Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

A força da mulher nordestina: Do premiado autor Newton Moreno, “As Cangaceiras – O Musical” chega ao Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea

Publicado

em

Elenco de As Cangaceiras - Crédito fotográfico Paulo Aragon
Elenco de As Cangaceiras - Crédito fotográfico Paulo Aragon

Inspirado em depoimentos de mulheres envolvidas no cangaço, espetáculo com direção de Rafaela Amado faz curtíssima temporada de 28 de janeiro a 12 de fevereiro, terças e quartas-feiras, às 20h

A história de mulheres fortes e destemidas que marcaram o Brasil chega aos palcos cariocas. Com direção artística de Rafaela Amado e produção da Encantarte, “As Cangaceiras – O Musical”, do premiado autor pernambucano Newton Moreno, faz curtíssima temporada no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, de 28 de janeiro a 12 de fevereiro, terças e quartas-feiras, às 20h.

Indicada ao Prêmio Shell 2019 na categoria de melhor dramaturgia, indicada ao Bibi Ferreira 2019 em 10 categorias e vencedora do prêmio APCA de melhor dramaturgia, a peça acompanha a saga de Serena, uma mulher do cangaço que busca encontrar seu filho, antes dado como morto, como fio condutor de um enredo que questiona os mecanismos de opressão encontrados dentro do próprio cangaço.

– Trata-se de uma fábula inspirada nos depoimentos de mulheres que seguiam os bandos nordestinos que atuavam contra a desigualdade social na região e promove uma reflexão sobre o papel do feminino dentro desse sistema – conta Rafaela Amado.

A musicalidade é outro ponto forte da peça, que presta uma verdadeira homenagem à cultura nordestina, com músicas e letras originais de Fernanda Maia e Newton Moreno compostas especialmente para o espetáculo. As canções costuram o enredo enquanto ajudam o espectador a se conectar inteiramente com os dilemas e sentimentos de cada personagem. A direção musical é de Chiara Santoro.

– Será a oportunidade de fazer um grande mergulho nas tradições nordestinas com uma emocionante aventura guiada por personagens complexos e cativantes – destaca a diretora.

Ficha técnica:

Produção: Encantarte

Coordenação Artística e Design: Caio Godard

Texto e Letras Originais: Newton Moreno

Músicas Originais: Fernanda Maia

Direção Geral: Rafaela Amado

Direção Musical: Chiara Santoro

Direção de Movimento: Malu Cordioli

Assistente de Direção Geral: Nanan Gonzaga

Assistente de Direção Geral: Ísis Lua

Assistente de Direção Musical: Carol Vanni

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Cenário: Nello Marrese

Consultoria de Figurino: Layse Medeiros

Fotos: Paulo Aragon

Estudo da Obra: Gerson Steves

Elenco: Alessandra Martins, Ana Belarmino, Camila Paola, Claire de Lua, Dani Saboia, Eduardo Neiva, Gabriel Lemos, Gisele Castro, Guilherme Pinheiro, Keren Silveira, Layse Medeiros, Léo Patrocínio, Luiza Jorgi, Murici Lima, Nádia Nogueira, Paulo Oliveira, Pedro Aran, Prit Soares, Rapha Moreira, Rodrigo Trindade, Simone Bittencourt, Stephanie Costa, Thobias Araújo, Valléria Freire, Vini Duarte e Wanderlucy Bezerra

Serviço:

“As Cangaceiras – O Musical”

Estreia: 28/01

Temporada: de 28/01 até 12/02, terças e quartas-feiras, às 20h

Local: Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 265, 2o andar, Gávea – Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 45 (meia-entrada) e R$ 90 (inteira), vendas na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/101587/

Tel.: (21) 2239-1095 / 97309-6234

Duração: 120 min

Classificação: 14 anos

Gênero: Drama 

Rede social: https://www.instagram.com/ascangaceirasmusicalrj/

Carlos Pinho é jornalista com mais de uma década de atuação abordando diversos temas, de cultura a economia. É diretor do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e ocupa cargos em diversos projetos de impacto social pelo país, como o Instituto LAR e a Tropa da Solidariedade.

Cultura

Palu, personagem autista do 3 Palavrinhas, conquista a web

Publicado

em

Com quase 5 milhões de visualizações, a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão e entendimento do autismo no universo infantil.

A estreia de Palu, personagem autista do 3 Palavrinhas, um dos maiores canais de animação infantil do YouTube, tem conquistado o coração e o feed de milhões de pessoas. Em poucos dias, o vídeo já alcançou quase 5 milhões de visualizações. Lançado em homenagem ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a iniciativa busca ampliar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no universo infantil, promovendo empatia, aceitação e inclusão desde a primeira infância.

