Siga-nos nas Redes Sociais

Empresas & Negócios

A logística sustentável como fator primordial no futuro dos negócios

Publicado

em

*Por Ronaldo Fernandes da Silva

A expansão dos armazéns logísticos, impulsionada pelo crescimento do e-commerce, tem gerado preocupações ambientais, como o consumo excessivo de espaço, o aumento do tráfego de caminhões e a grande geração de resíduos. Para enfrentar esses desafios, os operadores logísticos estão adotando práticas sustentáveis que minimizam os impactos ambientais, reduzem custos e melhoram a eficiência operacional.

A sustentabilidade na logística começa na construção dos armazéns, uma vez que 70% das emissões de CO₂ de um armazém ocorrem antes mesmo do início das operações. A eficiência energética também tem sido uma prioridade, com a instalação de painéis solares que permitem que alguns armazéns gerem até 10 vezes mais energia do que consomem. Além disso, a gestão de resíduos baseada nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) tem sido crucial para diminuir o desperdício e promover operações mais ecologicamente corretas.

No entanto, uma operação logística sustentável vai além da preservação ambiental. A redução do consumo de energia resulta em economia significativa para as empresas. Parcerias com fornecedores de tecnologia e consultorias especializadas em sustentabilidade têm sido essenciais para acelerar esse processo. A melhoria das condições de trabalho, com iluminação adequada e ergonomia, também contribui para a maior produtividade e bem-estar dos colaboradores. A conscientização e capacitação da equipe são fundamentais para garantir a aplicação eficaz das práticas sustentáveis no dia a dia.

O setor de OLs tem desenvolvido e aprimorado soluções de pooling. Essa operação específica combina os processos logísticos e de transporte de vários fabricantes ou marcas para as mesmas redes de distribuição, com entradas e saídas comuns. Os benefícios incluem melhor serviço, entregas econômicas, níveis de estoque otimizados, sinergias entre os fluxos B2B e B2C e emissão de carbono reduzida para uma cadeia de suprimentos sustentável.

Empresas de logística aliam, constantemente, a análise da emissão de carbono com as melhorias na operação implantando scorecards que medem o impacto ambiental das atividades de armazenagem e transporte. Esse painel mostra o impacto equivalente a CO2 dos serviços de logística por cliente e por instalação, bem como os três impactos significativos na sociedade: apoio ao emprego e ao desempenho dos negócios, emissão de carbono e poluição do ar. 

Os operadores logísticos também reestruturam operações por meio de tendências de mercado e percepções dos consumidores para promover padrões de consumo ambiental e socialmente responsáveis. Empresas combinaram inovações com fornecedores e passaram a reduzir significativamente o uso de filme plástico no acondicionamento de produtos nos paletes em processos de armazenagem e distribuição. Esse procedimento consiste em uma remodelação da amarração das cargas paletizadas, o que reduz a aplicação do stretch film que envolve os produtos.

O futuro da logística depende da adoção dessas práticas sustentáveis. Os operadores logísticos têm estabelecido metas ambiciosas, como alcançar a neutralidade de carbono até 2030, combinando a redução do consumo, a compra de energia renovável e a geração própria de eletricidade. Essa abordagem não só contribui para um setor mais verde, mas também fortalece a competitividade e a viabilidade econômica da logística a longo prazo.

*Ronaldo Fernandes da Silva é presidente da FM Logistic do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-SP, o executivo atuou nas áreas industrial, de distribuição, desenvolvimento de negócios e operações logísticas em diversos setores, tanto no Brasil quanto no Chile, e liderou a integração de empresas na América Latina.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresas & Negócios

Cansado da carreira em TI, ele mudou o rumo para virar referência internacional em Martelinho de Ouro

Publicado

em

Michel Popadiuk Rodrigues deixou a pressão da tecnologia para construir uma carreira de prestígio com recuperação de carros

Viradas de chave acontecem na vida de muitas pessoas, mas poucas têm a coragem de transformar uma rotina desgastante em uma carreira internacional de sucesso. Esse foi o caminho trilhado por Michel Popadiuk Rodrigues, que trocou a instabilidade do setor de TI pela arte de restaurar carros através da técnica de Martelinho de Ouro. Hoje, aos 34 anos, ele não apenas construiu um nome sólido no mercado, mas também teve a oportunidade de atuar fora do Brasil, chegando até a resolver um problema de grande escala na Austrália.

A mudança não foi apenas profissional, mas também pessoal. Antes, Michel trabalhava no Hospital do Câncer de Cascavel, na área de tecnologia. O cenário era de pressão constante: noites mal dormidas, chamados emergenciais e zero tempo para a família. “Na época, eu não tinha vida. Era 3h, 4h da manhã, os médicos me ligavam dizendo que o servidor tinha parado. No réveillon, estava comemorando junto com a minha esposa, recebi um chamado, larguei tudo para resolver um problema no hospital. Cheguei em casa às 6 da manhã e meu pai me perguntou se eu estava na farra. Quando expliquei, ele só disse: Você se mata de trabalhar e não tem vida”.

