Tecnologia
Vittoria, Inteligência virtual da Vitta detecta que 6% das mulheres apresentam alto risco para desenvolvimento de câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, a estimativa de casos de câncer de mama é de 73.610 (66,54) e de útero é de 17.010 (13,65). Ambos os cânceres são as maiores incidências de mortalidade feminina no país.
“Dados como esses são um alerta na população brasileira para a necessidade de estarmos todos e todas atentos à nossa saúde, identificando os riscos e fazendo o necessário para diminuí-los. Não somente realizando os exames de rastreamento mas mantendo hábitos de vida saudáveis, com orientação adequada dos profissionais de saúde quando indicado.” conta Natália Madureira Ferreira, Diretora Médica da Vitta.
A Vitta, corretora de planos de saúde e Hospital Digital, do Grupo Stone, neste ano implementou uma inteligência virtual, denominada Vittoria, responsável por realizar uma detecção precoce do câncer de mama e colo do útero. Em outubro desde ano, a ferramenta foi utilizada com os beneficiários do sexo feminino para investigar novos casos de cânceres. Segundo dados coletados em outubro, cerca de 10% das empresas adotaram a ferramenta, representando 45% de vidas cuidadas, e 9% foram identificadas com risco genético para o desenvolvimento do câncer.
Graças ao sucesso da iniciativa, a Vittoria continuará seus projetos fazendo parte da campanha de Novembro Azul, data importante de conscientização do câncer de próstata.
De acordo com um levantamento do Hospital Digital, telemedicina com CRM próprio, prontuário eletrônico e estrutura tecnológica, os homens geralmente possuem mais acessos a benefícios de saúde. Porém, a especialista explica que eles realizam muito menos consultas preventivas. “Acreditamos que pode ser por falta de conhecimento da gravidade das doenças ou por preconceito ao ir ao urologista”, conta.
Uma pesquisa realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), sobre a percepção do homem a respeito da sua saúde, revelou que apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Além disso, em conjunto ao Ministério da Saúde mostram que mulheres vão ao médico mais do que homens. Em 2021, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS), foram 862 milhões de atendimentos para o público do sexo feminino contra 725,4 milhões do sexo masculino. Já em 2022, até junho, foram 379,4 milhões contra 312,4 milhões.
“A visita ao profissional de saúde, é essencial para que um diagnóstico precoce e/ou medidas de prevenção sejam iniciadas o mais precocemente possível. Os pacientes, ao acessarem o hospital digital, vão encontrar 16 tipos de especialidades e todo um suporte pela nossa equipe especializada, desde a triagem até o tratamento necessário. Esse benefício vem para desburocratizar o atendimento do mercado de saúde, colocando toda uma equipe de saúde à disposição do pessoa de forma rápida e prática” conclui a Diretora Médica da Vitta
Sobre a Vitta
Inaugurado em 2014, com o objetivo de utilizar a tecnologia no mercado de saúde para que os médicos pudessem cuidar dos seus pacientes com maior atenção. Estamos em 25 estados brasileiros, atendendo mais de 15.000 médicos espalhados pelo Brasil afora. Nosso sistema foi adotado por marcas como Fleury, Omint e Albert Einstein. Em 2020, passamos a fazer parte do grupo Stone para conseguir atender todas as demandas com qualidade e profissionalismo.
Tecnologia
Sete e-books atualizados para aprender sobre Inteligência Artificial
Seleção da Minha Biblioteca contempla obras que ensinam teoria e prática para aplicar a IA na vida e no trabalho
Inteligência artificial é um termo já incorporado no dia a dia das pessoas, principalmente das novas gerações que já cresceram e nasceram digitais. Apesar de ter se popularizado, a IA é complexa e está evoluindo rapidamente, por isso entender como ela pode impactar e agregar na vida pessoal, nas empresas e comunidades, é uma importante missão que requer estudo, atualização e prática.