Palu é um personagem criativo, habilidoso com o cubo mágico e dono de uma imaginação vibrante. A narrativa mostra sua chegada a uma nova escola, onde é acolhido por Sarah, Miguel e Davi — personagens já reconhecidos e amados pelas crianças — evidenciando a importância de um ambiente de aceitação e compreensão.

Desenvolvido com o apoio de especialistas, o personagem foi cuidadosamente construído para garantir uma representação fiel, positiva e acessível.

– Ver Palu ganhar vida através da música foi uma das experiências mais emocionantes da minha carreira. Saber que tantas famílias estão se sentindo acolhidas e representadas com esse projeto é algo que toca profundamente o coração de toda a nossa equipe – afirma André Calore, produtor musical responsável pelo projeto.

Disponível no YouTube e nas redes sociais, Palu mostra que o mundo pode ser mais bonito quando aprendemos a ver através dos olhos do outro, além de ser mais um passo na construção de narrativas que formam gerações mais conscientes e respeitosas.

SOBRE O 3 PALAVRINHAS

Fundado em 2013, o 3 Palavrinhas é uma marca da produtora Oinc Filmes, especializada na criação de conteúdos infantis que combinam educação, entretenimento e valores cristãos para inspirar, promover aprendizado e ajudar os pais na criação dos filhos. Reconhecida nacionalmente, a marca impacta milhões de pessoas por meio de músicas, produtos licenciados e eventos e shows. Com uma forte presença digital, o 3 Palavrinhas é um dos maiores canais do YouTube, com 11 milhões de inscritos e mais de 12 bilhões de visualizações, consolidando-se como referência no segmento infantil.

Confira o clipe de “Diferente Igual a Gente” no canal oficial do 3 Palavrinhas no YouTube:

Continue Lendo

Cultura

“Fábrica de Chefs 2025”: Vitória vive dia histórico sob o comando do Chef Hugo Grassi e vira Mapa da Gastronomia Nacional

Publicado

em

Vitória jamais será a mesma após o último 28 de abril. A terceira edição do “Fábrica de Chefs 2025”, realizada no grandioso Espaço Patrick Ribeiro, consagrou-se, sem exageros, como um dos capítulos mais vibrantes e inspiradores da gastronomia nacional em 2025. O evento reuniu mais de 1500 pessoas e a produção do “Fábrica de Chefs 2025” foi um espetáculo à parte, elogiada não apenas pelo público, mas também pelos próprios chefs e convidados, que destacaram a qualidade impecável, a receptividade calorosa e a grandiosidade da estrutura, fatores que, segundo eles, tornam o evento único.

A produção ficou a cargo de Charles Souza, sócio proprietário do evento, referência na criação de eventos de experiência e impacto, que conduziu brilhantemente os profissionais do setor, entusiastas e amantes da boa mesa – em uma celebração singular à culinária contemporânea, marcada por aromas, sabores e muito aprendizado. E, no centro deste espetáculo, estavam eles: Henrique Fogaça, chef internacionalmente conhecido e proprietário de restaurantes icônicos como o Sal Gastronomia. Geovane Carneiro, Léo Abreu, Lucas Corazza, Valéria Gonçalves, Dário Costa, Cadu Evangelisti e o fundador do evento “Fábrica de Chefs” o renomado Chef Hugo Grassi.

Desde sua chegada, Fogaça mostrou o porquê de ser referência nacional. Elegante e descontraído, o chef não apenas compartilhou sua trajetória repleta de conquistas, desafios e superações – ele também revelou bastidores inéditos de seus restaurantes e dividiu sua visão sobre os desafios atuais do setor, da equipe ao cliente final.

Ao longo do evento, ficou claro que mais do que receitas, o “Fábrica de Chefs” ofereceu ao público uma verdadeira imersão no universo da gestão de restaurantes. Discutiu a importância do trabalho em equipe, do respeito à cultura regional e do olhar atento à inovação. Ressaltou, ainda, um aspecto decisivo para o sucesso: a resiliência diante das dificuldades. Uma verdadeira Roda de Conversas entre grandes amigos que também olham para saúde mental de uma forma diferenciada.

Cada chef teve seu momento de maestria, onde pode entregar o seu melhor, e lógico, pratos elaboradíssimos que a cada apresentação se tornavam mágicos. O público saiu transformado. Muitos comentaram a sensação de terem estado em algo muito além de uma palestra. O “Fábrica de Chefs” proporcionou troca de experiências entre os presentes, networking e motivação real para quem busca espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Para Charles Souza, sócio proprietário do evento “O Fábrica de Chefs é mais que um evento, é um marco para a gastronomia capixaba e nacional. Produzir algo desse nível, que emociona até os grandes chefs, é um privilégio e uma responsabilidade que carrego com muito orgulho.”