Essas palavras foram o estalo para que Michel reconsiderasse seu caminho. Seu pai era um profissional experiente de Martelinho de Ouro e, percebendo a situação do filho, lhe ofereceu uma alternativa. Com o forte desejo de ter tempo para si e para a sua família, ele embarcou na profissão do pai. O aprendizado foi intenso e durou um ano, período em que absorveu cada detalhe da técnica. Após cinco anos atuando ao lado do seu maior incentivador, ele já era reconhecido pelo alto nível de qualidade e decidiu alçar voos mais altos.

Em 2016, um dos primeiros desafios de grande impacto surgiu: a tempestade de granizo que devastou Rio Claro (SP). A cidade sofreu danos severos e os veículos foram fortemente afetados. Michel foi contratado pela empresa GSI para trabalhar na restauração dos carros atingidos. “A situação dos carros era muito ruim, mas trabalhei por um mês e meio recuperando veículos e devolvendo a originalidade deles, sem precisar de funilaria tradicional”.

O reconhecimento de seu talento não parou por aí. Com a experiência acumulada, Michel ganhou espaço no mercado internacional e foi chamado para atuar na Austrália, onde ajudou a solucionar um problema gigantesco na recuperação de veículos após uma catástrofe natural.

Para ele, a maior satisfação da profissão não está apenas no sucesso financeiro, mas na liberdade que conquistou. “Depois de três anos, comecei a viajar e percebi que poderia ter uma vida melhor. Hoje, faço meu próprio horário, vivo uma vida tranquila, sem aquela pressão que tinha antes. Eu gosto do que faço. Adoro pegar um carro destruído, que parece sem salvação, e ver o resultado final. Muitas vezes, eu mesmo me surpreendo com o que sou capaz de fazer”.

O Martelinho de Ouro não apenas trouxe realização profissional para Michel, mas também proporcionou a qualidade de vida que antes parecia impossível. Sua história é a prova de que mudanças exigem coragem, mas podem levar a um destino muito mais leve e gratificante.

Continue Lendo

Empresas & Negócios

Rebeca Andrade participa da Convenção das Américas na SRE Trade Show – Super Rio Expofood e inspira o público com sua história de superação

Publicado

em

Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e a ginasta Rebeca Andrade na SRE Trade Show. Foto: Jaqueline Gomes

A bicampeã olímpica Rebeca Andrade, um dos maiores nomes da ginástica artística mundial, foi a grande atração da abertura do palco Convenção das Américas 2025, evento que aconteceu dentro da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, no Riocentro. Na última terça-feira, Rebeca subiu ao palco principal, pontualmente às 18h, para compartilhar sua inspiradora trajetória de superação e sucesso. Ela destacou a importância da disciplina mental, do foco e da resiliência na busca pela excelência. O tema da apresentação da atleta foi “Rebeca Andrade: Uma história de inspiração e disciplina”.

 

Reconhecida por seu talento inquestionável e sua dedicação ao esporte, Rebeca Andrade conquistou o mundo com sua performance impecável e sua capacidade de superar desafios. Durante sua palestra, a ginasta reforçou como o comprometimento diário e a perseverança foram fundamentais para sua carreira e como esses princípios podem ser aplicados não apenas no esporte, mas também no mundo dos negócios. Aos 25 anos, Rebeca Andrade é a única mulher brasileira a chegar em seis medalhas olímpicas. Além disso, a atleta foi indicada ao Prêmio Laureus 2025, o Oscar do esporte, na categoria retorno do ano.

 

“Minha jornada tem sido marcada por desafios, mas sempre acreditei que, com disciplina, resiliência e muito trabalho, é possível alcançar os objetivos mais ousados. Espero que minha história inspire as pessoas a nunca desistirem de seus sonhos, independentemente dos obstáculos”, afirmou Rebeca.

 

Uma inspiração para o esporte e para os negócios

Mais do que uma campeã olímpica, Rebeca Andrade se tornou um verdadeiro símbolo de determinação, superação e liderança. Sua história é um exemplo claro de que, com dedicação e um planejamento bem estruturado, é possível atingir o mais alto nível em qualquer área.

 

“Ter senso de responsabilidade, empatia e cuidar de si são fundamentais quando se quer atingir um objetivo na vida. No meu caso, foi ganhar uma medalhista olímpica”, ressaltou Rebeca. 

 

A participação da atleta reforça a proposta da Convenção das Américas, que busca trazer nomes de destaque para agregar conhecimento e motivação aos participantes do evento. Realizada em parceria com a Associação das Américas de Supermercados (ALAS), a convenção contará com três palcos simultâneos, proporcionando um formato inovador e dinâmico de palestras e painéis.

