Zine como forma de expressão criativa chega à Biblioteca Cine Por Elas em oficina gratuita com Reya Perovano

Zine como forma de expressão criativa chega à Biblioteca Cine Por Elas em oficina gratuita com Reya Perovano

Redação ImprensaBR
3 min de leitura 2.0k
Reya Perovano - Crédito: Divulgação

A liberdade de criação e a valorização das narrativas pessoais ganham espaço na oficina de zine conduzida pela artista capixaba Reya Perovano, que acontece no dia 14 de junho (sábado), das 15h às 17h, na Biblioteca Cine Por Elas, em Vila Velha. Gratuita e aberta ao público, a atividade é voltada especialmente para jovens leitoras e escritoras da comunidade local, mas acolhe pessoas de todas as idades interessadas em experimentar o universo do “faça você mesmo”.

Zines são publicações artesanais e independentes, geralmente produzidas com colagens, textos, ilustrações, quadrinhos e poesia. Além de incentivar a criatividade, o formato oferece uma alternativa acessível para quem deseja compartilhar ideias, expressar sentimentos ou refletir sobre temas sociais, culturais e políticos. Na oficina, Reya propõe uma imersão nessa linguagem com orientações práticas de escrita, desenho, montagem e encadernação de zines. O foco está no processo de criação, na troca entre participantes e no estímulo à autonomia criativa.

“Uma oficina de zine serve para ensinar e incentivar a criação de zines, que são pequenas publicações artesanais, muitas vezes feitas à mão, com conteúdos variados como textos, ilustrações, colagens, poesia, quadrinhos, ou qualquer outro formato criativo. Estas oficinas são muito comuns em ambientes educativos, culturais e comunitários. No fim, você pode distribuir seus contos e poemas através de zines, sem ter que publicar um livro”, explica Reya Perovano, oficineira responsável pela atividade.

A proposta integra a programação da Biblioteca Cine Por Elas, projeto que oferece oficinas de curta duração com foco em leitura, escrita e expressão artística para meninas e mulheres de 10 a 29 anos, moradoras da região de Cristóvão Colombo, em Vila Velha. A iniciativa é realizada pelo coletivo Cine Por Elas com recursos do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), e foi selecionada pelo edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos. As atividades se encerram neste mês de junho.

Reya Perovano é artista visual, tatuadora, mestra em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), licenciada em Artes Visuais/Plásticas, pós-graduanda em Arteterapia e estudante de Artes Dramáticas. Nascida em Vitória e moradora de Cariacica, ela desenvolve pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade, racialização e classe, explorando seus cruzamentos com a arte em diferentes linguagens.

“O coletivo diversificou as opções de atividades para que possa ter mais de uma forma de interessar uma possível leitora ou escritora, seja pela contação de histórias, pela roda de conversa com outras escritoras capixabas, pela oficina de escrita criativa ou pela oficina prática de zine. Todas elas têm um objetivo simples, introduzir essas jovens em um mundo novo em que pode se expressar”, destaca Fabíola Mozine, uma das integrantes do Cine Por Elas.

Serviço
Oficina de Zine com Reya Perovano
Data: 14/06/2024 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Cine Por Elas
Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 – Cristóvão Colombo – Vila Velha (ES)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScO2p6SO28sCR8pOddBeSmKmESWpzT1_SkCKY59E1cffkDqjg/viewform
Classificação etária: A partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20 participantes

O que você achou?

Amei 63
Kkkk 32
Triste 12
Raiva 1
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.