Cultura
“TV COLOSSO, O MUSICAL” arrasta multidões ao teatro e celebra sucesso em turnê nacional

Comemorando os 30 anos da série de sucesso, o espetáculo oficial e inédito leva aos palcos Priscila e os personagens originais da TV com uma história emocionante e cheia de aventura
TV Colosso, o programa infantil da TV Globo, conhecido por sua criatividade e originalidade, tornou-se um fenômeno de audiência e um marco cultural atemporal para diversas gerações. O público agora terá a oportunidade de reviver a magia dos anos 90 com “TV Colosso – O Musical”, sob a direção artística de Luiz Ferré, o criador dos personagens originais da série, roteiros de Adão Iturrusgarai e André Catarinacho, colaboração final de Thereza Falcão e um grande elenco. Após o imenso sucesso de suas temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, o espetáculo iniciou sua turnê nacional em Curitiba (PR), no Guairão, para uma plateia de mais de 2 mil pessoas. As próximas paradas já confirmadas são as cidades de Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA) e Manaus (AM). Confira a programação completa em https://www.tvcolossoomusical.com.br/
Uma emocionante homenagem a um dos programas mais amados da televisão brasileira, que encantou milhões de pessoas no Brasil com seus personagens cativantes. Adultos revivem a infância ao reencontrar esses queridos amigos, enquanto as crianças exploram o universo da “TV Colosso” pela primeira vez, com muitas risadas, lições e números musicais vibrantes que recriam a nostalgia do programa. Uma celebração dos 30 anos de afeto e diversão, compartilhando memórias com as futuras gerações. O espetáculo é uma realização da Globo em parceria com Criadores e Criaturas, Inova Brand, Ziss Produções, e Everybody Entretenimento, apresentado e patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“TV Colosso é um exemplo de sucesso brasileiro que conquistou milhões de fãs e permanece vivo na memória afetiva de gerações. Aqui na Brasilprev, temos o orgulho de apoiar produções como essa, que celebram a riqueza da cultura nacional e valorizam marcos importantes da nossa história”, destaca Ivan Kosmack Ribeiro, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da empresa. “Somos reconhecidos como uma das empresas que mais investem em iniciativas culturais no país, e projetos como este refletem nossa dedicação em promover e preservar o que é genuinamente nosso”, completa.
A História
Ao som das trilhas icônicas do universo Colossal, os personagens favoritos da TV Colosso se reúnem para enfrentar uma ameaça: uma invasão de cães cibernéticos comandados pelo terrível Vira-Lata de Aço, vindo do futuro para levar o Gilmar das Candongas para o ano de 2090 e resolver a “TV Colosso das Galáxias”, uma versão altamente tecnológica e sem humor. Em cena, momentos marcantes como o “Bom dia, Galera!” e o clássico “Tá na hora de matar a fomeee!” ganham vida. Priscila, ao lado dos Gilmares, convoca a turma para enfrentar os caninos espaciais, que acabam descobrindo que a verdadeira magia da TV Colosso está na bagunça e amizade da equipe. Será que a TV Colosso volta ao passado, ou o futuro está a caminho? Todos correm para salvar a TV Colosso – afinal, ainda bem que já é hora do almoço!
Relevância, Alcance, Impacto Cultural e Social
O espetáculo é uma celebração dos 30 anos de um dos programas mais icônicos da TV brasileira, a “TV Colosso”. A nostalgia, aliada ao apelo intergeracional, atrai um público diversificado, com famílias inteiras que desejam reviver memórias da infância enquanto apresentam esse legado cultural às novas gerações.
“TV Colosso – O Musical” não é apenas uma experiência de entretenimento, mas também um resgate cultural e uma forma de transmitir valores atemporais. O espetáculo destaca, de forma lúdica e acessível, temas como amizade, trabalho em equipe e respeito às diferenças, reforçando mensagens positivas que dialogam com públicos de todas as idades.