Para aprofundar no tema, o streaming de livros Minha Biblioteca selecionou 7 livros atualizados que apresentam teoria e prática de como aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial e como ela pode contribuir em diferentes contextos pessoais e profissionais. Segundo Adriano Girelli, Gerente de Produto da MB, as indicações são leituras essenciais para quem quer ampliar o conhecimento na área. “Além do conteúdo específico e da relevância dos autores, o fato de as obras serem atualizadas tornam a seleção uma poderosa ferramenta para compreender e explorar mais da IA, contribuindo para o leitor se destacar nos estudos e na carreira”. Confira:
1 – A guerra das inteligências na era do ChatGPT ( Laurent Alexandre)
O ChatGPT marca uma virada fundamental da nossa história. Neste livro, o autor aborda o uso da ferramenta de uma forma crítica, alertando sobre o momento em que ela chegou na sociedade, além de explicar por que e como os netos de nossos filhos não irão mais à escola.
2 – Inteligência Artificial, análise e ciência de dados (Chew Chee Hua)
Estamos vivendo um momento em que inteligência artificial, análise e ciência de dados estão mudando o mundo. Este livro permite que os leitores tenham uma clara compreensão – e até a liderar – algumas das mudanças da próxima década. Baseado em dados e problemas reais, a obra utiliza uma abordagem prática aliada à matemática para resolver questões, abordando temas como exploração dos dados e sumarizações, estrutura e visualização, limpeza e preparação, melhores práticas da regressão linear e da regressão logística, árvore de classificação e regressão (cart), redes neurais e strings e mineração de textos.
3 – Inteligência Artificial – mitos e verdades (Adriano Mussa)
O livro tem o objetivo esclarecer ao leitor o que de fato é a Inteligência Artificial, separar o que é mito e o que é verdade no tema, mostrar quais técnicas e aplicações estão mais ou menos avançadas para uso, além de habilitar qualquer pessoa – mesmo aquelas quenão tenham conhecimentos prévios – a reconhecer as reais capacidades da tecnologia. A obra auxilia ainda o leitor a compreender os reais riscos e oportunidades que a IA traz para o futuro do trabalho.
4 – A inteligência artificial é inteligente? (Lucia Santaella)
A autora aborda neste livro a controvérsia entre a inteligência humana e a dos algoritmos, com recortes objetivos, precisos e claros, além de discutir sobre as duas posições com relação à IA: os que não hesitam em demonstrar suas incertezas e aqueles que negam categoricamente a Inteligência Artificial.
5 – Desmistificando a inteligência artificial (Dora Kaufman)
Este livro reúne artigos de Dora Kaufman sobre inteligência artificial com análise e discussão sobre diversos temas da sociedade. Em linguagem acessível, a autora aborda sobre a IA no mercado de trabalho, nas questões éticas, nos aspectos econômicos e regulatórios e também as aplicações e os impactos em áreas como saúde e clima.
6 – Indo além com IA ( Thomas H Davenport; Nitin Mittal)
Considerado um guia para extrair o potencial máximo da tecnologia para as empresas, o livro apresenta estratégias para elevar o patamar de negócios com a Inteligência Artificial.
7 – Inteligência Artificial (Isaías Lima)
Este é um livro-texto recomendado para a disciplina Inteligência Artificial, com uma abordagem prática e moderna. Apresenta as aplicações em IA a partir da utilização de quatro técnicas: Sistemas Fuzzy; Redes Neurais Artificiais; Modelos Híbridos: Neuro-Fuzzy e Conjuntos Aproximados.
Todas as obras estão na plataforma da Minha Biblioteca, que está disponível em mais de 80% das instituições de ensino do país, e também no modelo de assinatura individual, que pode ser realizado por qualquer pessoa.
Sobre Minha Biblioteca
A Minha Biblioteca é um streaming de livros com acesso a mais de 15 mil títulos via web ou app. Há mais de 13 anos no mercado e formada por mais de 50 editoras, a MB é uma plataforma que aprimora a experiência de leitura de milhões de pessoas por meio de assinaturas individuais, corporativas e planos para instituições de ensino e órgãos públicos. O acervo é formado em sua maioria por e-books exclusivos que são catalogados por diferentes temas e áreas do conhecimento. Mais informações aqui.
