Esporte
Wine Run – Caminhos de Pedra garante festa dos competidores mesmo com chuva e frio na Serra Gaúcha
Os desafios do percurso se somaram aos do clima, no sábado (8), no evento que uniu esporte e cultura do vinho, terminando com céu azul e uma grande confraternização na tradicional Festa do Espumante, depois de passar por locais de muita história e paisagens deslumbrantes
Novembro, 2025 – Um início de manhã com chuva, vento e frio na Serra Gaúcha. Mas, nada foi capaz de tirar a animação dos participantes da Wine Run – Caminhos de Pedra. A terceira edição da prova – um dos principais eventos temáticos do Brasil – foi realizada neste sábado (8), passando por três cidades da região: Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira. Uma corrida já tradicional, em que o esporte e a cultura do vinho se unem para momentos de competição e confraternização. Ao final, a chuva foi embora e o céu ficou azul para uma grande comemoração na Festa do Espumante.
O evento encerrou com sucesso a temporada 2025 da Wine Run Brasil, reunindo participantes de 14 estados do Brasil. E, após as três provas realizadas – Vale dos Vinhedos, Serra Catarinense e Caminhos de Pedra, vai iniciar 2026 atravessando a fronteira em direção ao Uruguai: em fevereiro está marcada a Wine Run – Punta del Este.
Nesta edição 2025 da Wine Run – Caminhos de Pedra, os desafios do percurso se somaram aos do clima. Subidas, diferentes tipos de solo, em vales e colinas, correndo ou caminhando entre parreirais, antigas construções e vinícolas da região, fizeram parte do caminho, com paisagens deslumbrantes, percorrendo o Caminhos de Pedra, um roteiro turístico de muita tradição na Serra Gaúcha.
Os percursos foram de 21K – distância principal de Meia Maratona (solo e dupla/revezamento) e 10.5K (solo e caminhada), no masculino e feminino. A solo de 21K contou com categorias por faixa etária (a partir de 18 e até mais de 60 anos). Já a disputa em dupla teve dois trechos de 10.5K cada – masculino, feminino e mista.
Nos 21K, vitória de Jefferson Dias, com 1h39min18seg470, e de Isadora de Albuquerque Rosso, com 1h41min22seg459. Entre os participantes, a prova contou com a presença do palestrante, podcaster, jornalista e comunicador Luciano Potter. E, das assessorias esportivas, a que levou o maior número de atletas foi a Perfect Run, seguida da Bem-estar e da Outdoor.
A largada da corrida solo de 21K e do primeiro trecho do revezamento foi na cidade de Pinto Bandeira, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A Caminhada e a Corrida de 10,5K saíram da Capela Nossa Senhora da Saúde, em Farroupilha, assim como o segundo trecho do Revezamento. A chegada foi no André Carrer Vinhos & Vinhedos, no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.
Céu azul para a Festa do Espumante – Um evento que vai além da prova em si, em uma experiência única para os atletas, podendo correr ou caminhar com familiares, com amigos, terminando em uma grande comemoração. A chuva foi embora e o céu ficou azul para a tradicional Festa do Espumante, que encerrou a Wine Run na arena de chegada, onde foi realizada a Cerimônia de Premiação. Com comidas típicas e muitos brindes com os espumantes da Serra Gaúcha, além de muita animação, com DJ e banda de música italiana tradicional.
Esporte, confraternização e, também, turismo. A Wine Run – Caminhos de Pedra, realizada em uma região com muita história e tradição, deu oportunidade aos participantes de conhecer ou rever a cultura local, com casas de pedra e madeira da época da imigração italiana, comidas típicas e tradicionais vinícolas, com visitas e jantares harmonizados com vinho em parceria com os restaurantes da região.
“A Wine Run – Caminhos de Pedra foi um sucesso absoluto e trouxe, mais uma vez, momentos muito especiais para a Serra Gaúcha, unindo esporte e cultura do vinho, encerrando um ano em que tivemos a estreia no calendário da prova na Serra Catarinense. Esperamos todos nos eventos de 2026”, destacou Sérgio Oprea, da Destination Races, organizadora da Wine Run Brasil.
História de sucesso na Serra Gaúcha – São 14 anos de Wine Run Brasil na Serra Gaúcha, uma história de sucesso, com a realização da Wine Run – Vale dos Vinhedos, em maio, que há três anos ganhou a companhia da Wine Run – Caminhos de Pedra. E, agora em 2025, o evento chegou a mais um estado, Santa Catarina, na Serra Catarinense, em agosto, e em fevereiro de 2026 estará também no Uruguai, com a edição em Punta del Este.