Sobre a Brasilprev
Com 31 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 430 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.
Sobre a Globo
Com múltiplas soluções de negócios, a Globo apresenta formatos de licenciamento diversificados, alinhados aos objetivos dos parceiros dos mais variados segmentos. Seu diferencial é disponibilizar um ecossistema de marcas, conteúdo e mídia, em modelos de negócios inovadores, em diferentes territórios, como novelas, realities, programas infantis e esportes. Entre as marcas mais conhecidas estão Sportv, Cavalinhos do Fantástico e D.P.A. – Detetives do Prédio Azul.
Sobre a Criadores e Criaturas
Estreou em 1984 em Porto Alegre com o espetáculo “Teatro de Bonecos Cem Modos”, que recebeu o prêmio de Melhor Peça no mesmo ano. No Rio de Janeiro, lançou “O Menor Espetáculo da Terra” e, em seguida, “O Maravilhoso Mundo do Horror”. Com o universo Colosso, a companhia realizou várias produções para o palco, incluindo o musical “Show Colosso” em 1995. A empresa colaborou em diversos projetos do Grupo Globo, como “Clip Clip”, “Bambuluá”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Turma da Mônica”. Em 2016, criou e produziu 10 episódios do “Priscila Show” para a plataforma PlayKids. Para a Rede Globo, desenvolveu “Iskavoka Iskavoka” e o programa “TV Colosso”, que foi exibido em mais de 40 países.
No musical “TV Colosso”, a Criadores e Criaturas, detentora dos direitos dos personagens do universo TV Colosso, é responsável pela concepção, criação, confecção e manipulação dos personagens. A direção criativa do projeto está a cargo de Luiz Ferré, fundador e diretor do grupo Criadores e Criaturas.
Sobre a ZISS Produções
É uma produtora de teatro responsável pela produção do espetáculo oficial da série de televisão “D.P.A.”, que está há mais de 10 anos no ar no canal Gloob e também foi adaptada para o cinema, atualmente em seu quarto filme, com milhões de espectadores. “D.P.A. A PEÇA” está em sua segunda edição, tendo realizado temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, além de turnês que percorreram mais de 20 cidades no Brasil.
Sobre a Inova Brand
É uma agência de publicidade especializada em entretenimento e cultura, responsável pelo marketing de mais de 70 produções teatrais. Atualmente, é responsável pela produção geral, marketing e comercial do espetáculo “Duetos, A Comédia de Peter Quilter”, estrelado por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, que já atraiu mais de 100 mil espectadores em mais de 14 cidades do país. No cenário internacional, o espetáculo foi produzido em mais de 20 países e traduzido para mais de 10 idiomas. A empresa também está produzindo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” inspirado no enredo de Rosa Magalhães que prestou homenagem a Hans Christian Andersen em seu centenário. A peça narra a vida do famoso autor e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o musical têm temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma turnê por seis cidades do Nordeste e Brasília.
Sobre a Everybody Entretenimento
É uma produtora de teatro, atualmente responsável por espetáculos como “Duas Irmãs e Um Casamento”, de Peter Quilter, com Maitê Proença e Debora Olivieri, e “TV Colosso, O Musical”, baseado no icônico programa de televisão dos anos 90 da TV Globo.
Desconto BRASILPREV
Clientes Brasilprev têm a incrível oportunidade de obter um desconto de 50% na compra de ingressos em nosso site de vendas.
– Válido para compra de 4 ingressos por CPF. O desconto de 50% será aplicado no valor total do ingresso.
Aproveite essa oportunidade imperdível e garanta agora mesmo os seus ingressos com desconto!
