Esporte
3ª RIO WOMEN’S CUP VAI REUNIR VELEJADORASDE TODAS AS IDADES NO RIO

O evento pretende atrair 60 velejadoras na edição deste ano
Nos dias 23 e 24 de novembro, o Iate Clube do Rio de Janeiro será sede da terceira edição da Rio Women’s Cup, um campeonato da classe Snipe exclusivamente feminino. Criado em 2022, o evento deste ano pretende reunir o recorde de 30 barcos, ou cerca de 60 velejadoras, de diversas partes do Brasil. Com o objetivo de estimular a presença feminina numa das classes mais tradicionais do Brasil, a competição é uma oportunidade valiosa para que novas praticantes e experientes velejadoras conheçam melhor o Snipe.
No Brasil, a maior parte das escolinhas de Optimist – classe de barcos usada por crianças para iniciação na vela – possui o mesmo número de meninos e meninas, mas a permanência das meninas no esporte é menor. “Na classe Snipe, a poucas mulheres velejam na proa do barco, ou porque não possuem barco, ou por não acreditarem que são capazes de conduzir a embarcação. Eventos exclusivamente femininos são fundamentais na formação de novas timoneiras, já que ‘obrigam’ que meninas e mulheres se aventurem também a velejar no leme do barco, entendendo que são capazes de exercer esta função”, explica a cineasta e velejadora Michelle Chevrand, uma das organizadoras da Rio Women’s Cup.
Apesar de ser um barco, que historicamente, atraia mais homens do que mulheres, a classe Snipe tem , entre os seus velejadores mais bem sucedidos, uma mulher. Bibi Juetz. Sua primeira vez num Snipe foi aos 15 anos, em 1948 e, desde entao, nunca mais parou , tendo se tornado a velejadora mais duradoura da calsse. Bibi dizia que o Snipe era um barco perfeito e que a classe Snipe era sua família. Ela foi vice-campeã brasileira geral em 1952, 1953 e 1957 com tripulação feminina. Timoneira talentosa, sagrou-secampeã geral do Mundial Master em 1998 e Grand Master em 2000, 2002, 2004 e 2006. Seu último mundial foi o Master Worlds em 2014 no Japao, já com 81anos.
O evento vai contar com a presença da paulistana Marina Bidoia, que este ano realizou o feito de ser a primeira mulher a completar a Refeno numa navegação em solitário; as representantes da família mais vitoriosa da vela brasileira Renata Pellicano Grael e Andrea Soffiatti Grael, e Georgia Bruder, filha do célebre velejador Joerg Bruder, que começou a velejar aos 47 anos e aos 52, disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro de Finn 2022, classe que coroou seu pai nas décadas de 1960 e 1970.
A programação do evento inclui atividades que vão além das regatas, uma forma de gerar integração entre as competidoras e proporcionar encontros para futuras parcerias. Na sexta, véspera do evento, será oferecido um happy hour no Outback. No sábado pela manhã, acontece uma aula de ioga, focada em promover o bem-estar das velejadoras, diminuindo a tensão pré-competição. Na volta das regatas, ainda haverá degustação de comida mexicana oferecida pelo Guaca do Rasta. Todo o evento terá cobertura em foto, promovida pela Fotop. No domingo, após as regatas, acontece a cerimônia de premiação, onde serão sorteados brindes, entre eles, um leme e uma buja de snipe, oferecidas pela Lemão.
A Rio Women’s Cup não é apenas uma competição, mas uma celebração do potencial feminino na vela, mostrando que as mulheres estão prontas para assumir posições de liderança e protagonismo na vela. Com um ambiente acolhedor e desafiador, o evento promete fortalecer ainda mais a comunidade de velejadoras no Brasil e abrir portas para futuras gerações.
Sobre a Classe Snipe
O Snipe é um barco de 15 pés para dois velejadores, projetado por William Crosby em 1931. A classe é uma das mais reconhecidas no mundo da vela, com presença em 30 países. Com duas velas — a principal, regulada pelo timoneiro, e a buja, regulada pelo proeiro — o Snipe se destaca por seu caráter técnico, priorizando o conhecimento dos velejadores em detrimento do preparo físico apenas.