Apresentador e marca oficial Olympikus, hotel oficial Dall’Onder, Água da Pedra, Elev Energy Drink, Benevento Chocolate & Café, Joker Socks, Termolar, Bocatti, Santa Massa, André Carrer Vinhos, Vinícola Peterlongo, Aurora Vinícola, Nova Vinícola, Pizzato, Salton, Nomad Coquetelaria, 1017, Grupo Uniftec, Z Foods, Revista Adega e apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Pinto Bandeira, Prefeitura de Farroupilha, Associação Caminhos de Pedra e Bento Convention Bureau.
Resultados da Wine Run – Caminhos de Pedra 2025
21K – Solo – Geral
Masculino
1. Jefferson Dias – 1h39min18seg470
2. Marcelo Marcellino – 1h44min50seg695
3. Samuel Santarrosa – 1h46min32seg018
Feminino
1. Isadora de Albuquerque Rosso – 1h41min22seg459
2. Ivania Rambo – 1h54min01seg703
3. Tais Damasio – 2h00min35seg211
10.5K – Solo
Masculino
1. Patrick Sulzback – 43min29seg270
2. Mateus Mariani – 47min45seg279
3. Frederico Guimarães Chaves – 48min22seg020
Feminino
1. Roberta Weisheimer Rohde – 52min30seg267
2. Paola Borges – 55min21seg275
3. Barbara Martinbianco – 56min14seg274
Dupla Mista
1. Fabiano da Silva Mendonça/Fabiana Rosa – 1h44min25seg329
2. Fabiane Altmann Kinzel/Jean Rocha Cruz – 1h49min26seg328
3. Camila Backes/Lucas Wickert – 1h50min40seg979
Dupla Masculina
1. Marcos Fribel/Marcelino Ramos – 1h43min05seg727
2. Leonardo Pellegrini/Mario Szimanski Junior – 1h43min31seg720
3. Yan Fajardo/Antonio Carlos da Silva Junior – 1h46min04seg525
Dupla Feminina
1. Suelen Spadari/Helen Spadari – 1h45min06seg949
2. Coraína Martinelli/Luciana Brandalise – 2h05min29seg724
3. Luciana Carvalho/Linda Oliveira – 2h06min03seg269
Mais informações:
Instagram: @winerunbrasil
Site: www.winerun.com.br
E-mail: info@winerun.com.br
WhatsApp – Atendimento ao Atleta: (48) 9215.4343
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Site Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: Foco Radical
Esporte
Vinicius Júnior diz que seleção evolui sob comando de Carlo Ancelotti
O atacante brasileiro Vinicius Júnior afirmou que a seleção brasileira, sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti, passa por um trabalho de evolução importante quando faltam sete meses para o pontapé inicial da Copa o Mundo de 2026, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos.

“Acredito que com o mister [o técnico Carlo Ancelotti] estamos evoluindo e tendo um padrão de jogo. Encontrar isso até a Copa do Mundo será importante. Temos poucos jogos até lá, então todos têm que entrar no clima da Copa e colocar na cabeça que a nossa oportunidade está chegando”, declarou o jogador à CBF TV.
Uma publicação compartilhada por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@brasil)
O jogador do Real Madrid (Espanha) também deixou claro que os amistosos, como os que serão realizados contra Senegal e Tunísia, são importantes para realizar testes e até mesmo cometer erros: “Acredito que o mister está montando sua equipe, e, cada vez que estamos juntos, estamos melhorando o entrosamento em campo e o entendimento melhor do que ele quer no dia a dia e nos jogos, para estarmos preparados quando a Copa do Mundo chegar. A hora de cometer erros é agora. Na Copa do Mundo, são poucos jogos, e temos que estar concentrados o máximo possível”.
A Data Fifa de novembro marca o final dos compromissos da seleção brasileira no ano de 2025. O Brasil enfrenta o Senegal no próximo sábado (15), a partir das 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, e encara a Tunísia, na próxima terça-feira (18), a partir das 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille (França).
Esporte
Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil
Maior campeão mundial de vôlei de praia, o Brasil estreia nesta quinta-feira (13) na 15ª edição da competição que será realizada pela primeira vez em Adelaide (Austrália). O país chega ao evento com sete duplas, entre elas estão as atuais campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que juntas conquistaram ouro e prata nos mundiais de Roma/Itália (2022) e Tlaxcala/México (2023), respectivamente. Elas serão a primeiras da delegação Amarelinha a estrear no Mundial, em duelo às 20h30 (horário de Brasília), contra as anfitriãs Phillipse e Mears, pelo Grupo F. O Mundial tem transmissão ao vivo online na Volleyball World TV. 

“Copa do Mundo sempre é um torneio muito especial. Esse ano foi muito difícil, mas a partir do meio do ano fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial, então a gente está feliz com a nossa evolução. O que a gente espera é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo”, projetou Duda.