Desconto Solidário TV Colosso – 1kg de Ração = 50% DESCONTO
Faça parte dessa ação solidária! Com o Desconto Solidário da TV Colosso, você garante 50% de desconto em seu ingresso ao doar 1kg de ração para cães ou gatos. É simples: Ao comprar seu ingresso online, selecione a opção ”50% de desconto – 1kg de ração”. No dia do espetáculo, leve 1kg de ração para validar seu desconto e garantir a sua entrada. Além de aproveitar o show, você estará ajudando os animais que mais precisam! Junte-se a nós nessa causa e faça a diferença. Ação solidária válida também para compra de ingressos diretamente na bilheteria do evento.
COLABORADORES TV GLOBO – 50%
– Os colaboradores devem apresentar o crachá ou algum outro documento oficial que comprove vínculo com a instituição.
Ficha Técnica:
Direção: Luiz Ferré
Criação e Curadoria Personagens: Criadores e Criaturas
Roteiro: Adão Iturrusgarai, André Catarinacho e Luiz Ferré
Colaboração final de texto: Thereza Falcão
Direção de Manipulação: Beto Dorneles
Direção Musical: Fernando Figueiredo
Coreografias: Roberto Alencar
Iluminação: Dani Sanches
Cenário: Giorgia Massetani
Design de som: Bruno Boccuzzi e Gustavo Inca
Sonorização: Inca Áudio
Elenco/Manipuladores Bonecos:
· Beto Dorneles – personagens: Gilmar 1, Gilmar 2, Priscila
· Daniella Mota – personagem: Pulga
· Dayane Giraldi – personagens: Gilmar 1, Gilmar 2, Gilmar 3, JF
· Fernanda Silveira – personagens: Priscila (operação de rádio), Gilmar 3
· Gustavo Waz – personagens: Cão Robô 2, Gilmar 2, Jaca Paladium, JF
· Ju Rossi – personagens: Cão Robô 2, Capachão, Cozinheiro, Malabi,
· Juju Bac – personagens: Cão Robô 1, Gilmar 2, Malulu
· Julia Perré – personagem: Pulga
· Júlio Félix – personagem: Priscila
· Luiz Borges – personagens: Daniel (operação rádio), Gilmar 3, Malabi, Malulu
· Marco Fernandes – personagem: Daniel
· Paulo Adriane – personagem: Priscila
· Rafa Canedo – personagens: Cão Robô 2, Capachão, Garçon, Malabi
· Renan Rodrigues – personagem: Pulga
· Rennato Cinelli – personagens: Cão Robô 2, Gilmar 1, Gilmar 3, JF, Malulu, Priscila
· Rodrigo Barcena Mendes – personagem: Daniel (operação de rádio)
Pulgas Temporada São Paulo: Enrico Verta, Erika Altimeyer e Sarah Roston
Equipe de Dublagem:
· Direção de Dublagem: Mario Jorge
· Dubladores:
Garcia Jr – personagens: Daniel e JF
LC Persy – personagem: Jaca Paladium
Marcio Simões – personagens: Cão Robô 2 e Gilmar 3
Marco Ribeiro – personagens: Cão Robô 1 e Gilmar 2
Mario Jorge – personagens: Gilmar e Malabi
Mauro Ramos – personagens: Capachão e Cozinheiro
Monica Rossi – personagem: Priscila
Morgana Bernabucci – personagem: Malulu
Equipe de Direção:
· Assistência de Direção: Pablo Petronilho e Wanderley Pira
Equipe de Construção dos Bonecos:
· Coordenação de Construção dos Bonecos: Beto Dorneles e Fernanda Silveira
· Equipe do Rio de Janeiro: Ângela Sardinha, Fabiana Silveira, Isabela Dorneles, Mauro Vilela, OBA Bonecos (Heloísa Dile e Renato Spinelli) e Thiemy Katayama
· Equipe de Porto Alegre: Daniel Segal (eletrônica), Sidnei Antonioli (mecânica), Inventiva
· Equipe de São Paulo: Evelin Cristina, Leandro Farchi, Luiz Borges, Rodrigo Barcena Mendes
Equipe de Direção Musical:
· Arranjos: Dino Barioni e Sandrinho Azúcar
· Preparação vocal: Juju Bac
Equipe de Cenografia:
· Adereços: Ateliê Temporal (Francisco Leite / Renato Marques)
· Assistente de cenografia: Luísa Cruz
· Assistentes de cenografia e pintura de cenário: Aline Tavares, Beatriz Leandro e Olivia Chimenti
· Cenotécnico: Washington Castelinho