O Brasil tem se sobressaído neste cenário, conquistando impressionantes 14 títulos mundiais na Classe Snipe. Além disso, o país levou para casa 9 títulos do Mundial Júnior, 11 do Mundial Master e 2 do Mundial Feminino. Esses feitos destacam a qualidade dos velejadores brasileiros e a força da comunidade que se formou em torno desse barco. É uma classe especialmente atrativa para novas velejadoras, graças à sua fabricação nacional e custo acessível, além de contar com um número significativo de competições regionais. Essa acessibilidade torna o Snipe uma excelente porta de entrada para muitas mulheres no esporte.
A 3ª Rio Women’s Cup é patrocinado pela Engie e conta com o apoio de empresas como Outback, Guaca do Rasta e Fotop. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site www.riowomenscup.com.br.
Esporte
Brasileiro com a melhor marca do Circuito CAIXA vai lutar pela vitória neste domingo (19), em Natal

José Márcio Leão correu os 10km para 28min51 em 2012 – melhor marca de um atleta nacional na prova até hoje – e é um dos favoritos na corrida da capital do Rio Grande do Norte
Outubro, 2025 – O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series chega à cidade de Natal neste domingo (19), com largada na Praça Cívica Pedro Velho, a partir das 5h50. Entre os atletas da categoria Elite, um velho conhecido promete lutar pela vitória. Em 2012, José Márcio Leão correu os 10km para 28min51 e fez história. Até hoje, nenhum outro corredor nacional conseguiu ser tão veloz.
“Faz bastante tempo que conquistei esse recorde, né? É até difícil comentar. Já se passaram 13 anos, e não sou mais tão jovem como na época, então, repetir a mesma marca é complicado, especialmente aqui no Nordeste. Mas meu foco não está no recorde, quero mesmo é chegar bem e buscar a vitória na prova. Estou bem, graças a Deus, e espero dar o meu máximo. Minha expectativa para domingo é a melhor possível. Quero representar bem a minha equipe, a APA Petrolina, e lutar pelo primeiro lugar”, comenta José Márcio Leão.
Leão, que venceu outras etapas do Circuito Caixa ao longo dos anos, terá adversários também dispostos a lutar pelo lugar mais alto do pódio. Entre eles estão João Paulo Marques da Silva, Edimar Ferreira de Lira Souza e Silvan dos Santos. Entre as mulheres, a disputa pela vitória promete ser entre Alice Maria Lins Costa e Rosem Mayara Vieira da Silva Mendes.
A etapa de Natal do Circuito CAIXA esgotou as inscrições com um dia de antecedência. As 3.750 vagas para a prova deste domingo acabaram um dia antes do prazo final e a expectativa é para receber ainda mais pessoas na arena montada na Praça Cívica Pedro Velho. Isso porque muitos corredores costumam levar familiares e amigos para acompanhar a prova.
Kits – A entrega dos kits começa nesta sexta-feira (17), na loja Centauro do Midway Mall. Os atletas inscritos para a etapa de Natal do Circuito CAIXA podem retirar seus kits entre 10h e 20h. A entrega prossegue neste sábado (18), das 10h às 18h. Tanto na entrega de kits quanto na arena montada na Praça Cívica Pedro Velho (Avenida Prudente de Morais), os atletas, amigos e familiares têm a oportunidade de fazer a diferença participando da ação solidária Pegada do Bem.
Pegada do Bem – Além do incentivo à corrida, uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é o Pegada do Bem, uma ação social criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos.
Para as etapas da temporada 2025, os atletas têm um incentivo a mais. Quem doar um par de tênis em bom estado durante a entrega de kits ou na arena do evento, ganha uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Mas é preciso correr, porque somente os 150 primeiros doadores recebem o brinde.
Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2025 terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceio/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN)
02/11 – Fortaleza (CE)
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
*As demais etapas serão divulgadas em breve
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
APA Petrolina é campeã do Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico

Equipe dominou as provas de pista e campo e conquistou 37 medalhas
Outubro, 2025 – A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou o título de campeã geral do Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico, realizado entre terça-feira (14) e quinta-feira (16), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição reuniu atletas com deficiência nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23.
