Cultura
13ª edição da Noite da Beleza Negra de Sussuarana será realizada neste sábado (2)

O concurso Noite da Beleza Negra de Sussuarana chega a sua 13ª edição neste sábado (2), às 18h30, no Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (CAPDEVER), na Rua Manoel Bispo, 54, Novo Horizonte/Sussuarana, com entrada gratuita. O evento contará com apresentações das cantoras Graça Onasilê e Madah Gomes, Banda Urbanidade Nagô e o grupo Golden Lions. O projeto é realizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana e a Rede Sociocultural de Favelas.
Candidatos com idade mínima de 12 anos irão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara. O concurso, que se tornou uma tradição em Sussuarana, tem como objetivo principal valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra. Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Além do prestígio, os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 7 mil, variando conforme a categoria. Os vencedores do concurso ainda irão participar de um desfile na Caminhada da Consciência Negra em novembro.
A programação prevê dança, música e arte afro-brasileira, com público esperado de 500 pessoas. O corpo de jurados é formado por personalidades da capital baiana, como Vânia Oliveira, Nell Araujo, Fernando Ferraz, Léo di Ledy, Ana Preta, Juliana Rasteli, Thiffany Odara, Valéria Swan, Edmilson Neves e Wenceslau Júnior.
Cultura
Circo Spacial comemora 40 anos de sucesso com estreia de exposição na Galeria Alesp

O Circo Spacial, liderado pela empresária e multi artista Marlene Querubin, está celebrando seus 40 anos de existência com a estreia de um documentário que revisita a incrível trajetória da companhia ao longo de quatro décadas. Além disso, está preparando uma série de eventos comemorativos que prometem ser inesquecíveis.
O documentário “Circo Spacial 40 anos – Conectando Gerações” é uma produção que destaca a história do circo, desde sua fundação em 1985 até os dias atuais. Com imagens de arquivo e depoimentos de artistas e colaboradores, o documentário mostra como o Circo Spacial se tornou um nome conhecido em todo o país, com apresentações inovadoras e criativas que encantaram gerações de brasileiros.
“Estamos muito orgulhosos de celebrar nossos 40 anos com uma agenda que comemora a trajetória e o nosso compromisso com a arte e a cultura”, disse Marlene Querubin, empresária e fundadora do Circo Spacial.
E para celebrar esse 40 anos em grande estilo a diretora artística Margareth Querubin e a diretora executiva Maristela Querubin, prepararam para o grande público vários eventos comemorativos para festejar com todos da troupe .
Lançamento musical:
Lançamento de um EP Circo Spacial Remix, que conta com distribuição da Radar Records, com um remix das principais músicas do Circo Spacial e estará disponível em todas plataformas digitais como Spotify e Deezer.
Exposição “40 Anos de Circo Spacial”:
De 04 a 15 de agosto, a Galeria da Alesp será sede de uma exposição com fotos, objetos, figurinos e obras de arte que contam a história do Circo Spacial.
Com curadoria do renomado Oscar D’ambrosio e produção de Paco Assis da Cia Arte e Cultura.
O acesso é gratuito e a exposição estará aberta em horário comercial.
Espetáculo Gospel “Eu me alegro em Ti”:
No dia 08 de agosto, às 19h, o Circo Spacial apresentará o espetáculo gospel “Eu me alegro em Ti”, com a SBN, com os maiores sucessos da música gospel com RENATO MAX Banda & Louvor , HIRAN JACOBINI entre outros cantores, e números circenses.
O acesso é gratuito e todos são convidados a participar.
Espetáculo Comemorativo “Spark”:
Será no dia 09 de agosto, às 20h no Circo Spacial, especialmente preparado para convidados, imprensa e autoridades. Este espetáculo promete ser uma experiência inesquecível, com uma produção surpreendente e futurista que mostra a jornada cósmica de um jovem incrível Spark e seu amigo Astronauta que encontram os artistas no picadeiro iluminado intergaláctico.
Historia do Circo Spacial:
– Fundação : 09 de agosto de 1985, nomeado por Jacson Querubin, filho de Marlene Querubin.
Reconhecimento e Prêmios
– Destaque em programas de TV:
6 pautas no Fantástico (Globo), 2 pautas no Globo Repórter (Globo), 22 participações no programa da Xuxa (Globo), Jornal Nacional (Globo), aparições em novelas, filmes e outras emissoras de televisão;
– Capa de revistas , site e jornais
Marcos Históricos:
– Fundou a Academia Brasileira de Circo;
– Co-produziu o I Cirque Festival contest Of Brazil;
– Sediou e co-produziu o espetáculo Turma da Mônica no Circo e o primeiro Circo Patati Patatá;
– Recebeu artistas renomados: Marcos Frota, Os Trapalhões, Eliana, Tiririca, Sandy & Júnior, Xuxa, Sergio Mallandro, Wanessa Camargo, Gian & Giovanni, Irmãs Galvão, Claudia Raia, Patati Patatá, Cocoricó, entre outros.
Reconhecimento Público:
– Recebeu o presidente da república Itamar Franco;
– Recebeu 11 ministros, 8 governadores, deputados, senadores, inúmeras prefeitos e vereadores e secretários de Cultura.
Apresentações Históricas:
– Estádio do Maracanã
– Virada Cultural de SP,
– Festivais no Brasil e no exterior
Maiores informações em www.spacial.com.br.
Cultura
Sophie lança livro O Tal de Love Bombing no Complexo Petrobras, em São Paulo

