Esporte
Com direito a gol 100 de Cano, Flu se classifica na Copa do Brasil

O Fluminense derrotou o Caxias por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (5) no estádio Centenário, em Caxias do Sul, e garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. E o grande personagem desta partida foi o atacante argentino Germán Cano, que chegou à marca de 100 gols defendendo o Tricolor das Laranjeiras.
VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENCE O FLUMINENSE!
GERMÁN CANO FAZ O 1️⃣0️⃣0️⃣ e o 1️⃣0️⃣1️⃣, O FLU SUPERA O CAXIAS E AVANÇA NA COPA DO BRASIL! 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/I153SDmMbl
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 5, 2025
Em um primeiro tempo com poucas oportunidades de lado a lado, o Fluminense contou com o faro de gol do centroavante Cano para abrir o marcador aos 41 minutos. Após receber do uruguaio Canobbio, o colombiano Arias cruzou na área, onde o atacante argentino bateu de primeira para superar o goleiro Victor Golas e marcar o seu 100º gol defendendo a equipe das Laranjeiras.
Após o intervalo o Caxias passou a se arriscar mais no ataque, criando boas oportunidades, mas quem foi mais efetivo foi o Tricolor, novamente com Cano. Porém, a equipe da casa não desanimou mesmo com a desvantagem e precisou de apenas três minutos para descontar com o zagueiro Alisson após bate e rebate na área.
O Grená da Serra passou a pressionar ainda mais, mas o Fluminense de Mano Menezes soube segurar a vantagem até o apito final para garantir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.
Vasco classificado
Outra equipe carioca classificada nesta quarta na Copa do Brasil foi o Vasco, que derrotou o Nova Iguaçu por 3 a 0, no estádio Nilton Santos, em partida que contou com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. O triunfo do Cruzmaltino foi construído com gols de Philippe Coutinho (dois) e Rayan.
O 𝐕𝐀𝐒𝐂𝐎 𝐃𝐀 𝐆𝐀𝐌𝐀 ESTÁ CLASSIFICADO PARA A TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL COM UMA BELA VITÓRIA! 💢
⚽⚽ Coutinho
⚽ Rayan📸: Matheus Lima | #VascoDaGama#NOVxVAS#CopaDoBrasil2025 pic.twitter.com/V4uEqRWHp8
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 6, 2025
Galo avança
O terceiro time a avançar na competição nacional nesta quarta-feira foi o Atlético-MG, que bateu o Manaus por 4 a 1 no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O Galo contou com gols de Deyverson, Rony, Cuello e Alisson, enquanto Renanzinho descontou para o Gavião do Norte.
💪🏾🐔 FIM DE JOGO: ATLÉTICO 4×1 MANAUS
EM GRANDE EXIBIÇÃO COLETIVA, GALO GOLEIA O MANAUS E ESTÁ CLASSIFICADO PARA A PRÓXIMA FASE DA COPA DO BRASIL.
⚽ ALISSON, CUELLO, RONY E DEYVERSON#VamoGalo #CAMxMFC 🏴🏳️ pic.twitter.com/jxCvzYDtLZ
— Atlético (@Atletico) March 6, 2025
Esporte
Torneio de Xadrez bate recorde de participantes

26º Torneio de Xadrez da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo foi realizado na unidade da Faculdade ESEG
O 26º Torneio de Xadrez da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – foi realizado no sábado (24/5), na unidade da Faculdade ESEG, localizada na Rua Vergueiro, 1549 – Vila Mariana, em São Paulo (SP).
A competição reuniu 35 jogadores de diferentes idades e níveis técnicos, em um ambiente voltado à prática esportiva e ao fortalecimento de laços entre os profissionais da advocacia.
Disputado no formato suíço em cinco rodadas, com tempo de reflexão de dez minutos e bônus de cinco segundos por lance, o torneio teve como vencedor geral o curitibano Hudson Coutinho Hilário. Com a camiseta do Barcelona, o advogado especialista em direito tributário de 28 anos venceu todas as partidas do dia.
Hudson Hilário ficou em primeiro, seguido por Emerlio Leiteiro Junior e Cleber Moreira de Holanda. Luciana Maria dos Santos foi a campeã feminina. “Estou bem feliz por ter vencido e honrado em participar deste evento da CAASP. Comecei ainda adolescente no xadrez e sempre participei de campeonatos. É uma atividade que dá muito prazer”, declarou o campeão.
O evento marcou o início da parceria oficial entre a Faculdade ESEG, integrante do Grupo Etapa, e a CAASP. “A ESEG investe em atividades culturais e educacionais. Nossa infraestrutura estará sempre à disposição da CAASP e dos advogados do Brasil inteiro”, afirmou Luiz Alberto Neves Filho, coordenador de projetos educacionais da instituição.
A parceria também prevê bolsas de estudo de até 55% para advogados, estagiários, cônjuges e filhos de associados à OAB-SP.
Xadrez e advocacia: raciocínio e estratégia em comum
Mais do que uma competição, o torneio destacou o papel do xadrez como ferramenta de integração e desenvolvimento cognitivo entre os advogados.
