Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

TV Brasil transmite final da Copa América Feminina de futebol

Publicado

em

© Lívia Villas Boas/CBF

A TV Brasil vai transmitir a decisão da Conmebol Copa América Feminina 2025 com o clássico Colômbia x Brasil neste sábado (2), às 18h. A jornada esportiva da emissora pública para a final da competição começa mais cedo, às 17h30, com 30 minutos de pré-jogo. A partida será disputada no estádio Casa Blanca, em Quito, capital do Equador.

O confronto pelo título tem narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta. 

A emissora pública fez uma cobertura especial da competição ao exibir todas as seis partidas da seleção brasileira no torneio. A campanha até agora invicta do elenco treinado por Arthur Elias ganhou espaço privilegiado na programação da TV Brasil.

Hegemonia

Presente em todas as dez finais de Copa América Feminina, a seleção canarinho tenta a conquista de sua nona taça. A Amarelinha só foi derrotada na decisão de 2006 pela Argentina.

Para chegar à final, Colômbia e Brasil eliminaram Argentina e Uruguai, respectivamente. Além da classificação para a decisão, os resultados garantiram vaga para as duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Já Uruguai e Argentina asseguraram classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027, junto com o Paraguai, que terminou a Copa América deste ano na quinta posição.

Na semifinal, a seleção brasileira goleou a uruguaia por 5 x 1. Os gols brasileiros foram marcados por Amanda Gutierrez (duas vezes), Marta, de pênalti, Gio Garbelini e Dudinha. O Uruguai descontou com o gol contra de Isa Haas. Já a Colômbia empatou com a Argentina no tempo regulamentar e ganhou por 5 x 4 na cobrança de penalidades máximas.

Rivalidade

O duelo Brasil x Colômbia se consolidou como a principal rivalidade do futebol feminino no continente. As duas seleções já se enfrentaram na fase de grupos da atual edição do campeonato. O embate acompanhado pelo canal público terminou empatado por 0 x 0 pela última rodada do Grupo B.

O clássico reedita a final da última Copa América Feminina, em 2022, conquistada pela seleção canarinho com vitória por 1 a 0. A promissora geração também levou a Colômbia às quartas de final da Copa do Mundo de 2023, resultado que confirmou a rival como uma das novas forças da modalidade na América do Sul.

Campanhas no torneio

Com quatro vitórias e um empate, o Brasil tem o melhor desempenho no torneio. A seleção nacional marcou 17 gols e sofreu apenas dois, após ficar na liderança do Grupo B na primeira fase da competição com um retrospecto de invencibilidade e ganhar o mata-mata das semifinais.

Além da vitória por 5 x 1 contra o Uruguai na última partida eliminatória, a Amarelinha passou com facilidade por Venezuela (2 x 0), Bolívia (6 x 0) e Paraguai (4 x 1). O único empate foi exatamente contra a Colômbia no 0 x 0 derradeiro do Grupo B da Conmebol Copa América Feminina 2025.

A seleção adversária conquistou duas vitórias contra Paraguai (4 x 1) e Bolívia (8 x0), na maior goleada do torneio. Ainda na primeira fase teve dois empates contra Venezuela e Brasil por 0 x 0, mesmo resultado da semifinal em que superou a Argentina nos pênaltis.

Competição

A primeira fase da Conmebol Copa América Feminina 2025 foi disputada no sistema de pontos corridos em dois grupos com cinco seleções cada que jogaram entre si. As duas mais bem classificadas asseguraram vaga para as semifinais que ocorrem em confrontos eliminatórios únicos. As seleções ganhadoras do mata-mata decidem o torneio.

Maior vencedora e atual campeã da Conmebol Copa América Feminina, com o título de 2022, a seleção brasileira busca a nona taça este ano. O escrete canarinho levou oito títulos nas nove edições realizadas desde 1991. Na competição atual, o Brasil integrou o Grupo B, junto com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O Grupo A foi formado por Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

A final será no dia 2 de agosto. Três estádios equatorianos recebem as partidas do torneio: Casa Blanca, da equipe LDU Quito; Chillogallo, do clube Aucas; e Banco Guayaquil, do time Independiente del Valle.