· Costureira da cortina cenário: Nice Tramontin
· Infláveis: Taiga Infláveis e Eventos – Isabela Deléo
· Marceneiros: John Lennon e Ubiratan
· Maquinária cortina cenário e Pintura artística: Ubiratan
Equipe de costura figurinos bonecos e elenco:
· Costureiras: Ângela Oliveira e Denise Evangelista
Equipe Técnica do Espetáculo:
· Camareira: Amanda Brandieri (SP) Dani Minervino e Karen Romanelli (RJ)
· Contrarregras: Eduardo Portella e Ingrid Emily
· Direção de Palco: Marcelo Silva
· Microfonista: Ana Lares
· Operador de Luz: Guilherme Penedo
· Operador de Som: Erick Lima
Equipe de Produção:
· Coordenador de Produção: Sérgio Lopes
· Diretora de Produção: Elisa Padilha
· Produção Administrativa: Filomena Mancuzo
· Produção Executiva Montagem e Temporada São Paulo: Isabel Gomez
· Produção Executiva Temporada Rio e Turnê: Sonia Reinstein
· Apoios: Marcela Rosário
Programação Visual e Marketing: Mauricio Tavares
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Direitos Autorais Personagens: Criadores e Criaturas
· Licenciamento, Gerente de Projetos e Atendimento Criadores e Criaturas: Silvana Cury
Direitos Autorais Marca TV Colosso: TV GLOBO
Realização: Everybody Entretenimento, Feirinha Cultural, Inova Brand e Studio Ziss Produções
Próximas apresentações:
PORTO ALEGRE (RS)
Salão Atos da PUC RS – Av. Ipiranga – Partenon
Dias 24/05 e 25/05, às 17h
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 25/05 às 17h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105645/d/315548
CAMPO GRANDE (MS)
Teatro Glauce Rocha – R. Ufms, S/N – Universitário
Dias 30/05, às 19h, e 31/05, às 15h e às 17h30
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 31/05, às 15h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105837/d/316544
GOIÂNIA (GO)
Teatro Madre Esperança Garrido – Av. Contorno, 241 – St. Central
Dias 07/06, às 17h, e 08/06, às 15h e 17h30
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 08/06, às 15h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105830/d/316536
BELO HORIZONTE (MG)
Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima 420, Centro
Dias 14/06, às 18h, e 15/06, às 15h e 18h
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 15/06, às 15h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105505/d/314933
BRASÍLIA (DF)
Teatro da UNIP – SGAS I SGAS 913 – Asa Sul
Dias 21/06, às 17h, e 22/06, às 15h e 17h30
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 22/06, às 15h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/106149/d/317929
BELÉM (PA)
Theatro da Paz – Avenida da Paz, Praça da República, S/N – Campina
Dias 05/07, às 17h, e 06/07, às 15h e 18h
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 06/07, às 15h
Ingressos: abertura das vendas em breve
MANAUS (AM)
Teatro Manauara – Av. Mário Ypiranga, 1300 – LSL04 – Adrianópolis
Dias 19/07, às 17h, e 20/07, às 15h e 17h30
SESSÃO COM ACESSIBILIDADE em audiodescrição e libras – 20/07, às 15h
Ingressos: abertura das vendas em breve
Rede social: https://www.instagram.com/tvcolossoomusical/




Cultura
Segunda semana do VI Festival de Ópera de Pernambuco traz ‘O Refletor’ ao Teatro Santa Isabel

Recife se consolida como um polo da música de concerto com a realização do VI Festival de Ópera de Pernambuco, um evento que celebra os 90 anos de Maurício de Sousa e José Alberto Kaplan, e os 200 anos de Johann Strauss II. Sob a direção artística do Maestro Wendell Kettle, o festival traz três grandes produções ao palco do Teatro de Santa Isabel.
