.

As atrações gratuitas começam às 7 horas e seguem até o meio-dia na arena que será montada especialmente para o evento, reunindo de crianças a idosos. Esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia: torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanham as ações.

Já as bikes dão início a um percurso de 10 km às 8 horas, seguidas pelo Caminhada de 4 km, às 9 horas, onde os pets são bem-vindos, e a Corrida Infantil, a partir das 10 horas, com até 400 metros distância, de acordo com a idade.

A arena terá, ainda, Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças, Espaço Saúde, voltado ao bem-estar, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. Será montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.

O Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025. Já passou por Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP), Brasília e Porto Alegre (RS). A edição termina no Rio de Janeiro (RJ), no dia 31 de agosto.

Sustentabilidade e inclusão – Ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade fazem parte de cada etapa, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. E o evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Serviço
Etapa Belo Horizonte
Local:
 Parque Municipal Juscelino Kubitschek (Av. dos Bandeirantes, 240 – Sion)
Dia: 10 de agosto (domingo)
8h – Passeio de Bike, 10km
9h – Caminhada, 4km
10h – Corrida Infantil, de 50 a 400 mts.
7h às 12h – Atividades gratuitas (beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, aulas de yoga, pilates e dança, além de atividades no Espaço Kids e Espaço Saúde)

Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil – realizada
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo

O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/

Foto: Luiz Doro / @dorofoto

Continue Lendo