O Brasil já tinha vaga assegurada para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027, por ser o país-sede e também se garantiu nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, ao chegar à final da Conmebol Copa América Feminina 2025.

Esporte feminino em destaque

A transmissão da Conmebol Copa América Feminina 2025 está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a presença do esporte feminino em sua programação.

O canal exibe atualmente os jogos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e as fases decisivas das Séries A2 e A3 da modalidade, além das finais das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20.

A TV Brasil também é a emissora oficial da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e mostra os confrontos da competição.

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 167 emissoras de televisão e 165 de rádio, os torcedores de todo o país podem assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa dos campeonatos.

Repercussão das transmissões

A exibição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol tem trazido cada vez mais espectadores para a TV Brasil. Em 2025, a audiência média da competição teve aumento de 23,8% em relação a 2024. Os números consideram a primeira fase da Série A1, que neste ano terminou em 18 de junho e são relativos às praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% mais audiência que a média da TV Brasil em 2025.

O aumento da audiência veio acompanhado de crescimento do alcance médio de 118 mil para 140 mil domicílios por jogo. Também houve aumento no tempo domiciliar, o que representou uma média de 2 minutos a mais por partida.

Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a primeira fase do Brasileirão registrou aumento de 42,8% no alcance das emissoras parceiras: de 2,1 milhões de indivíduos em 2024 para 3 milhões em 2025. Essas são as praças e emissoras onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) possui coleta de programação: TV Brasil/SP, RJ e DF; Rede Minas/MG; TV Cultura do Pará/PA; TV UFG/GO; TVE/RS; TVU Recife/PE; TVE Bahia/ Salvador; TV UFSC/ SC; TV Encontro das Águas/AM; TV Ceará/CE.

“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino. Acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Videocast Copa Delas

Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do futebol feminino com o Copa Delas, videocast da TV Brasil disponível no Youtube. A produção esportiva traz entrevistas exclusivas, análises das partidas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes e a seleção brasileira. 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.   

Serviço

Conmebol Copa América Feminina 2025 na TV Brasil
Final – Colômbia x Brasil – terça, dia 2/8, às 17h30

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Depay e Yuri Alberto desequilibram e Corinthians vence Majestoso

Publicado

em

© Reuters/Marcelo Machado De Melo/Direitos Reservados

O Corinthians contou com o brilho do holandês Memphis Depay e do centroavante Yuri Alberto para derrotar o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (20) em Itaquera, em jogo válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

VENCE O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!!! 🏴🏳️🦅

AO LADO DA FIEL, O TIME DO POVO SOMOU ➕3️⃣ NO BRASILEIRÃO NO MAJESTOSO!

Corinthians 3 🆚 1 São Paulo

⚽⚽ Yuri Alberto
⚽ Memphis#VaiCorinthians pic.twitter.com/fwf5ELXV8P

— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025

A vitória no Majestoso foi importante para o Timão alcançar os 45 pontos, assumindo a 10ª colocação da classificação e se afastando da zona do rebaixamento. Já o Tricolor Paulista viu diminuírem as possibilidades de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores, pois permaneceu com 45 pontos, mas na 9ª posição.

Corinthians dominante

Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior foi muito melhor na etapa inicial, aplicando uma grande pressão na defesa adversária, que, aos 25 minutos, vacilou e cometeu um pênalti. Yuri Alberto foi para a cobrança e não falhou diante do goleiro Rafael para abrir o placar.

Logo nos primeiros movimentos da etapa final a equipe de Hernán Crespo mudou sua postura e deu a impressão de que poderia buscar uma virada, em especial após o gol de cabeça do atacante chileno Tapia aos oito minutos.

Os artilheiros do Majestoso! 🤳🏼😄😘#VaiCorinthians pic.twitter.com/WnYRbdk9ps

— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025

Porém, o Timão contava no banco com o talento de Memphis Depay. E o holandês entrou no gramado aos 17 minutos e não demorou a desequilibrar o confronto. Aos 38 minutos, o camisa 10 do Corinthians aproveitou falha da defesa adversária para dominar a bola, se livrar da marcação de Sabino com um drible desconcertante e bater colocado para marcar um belo gol.

O tento do holandês animou de vez o time do Parque São Jorge, que chegou ao terceiro aos 43 minutos, quando Yuri Alberto aproveitou bola que sobrou viva na área para dar números finais ao marcador.

