Verão 2023: especialistas explicam como preparar o sorriso para esta época

Cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz contam quais os tratamentos mais procurados

Ter dentes brancos, alinhados e saudáveis é o que todo mundo almeja para ficar bem nas fotos e sorrir à vontade em qualquer momento. De acordo com os cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz, o aparecimento de manchas nos dentes, irregularidades na borda do esmalte, além das diferenças de tamanho e excesso de tecido gengival, fazem com que as pessoas fiquem insatisfeitas com a sua imagem e fisionomia. Por isso, em celebração ao Dia do Dentista, comemorado neste 25 de outubro, os especialistas explicam quais os tratamentos odontológicos que podem ser realizados para melhorar questões estéticas e funcionais da saúde bucal.

- Publicidade -

“Nesta época do ano, em que iniciamos a preparação para o verão, as pessoas costumam se preocupar mais com a estética dos dentes para ficar com a aparência renovada e valorizar a sua imagem com um sorriso perfeito, até porque a condição da saúde bucal possui forte influência na qualidade de vida e autoestima dos indivíduos”, explica

  • Clareamento dental
    O clareamento dental é um dos procedimentos mais eficazes para deixar os dentes mais brancos. “O clareamento pode ser realizado exclusivamente no consultório ou intercalando com o tratamento caseiro, em que confeccionamos moldeiras sob medida para o paciente seguir com a aplicação em casa, de forma prática. Sempre alertamos para os riscos dos clareamentos feitos sem acompanhamento profissional, que além de não garantir o resultado desejado, pode comprometer a saúde bucal”, informa Raphael Cangussu, dentista especialista em implantodontia e periodontia.
  • Lentes de contato dental
    Outro tratamento são as lentes de contato dental que corrigem as imperfeições dentárias e proporcionam um sorriso mais harmônico e com tom uniforme. “Não é à toa que as lentes de contato dental estão a cada dia ganhando mais espaço, as lentes são lâminas extremamente finas em porcelana, que recobrem a superfície dos dentes do paciente. Assim, elas preservam a estrutura dentária e deixam o sorriso muito natural”, conta Davi Ferraz, protesista e reabilitador oral.
  • Alinhamento dental
    Já tratar dentes tortos/desalinhados, que é fundamental em alguns casos para melhorar as funções mastigatórias da pessoa, além promover uma correção estética da dentição, o ortodontista e protesista Danilo Ferraz indica o tratamento ortodôntico. “Uma opção para quem não quer o “sorriso metálico” é usar um aparelho invisível, que garante mais discrição, conforto e agilidade do que o aparelho convencional. Além disso, esse tipo de tratamento não vai atrapalhar na sua rotina e será mais fácil no momento da higiene bucal”, explica.

O dentista ainda destaca que o tratamento mais indicado vai depender das características e desejos de cada pessoa. “Nós realizamos um trabalho muito criterioso e personalizado no Ateliê, fazendo uma avaliação global da boca do paciente, analisando os problemas funcionais e queixas estéticas de forma integrada, e aliando diversas técnicas e tecnologias para entregar o melhor resultado”, comenta Danilo.

Cuidados especiais no Verão
Vale lembrar que o cuidado com a saúde da boca deve acontecer durante o ano todo, porém, no verão requer uma atenção maior devido a quantidade de alimentos doces e gelados, que podem favorecer o aumento da fragilidade dos dentes e o surgimento de doenças. A dica é apostar em um kit de viagem, como indica Raphael: “Com as viagens e longos passeios típicos do verão, é comum que muitas pessoas acabem adiando a escovação. Então, levar na mochila ou bolsa uma escova de dente, um creme dental, além de enxaguante bucal e fio dental, ajuda a manter a escovação em dia em qualquer lugar”.

Além disso, por conta do calor e das festas de fim de ano, o consumo excessivo de refrigerantes, isotônicos, bebidas alcoólicas e sucos de frutas ácidas pode acabar desgastando o esmalte dentário, alerta Danilo. “Nós orientamos a fazer um bochecho com água após consumir essas bebidas e apenas depois de 25 a 30 minutos escovar os dentes normalmente. É recomendável não fazer a escovação logo após a ingestão para evitar sensibilidade nos dentes”.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *