Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

3ª RIO WOMEN’S CUP VAI REUNIR VELEJADORASDE TODAS AS IDADES NO RIO

Publicado

em

3ª RIO WOMEN’S CUP VAI REUNIR VELEJADORASDE TODAS AS IDADES NO RIO
Imagem: Divulgação

O evento pretende atrair 60 velejadoras na edição deste ano

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Iate Clube do Rio de Janeiro será sede da terceira edição da Rio Women’s Cup, um campeonato da classe Snipe exclusivamente feminino. Criado em 2022, o evento deste ano pretende reunir o recorde de 30 barcos, ou cerca de 60 velejadoras, de diversas partes do Brasil. Com o objetivo de estimular a presença feminina numa das classes mais tradicionais do Brasil, a competição é uma oportunidade valiosa para que novas praticantes e experientes velejadoras conheçam melhor o Snipe.

No Brasil, a maior parte das escolinhas de Optimist – classe de barcos usada por crianças para iniciação na vela – possui o mesmo número de meninos e meninas, mas a permanência das meninas no esporte é menor. “Na classe Snipe, a poucas mulheres velejam na proa do barco, ou porque não possuem barco, ou por não acreditarem que são capazes de conduzir a embarcação. Eventos exclusivamente femininos são fundamentais na formação de novas timoneiras, já que ‘obrigam’ que meninas e mulheres se aventurem também a velejar no leme do barco, entendendo que são capazes de exercer esta função”, explica a cineasta e velejadora Michelle Chevrand, uma das organizadoras da Rio Women’s Cup.

Apesar de ser um barco, que historicamente, atraia mais homens do que mulheres, a classe Snipe tem , entre os seus velejadores mais bem sucedidos, uma mulher. Bibi Juetz. Sua primeira vez num Snipe foi aos 15 anos, em 1948 e, desde entao, nunca mais parou , tendo se tornado a velejadora mais duradoura da calsse. Bibi dizia que o Snipe era um barco perfeito e que a classe Snipe era sua família. Ela foi vice-campeã brasileira geral em 1952, 1953 e 1957 com tripulação feminina. Timoneira talentosa, sagrou-secampeã geral do Mundial Master em 1998 e Grand Master em 2000, 2002, 2004 e 2006. Seu último mundial foi o Master Worlds em 2014 no Japao, já com 81anos.

O evento vai contar com a presença da paulistana Marina Bidoia, que este ano realizou o feito de ser a primeira mulher a completar a Refeno numa navegação em solitário; as representantes da família mais vitoriosa da vela brasileira Renata Pellicano Grael e Andrea Soffiatti Grael, e Georgia Bruder, filha do célebre velejador Joerg Bruder, que começou a velejar aos 47 anos e aos 52, disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro de Finn 2022, classe que coroou seu pai nas décadas de 1960 e 1970.

A programação do evento inclui atividades que vão além das regatas, uma forma de gerar integração entre as competidoras e proporcionar encontros para futuras parcerias. Na sexta, véspera do evento, será oferecido um happy hour no Outback. No sábado pela manhã, acontece uma aula de ioga, focada em promover o bem-estar das velejadoras, diminuindo a tensão pré-competição. Na volta das regatas, ainda haverá degustação de comida mexicana oferecida pelo Guaca do Rasta. Todo o evento terá cobertura em foto, promovida pela Fotop. No domingo, após as regatas, acontece a cerimônia de premiação, onde serão sorteados brindes, entre eles, um leme e uma buja de snipe, oferecidas pela Lemão.

A Rio Women’s Cup não é apenas uma competição, mas uma celebração do potencial feminino na vela, mostrando que as mulheres estão prontas para assumir posições de liderança e protagonismo na vela. Com um ambiente acolhedor e desafiador, o evento promete fortalecer ainda mais a comunidade de velejadoras no Brasil e abrir portas para futuras gerações.

Sobre a Classe Snipe

O Snipe é um barco de 15 pés para dois velejadores, projetado por William Crosby em 1931. A classe é uma das mais reconhecidas no mundo da vela, com presença em 30 países. Com duas velas — a principal, regulada pelo timoneiro, e a buja, regulada pelo proeiro — o Snipe se destaca por seu caráter técnico, priorizando o conhecimento dos velejadores em detrimento do preparo físico apenas.

O Brasil tem se sobressaído neste cenário, conquistando impressionantes 14 títulos mundiais na Classe Snipe. Além disso, o país levou para casa 9 títulos do Mundial Júnior, 11 do Mundial Master e 2 do Mundial Feminino. Esses feitos destacam a qualidade dos velejadores brasileiros e a força da comunidade que se formou em torno desse barco. É uma classe especialmente atrativa para novas velejadoras, graças à sua fabricação nacional e custo acessível, além de contar com um número significativo de competições regionais. Essa acessibilidade torna o Snipe uma excelente porta de entrada para muitas mulheres no esporte.

A 3ª Rio Women’s Cup é patrocinado pela Engie e conta com o apoio de empresas como Outback, Guaca do Rasta e Fotop. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site www.riowomenscup.com.br.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasileiras apitam abertura da Copa América Feminina

Publicado

em

© Divulgação/CBF/Direitos Reservados

O apito inicial da Copa América de futebol feminino será dado oficialmente às 21h (horário de Brasília) dessa sexta-feira (11) com o confronto entre Equador e Uruguai no Estádio Banco Guayaquil, em Quito. Porém, mesmo sem a presença da seleção, o Brasil estará em campo, com a arbitragem de Daiane Muniz, que terá como assistentes Leila Moreira e Maíra Mastella.

Já a seleção brasileira inicia a sua caminhada na competição no próximo domingo (13), quando medirá forças com a Venezuela a partir das 21h no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Esse confronto, assim como todos os outros que tiverem a participação do Brasil, contarão com a transmissão da TV Brasil.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Copa América

A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil está no Grupo B. As brasileiras ainda terão pela frente a Bolívia (no dia 16 de julho a partir das 18h), o Paraguai (no dia 21 de julho às 21h) e a Colômbia (no dia 25 de julho novamente às 21h).

No Grupo A figuram Argentina, Chile, Peru, Uruguai e o Equador. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para os dias 28 e 29 de julho. A decisão está agendada para o dia 2 de agosto.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Brasília é palco de “esquenta” para evento mundial de skate

Publicado

em

© Antonio Cruz/Agência Brasil

Pico icônico do skate brasileiro, o Setor Bancário, no coração de Brasília, tornou-se palco das manobras de alguns dos melhores skatistas do planeta nesta sexta-feira (11).

Em uma ação promocional da Liga Internacional de Skate Street (SLS), atletas como o local Felipe Gustavo e Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Giovanni Vianna e outros dividiram os obstáculos com os frequentadores habituais do lugar, atraindo a atenção de quem trabalha ou passou pelo local. 

“O Setor Bancário é um dos maiores picos de skate do Brasil. Há mais de 25 anos, sempre que tenho oportunidade, eu ando aqui. E todo mundo que é ou vem a Brasília para andar de skate tem que dar um rolê aqui”, disse à Agência Brasil Felipe Gustavo, que é natural do Guará, região administrativa do Distrito Federal.

Aberta a todos os interessados, a sessão que reuniu celebridades e fãs contou com a distribuição de dinheiro e brindes para as melhores manobras realizadas pelos amadores que se arriscaram diante do público. Também serviu de “esquenta” para a etapa de Brasília da Liga Internacional de Skate Street, que acontece neste domingo (13), que será antecedida pela etapa de estreia do Circuito Banco do Brasil de Skate Street 2025, competição que, além de pontuar para o ranking brasileiro da modalidade, tem caráter classificatório para o ingresso na elite mundial do esporte.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

Os dois eventos acontecerão em uma pista de street montada em plena Esplanada dos Ministérios. Na modalidade street, palavra que, no inglês, é sinônimo de rua, os skatistas demonstram suas habilidades encarando obstáculos que reproduzem o que encontram nas ruas, como degraus de escadas, corrimãos, bancos de rua e planos inclinados.

“A gente vai fazer história. E não será a única vez [da SLS] em Brasília”, comentou Gustavo, destacando que o evento servirá de estímulo para a galera local. 

“Esperamos que, a partir deste evento, surjam várias oportunidades e que o skate cresça ainda mais na cidade”, disse.

Os ingressos para este sábado e domingo foram distribuídos gratuitamente, na internet, mas esgotaram em poucas horas, o que gerou críticas de quem não conseguiu garantir a entrada, principalmente porque, nas redes sociais do evento, é fácil encontrar internautas tentando vender os e-tickets, que embora tenham o nome e o CPF do titular, podem ser transferidos uma única vez para outra pessoa.

Quem vai ao evento poderá entrar com alimentos embalados e até duas garrafas transparentes de até 500 ml de água cada uma, devidamente lacradas, para consumo próprio. Não será permitido o ingresso com bebidas alcoólicas, copos e caixas térmicas, squeezes, isopores, garrafas e copos de vidro, alumínio, ferro, barro ou acrílico, fogos de artifício, isqueiros ou sinalizadores ou câmeras profissionais com lentes removíveis, com exceção dos profissionais de imprensa cadastrados.

Também não será permitida a entrada com caixas de som, guarda-chuva, cigarros, mesmo que eletrônicos, e bandeiras de times ou faixas ou cartazes com informações ofensivas, políticas ou de cunho social, ambiental, racial, religioso ou sexual.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Inaê Sailing Team vai competir em Ilhabela com dois barcos recordistas da Semana de Vela

Publicado

em

Fred Hoffmann
Fred Hoffmann

O Inaê Sailing Team, do comandante Bayard Umbuzeiro Neto, tradicional equipe de Vela Oceânica brasileira baseada em Santos-SP, chega para a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela para competir nas classes ORC e RGS Cruiser em duas embarcações que já fizeram história na competição. Os dois barcos da equipe, o Inaê Soto e o Inaê 50, são recordistas da Regata de Alcatraz por Boreste, uma das principais da Semana de Vela.

O Inaê 50 detém o recorde da Regata de Alcatrazes por Boreste na classe RGS. O tempo de 9 horas, 34 minutos e 37 segundos foi obtido em 2015 e resiste até hoje. Já o Inaê modelo Soto 40 é dono do recorde na classe ORC, com o tempo de 6 horas, 1 minuto e 54 segundos, quando o barco ainda se chamava Crioula 29, em 2018.

Este ano, os barcos chegam para a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que terá início no dia 19 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, em situações distintas.

Enquanto o Inaê Soto vem acumulando resultados expressivos em 2025 e desponta entre os favoritos ao título, o Inaê 50 vai para a sua primeira competição no ano, após passar por uma ampla reforma no primeiro semestre.

“Na ORC estamos com o Inaê Soto em sua melhor forma, no conjunto barco e tripulação, pronto para disputar o título”, explica Bayard Neto. “Já na RGS Cruiser, com o Inaê 50, vamos competir pela primeira vez após a reforma completa da embarcação, com uma equipe formada por familiares e amigos”.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o principal campeonato de Vela da América do Sul. Este ano, o Inaê Soto conta com o patrocínio da Eldorado Brasil Celulose, através do Programa de Fomento ao Esporte da Prefeitura de Santos (Promifae). Já o Inaê 50 é patrocinado pela Transbrasa.

O Inaê Soto vem de excelentes resultados na temporada 2025, com vitória na Regata Volta da Laje de Santos, quarta colocação na Semana de Vela de Búzios e o vice-campeonato da 2ª etapa da Copa Mitsubishi na classe ORC Performance, realizada em Ilhabela, no início de junho.

A Semana de Vela de Ilhabela reúne alguns dos maiores nomes do esporte no Brasil e no mundo, com campeões olímpicos e velejadores experientes, profissionais e amadores. Mais de 120 embarcações participam da prova, que terá disputas nas classes ORC, C-30, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser. Este ano, além dos brasileiros, mais uma vez teremos barcos argentinos, uruguaios e chilenos competindo pelo título da Semana de Vela.

Monotipos

Além de competir em duas categorias na Semana de Vela de Ilhabela, o Inaê Sailing Team ainda vai levar o barco Inae Jr (HPE25), para a Semana de Monotipos, entre 10 e 13 de julho, na Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael.

A competição reúne atletas de diferentes gerações e classes, desenvolvendo o esporte e fortalecendo a formação de base da vela nacional. A organização da Semana de Monotipos é da Prefeitura de Ilhabela.

“É um trabalho excelente de fomento ao esporte e formação de novos velejadores que tem total apoio do Inaê Sailing Team, por isso fazemos questão de participar”, completa Bayard Neto.

A Eldorado Brasil Celulose

A Eldorado Brasil Celulose, empresa do Grupo J&F, é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores.

Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. 

Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes.

Em Santos (SP), opera o EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países.

A Companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

A Transbrasa

A Transbrasa completou 50 anos de atividades com uma história profundamente ligada ao Porto de Santos. A empresa é reconhecida pela liderança em inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes.

Hoje a Transbrasa provê aos clientes serviços completos de comércio exterior, de ponta a ponta, oferecendo planos personalizados e customizados para atender as características de transporte, movimentação e armazenagem exigidas por cada tipo de carga, tudo em conformidade com as determinações das Autoridades, especialmente da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Por sua atuação para a preservação do Meio Ambiente, a empresa recebeu o Selo Pró-Clima Ouro de Descarbonização dos Portos 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP).

Este selo reconhece e celebra os portos e empresas membros da Aliança que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis.

*Calendário 2025 do Inaê Transbrasa:*

Julho

Dia 10 – Semana de Monotipos – Ilhabela

Dia 19 – Semana de Vela de Ilhabela – Ilhabela

Agosto

Dia 23 – Copa ICS – Barla Sota – Guarujá

Outubro

Dia 11 – Copa ICS – Ilha dos Arvoredos – Guarujá

Dia 24 – Regata Rio-Santos – Santos

Dia 30 – Circuito Rio – Rio de Janeiro

Novembro

Dia 1 – Circuito Rio – Rio de Janeiro

Dezembro

Dia 13 – Regata Marinha do Brasil – Santos

Foto: Fred Hoffmann

Continue Lendo