Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Veruska Galvão faz palestra sobre “Segurança Psicológica” no CONGREGARH 2024, em Porto Alegre

Publicado

em

Veruska Galvão faz palestra sobre “Segurança Psicológica” no CONGREGARH 2024, em Porto Alegre
Foto: Internet

O evento promovido pela ABRH-RS é considerado o maior e mais importante congresso de gestão de pessoas do Sul do Brasil

O que é necessário fazer para que um time de uma empresa alcance a alta performance de forma saudável e sustentável? Essa é uma questão que será abordada pela empresária e especialista Veruska Galvão, durante a palestra “Segurança Psicológica- O Veículo para a Alta Performance”, no dia 26 de setembro, às 17 horas, no CONGREGARH 2024, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS) é considerado o maior e mais importante congresso de gestão de pessoas do Sul do Brasil.

O CONGREGARH 2024 debaterá o tema “Dilemas Humanos, Escolhas que Transformam”. Além de apresentar uma programação de palestras e painéis com referências nacionais e internacionais em diversos temas, o evento conta também com a EXPOCONGREGARH, feira de visitação que reúne empresas dos mais variados segmentos para apresentar soluções inovadoras e lançamentos para a área de Recursos Humanos.

Na oportunidade, a especialista em desenvolvimento humano e organizacional e fundadora da Akademia de Transformação Organizacional, Veruska Galvão, fará uma palestra sobre Segurança psicológica- O Veículo para a Alta Performance. Veruska Galvão abordará em sua explanação como desenvolver um time de alta performance na sua empresa, por meio da segurança psicológica. “A segurança psicológica é parte fundamental do contrato de trabalho entre líderes e liderados. Ela oferece a segurança que necessitamos para exercermos o nosso melhor a serviço do todo, gerando relações de qualidade e, consequentemente, resultados de qualidade, até chegarmos na alta performance”, explica Veruska que é precursora do tema Segurança Psicológica no Brasil.

Ela esclarece que fazer com que os colaboradores sejam ouvidos e acolhidos na empresa é importante para a sustentabilidade e prosperidade de qualquer negócio. Para Veruska Galvão, é necessário ser intencional e criar um ambiente seguro, ou seja, estar sempre disposto a adotar boas práticas e modelar comportamentos funcionais e saudáveis nas equipes, caso seu interesse seja formar uma organização de alta performance. “Se eu pudesse resumir em uma dica seria: dê espaço de fala para todas as pessoas. A segurança psicológica só é possível com a consciência organizacional. A empresa, na figura da liderança, precisa “escutar” seus membros, suas equipes e seus parceiros”, frisa.

Veruska Galvão destaca ainda que o ato de prestar atenção verdadeiramente na fala do outro e demonstrar interesse real pelo que está sendo dito além das palavras é a competência fundamental para desenvolver uma cultura de alta performance, tendo a segurança psicológica como um dos elementos fundamentais. Toda vez que alguém tem receio de expor uma opinião, seja para discordar, entender melhor ou propor algo diferente, priva-se um grupo inteiro de novos aprendizados, ideias inovadoras e soluções potencialmente lucrativas”, destaca.

Sobre a ABRH-RS

Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS acumula mais de 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de mil associados entre pessoas jurídicas e físicas, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional de profissionais das áreas de gestão e pessoas. Abrange todas as questões que integram a gestão e o desenvolvimento de pessoas a partir da disseminação do conhecimento.

Quem é Veruska Galvão?

Empresária, palestrante, psicóloga organizacional, mentora e conselheira consultiva, possui certificações internacionais em Coaching, em Modelagem de Cultura Corporativa, em Segurança Psicológica de Times, Fearless Organization Practitioner, Constelação Sistêmica Organizacional. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas com Pós MBA em Docência Empresarial e Liderança Colaborativa.

Há 20 anos, atua no desenvolvimento de líderes, times, RH’s e cultura organizacional. Atuou em multinacionais como Manpower, Coca-Cola FEMSA e Hertz. É coautora dos livros “Livre para falar” e “Liderança & Performance – A Arte da Liderança Eficaz”. Veruska Galvão é precursora nos temas Segurança Psicológica e Modelagem de Cultura Organizacional no Brasil.

Fundadora da AKADEMIA de Transformação Organizacional e do primeiro MBA do Brasil reconhecido e certificado pelo MEC, em Gestão e Modelagem da Cultura Organizacional. É idealizadora e criadora do Movimento Maio Humanizado pela humanização no trabalho.

Mais informações:

CONGREGARH 2024

Tema: Dilemas Humanos, Escolhas que transformam

Quando: 25, 26 e 27 de setembro de 2024

Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

Inscrições: www.abrhrs.org.br/congregarh

Assessoria de Imprensa (Veruska Galvão)

Karla Sousa- (85)- 988174743

Jordan Vall- (85)- 96507148

Assessoria de Imprensa do evento:

Mariana Turkenicz – mariana@enfato.com.br – (51) 98121.7062

Gabriel Campos – gabriel@enfato.com.br – (51) 99592.7202

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

CNU: candidatos vão receber e-mail da Cesgranrio informando situação

Publicado

em

CNU: candidatos vão receber e-mail da Cesgranrio informando situação
© Arte/EBC

Candidatos que tiveram sua situação no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) alterada vão receber um e-mail da Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, informando o ocorrido e orientando sobre o acesso a mais informações.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou ainda que, na página do concurso, uma mensagem do tipo pop-up vai aparecer, informando que o cronograma foi alterado e destacando as novas datas.

