Cultura
Uma festa teatral para Antônio Abujamra! Com direção de André Abujamra e “Abu” em Inteligência Artificial, “Hamleto” estreia em curtíssima temporada no Teatro Dulcina, no Centro do Rio
No mês em que faria 92 anos, Antônio Abujamra ganha homenagem com montagem inédita de texto baseado na obra de William Shakespeare encenada pela sua companhia, Os Fodidos Privilegiados, com participação de Antonio Grassi
O mestre Antônio Abujamra (1932 – 2015), que faria 92 anos no dia 13 de setembro, será homenageado com uma performance inédita da aclamada companhia que fundou, “Os Fodidos Privilegiados”, com participação de Antonio Grassi e sob a batuta do seu filho, o premiado músico André Abujamra. O texto escolhido faz parte dessa história: “Hamleto”, do italiano Giovanni Testori e baseado no “Hamlet” de William Shakespeare. A curtíssima temporada vai de 13 a 29 de setembro, com sessões às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro, sede da companhia nos anos de 1990.
“Hamleto” tem como tema a busca de um príncipe para vingar a morte de seu pai. A trama densa evoca conflitos de família, amores, loucura e sanidade, filosofia, poder e moralidade. Antônio Abujamra dirigiu cinco encenações do texto, sempre atualizando sua adaptação: “O Hamlet” (SP, 1981, elenco masculino), “O Hamleto” (SP, 1984, elenco feminino), “Hamletto” (NY, 1986, elenco feminino), “Um Certo Hamlet” (RJ, 1991, elenco feminino) e “Hamlet É Negro” (RJ, 2002, elenco de atores e atrizes negros). Nesta nova montagem, contemplada no Programa Funarte Aberta, o “Hamleto” de Giovanni Testori ganha interferências atuais de projeção e linguagem do Tik Tok, Inteligência Artificial e músicas originais, sob a visão moderna e multimídia de André Abujamra.
Abu em IA
Em 2024, o premiadíssimo músico André Abujamra, filho do mestre, assina a direção e traz a Inteligência Artificial para a cena carioca. Em meio a projeções inusitadas que compõem o cenário, os personagens se apresentam anarquicamente acompanhados pelo coro. A peça se desdobra em diálogos do teatro com o áudio visual. A trilha, composta também por Abujamra filho, é um espetáculo à parte e faz atores e espectadores mergulharem num universo único criado para uma verdadeira festa teatral inventiva e ousada, características da companhia.
– Vamos levar alegria, rigor e caos ao palco! “Ciganos do underground”, os Fodidos Privilegiados estão vivos e potentes recriam o legado, se reinventam – exalta o diretor.
Três décadas em prol da cultura
Fundada por Antônio Abujamra, a Cia. Os Fodidos Privilegiados, coletivo iniciado em 31 de janeiro de 1991, no auditório da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, estreava, em 14 de junho daquele ano, “Um certo Hamlet”, no Teatro Dulcina, da Funarte. Com um elenco totalmente feminino, o espetáculo rendeu a Vera Holtz a premiação de melhor atriz na quarta edição do Prêmio Shell de Teatro e a Antônio Abujamra o Prêmio Molière de melhor direção, no mesmo ano. Do elenco participavam também Ana Jansen, Cláudia Abreu, Deborah Catalani, Rafaela Amado, Sofia Torres e Suzana Faini.
Em 1996, a companhia estudou toda a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, em especial peças de teatro, folhetins, e o romance “O casamento”, cuja adaptação teatral o grupo estreou, no ano seguinte, com direção de Antônio Abujamra e João Fonseca, no Festival de Curitiba (com sucesso de crítica e público). Naquele ano e nos seguintes, encenou a obraem diversos festivais, nacionais e internacionais, e recebeu o Prêmio Shell – Direção e Figurino, além da indicação de Melhor Atriz, para Guta Stresser.
Em 2003, Abujamra, à frente do Teatro Glória, fez uma montagem da peça com um elenco composto por pessoas pretas. Em 2021, sob a direção de Joao Fonseca, diretor artístico da companhia desde 2001, após a saída de Antonio Abujamra, dirigiu a leitura dramatizada do texto, em homenagem ao mestre, pelo Itaú Cultural, de forma híbrida, com dois elencos integrantes do coletivo – feminino e masculino –, com o título “Um Outro Hamlet”.