O primeiro dia do Mundial terá outras duas duplas brasileiras em quadra. Única estreante do país na competição, a dupla da capixaba Thâmela e Victória (mais conhecida como Vic) chega com moral ao evento, pois lidera o ranking. Elas estrearão às 21h30, contra as peruanas Gaona e Allcca, em jogo do Grupo A.
“É minha primeira Copa do Mundo, nossa primeira como time. A gente está muito feliz de estar aqui, e estar como ranking 1 é algo que a gente mais lutou para conquistar. A gente queria muito se estabelecer no ranking, sabia que ia fazer diferença. A gente quer aproveitar muito essa Copa do Mundo, curtir muito cada jogo, cada ponto, cada momento”, disse Thâmela, de 25 anos.
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
A última estreia de brasileiros na noite de quinta (13) será com a dupla Evandro e Arthur Lanci, quarta colocada no ranking. Eles competirão às 23h30 contra os nicaraguenses Mora e Lopez, em partida pelo Grupo D. Experiente, Evandro já faturou um ouro e um bronze em Mundiais.
A Amarelinha conta ainda com outras quatro parcerias em Adelaide: Carol Solberg e Rebecca; Vitória e Hegê; George e Saymon; e André e Renato. O Brasil busca manter a hegemonia na história do Mundial: até o momento coleciona 35 medalhas (13 ouros, 11 pratas e 11 bronzes).
O Mundial reúne ao todo 96 duplas: 48 em cada gênero, divididas em 12 chaves de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si. As duas melhores após três rodadas se classificam direto à fase eliminatória (32 avos de final), assim como os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento prevê ainda repescagem com as outras oito equipes que terminarem em terceiro lugar (apenas quatro avançarão). A decisão do título mundial está programada para 23 de novembro (um domingo).
Jogos das duplas brasileiras
QUINTA-FEIRA (13)
20h30 – Ana Patrícia/Duda x Phillips/Mears (Austrália) – Grupo F
21h30 – Thâmela/Vic x Gaona/Allcca (Peru) – Grupo A
23h30 – Evandro/Arthur Lanci x Mora/Lopez (Nicarágua) – Grupo D
SEXTA (14)
3h30 – Carol/Rebecca x Marwa/Nada (Egito) – Grupo B
3h30 – Carol/Rebecca x Marwa/Nada (Egito) – Grupo B
6h – van Driel, E./Bekhuis (Países Baixos) x Vitória/Hegê – Grupo C
8h – George/Saymon x André/Renato – Grupo C
21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) – Grupo B
SÁBADO (15)
0h30 – George/Saymon x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
0h30 – Ana Patrícia/Duda x Okla/Lunio (Polônia) – Grupo F
2h30 – Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato – Grupo C
2h30 – Thâmela/Vic x Michelle/Corrales (Paraguai) – Grupo A
3h30 – Evandro/Arthur Lanci x Amieva/Bueno (Argentina) – Grupo D
19h30 – Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê – Grupo C
21h30 – Ana Patrícia/Duda x Svozilova/Stochlova (República Tcheca) – Grupo F
DOMINGO (16)
3h30 – André/Renato x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
8h00 – Åhman/Hellvig (Suécia x George/Saymon – Grupo C
19h30 – Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (Ucrânia) – Grupo B
20h30 – Evandro/Arthur Lanci x Henning/Wüst (Alemanha) – Grupo D
20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria – Grupo C
21h30 – Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) – Grupo A
Esporte
Bruno Soares retorna às quadras para enfrentar lendas do tênis
O torcedor terá a oportunidade de ver novamente em ação um dos grandes nomes do tênis nacional, Bruno Soares, que se aposentou no final de 2022. Isto porque o mineiro participa, a partir da próxima sexta-feira (14), da Legends Tennis Cup, competição que reunirá alguns dos principais nomes da história do tênis da América do Sul.

O torneio, que terá como sede o Clube Hebraica, em São Paulo, também contará com a participação dos argentinos Gastón Gaudio (ex-número cinco do mundo) e David Nalbadian (ex-número três), do chileno bicampeão olímpico Nicolás Massú (ex-número nove), do equatoriano Nicolás Lapentti (ex-número seis) e do uruguaio Pablo Cuevas (ex-número 19).
“Será incrível reunir tantas lendas do tênis sul-americano aqui em São Paulo. A Legends Tennis Cup é mais do que um torneio, é uma celebração do esporte, da amizade e das histórias que construímos nas quadras. Tenho certeza de que o público vai viver momentos inesquecíveis”, declarou Bruno Soares, que foi campeão de três Grand Slam em chaves de duplas.
No final de 2022, o brasileiro anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de tênis. O anúncio foi realizado um dia após o mineiro e o escocês Jaime Murray serem eliminados da chave de duplas da edição 2022 do US Open.



