Siga-nos nas Redes Sociais

São Paulo

92% das agressões contra mulheres ocorreram na presença de terceiros; adv explica se a testemunha pode responder criminalmente

Publicado

em

A criminalista Suéllen Paulino, que também atua a favor dos direito das mulheres, pontua por que um número tão baixo de vítimas denuncia o agressor

Um levantamento do Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que 91,8% das agressões contra mulheres nos últimos 12 meses ocorreram na presença de terceiros. O dado reforça que a violência de gênero não acontece apenas em momentos isolados ou escondidos, mas sim diante de familiares, amigos e até desconhecidos.Quem omite o crime pode até responder judicialmente, segundo a advogada Suèllen Paulino, que atua com Direito Criminal e Direito de Família

“Mesmo com testemunhas, a omissão ainda é um problema. Quem presencia um crime e não aciona a polícia pode responder por omissão de socorro, conforme prevê o artigo 135 do Código Penal. Se a vítima estiver em perigo grave e a testemunha puder agir sem risco, mas não o fizer, a pena pode chegar a 1 ano de detenção. Em casos mais graves, o silêncio pode ser interpretado como conivência, aumentando a responsabilidade legal do omisso”, explica.

Outro dado preocupante da pesquisa mostra que, mesmo diante da violência, apenas 25,7% das mulheres recorreram a órgãos oficiais para pedir ajuda no último ano. De acordo com a advogada, esse número tão baixo pode ser explicado por diversos fatores, entre eles:

• Medo de represálias: Muitas vítimas vivem sob ameaças constantes e temem que denunciar possa piorar sua situação.
• Dependência financeira e emocional: A falta de autonomia econômica pode fazer com que a mulher se sinta presa ao agressor.
• Desconfiança no sistema de justiça: Algumas mulheres não denunciam porque acreditam que nada será feito ou que não serão protegidas.
• Falta de apoio da família e sociedade: Em muitos casos, a vítima não recebe apoio necessário para romper o ciclo da violência.
• Vergonha e culpa: Muitas mulheres ainda carregam o peso da culpa, resultado de uma cultura que normaliza e minimiza a violência doméstica.

Suéllen Paulino afirma que a punição para agressores depende da gravidade do crime cometido.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estabelece uma série de medidas protetivas para as vítimas e prevê penas que variam conforme a conduta do agressor.
• Lesão corporal (art. 129, § 9º do Código Penal) – Pena de 1 a 4 anos de prisão.
• Ameaça (art. 147 do Código Penal) – Pena de 6 meses a 2 anos de prisão.
• Descumprimento de medida protetiva – Pena de 3 meses a 2 anos de prisão.
• Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do Código Penal) – Pena de 12 a 30 anos de reclusão.

É preciso mudar esse cenário. Apesar dos avanços na legislação, os números mostram que ainda há muito a ser feito para garantir a proteção das mulheres vítimas de violência, de acordo com a advogada criminalista. “Além de reforçar a fiscalização das leis já existentes, é essencial que haja maior conscientização da sociedade, campanhas educativas e um sistema de acolhimento mais eficiente”, completa.

Suéllen diz que o papel das testemunhas também é fundamental. “Denunciar pode salvar vidas. Em caso de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o Ligue 180, canal gratuito e confidencial de atendimento, ou para o 190, da Polícia Militar, em casos de emergência”

Ela pondera que a luta contra a violência de gênero não é apenas uma responsabilidade do Estado, mas de toda a sociedade. “O silêncio também mata – e cada denúncia pode ser a chance de uma mulher recomeçar sua vida longe do ciclo da violência”, finaliza.

Vanessa haddad nascida em São Paulo. Jornalista /assessora de imprensa / diretora de de conteúdo - formada na Spn / Pós graduada Anhembi Morumbi

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São Paulo

Franquia catarinense Bread King chega a Santo André com pães artesanais e experiência completa de padaria moderna

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Nova unidade no bairro Jardim será inaugurada no dia 25 de novembro com coquetel e degustação para o público

Santo André ganha um novo sabor irresistível a partir do dia 25 de novembro. A rede de franquias Bread King, a maior indústria de pães, doces e salgados congelados de Santa Catarina, conhecida por seus produtos artesanais e pela filosofia “Feito à mão, pensando com o coração”, inaugura sua primeira unidade no ABC Paulista. Localizada na Avenida Dom Pedro II, 478, no bairro Jardim, a nova loja promete oferecer uma verdadeira experiência de padaria moderna, unindo praticidade, sabor e atendimento acolhedor.