Mesmo sem subsídio permanente, a companhia desenvolve oficinas, seminários, grupos de estudos e pesquisa, leituras dramáticas, tributos e montagens de textos clássicos e contemporâneos de autores nacionais e estrangeiros. Sempre com foco na investigação de linguagem e ampliação de plateias no teatro, horizontes que pautam sua linha de atuação no mercado cultural brasileiro.
Ficha técnica:
Direção geral: André Abujamra
Direção cênica e de movimento: Johayne Hildefonso
Músicas originais: André Abujamra
Figurino: Márcia Marques
Cenário: Nello Marrese
Iluminação: Dani Sanchez
Direção de produção e administração: Filomena Mancuzo
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Produção executiva: Beto Bruno
Programação visual e mídias: Julia Andrade
Apoio artístico: João Fonseca e Rafaela Amado
Assistência de direção: Giovania Costa, Mauro Marques e Pedro Pedruzzi
Assistente de produção: Marta Guedes
Assistente de figurino e produção: Ivete Rodrigues
Apoio de produção de cenário: Sérgio Lopes
Técnico de som e vídeo: Enrico Baraldi
Operador de luz: Ricardo Meteoro
Máscaras do figurino: Giovanni Targa
Elenco: Antonio Grassi, Alexandre Lino, Beto Bruno, Claudio Gomes, Dani Fontan, Filomena Mancuzo, Giovania Costa, Iris Bustamante, Isis Lua, Isley Clare, Ivete Rodrigues, Márcia Marques, Marta Guedes, Mauro Marques, Pedro Pedruzzi e Ricardo Souzedo
Voz off através da IA (inteligência artificial) da personagem Espectro: Antônio Abujamra
Voz off da personagem Gertrude: Rose Abdalah
Voz off da personagem Claudios: Beto Lobo
Projeto contemplado no Programa Funarte – Aberta
Espaço Cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Serviço:
Estreia: 13 de setembro
Temporada: de 13 a 29 de setembro, sexta-feira e sábado, às 19h, e domingo, às 18h
Local: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro, Rio de Janeiro – RJ
(Próximo à Estação do Metrô Cinelândia)
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada) pelo site https://www.sympla.com.br/eventos?s=Hamleto
Classificação etária: 16 anos
Rede social: https://www.instagram.com/ciaosfodidosprivilegiados
Cultura
Atração internacional, Karl Dixon faz show gratuito na programação do Natal Musical do RioMar Recife
O projeto Natal Musical do RioMar Recife traz uma atração internacional na programação deste final de semana. O cantor norte-americano Karl Dixon se apresenta nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. O acesso é gratuito.
Esta é a segunda vez que Karl Dixon se apresenta no RioMar Recife, desta vez embalando a temporada natalina do mall com clássicos da época, com repertório de jazz, blues e gospel. O cantor norte-americano já foi atração do projeto RioMar Jazz Fest em abril deste ano.
O Natal Musical do RioMar Recife conta com uma ampla programação musical para embalar a temporada natalina, com shows para todas as idades e apresentações de corais. Além do show de Karl Dixon nesta sexta-feira, o final de semana também contará com outras atrações para toda a família no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3.
Carol Levy se apresenta no sábado, dia 7 de dezembro, às 17h, fazendo a alegria das crianças com repertório natalino para lá de animado. Já no domingo, dia 8 de dezembro, às 16h, a Orquestra Matéria Prima faz apresentação especial.
Natal do RioMar
Para quem deseja vivenciar o clima natalino, o RioMar Recife conta com atrações gratuitas de Natal para toda a família. Com o tema “Encontros Divertidos de Natal no RioMar Recife”, a diversão e a emoção tomam conta do público neste período em que o mall, de forma descentralizada com ilhas de animação em todos os seus pisos, convida para vivenciar toda a atmosfera natalina. O projeto exclusivo do Natal do RioMar Recife conta com games, personagens, mega-árvore, entre outras atrações, no cenário principal, localizado no Piso L1. O espaço do Papai Noel fica no Piso L2, próximo da C&A, e conta também com espaço instagramável para os pets. O tradicional presépio está no Piso L4. Ainda há guirlandas gigantes e espaços para tirar fotos com o esquilo.