A APA dominou as provas de pista e campo, conquistando 37 medalhas, sendo 19 de ouro, 12 de prata e 6 de bronze, além de 16 recordes da competição e 2 recordes brasileiros. Na classificação geral, a equipe sertaneja somou 492 pontos, 47 a mais do que a segunda colocada, AAEPED.
“É uma conquista grande, resultado de um trabalho de dedicação e empenho dos nossos técnicos e atletas. Um feito histórico para a APA, que segue se mantendo entre as melhores equipes do Brasil. Este título é extremamente importante e mostra que nossa garotada vem forte, com muita qualidade, garantindo um futuro brilhante nas categorias adultas”, afirmou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.
Após a conquista nas categorias de base, o dirigente já projeta o próximo desafio: o Campeonato Brasileiro adulto, entre 1º e 3 de dezembro, também no Centro de Treinamento Paralímpico. A APA é atual tricampeã da competição.
“Agora é voltar para Petrolina, descansar no final de semana e retomar a preparação da equipe para o Brasileiro adulto. Será uma disputa difícil, e precisamos chegar fortes para brigar pelo título e, quem sabe, fechar o ano com conquistas em todas as categorias”, destacou.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
Novo Cais Estelita recebe corrida do Santander Track&Field Run Series neste domingo

A TFSports, plataforma que promove e integra todo o ecossistema de eventos e experiências de bem-estar da Track&Field, chega para mais uma etapa no Recife da Santander Track&Field Run Series – maior circuito de corridas da América Latina em número de provas. A etapa Novo Cais Estelita vai ocorrer neste domingo, dia 19 de outubro, com percursos de 5km, 10km e 15km. A primeira largada está prevista para as 5h na Av. Eng. José Estelita, nº 862, bairro de São José.
As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. Quem completa as provas também ganha medalha. A retirada dos kits pode ser feita na Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.
“Comemoramos 20 anos de Run Series em 2024 com público recorde. Foram mais de 200 mil atletas em nossas etapas por todo o país e acreditamos que em 2025 podemos atrair ainda mais pessoas. Fomos eleitos a melhor produtora de corridas do estado de São Paulo, não só pela nossa preocupação em entregar um circuito seguro, mas também em promover experiências que vão além das pistas como estações de recovery, shows e muitas outras ativações de bem-estar”, conta Fred Wagner, CEO da TFSports.
“Este novo ano de Santander Track&Field Run Series reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da qualidade de vida em todo o Brasil. Com público recorde e dezenas de etapas espalhadas pelo país, o circuito mostra a popularidade da modalidade e a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. Entre os momentos mais aguardados está a etapa vertical no icônico Farol Santander, que traz uma experiência única. Com a comunidade #SRUN, o Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Por isso, temos grande orgulho em apoiar essa jornada esportiva ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.
Serviço
Etapa Santander Track&Field Run Series Novo Cais Estelita
Data: 19 de outubro
Horário da largada e percurso:
5h – prova dos 15km
5h30 – 10km
6h20 – 5km
Entrega de kits: Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, Pina, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.
Inscrições: https://www.tfsports.com.br/
Sobre Santander Track&Field Run Series
O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 20 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 200 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de Moura Dubeux. A iniciativa é realizada pela TFSports – plataforma que integra eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.
Santander Brasil e Esportes
O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2024, mais de 221 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
Sobre a TFSports
A TFSports é a plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. Em 2024, foram mais de 3,6 mil eventos, reunindo uma base de 870 mil usuários e cerca de 8 mil treinadores em 80 modalidades diferentes.
Sobre a Track&Field
A Track&Field é uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, com a missão de conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável por meio de seus produtos e serviços. Ao final de 2024, a companhia contava com 398 lojas, sendo 53 próprias (incluindo 13 outlets e o e-commerce) e 345 franquias, sendo uma em Portugal. Está presente em 165 cidades e 25 Estados, com mais de 1.600 colaboradores diretos e cerca de 2.000 colaboradores dos franqueados.
Inscrições: App TFSports (http://www.tfsports.com.br/)
SAC TFSports
Site: https://trackandfield.zendesk.com/hc/pt-br/categories/360004273234-TFSPORTS
Tel.: (11) 4130-8355
Horário atendimento: seg a qui das 9h às 18h e às sex das 9h às 17h.