Em caso de dúvidas, a orientação da pasta é que o candidato procure a Fundação Cesgranrio por meio do e-mail cpnu@cesgranrio.org.br ou pelo telefone de suporte 0800 701 2028, disponível das 9h às 17h.

Entenda

Mais cedo, o ministério anunciou que os resultados finais do CPNU devem ser divulgados somente no dia 11 de fevereiro de 2025. A data prevista inicialmente era esta quinta-feira (21).

De acordo com a pasta, a União firmou acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva. Todos os candidatos já habilitados permanecem no certame. 

Com informações: agenciabrasil.ebc.com.br

Continue Lendo

Outras

Morte de jovem estudante é tragédia anunciada, diz ouvidor da polícia

Publicado

em

Morte de jovem estudante é tragédia anunciada, diz ouvidor da polícia

A abordagem policial em que um jovem de 22 anos foi morto, nesta quarta-feira (20), na capital paulista, não observou o uso gradativo da força, como determinado por normas internas da Polícia Militar (PM) paulista. A avaliação é do ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva.

O estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi morto com um tiro à queima-roupa disparado pelo policial Guilherme Augusto Macedo, por volta das 2h50, na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, na Vila Mariana, zona sul da cidade.

“Tragédias como essa com o jovem estudante de medicina, são tragédias anunciadas. Essa sucessão de erros praticados pelos policiais que atendiam a ocorrência, demonstra que caiu a profissionalização da nossa PM e, quando isso ocorre, absolutamente ninguém está protegido: é um tipo de violência que pode chegar a todas as classes sociais”, disse Silva.

Segundo o ouvidor, “o que já era assustador para os pobres e periféricos, agora se apresenta também como ameaça à vida dos que pertencem às camadas mais abastadas da nossa sociedade. A ideologia de vingança, truculência e morte atinge a todos, sem distinção de classe ou raça.”

Imagens da abordagem

Imagens de câmera de segurança do hotel mostram que o rapaz estava sem camisa quando entrou no saguão. Macedo segurou o braço do jovem, que tentou se soltar, enquanto o outro policial o chutou. Na sequência, é possível ver que o PM dispara na direção do rapaz, que cai no chão.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Acosta golpeou a viatura policial, tentou fugir e ao ser abordado “investiu” contra os policiais e foi ferido. O rapaz foi socorrido ao hospital Ipiranga, mas não resistiu ao ferimento.

“Existem outros protocolos a serem adotados antes da decisão de puxar o gatilho, neste caso contra um jovem que estava sem camisa e não oferecia qualquer risco à integridade física dos policiais, inclusive porque fugia da abordagem, diferente do que diz nota da SSP, que afirma que ele ‘investiu contra os policiais’, quando o vídeo mostra que ele fugia da abordagem, por razões que não vamos saber quais são”, ressaltou o ouvidor.

O resultado, lamenta Silva, é mais uma família destruída. “Sonhos interrompidos, trajetórias abortadas, que se somam a centenas de outros mortos, como o jovem dr. Marco Aurélio Cardenas Acosta, que, prestes à sua formatura, iria salvar muitas vidas”, disse.

A Associação Atlética Acadêmica Medicina Anhembi Morumbi manifestou, em nota, profundo pesar pela morte de Marco Aurélio Cardenas Acosta. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, companheiros de time e colegas, que perderam não apenas um companheiro de jornada, mas também um amigo. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e que sua trajetória inspire a todos nós”, diz a nota.

Com informações: agenciabrasil.ebc.com.br

Continue Lendo

Outras

Mortes por PMs aumentaram 84% no estado de São Paulo

Publicado

em

Mortes por PMs aumentaram 84% no estado de São Paulo

O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% neste ano – de janeiro a novembro desse ano – em comparação ao mesmo período do ano passado, índice passou de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias Civil e Militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado atualmente. “Discursos de autoridades do estado que validam uma polícia mais letal, enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa, fuga da assunção de suas responsabilidades por parte órgãos que deveriam atuar firmemente no controle externo da atividade policial, descaracterização da política de câmeras corporais”, apontou Silva.

Morte de estudante

Nesta quarta-feira (20), o estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi morto com um tiro à queima-roupa disparado pelo policial Guilherme Augusto Macedo, durante abordagem policial. A ocorrência se deu por volta das 2h50, na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

O ouvidor avalia que este é mais um evento trágico no contexto desse novo momento da Segurança Pública no estado de São Paulo. Segundo ele, a PM paulista vinha, até 2022, construindo resultados que apontavam para uma profissionalização, mesmo que vagarosa.

“Reflexos que podíamos aferir nos números de mortes decorrentes de intervenção policial ano a ano menores, na adoção de tecnologias que garantiam segurança jurídica para atuação dos policiais, mas também protegiam a população, uma vez que com o uso das COP’s [câmeras operacionais portáteis] nossos policiais se enquadravam mais nos procedimentos operacionais padrão”, analisou.

Com informações: agenciabrasil.ebc.com.br

Continue Lendo

Em Alta