Cultura
Raul de Orofino reflete sobre a “realidade invisível” do amor e da vida em seu novo livro
“Sara – Amor não rima com dor” será lançado em evento na Blooks Livraria, em Botafogo, no dia 09 de dezembro, às 19h
Quais são os limites e formas para o amor e a vida? E como “novas” realidades invisíveis podem transformar pessoas e suas atitudes? Esses questionamentos atravessam e se desenrolam em mais reflexões nas histórias contadas pelo escritor Raul de Orofino em seu novo livro, “Sara – Amor não rima com dor”, pela editora Ibis Libris. A obra será lançada na Blooks Livraria, em Botafogo, no dia 09 de dezembro, segunda-feira, às 19h, e contará com bate-papo com o autor apresentado por Lalá Guimarães.
O livro percorre seis histórias perpassadas pelo amor, a vida, a morte e acontecimentos – ou “realidade invisível”, como classifica o autor – e mostra como cada personagem lida diante de seus desdobramentos, seja ganhar na loteria, a relação com o imponderável e a vida/morte, um triângulo amoroso, o preconceito e o desejo.
– Em cada história, os personagens entram em contato com uma “realidade invisível”, que os leva a pensar em como conduzem as suas atitudes nas relações familiares e consigo mesmo. Este livro provoca reflexões sobre como aprender a amar de forma saudável, construtiva e sem medo, mostrando que este aprendizado também é infinito – explica o autor.
Raul, que, além de escritor, é autor teatral, ator, palestrante, tarólogo e professor de inteligência emocional, conta que, por mais que os relatos sejam ficcionais, a obra é uma construção a partir de décadas de vivências e observações no Brasil, na Espanha, na Itália, em Angola e em Portugal. A motivação para escrever veio, antes mesmo da pandemia, da vontade de contar as dinâmicas de cada realidade e seus impactos para melhores relações de afeto e amor nos âmbitos pessoais e profissionais.
– Aprendi a lidar com aquilo que é invisível: o prato, nós o vemos; o amor, não, apenas o sentimos. E, assim, como o amor, há infinitos sentimentos e emoções que são “invisíveis”, que nos abrem caminhos para termos mais percepções e intuições que podem nos auxiliar a viver com mais sabedoria o dia a dia – reflete.
Ele espera que o público se atente a dois pontos importantes durante a experiência de leitura, que dizem respeito às nuances do amor e a reflexão sobre a morte.
– Existe uma diferença entre o amor amargo, vindo de uma forma de amar doentia, e o amor saudável, que acontece quando realmente enxergamos o(s) outro(s) e sabemos que podemos aprender a amar melhor, nós mesmos e as pessoas que amamos. O segundo ponto é que desejo que mesmo as pessoas incrédulas possam pensar e questionar: “Será que realmente não morremos? Será que a morte pode ser dessa maneira?”. Se eu conseguir levar o leitor a se questionar pensando nos “serás”, já estou satisfeito. Pois aí, ele, leitor, pode começar a pesquisar e buscar mais respostas, mais perguntas e o caminho do conhecimento se estabelece de forma prazerosa – analisa.
“Sara – Amor não rima com dor” estará disponível nas melhores livrarias e pelo site da Ibis Libris: https://www.ibislibriseditora.com.br/sara-amor-nao-rima-com-dor—raul-de-orofino/p
Múltiplo e sem fronteiras
Raul de Orofino é precursor do projeto “Teatro em Domicílio”, em que apresentou espetáculos em residências, dirigido por Irene Ravache e sucesso no Brasil e no exterior. O conceito evoluiu e foi representado em um voo comercial, o “Teatro a Bordo de Aviões”, tornando Raul a primeira pessoa a fazer teatro “nas nuvens”, sendo notícia na revista norte-americana Time. Publicou o livro “Mário, teu humor está no armário” (Vogais & Cia., 2010) e, em 2019, escreveu e interpretou a websérie de 21 episódios “Xarope Emocional” para o site português do jornal Dinheiro Vivo. Ao longo de 24 anos, tem apresentado seu trabalho, entre Europa, África e América Latina, como autor, professor, ator e palestrante, unindo a arte e a educação.