 

Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, a 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, que acontece até o dia 20 de março no Riocentro, promete ser a maior da história, reunindo grandes players do setor supermercadista e food service, além de líderes empresariais e autoridades. Com o tema “Além do essencial”, o evento terá um espaço dedicado a conteúdos inovadores, networking e oportunidades de negócios, com a expectativa de movimentar R$ 6 bilhões.

 

Programação intensa e espaço para inovação

 

Ao longo dos próximos dois dias, outros importantes nomes vão passar pelo palco da Convenção das Américas, como o autor do best-seller “Receita Previsível”, livro considerado a bíblia das vendas no Vale do Silício, Aaron Ross, que apresentará insights importantes sobre vendas, crescimento escalável e previsibilidade de receita para empresas de todos os portes, trazendo valiosos aprendizados para empreendedores, empresários e marcas. Outro nome muito aguardado é o de Arthur Igreja, autor do sucesso de vendas “Conveniência é o nome do Negócio”, que abordará o tema “A Inteligência Artificial no seu negócio” e provará que essa tecnologia é uma grande aliada do varejo.

 

Fechando a lista de keynotes, o chef francês, radicado no Brasil desde 1979, Claude Troisgros, falará sobre sua cozinha franco-brasileira, nascida da necessidade de trabalhar com produtos brasileiros quando chegou ao país. A partir de então, o chef começou a fazer um mix entre seu conhecimento profissional da cozinha francesa e os novos produtos e ingredientes que conheceu no Brasil.

 

Os visitantes também poderão conferir o SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que traz experiências interativas com marcas líderes do setor. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionarão demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor.

 

Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood reafirma seu compromisso em ir “Além do essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo.

 

Os mega números da SRE TRADE SHOW – Super Rio Expofood

 

Os números reforçam o sucesso do melhor evento B2B das Américas.  Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, 1.000 supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste ano promete ser ainda mais grandiosa, com expectativa de bater os R$ 6 bilhões.

 

  • Mais de 500 marcas expositoras, distribuídas nos pavilhões, apresentarão suas ativações e experiências inovadoras.
  • A SRE Square ocupará um total de 2.000 m² e destaca o tema do evento “Além do Essencial”, onde grandes marcas promovem experiências aos visitantes, estimulando bons negócios.
  • A Convenção das Américas, promovida pela ASSERJ e pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS), terá palco inovador com palestras simultâneas.
  • Gourmet Show Arena: aulas-show e degustações conduzidas por chefs renomados.
  • Agrobusiness: área que conecta empresários do agronegócio, pequenos produtores e iniciativas públicas e privadas.
  • Lounge Premium: espaço exclusivo para as principais autoridades do setor.
  • Entrada VIP: será pelo pavilhão 3.

 

A edição 2025 da SRE Trade Show – Super Rio Expofood tem o patrocínio ouro da Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Caixa, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Governo Federal. A Coca-Cola e o Sebrae são patrocinadores prata, tendo o Sesc RJ e a Scanntech como patrocinadores bronze.

 

Serviço:

 

Sobre a ASSERJ

Fundada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como missão fortalecer e defender o setor supermercadista. Há mais de cinco décadas, oferece cursos, palestras, consultorias e assessorias jurídicas, além de iniciativas focadas em gestão, marketing e prevenção de perdas.

 

Sobre a Base Eventos

Com mais de 35 anos de experiência, a Base Eventos é referência na organização de eventos nacionais e internacionais de grande porte. A empresa se destaca por integrar criatividade, inovação e excelência técnica para promover o desenvolvimento de diferentes segmentos por meio de seus projetos.

 

Mais informações

https://sretradeshow.com.br/

https://asserj.com.br/  

Continue Lendo

Empresas & Negócios

Transforme Sua Vida Financeira com a Maximus Consultoria

Publicado

em

No cenário econômico atual, manter um bom histórico financeiro é essencial para garantir acesso a crédito e oportunidades. Com isso em mente, a Maximus Consultoria se destaca no mercado ao oferecer serviços especializados em recuperação financeira para pessoas físicas e jurídicas.

 

Com uma equipe qualificada, a empresa atua na limpeza de nome, reabilitação de score e restauração do poder de compra, garantindo mais segurança para aqueles que desejam regularizar sua situação financeira.

 

Como Funciona?

 

A Maximus Consultoria oferece um atendimento personalizado para cada cliente, analisando a situação financeira e propondo soluções eficazes para melhorar o crédito e a reputação no mercado. Além disso, a empresa assegura a garantia dos serviços prestados, o que reforça sua credibilidade e compromisso com resultados positivos.

 

Diferencial da Maximus Consultoria

 

O que torna a Maximus Consultoria uma referência na área é sua abordagem transparente e eficiente, aliada ao suporte especializado. A empresa ainda disponibiliza um canal direto de comunicação para os clientes por meio do link linktech.bio/maximusconsultoria, facilitando o contato e o acompanhamento dos serviços.

 

Se você busca restaurar seu crédito e garantir mais oportunidades financeiras, a Maximus Consultoria pode ser a parceira ideal nessa jornada.

 

Continue Lendo