“Acredito que a CAASP tem promovido o evento de forma muito positiva. É muito interessante conhecer pessoas novas, reencontrar colegas e trocar ideias. O xadrez sempre esteve presente na minha vida, e poder jogá-lo em um evento da minha profissão é gratificante”, comentou João Vitor Carvalho, advogado urbanista de 28 anos.
A advogada Jaqueline Marques, de 35 anos, também destacou os paralelos entre o esporte e o dia a dia jurídico. “A troca de estratégias é muito interessante. O ambiente da advocacia também tem um pouco disso. Aqui, dá para treinar e relaxar ao mesmo tempo. Estou bem contente e aproveitando muito. Trouxemos pessoas de extrema inteligência dentro da Faculdade ESEG”, afirmou.
Esporte, cultura e educação no calendário da CAASP
Além do torneio de xadrez, a CAASP promove ao longo de 2025 diversas atividades esportivas presenciais e online, como torneios de tênis, e-games e esportes de praia, com o objetivo de fomentar a integração da advocacia. O Aberto de Tênis, por exemplo, está programado para os dias 26 e 27 de julho, na unidade do Parque Alves de Lima, na zona sul da capital paulista.
“A gama de esportes promovidos pela CAASP é ampla e visa engajar cada vez mais a comunidade da advocacia. Estamos muito felizes em realizar esta edição com o apoio da ESEG, ampliando o alcance do nosso calendário esportivo”, disse Fábio Mariz, diretor de Esportes e Eventos da CAASP. “O xadrez é uma das modalidades mais apreciadas pelos associados”.
Com mais de 50 anos de tradição, a Faculdade ESEG oferece formação alinhada às demandas contemporâneas do mundo profissional, fortalecendo o elo entre educação e exercício da advocacia.
Sobre a CAASP
A CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) é um órgão vinculado à OAB/SP, criado em 1936 para oferecer benefícios e assistência aos advogados e estagiários regularmente inscritos na Ordem. Seu funcionamento está previsto no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/1994) e sustenta-se por contribuições da categoria. Com sede na capital, atua em todo o estado de São Paulo.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da CAASP.
Foto: Flávio Perez | On Board Sports
Esporte
Luisa Stefani é campeã do torneio de duplas do WTA 500 de Estrasburgo

A paulista Luisa Stefani faturou neste sábado (24) o título de duplas do WTA 500 de Estraburgo (França) ao lado da húngara Timea Babos. É o segundo troféu de Stefani e Babos na temporada, e o título mais importante da brasileira no piso de saibro. Na final hoje, as duas levantaram a taça após vitória de virada na final contra dupla da da chinesa Hanyu Guo com a norte-americana Nicole Melichar, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 10-7.
“Foi muito legal e divertido voltar aqui, onde me sinto em casa. Agradecer a Timea por jogarmos juntas, seguimos melhorando, aprendendo e curtindo nossos momentos em quadra. Super feliz com meu primeiro título WTA no saibro e o segundo do ano. Ótima semana, muito produtiva, tanto nos treinos quanto nos jogos que a gente fez”, analisou Stefani após o título em Estrasburgo. “Conseguimos entregar bastante a maneira que queremos jogar e nos entrosar na quadra. Obviamente sair com o título antes de Roland Garros, levar esse embalo, energia boa e nível alto que conseguimos apresentar essa semana para Paris, na semana que vem”, projetou a brasileira, número 37 no ranking mundial de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês).
a WINNER from the WINNERS 🏆👏
Babos and Stefani defeat Guo and Melichar-Martinez 6-3, 6-7, 10-7!#IS25 pic.twitter.com/3oHIODLI3a
— wta (@WTA) May 24, 2025
Em fevereiro, na primeira competição jogando lado a lado, Stefani e Babos levaram de cara o título do WTA 500 de Linz (Áustria), o primeiro de 2025. Medalhista olímpica nos Jogos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, Stefani competirá com Babos o torneio de duplas femininas de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano, cuja abertura será neste domingo. (25). A estreia da parceria Brasil-Hungria (cabeça de chave 14) será na próxima quarta (28), às 6h (horário de Brasília), contra a dupla da chinesa Xu Yfan (44ª no ranking) com a ucraniana Anhelina Kalinina (83ª).
Brasileiros em Roland Garrros
Além de Stefani nas duplas, o Brasil contará com três representantes na chave de simples do Grand Slam parisiense. O primeiro a entrar na quadra de saibro será o cearense Thiago Monteiro (130º no ranking), que enfrentará o theco Vit Kopriva (85º), às 8h20 deste domingo (25).
Na segunda (25), a paulista Bia Haddad e o carioca João Fonseca entram em quadra no mesmo horário, às 6h. Bia fez uma campanha redentora esta semana no WTA 500 de Estrasburgo, após um frustrante início de temporada. Número 23 do mundo, a canhota brasileira estreará contra a norte-americana Haylei Baptiste (70ª no ranking). Bia Haddad enfileirou três vitórias seguidas no WTA 500 de Estraburgo (França), a última delas de virada contra a norte-americana Emma Navarro, atual número 9 do mundo. No entanto, na última sexta (23), Bia foi superada na semifinal pela cazaque Elena Rybakina (12ª) por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (9/7), 1/6 e 6/2. Rybakina foi campeã hoje (24) em Estrasburgo, ao ganhar da russa Liudmila Samsonova (19ª), por 2 sets a 1.