Com um ambiente convidativo e produtos que vão do pão francês tradicional a opções especiais, salgados e doces exclusivos, a Bread King aposta em um conceito que valoriza o momento de pausa e o prazer de comer bem. A inauguração contará com coquetel, degustação de produtos e presença dos novos franqueados Marcio Bortolli e Gustavo Tonin, que representam, junto com seus sócios, a BK Business SP, empresa responsável por trazer para Santo André uma marca em plena expansão nacional.

“Desde o primeiro contato com a Bread King, vimos que era mais do que uma padaria: é uma experiência. Queremos que o andreense venha tomar um café, experimentar nossos pães, doces e salgados, sentir o clima de acolhimento que faz parte do DNA da marca”, destaca Marcio Bortolli.

A rede Bread King foi criada em Santa Catarina com a proposta de modernizar o conceito de panificação no Brasil, oferecendo produtos de qualidade, ambiente aconchegante e gestão profissionalizada por meio do sistema de franquias. Com um mix de pães, doces e salgados, a marca está presente em diversas cidades brasileiras e vem conquistando o público com sua filosofia de “não vender apenas pães, mas momentos”.

“Sempre tivemos vontade de empreender em algo que unisse qualidade, sabor e proximidade com as pessoas. A Bread King tem essa essência, é sobre entregar mais do que um produto, é sobre criar boas lembranças”, afirma Luís Gustavo Tonin.

A loja de Santo André seguirá o mesmo padrão visual das unidades da rede, com vitrine aberta, aroma de pão saindo do forno e atendimento pensado para o conforto do cliente. “Queremos que a loja se torne um ponto de encontro da vizinhança, um espaço para começar bem o dia ou relaxar à tarde com um café e um pão de queijo quentinho”, completa Marcio Bortolli.

“Trazer a Bread King para o ABC é um orgulho. Acreditamos muito no potencial de Santo André e queremos fazer parte da rotina da cidade com muito sabor e carinho”, finaliza Luís Gustavo Tonin.

 

 

Serviço — Inauguração Bread King Santo André

Endereço: Av. Dom Pedro II, 478 – Jardim, Santo André/SP
Data: 25 de novembro (segunda-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Site: https://breadking.com.br

Continue Lendo

São Paulo

Pátio Paulista realiza terceira edição de evento de adoção pet

Publicado

em

Shopping Pátio Paulista
Shopping Pátio Paulista

Pátio Paulista realiza terceira edição de evento de adoção pet

Adote um Amigo no Pátio Paulista acontece no último final de semana de outubro, em parceria com o Instituto AMPARA Animal

Outubro de 2025 – Com o objetivo de incentivar a adoção responsável e oferecer a chance de transformar a vida de cães e gatos em busca de um novo lar, o Pátio Paulista, em parceria com a ONG AMPARA Animal, promove, no final de semana de 25 e 26 de outubro, a terceira edição de 2025 do evento “Adote um Amigo no Pátio Paulista”.   Desde o início da parceria com a AMPARA Animal, em 2022, a iniciativa já possibilitou que quase três centenas de pets encontrassem um novo lar.

Como participar – Para realizar a adoção, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento original com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência e pagar taxa de R$ 150, destinada à manutenção dos cuidados básicos dos animais, incluindo alimentação, vacinação, castração e medicamentos.

Após o cadastro, os candidatos passam por uma entrevista conduzida pela equipe da ONG, que avalia se o candidato a tutor reúne as condições necessárias para oferecer um 10lar seguro, responsável e afetuoso.

O Instituto AMPARA Animal é um organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, tendo sido considerado um das 100 melhores ONGs em atuação no país.