Tecnologia
Zoox é parceira oficial de dados do Rio Open 2025 pelo segundo ano consecutivo
Transformando a experiência do maior torneio de tênis da América do Sul
O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, segue inovando sua experiência com o uso de tecnologia de dados. Pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado torneio, sediado no Rio de Janeiro, escolheu a Zoox Smart Data, empresa brasileira líder em soluções de data analytics e IA (inteligência artificial), como sua parceira oficial de dados. Com essa parceria, o Rio Open continua a transformar a maneira como os fãs de tênis vivenciam o evento, proporcionando uma experiência ainda mais personalizada e envolvente, por meio do poder dos dados.
Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data, explica que a parceria foi pensada para gerar dados consistentes que proporcionem insights valiosos para a organização do evento e seus patrocinadores. “Nosso objetivo nessa parceria é elevar a experiência dos fãs de tênis, utilizando nossa expertise em inteligência de dados. Queremos ajudar o evento a entender melhor seu público, identificar oportunidades de forma mais precisa para patrocinadores e criar experiências ainda mais personalizadas e impactantes para todos os envolvidos.”
O projeto envolve a qualificação dos dados do torneio para gerar insights detalhados sobre a audiência, beneficiando tanto a organização do evento quanto seus patrocinadores. Com a capacidade de acessar informações precisas sobre os frequentadores, como preferências de compra, comportamentos e dados demográficos, o Rio Open será capaz de criar ações mais assertivas e eficazes. Isso permitirá não apenas uma melhor interação com o público, mas também a otimização da precificação dos ingressos e a atração de patrocinadores de forma mais estratégica e precisa.
Com um histórico de sucesso em diversos setores, incluindo grandes eventos esportivos como a World Surf League (WSL), Maratona do Rio e a Fórmula 1, a Zoox reafirma sua posição de liderança em soluções de dados. A parceria com o Rio Open 2025 promete ser ainda mais inovadora, com a Zoox aplicando tecnologia de ponta para criar experiências personalizadas, aprimorar o engajamento do público e oferecer um suporte mais eficiente aos patrocinadores, consolidando sua expertise no mercado de eventos e em diversos outros setores.
Sobre a Zoox Smart Data
Presente em 4 continentes e com 1600 clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados. Com dez anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Site: https://zooxsmart.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/
Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata
Tecnologia
Agentes de IA impulsionam um novo tipo de experiência do cliente no setor automotivo
Marcas conceituadas usam IA em vários aspectos, do desenvolvimento de carros ao atendimento ao consumidor
Gupshup lança, com a PETROMINit!, agente de IA multilíngue que oferece suporte contínuo para consultas relacionadas à manutenção e serviços de veículos
São Paulo, 23 de janeiro de 2025 – Não é novidade que a inteligência artificial vem tomando conta das indústrias. Com o setor automotivo, não é diferente. Além da inteligência artificial ter transformado a forma como os veículos são projetados, produzidos, operados e mantidos, o atendimento ao cliente também está acompanhando esse movimento, liderado por agentes virtuais inteligentes e autônomos.
Partindo do princípio de que, segundo pesquisa da Gartner, 85% dos líderes de atendimento ao cliente vão explorar ou testar uma solução de Inteligência Artificial Conversacional voltada aos clientes em 2025, é importante destacar que o setor automotivo tem desenvolvido estratégias com o objetivo de repensar a forma como as pessoas interagem com carros e marcas de automóveis.
Com isso em mente, é natural que a IA Agêntica mude completamente o relacionamento com os usuários, o que redefinirá o atendimento ao cliente automotivo até 2025. Um exemplo é a parceria entre as gigantes Mercedes-Benz e Google para desenvolver sistemas de navegação com pesquisa de IA conversacional. A diferença com o Automotive AI Agent do Google Cloud é permitir que as montadoras usem o poder da IA generativa e modelos de linguagem ampla (LLMs) para criar e implantar experiências de assistente de voz de alta qualidade com IA de última geração.
Neste cenário, a Gupshup, plataforma de engajamento de IA conversacional líder mundial, anuncia o PETROMINit!, o primeiro agente de IA a fornecer atendimento avançado ao cliente na Arábia Saudita. Disponível via WhatsApp, o agente de IA aproveita os recursos de IA generativa disponíveis na nuvem conversacional da Gupshup para fornecer suporte contínuo e eficiente para qualquer veículo, em árabe e inglês. O PETROMINit! usa modelos de linguagem ampla (LLMs) avançados e compreensão de texto para fornecer interações semelhantes às humanas, da mesma forma como se estivesse falando com um especialista em suporte automotivo ao vivo.