Em sua estreia como tenista profissional em Roland Garros, o jovem João Fonseca, número 65 do mundo, vai encarar o experiente polonês Hubert Hurkacz (30º), que hoje (24) perdeu o título do ATP 250 de Genebra (Suíça) para o sérvio Novak Djokovic, que venceu de virada a final por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (7-2) 7/6 (7-2).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Roland-Garros (@rolandgarros)
Em entrevista coletiva neste sábado (24), Fonseca disse estar confiante para o difícil duelo de estreia no saibro parisiense.
“Estou me sentindo bem, tendo uns bons treinos, ganhando sets contra jogadores muito bons, me sentindo bem”, começou dizendo o carioca de 18 anos: “Sei que…estou entendendo que o tênis é como outro esporte onde se há altos e baixos . Não dá para ficar no alto o tempo inteiro. Haverá momentos em que a confiança irá cair , é preciso lidar com isso, mas ao mesmo tempo estou me sentindo muito confiante , estou jogando muito bem . É minha primeira vez aqui [como tenista profissional; antes jogou na categoria juvenil) e como disse quero aprender toda a semana”, afirmou o carioca de 18 anos, que este ano já foi campeão de simples do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 125 de Camberra (Austrália).
Esporte
Calderano avança à final inédita do Brasil no Mundial de Tênis de Mesa

O carioca Hugo Calderano, de 28 anos, escreveu mais um capítulo inédito na história do tênis de mesa sul-americano ao se classificar à final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, em Doha (Catar). Número 3 do mundo, o brasileiro derrotou neste sábado (24) o chinês Liang Jingkun (5º no ranking) por 4 sets a 3 e vai disputar o título às 9h30 (horário de Brasília) de domingo (25). Calderano terá pela frente outro chinês, Wang Chuquin, vice-líder do ranking mundial.
Único sul-americano a avançar à decisão do título mundial, Calderano começou soberano a semifinal de hoje (24), ganhando os dois primeiros sets por 15/13 e 11/5. Na terceira parcial, Jingkun diminuiu a desvantagem, vencendo por 8/11, mas o brasileiro voltou a ganhar a parcial seguinte por 11/8. A partir do quinto set, o chinês se recuperou, ganhou dois sets seguidos (3/11 e 7/11) e empatou o jogo. Na sétima e decisiva parcial, Calderano deslanchou, abrindo vantagem de 10 a 3 sobre JingKun. advA partida parecia definida, só que não: o adversário chinês enfileirou seis pontos seguidos, ficando a um ponto de Calderano. No último match-point, com Jingkum sacando, foi o brasileiro que levou a melhor, garantido a vitória por em 11/0 e a classificação à final.
Extasiado após o triunfo, Calderano comentou sobre os minutos finais da partida, em que Jingkun ficou próximo da vitória.
“Joquei no meu melhor nível, do início até o final. Claro que ele é forte, que ele consegue reagir, ele melhora a cada ano. De alguma maneira, no último set eu estava perdendo por0 a 3, eu consegui emendar uma boa sequência. Eu sabia que eu venceria de alguma maneira, eu fiz 10 pontos consecutivos. Quando ele fez o primeiro ponto, aí a mágica acabou. Mas eu consegui me manter ali e vencer o jogo”, analisou Calderano.
WHAT. A. MOMENT 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Hugo Calderano clings on to advance to his first World Championships final 🔝#ITTFWorlds2025 #TableTennis pic.twitter.com/uOxzoaPFMs
— World Table Tennis (@WTTGlobal) May 24, 2025
O brasileiro também falou da importância da concentração e controle emocional em momentos decisivos como o de hoje.
“Eu sempre fui muito forte mentalmente, talvez eu não conseguisse mostrar isso nos eventos passados, mas eu sempre tive essa cabeça boa”, finalizou.
Na última quinta (23), Calderano já havia alcançado seu melhor desempenho no Mundial, ao derrotar o sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 1, chegando pela primeira vez à semifinal do Mundial, o que já lhe garantia ao menos uma inédita medalha de bronze. Agora, o carioca vai em busca do primeiro ouro mundial na carreira, iniciada há 14 anos.
Na decisão do título mundial no domingo (25), Calderano enfrentará Wang pela sétima vez na carreira. O chinês lidera o histórico de confrontos, com quatro vitórias. No entanto, o brasileiro superou o vice-líder do ranking no último encontro entre os dois no mês passado, na semifinal da Copa do Mundo, em Macau, com uma vitória emocionante de virada (4 sets a 3), que assegurou a classificação de Calderano à final. Depois, o título ficou mesmo com o brasileiro, que derrotou na final o número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong, por 4 sets a 1.