Após a estreia com a ópera infantojuvenil “A Turma da Mônica em ‘Amizade é tudo'”, o festival entra em sua segunda semana de programação. A partir desta sexta-feira, o público poderá conferir a ópera de câmara ‘O Refletor’, de José Alberto Kaplan. A obra, que está sendo orquestrada e editada pelo próprio Maestro Kettle em homenagem ao 90º aniversário do compositor, promete uma sátira afiada sobre a hipocrisia social.
Baseada na peça ‘Lux in tenebris’ de Bertolt Brecht, a ópera acompanha João, um suposto reformista moral que, por meio de palestras, tenta combater as doenças sexualmente transmissíveis. Sua cruzada, no entanto, esconde ambições obscuras e uma enorme dose de hipocrisia, especialmente quando confrontado com a Cafetina, dona do bordel local. A trama, que também inclui figuras como uma Repórter e um Capelão, questiona a diferença entre certo e errado e até onde a moralidade pode ser usada para mascarar a exploração.
As apresentações de ‘O Refletor’ acontecem no Teatro Santa Isabel nas seguintes datas e horários:
Sexta-feira (22 de agosto): 20h
Sábado (23 de agosto): 20h
Domingo (24 de agosto): 19h
O festival é uma iniciativa colaborativa da Academia de Ópera e Repertório (AOR) e da Sinfonieta UFPB, projetos criados pelo Maestro Wendell Kettle. Os projetos visam não apenas oferecer uma experiência estética completa ao público, mas também impulsionar o mercado cultural e turístico da região.
A programação do festival se encerra na próxima semana, com a opereta ‘O Morcego’, de Johann Strauss II, nos dias 29, 30 e 31 de agosto.
Para mais informações e compra de ingressos para os espetáculos, acesse o site oficial do evento.
SERVIÇO
VI Festival de Ópera de
Pernambuco
Sexta-feira (22 de agosto): 20h
Sábado (23 de agosto): 20h
Domingo (24 de agosto): 19h
Local: Teatro Santa Isabel (Praça da República – Santo Antônio, Recife – PE)
Ingressos a partir de R$ 40 disponíveis no site: https://www.guicheweb.com.br/vi-festival-de-opera-o-refletor—22-ago-19h30_45618
Informações: @festivaloperape
Cultura
Lorena Guimarães, mãe atípica, luta pelos direitos de seu filho autista, empoderando outras mães e se tornando referência em Belo Horizonte

Lorena Guimarães relata a EMEI Jardim Vitória 3 de maus-tratos, negligência alimentar e falta de inclusão; corpo docente teria bloqueado a mãe após hematoma na criança e não dá retorno sobre o caso.
Belo Horizonte (MG), agosto de 2025 – A mãe Lorena Guimarães denuncia que seu filho, B. G. M., de 5 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista nível 3 de suporte não verbal, foi vítima de maus-tratos, negligência e capacitismo na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Vitória 3, em Belo Horizonte.
No dia 22 de julho, a criança apresentou hematomas pelo corpo, episódio confirmado em exame de corpo de delito, que atestou agressões por meio contundente. O fato foi considerado o estopim da crise entre família e escola. Lorena afirma que não recebeu nenhuma explicação oficial e, ao procurar a direção, foi bloqueada pela corpo docente, que estaria de férias pela segunda vez em menos de dois meses.
Antes disso, em 10 de julho, a mãe já havia registrado boletim de ocorrência por maus-tratos, denunciando que o filho não estava recebendo a alimentação adequada conforme determinado em laudo médico. Lorena também afirma ter aberto denúncia junto à Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte, mas até agora não recebeu retorno. Além disso, segundo relato, houve episódios de capacitismo, quando uma professora teria afirmado que o aluno não participou das atividades por “não ser capaz”.