“Na Petromin Corp, estamos reinventando o atendimento ao cliente automotivo por meio do poder de agentes inteligentes de IA. O PETROMINit! não é apenas uma atualização tecnológica, é um salto estratégico que demonstra como a IA autônoma pode transformar fundamentalmente o engajamento do cliente. Por meio de nossa colaboração com a Gupshup, introduzimos uma solução que redefine a conveniência para nossos clientes, estabelecendo um novo padrão para o suporte ao cliente automotivo na Arábia Saudita”, comenta Hussein M Dajani, Diretor de Marketing do Grupo e Chefe de Centralidade do Cliente da Petromin Corporation.
Ele revelou ainda que a IA teve uma adoção inicial muito alta, com quase metade dos usuários do WhatsApp da Petromin Corp explorando seus recursos logo no primeiro mês de seu lançamento. “A maioria das consultas era sobre serviço rápido de veículos e pontos de fidelidade”, acrescentou Hussein.
Outro destaque do recurso é que os clientes podem acessar o suporte para uma ampla gama de serviços, incluindo manutenção rápida de veículos da Petromin Express e da Petromin Autocare, que inclui serviços como reparos de carroceria e pintura, bem como suporte a pontos de fidelidade. Em outras palavras, o PETROMINit! É um agente de IA que facilita suporte em situações urgentes, como uma pane no carro. Em vez de procurar o posto de serviço mais próximo, os clientes podem obter assistência convenientemente por um bate-papo no WhatsApp.
“Os agentes de IA estão promovendo uma transformação drástica no engajamento do cliente em todos os setores. Eles fornecem uma experiência agradável, empática, instantânea, precisa e personalizada aos consumidores. Estamos entusiasmados em fazer parceria com uma empresa visionária como a Petromin para redefinir o atendimento ao cliente automotivo”, diz Beerud Sheth, fundador e CEO da Gupshup, acrescentando que a estrutura de agentes da Gupshup, disponível no Brasil, permite que esses assistentes de IA operem com uma autonomia sem precedentes, tomando decisões e fornecendo soluções sofisticadas.
Sobre a Petromin Corporation
A Petromin Corp é a empresa saudita líder em soluções de mobilidade nos segmentos de lubrificantes avançados, tecnologia automotiva, mobilidade multimodal e transporte sustentável, com uma reputação inigualável de produtos e serviços da mais alta qualidade no setor atualmente. A empresa opera no Reino da Arábia Saudita desde 1968, quando começou a construir sua reputação de produtora de lubrificantes da mais alta qualidade na região, que cresceu com o tempo e se tornou uma grande fornecedora de soluções de mobilidade para cobrir toda a jornada automotiva do cliente. Com mais de 6 mil funcionários e 700 centros de serviços em todo o GCC, a Petromin Corp exporta seus produtos para mais de 40 países no GCC, no Oriente Médio, na África e na Ásia. A Petromin Corp oferece serviços de manutenção de veículos rápidos e confiáveis que beneficiaram uma proporção considerável de motoristas na Arábia Saudita. Ela conta com o apoio de uma ampla rede de centros de serviços que proporcionam uma cobertura inigualável em todo o Reino.
Sobre a Gupshup
Criada para a era da conversação, a Gupshup facilita para as empresas a criação de experiências personalizadas, automatizadas e sem atritos em todo o ciclo de vida do cliente. O Gupshup Conversation Cloud potencializa as interações bidirecionais com agentes de IA treinados no setor para que as empresas possam entrar em operação mais rapidamente em todos os principais canais, incluindo WhatsApp, RCS, Instagram, Web, aplicativo e muito mais. Com a confiança de mais de 45.000 marcas em todo o mundo, a Gupshup trabalha com muitas das principais empresas de todos os setores, incluindo comércio eletrônico, varejo, pagamentos, fintech, pagamentos, mídia, viagens, automotivo e bancário para oferecer experiências de conversação transformadoras que aceleram o crescimento e otimizam os custos.