Não é exagero dizer que, após este 28 de abril, Vitória conquistou definitivamente seu espaço no mapa dos grandes eventos gastronômicos brasileiros. O “Fábrica de Chefs 2025” foi um divisor de águas — e não apenas pela presença de grandes Chefs, mas por ter reunido talentos, ideias e experiências num ambiente pulsante de criatividade e hospitalidade.

Para o Chef Hugo Grassi; “Ver o Fábrica de Chefs crescer e se tornar um grande evento da gastronomia nacional é a realização de um sonho. É uma honra imensa receber em Vitória chefs tão renomados em um projeto criado a tão pouco tempo, mas com muita qualidade e responsabilidade na entrega.”

O evento reafirmou: a gastronomia é mais que técnica — é sensibilidade, gestão e, acima de tudo, conexão humana. Aos que estiveram presentes, ficou o convite a transformar inspiração em ação. E para quem perdeu, uma certeza: em Vitória, a cozinha nunca mais será a mesma.

Continue Lendo

Cultura

ABCCRIM e AIP promovem o 2º Prêmio Qualidade Nordeste 2025 em Pernambuco

Publicado

em

Evento homenageia personalidades e instituições que apoiam os objetivos da Agenda 2030 da ONU

Na noite de 24 de abril, o restaurante Amadeu, em Recife (PE), foi palco do 2º Prêmio Qualidade Nordeste – Orgulho de Pernambuco 2025, uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM) em parceria com a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP).

A cerimônia teve como propósito reconhecer e homenagear pessoas e instituições que se destacam no apoio às metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrega dos prêmios foi conduzida pelo presidente da ABCCRIM, Cristiano Carrilho, pela vice-presidente da AIP, Andréa de Carvalho, e pelos apresentadores Waleska Andrade (TV Nova) e Wanderson Medeiros (Rádio Maranata FM).

A ambientação do evento contou com tapeçaria assinada por Adroaldo Carneiro, decoração floral de Ana Eduarda Chianca, acessórios da Alouí Locação de Complementos e doces finos, além do tradicional bolo de rolo da renomada Dorinha Bolo de Rolo.

Confira a lista dos homenageados do 2º Prêmio Qualidade Nordeste 2025:

Advocacia
Aquiles Viana Bezerra, Alessandra Misturi, Brenda Belo, Christian Veloso, Daniela de Castro, Ivan Alves, Ivo Tinô do Amaral Júnior, Manuela Varejão, Paulo Roberto Varejão, Sidney Corrêa de Araújo Filho e Taciana de Castro.

Ciências Forenses
Damásia Pereira Pinheiro Chaves e Marcelo Carneiro.

Destaques Femininos
Gileuza Soares de Freitas, Dyanna Menezes, Patrícia Boudoux, Vanilda Fujisse Capinan, Maria José Quirino, Dorinha Bolo de Rolo, Stelina Boudoux, Waleska Andrade, Renata Câmara, Alessandra Pires e Débora Valença.

Educação
Faculdade Cespu Europa, António Manuel de Almeida Dias, Antônio Rosa e Daniel Agra.

Empreendedorismo
Luiz Alberto Carneiro, Tiago Carneiro, Vsworking Serviços (Coworking), Wanderson Medeiros, Ginaldo Trajano e Mauro de Castro.

Gestão
Paula Marques (Gestão de Seguros), José Maria Leite de Macedo (Prefeito de Cupira), Gilson Machado (Turismo) e Silvana Cabral (Gestão Ambiental, Olinda).

Poder Judiciário
Juíza Andrea Keust (TRT 6ª Região), Juiz Evandro Cabral (4ª Vara de Execuções Penais) e Desembargador Ricardo Paes Barreto (Presidente do TJPE).

Poder Legislativo
Mendonça Filho e André Ferreira (Deputados Federais), Nino de Enoque e Abimael Santos (Deputados Estaduais), vereador Gilson Machado Filho (Político Revelação – Recife), vereadoras Jeane Cândido (Jaboatão dos Guararapes) e Ana Braço Forte (Goiana).

Ação Social
ONG Live for Lives Centro de Ação e Instituto Banco Vermelho (Andrea Rodrigues e Paula Limongi).

Representação Comercial
Sérgio Souza de Oliveira Filho (Moura Dubeux).

Saúde e Bem-Estar
Cláudia Albuquerque (Odontologia Clínica), Douglas Fonseca (Rede Saúde Center Mais), Fabrinna Cristovam (Fisioterapia), Fernanda Freitas (Nutrologia e Estética), Karina Corrêa (Harmonização Facial) e Vera Lopes (Pediatria).

Continue Lendo