Outros resultados:

Juventude 3 x 3 Cruzeiro
Bahia 2 x 3 Fortaleza

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Palmeiras derrota Ferroviária e conquista Copa do Brasil feminina

Publicado

em

© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados

O Palmeiras conquistou pela primeira vez na história o título da Copa do Brasil de futebol feminino. O feito foi garantido graças a uma vitória de 4 a 2 sobre a Ferroviária, na tarde desta quinta-feira (20) na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

A equipe comandada pela técnica Rosana Augusto criou as melhores oportunidades nos primeiros minutos do confronto. A oportunidade inicial das Palestrinas foi obra da zagueira Pati Maldaner, que finalizou de primeira após a bola ser levantada na área aos sete minutos do primeiro tempo.

Dois minutos depois Amanda Gutierres recebeu na intermediária, avançou e soltou uma bomba para levar perigo ao gol defendido por Luciana. Aos 11 minutos quem deu trabalho à goleira da Ferroviária foi Tainá Maranhão.

Porém, aos 21 minutos, Luciana nada pôde fazer para impedir o primeiro gol palmeirense. A meio-campista Raíssa Bahia levantou a bola na área e Amanda Gutierres se antecipou à defesa para cabecear com força. Gol das Palestrinas.

O BRASIL É ALVIVERDE! AS PALESTRINAS SÃO CAMPEÃS DA COPA DO BRASIL FEMININA 2025! 🏆💚

🏆 Ferroviária 2×4 Palmeiras
⚽ Amanda Gutierres, Brena, Taina Maranhão e Greicy.#AvantiPalestrinas #FERxPAL #FimDeJogoSEP pic.twitter.com/P12N20WZ7F

— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2025

Aos 37 minutos a Ferroviária chegou a igualar o marcador, quando a meio-campista Duda Santos cobrou falta em direção à área e a zagueira Andressa subiu mais do que a defesa palmeirense para marcar de cabeça.

Mas o Palmeiras voltou a ficar em vantagem antes do intervalo. Aos 47 minutos a artilheira Amanda Gutierres aproveitou vacilo da defesa da Ferroviária para finalizar. Luciana defendeu parcialmente e Brena ficou livre para bater para o fundo do gol.

Qualquer chance de reação das Guerreiras Grenás foi afastada logo nos primeiros minutos da etapa final. Com um minuto de jogo a técnica Rosana Augusto pediu o desafio em lance dentro da área envolvendo Tainá Maranhão. E a juíza marcou a penalidade máxima. A própria camisa 29 do Palmeiras foi para a cobrança e acertou o ângulo para superar Luciana.

A partir daí as oportunidades apareceram de lado a lado, mas quem voltou a mostrar eficiência para mudar o marcador foi o Palmeiras. Aos 34 minutos Diany recuperou a posse de bola na entrada da área e tocou para Greicy, que bateu colocado para superar a goleira Luciana. Já nos acréscimos a volante Raquel marcou o segundo da Ferroviária, mas a vitória final, e o título, ficou mesmo com as Palestrinas.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Gabriel Medina retorna ao Circuito Mundial de Surfe em 2026

Publicado

em

© William Lucas/COB/Direitos Reservados

A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o brasileiro Gabriel Medina retornará ao Circuito Mundial em 2026. No início de 2025, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão mundial sofreu uma lesão no ombro esquerdo, durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que o afastou das competições durante todo o ano.

ELE ESTÁ DE VOLTA! 🏆🏆🏆@gabrielmedina​ está confirmado para 2026.

Veja Gabriel de volta entre a elite do surf, 1 de abril de 2026, enquanto a temporada começa em Bells Beach.#WSLBrasil pic.twitter.com/ZukGi9n9lU

— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) November 20, 2025

“Gabriel Medina retorna ao Tour em 2026 pronto para escrever um novo capítulo [em sua carreira]. O tricampeão chega com fome, foco e aquela presença que muda o clima no lineup. Se tem Medina na água, tem expectativa lá em cima e a busca pelo tetra já começou”, publicou a WSL em suas redes sociais.

Em razão da lesão, em janeiro de 2025, Medina foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.

Fonte

Continue Lendo