Além disso, ministra espetáculos-palestras e workshops de Inteligência Emocional em português, inglês, espanhol e italiano, ultrapassando a marca de 5 mil apresentações em multinacionais e universidades. O seu trabalho de espetáculo-palestra está documentado no livro “Teatro d’Impresa”, de Renata Borgato e Paolo Vergnani (Ed. Franco Angeli, 2007).
Serviço – Evento de lançamento:
Dia e hora: dia 09 de dezembro, segunda-feira, às 19h
Local: Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Site de Raul de Orofino: https://www.rauldeorofino.com/
Cultura
Maestro Eduardo Lages recebe convidados especiais em show beneficente no projeto Deck Music, na Lagoa
Apresentação acontece no dia 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no restaurante Deck, para ajudar o projeto Obra do Berço
Eduardo Lages, maestro oficial de Roberto Carlos, apresenta um show exclusivo repleto de emoções e grandes arranjos no projeto Deck Music, no restaurante Deck, na Lagoa, no dia 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h. A apresentação é beneficente, com o cachê do artista sendo totalmente revertido à instituição Obra do Berço, na Lagoa.
Maestro, compositor, arranjador e produtor musical, Eduardo Lages acompanha o rei da música há quatro décadas e, por essa parceria, ganhou o título de “Maestro do Rei’. Com uma carreira que encanta o Brasil e o mundo, ele promete um espetáculo inesquecível repleto de clássicos e de convidados especiais.
A noite ainda contará com uma degustação de vinhos, das 18h às 19h, oferecida pela vinícola Bebber para apoiar o espetáculo.
– Contar com o grande maestro Eduardo Lages numa apresentação exclusiva é um marco não só para o projeto, mas também para contribuir com a instituição Obra do Berço. Estamos muito felizes em ser palco para esse momento mais que especial – destaca Julianna Mantovani, diretora de marketing do restaurante Deck.
Obra do Berço
A Obra do Berço é uma instituição filantrópica, fundada em 1928 e hoje atende crianças em sistema de acolhimento e creche. Todos os programas que desenvolvem têm o intuito de fortalecer os vínculos sociofamiliares, contribuindo para mudanças positivas na sociedade.
Deck Music Show
O projeto tem o propósito de fazer do Deck o palco para o encontro dos novos talentos da música com grandes artistas consagrados e curadores. Os novos talentos da música teriam espaço para mostrarem seu trabalho e os grandes artistas que apoiam o projeto como os próprios curadores.
A ideia partiu da experiência marcante no palco do jovem talentoso Thiago Tamussino, de apenas 15 anos, ao lado do premiado guitarrista e compositor Victor Biglione. Esse primeiro show foi mágico e arrepiante. No segundo show, Roger Henri, maestro, arranjador, compositor, com mais de 2 mil contribuições para a TV Globo, participou com Nathalia Miller, uma jovem cantora que já trabalha há alguns anos encantando casamentos.
Ainda em dezembro, Victor Biglione voltará ao palco do Deck ao lado de Gustavinho, um menino de apenas 13 anos, que acompanha, desde que se entende por gente, seu ídolo Victor e almeja seguir a mesma trilha de sucesso.
– A missão do projeto é justamente poder proporcionar esses momentos marcantes e contribuir totalmente para a nova geração da música, mas sempre valorizando os grandes artistas que fazem parte da história dela – conclui Julianna Mantovani.
Serviço:
Deck Music
Local: Restaurante Deck Lagoa – Rua Fonte da Saudade, 187, Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h
Reservas de mesa: (21) 97675-8666 (WhatsApp)
Redes sociais:
Projeto Obra do Berço – https://www.instagram.com/obradobercorj/
Restaurante Deck – https://www.instagram.com/deck.restaurant/
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música