Serviço

Adote um Amigo no Pátio Paulista

Shopping Pátio Paulista – Piso Jardim (3º. Andar)

(Rua Treze de Maio, 1947, São Paulo, SP)

25 e 26 de outubro, das 12h às 18h

Ação em parceria com Instituto AMPARA Animal

Sobre o Pátio Paulista – Localizado em uma das avenidas mais reconhecidas da cidade e de fácil acesso – a Paulista -, o Shopping Pátio Paulista reflete o ritmo acelerado de São Paulo. Seu relógio na fachada, de cinco metros de altura, é um dos ícones da cidade. Inaugurado em 1989, o Pátio Paulista conta hoje com mais de 300 operações, oferecendo aos visitantes de toda parte do país opções completas em moda, beleza e bem-estar, gastronomia e lazer.  Para mais informações, acesse https://www.shoppingpatiopaulista.com.br/ e siga @patiopaulistashopping pelas redes sociais.

Continue Lendo

São Paulo

LANDAU: o rock estradeiro sem fronteiras chega à Galeria do Rock em novembro

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Com participação especial de Beda Motero, o show marca o início da turnê #SemFronteiras e uma jornada que vai muito além da música

O lendário Espaço Arena Galeria, localizado na icônica Galeria do Rock, será o ponto de partida para uma viagem sonora e simbólica. No dia 1° de novembro, LANDAU, cantor e compositor reconhecido por sua energia inconfundível e estilo sem rótulos, apresenta o show que dá início à turnê #SemFronteiras. O evento une música, estrada e liberdade em um espetáculo que reafirma o espírito nômade do artista.

Entre o folk e o hard rock, o som da liberdade

Com influências que vão desde ACDC a Zé Ramalho e de Alceu Valença a Pink Floyd, o artista que há quase 3 décadas transita entre o Folk e o Hard Rock é autor do tema ‘‘Lata Velha’’ trilha sonora que há mais de 20 anos embala o programa “Domingão com Huck’’.

O show traz canções do álbum #SemFronteiras, seu 20º trabalho de estúdio, com 18 faixas divididas em dois volumes. Entre os destaques estão as autorais “Sonhos”, “Do Jeito Que Eu Sou” e “O Trem e o Ouro”, além de releituras ousadas como “Meu Erro” (Paralamas do Sucesso) em versão blues e “Perigo” (Nico Rezende, sucesso na voz de Zizi Possi) com uma pegada de hard rock.

“Esse show representa tudo o que vivi nas estradas, dentro e fora da música. É sobre cruzar fronteiras, misturar universos e celebrar a liberdade de ser quem se é”, define Landau.

Música, estrada e alma: o encontro de Landau e Beda Motero

O show também celebra uma parceria que vai além dos palcos. Beda Motero, motociclista, humorista e viajante, será presença especial no evento. Conhecido por cruzar o Brasil e mais de dez países ao lado da inseparável Yamaha Crypton 115  carinhosamente apelidado de “Niço”, Beda carrega no tanque histórias de estrada, perrengues e descobertas que se tornaram inspiração para muitos.

O show marca a partida de Beda e “Niço” pra uma nova jornada: uma viagem épica de São Paulo ao Alasca, passando por Nova York, onde acompanhará a Copa do Mundo. Uma travessia que promete muita emoção, aventura, perrengues, curiosidades e muita resenha por onde passarem.

Um repertório para quem vive na estrada

No palco da Galeria do Rock, Landau apresenta um setlist que mistura novidades e clássicos da carreira. Entre as faixas, estão sucessos como “Pé na Estrada”, “Amor Demais”, “Tão Só” (dueto com Zeca Baleiro) e homenagens que se tornaram marca registrada: “ACDZé” (ACDC + Zé Ramalho), “The Wallnunciação” (Alceu Valença + Pink Floyd) e “Jesus Numa Moto” (Sá, Rodrix e Guarabyra).

É uma viagem musical que reafirma o espírito livre e o DNA estradeiro do artista.

Serviço

Show: LANDAU – Turnê #SemFronteiras
Participação especial: Beda Motero
Data: 1° de novembro de 2025
Local: Arena Galeria (Galeria do Rock – São Paulo)
Horário: Evento a partir das 14h, show às 16h

Valor: R$ 5,00 – Couvert Artístico

Landau, o rock estradeiro sem fronteiras.

Continue Lendo