Sophie lança livro O Tal de Love Bombing com mini show e coquetel no Complexo Petrobras, em São Paulo
A atriz, cantora e escritora Sophie reuniu amigos, leitores e cinéfilos no último fim de semana para o lançamento de seu novo livro O Tal de Love Bombing em um evento repleto de arte e afeto realizado na livraria do Espaço, dentro do Complexo Petrobras, na Rua Augusta, em São Paulo.

A noite contou com um coquetel exclusivo assinado pelo Café Fellini, que ofereceu uma experiência acolhedora e saborosa aos convidados. Como destaque da programação, Sophie emocionou o público com um show intimista, acompanhada no violão pelo talentoso músico Pietro Marzani. A performance surpreendeu não apenas os convidados do evento, mas também os frequentadores do cinema, que se encantavam ao passar pelo local e ouvir a artista cantar com alma e verdade.
O lançamento reforça a versatilidade de Sophie , que vem se destacando em diferentes áreas da arte e da literatura contemporânea. A livraria do Espaço, já reconhecida por abrigar eventos culturais inovadores, foi o cenário perfeito para mais um capítulo brilhante da trajetória dessa artista múltipla.
Cultura
Pádua, Cláudia Vieira e Tom Chris interpretam músicas da banda anticapacitista Sr. Souls no Centro Cultural da UFG

Artistas goianos prestam tributo à banda formada por músicos com deficiência em noite de arte e inclusão. Show será seguido de apresentação autoral da Sr. Souls
A noite do dia 12 de agosto, no Centro Cultural da UFG, será marcada por uma celebração inédita da diversidade e da música autoral goiana. A partir das 19h, os renomados artistas Pádua, Cláudia Vieira e Tom Chris sobem ao palco para interpretar composições do projeto Sr. Souls, banda formada exclusivamente por músicos com deficiência. Em seguida, o grupo assume os microfones e realiza seu próprio espetáculo.
O evento gratuito integra o circuito “Vozes Contra o Capacitismo”, e faz parte da circulação viabilizada pelo Edital de Fomento à Música nº 10/2024, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia.
Com letras que abordam resistência, espiritualidade, afetos e crítica social, o repertório do Sr. Souls é reconhecido por sua força lírica e pelo engajamento contra a exclusão cultural de artistas com deficiência. A interpretação de suas músicas por artistas como Pádua, Cláudia e Tom Chris amplia esse alcance.
“Esse é um momento histórico pra gente. Ver nossas músicas ganhando voz de outros intérpretes, tão respeitados, é uma prova de que estamos sendo ouvidos. É arte ecoando inclusão”, afirma Silvio Soũls, vocalista da banda.
Com composições autorais que transitam por gêneros como MPB, rock e blues, a banda é formada por Silvio Soũls (poliomielite e síndrome pós-pólio), Pedro Fleury (baixo, aspecto autista) e W. Micena (bateria, poliomielite). É a única banda do Brasil com formação exclusivamente PCD apresentando trabalho autoral inédito.
Apenas em 2025, o projeto já passou pela Feira do Cerrado, Teatro do Sesc Centro, Instituto Rizzo, Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré, Feira Criativa de Senador Canedo, CEVAM – Centro de Valorização da Mulher e Escola Estadual Pré-Universitário, causando sempre o impacto social positivo.
SERVIÇO
Show: Vozes Contra o Capacitismo – Intérpretes convidados + Sr. Souls
Data: 12 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Centro Cultural da UFG – Goiânia (GO)
Entrada: Gratuita
📲 Instagram: @bandasrsouls
Realização: Política Nacional Aldir Blanc – PNAB | Prefeitura de Goiânia