“Meu filho precisa de cuidados, de inclusão e de acolhimento. No lugar disso, ele sofreu violência, discriminação e negligência. E quando busco respostas, o corpo docente da escola simplesmente não me dá explicações sobre os hematomas. Estou desesperada, mas não posso deixá-lo fora da escola porque o Conselho Tutelar pode tirar minha guarda caso ele não frequente a escola regular”, desabafa Lorena Guimarães.
A mãe destaca que outras famílias também relatam problemas com a instituição, mas considera que seu caso expõe de forma ainda mais grave a falta de inclusão e a violência contra crianças neurodivergentes.
Além da denúncia, Lorena também compartilha em suas redes sociais a rotina de uma mãe atípica dedicada, mostrando a relação próxima e de afeto com o filho. Ela já vinha desabafando há meses sobre a insatisfação com a falta de inclusão na escola. Em vídeos, registra momentos de superação do menino e sua luta diária por acolhimento. Em um deles, durante a festa junina da escola, relata que Benício não conseguiria dançar como os colegas. Para que ele não se sentisse excluído, Lorena o acompanhou dançando com o filho, repetindo os movimentos dos coleguinhas, garantindo que ele se sentisse parte da turma e que a memória fosse registrada como todas as mães gostariam.
Esse episódio simboliza, segundo Lorena, a dedicação e entrega de uma mãe que busca constantemente espaços de inclusão para o filho, frente a um ambiente escolar que, em sua visão, não está preparado para acolher crianças com deficiência.
Atualmente, já há um processo investigativo em andamento, e o caso reacende o debate sobre a falta de preparo das escolas públicas para receber alunos com deficiência e a urgência de maior fiscalização contra casos de violência, negligência e capacitismo no ambiente escolar.
Onde está a Inclusão ?
Cultura
Luiza Repsold França se destaca como curadora de importantes exposições nos Estados Unidos

Brasileira está na equipe curatorial do Philadelphia Museum of Art
A arte brasileira está cada vez mais valorizada internacionalmente, com grandes mostras em museus e galerias em países europeus e nos Estados Unidos. Em paralelo, uma nova geração de curadores também vem se destacando em grandes instituições norte-americanas, conquistando posições em conceituadas instituições.
Entre esses profissionais está a carioca Luiza Repsold França. Graduada em História da Arte pela Universidade da Pensilvânia e Mestre em História da Arte pelo Williams College e The Clark Art Institute, Luiza tem uma extensa pesquisa sobre o papel da costura nas obras têxteis dos artistas brasileiros Arthur Bispo do Rosário, Rosana Paulino e Sonia Gomes. Além de realizar projetos curatoriais com grandes nomes da cena contemporânea global, seu olhar para a história da arte é voltado para o Brasil e América Latina, como foco na valorização de artistas e narrativas historicamente marginalizadas, em especial a importância histórica da preservação e transmissão de conhecimento por meio do manual.
Atuando na equipe de curadores do Philadelphia Museum of Art, um dos mais importantes museus dos Estados Unidos, seu mais recente trabalho é a mostra “Pauline Boudry/Renate Lorenz: Moving Backwards”, uma instalação de vídeo imersiva que combina dança urbana e coreografia moderna com a cultura underground queer e táticas de guerrilha. Está em visitação no Museu até 29 de setembro.
Luiza também é co-curadora de uma instalação monumental do artista ganês El Anatsui, composta por mais de 200 elementos suspensos, feitos a partir de lacres de alumínio reciclados. A obra aborda temas como o comércio global, identidades pós-coloniais e os impactos do consumo excessivo sobre o meio ambiente.
Seu currículo no mundo da arte impressiona para uma profissional tão jovem, com passagens pelos El Museo del Barrio e Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, ambos em Nova Iorque, e Museu de Arte do Rio – MAR.