Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Abril Azul: profissionais com Transtorno do Espectro Autista ganham espaço na Takeda

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2023 12 12 à(s) 16.18.33 B694e05f
Foto: Freepik

O Abril Azul foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e buscar uma sociedade mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem TEA no mundo e, no mercado de trabalho ainda é um tabu, mas na Takeda a realidade é outra. Hoje, a empresa possui colaboradores neurodivergentes nas áreas de Neurociências, DD&T, Medical Affairs e Recursos Humanos.

“No Brasil, pesquisas apontam que os passos em direção à neurodiversidade são lentos, mas podem acelerar se as empresas se mostrarem abertas às possibilidades. Pensando nisso, em 2019, a Takeda realizou uma parceria com a Specialisterne, organização social dedicada à inclusão de pessoas neurodiversas no mercado de trabalho”, detalha Eliane Pereira, diretora executiva de Recursos Humanos da Takeda no Brasil.

O projeto conquistou espaço e em 2022, a Takeda lançou o Programa Neurodiversidade, contratando quatro profissionais neurodiversos em parceria com a Specialisterne. Entre os colaboradores que ingressaram pelo programa, está Guilherme Leite (31), Analista Jr. de Estratégia de Digital Data & Technology (DD&T). “Ao longo da minha vida, sempre tive apoio com psicólogos, porém não tinha o laudo. Aos 17 anos, fui fazer um teste vocacional e recebi o diagnóstico de TEA. Com isso, comecei a fazer acompanhamento médico direcionado para a minha condição”, destaca Leite.

Na companhia desde janeiro de 2022, ele conheceu a Specialisterne por indicação de sua psiquiatra. “O que me interessou no programa foi a oportunidade de me recolocar no mercado de trabalho”, afirma Leite. Antes de ingressar na Takeda, Guilherme já tinha trabalhado como auxiliar de professor de academia, professor de futebol e menor aprendiz em uma indústria siderúrgica.

“Fiquei muito feliz de ter começado a trabalhar na Takeda, pois é uma empresa focada na inclusão. Eu me sinto muito acolhido com meus colegas de trabalho, eles me dão apoio, me orientam e dão dicas para vida profissional. É um trabalho que me proporciona muitos pontos positivos, principalmente independência e autonomia”, conta Guilherme. “A história de Guilherme é um exemplo do compromisso da Takeda de construir um ambiente de trabalho excepcional para todos”, complementa Eliane.

Para o futuro, o colaborador deseja se desenvolver ainda mais na empresa. “Minhas expectativas para daqui um ano consistem em aperfeiçoar a carreira profissional, meu inglês e galgar meu espaço na Takeda. Com o tempo, eu creio que eu consiga melhorar bastante”, projeta.

Em maio de 2023, a Takeda também lançou o Programa Hikari no Michi, expressão em japonês que significa Caminho da Luz, busca promover a inclusão de pessoas com deficiência, atrair e reter talentos. O programa estreou com a contratação de oito profissionais para atuar nas áreas de Oncologia, Neurociências, Facilities, Inteligência de Vendas, Ética & Compliance, Assuntos Regulatórios, Medical Affairs e Recursos Humanos.

Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda

Lançado em 2019, o Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, e Parentes e Cuidadores (PACT). Os grupos visam aprofundar o olhar a respeito das possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, respectivamente.

Em 2021, DE&I tornou-se uma área estratégica para a empresa, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.

 

Sobre a Takeda
A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite www.takeda.com.

 

Meu nome é Leonardo Oliveira e sou graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Escola Superior de Propaganda & Marketing. Possuo cerca de 10 anos de experiência com assessoria de imprensa e trabalhei em diversas agências de comunicação do país. Já atendi clientes como Aché Laboratórios, Mundo Verde, Superbom, Royal Palm Plaza, Associação Nacional de Restaurantes, Red Hat, entre outros. São organizações de diversos portes e segmentos. Tenho expertise no relacionamento com a imprensa e possuo importantes técnicas de redação de textos jornalísticos.

Outras

Daline Kennedy brilha em atrações de rádio e televisão no litoral paulista

Publicado

em

Daline Kennedy na sede da Record TV Litoral e Vale: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager
Daline Kennedy na sede da Record TV Litoral e Vale: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager

Executiva de Sertãozinho, radicada há muitos anos nos Estados Unidos, compartilha experiências sobre educação e amplia notoriedade em cenário internacional

Durante visita recente ao Brasil, Daline Kennedy esteve no “Balanço Geral“, da Record TV Litoral e Vale, em conversa conduzida por Alexandre Furtado. No encontro, falou acerca do projeto “Renascer“, voltado à educação financeira feminina.

A empresária, natural do interior paulista e atualmente estabelecida em Pensacola, na Flórida, também participou da Fly 99,1 FM, onde foi entrevistada no programa “Geração Mulher” pelas apresentadoras Eliane Corrêa e Rosangela Mouraria Santana. Na ocasião, ressaltou a relevância de orientar famílias e companhias em busca de equilíbrio.

Com 37 anos, a profissional e College Planning Advisor atua em parceria com a American College Foundation, sediada em Cambridge, Massachusetts. Sua proposta é oferecer suporte para diferentes perfis enfrentarem imprevistos e estruturarem um amanhã mais seguro.

Alexandre Furtado e Daline Kennedy: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager

Continue Lendo

Outras

#EP.33 do Soucast – Luzia Moraes: a mulher que transforma cultura em legado

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Ela é jornalista, escritora, produtora cultural e ativista ambiental. Já foi premiada, homenageada e aplaudida em palcos no Brasil e no exterior. Agora, lança seu primeiro livro infantil, A Sereia e o Urso, e compartilha com o Soulcast as raízes de sua missão e o poder de se reinventar com propósito.

Neste episódio o Soulcast que está sendo disponibilizado nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, ao comando da competente apresentadora Nelma Cabral fala sobre:
A infância que moldou sua paixão por narrativas;
A experiência de levar cultura brasileira a países como França, Itália e EUA;
Os bastidores do seu livro infantil e sua conexão com o feminino e o imaginário;
A força de uma mulher que sabe exatamente o que está fazendo e por quê.

Prepare-se para se emocionar, inspirar e acreditar, mais uma vez, que histórias têm o poder de mudar o mundo.

Assista, comente e compartilhe com quem precisa ouvir essa mensagem.

Disponível no
YouTube: https://youtu.be/VqLMSVjJKpI?si=oH-9To16kKWjrJvK

Spotify: https://open.spotify.com/episode/7F7cN0fjw8hyf2ixQZfkuD?si=h0gUzSATSGum6Dy3cRdJbw

Mais informações:
@pod_soulcast
@luziamoraes777 . Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Lendo

Outras

Vestibulares do 2º semestre: cuidado com o corpo e a mente é essencial, alertam especialistas

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Faltando poucos meses para os principais vestibulares do país, milhares de estudantes vivem uma rotina de estudos puxada. Para além das apostilas e simulados, o segredo pode estar no equilíbrio entre corpo e mente, apontam especialistas.

Brasil, setembro de 2025: Com a chegada do segundo semestre, intensifica-se a preparação de milhares de estudantes do ensino médio para a Fuvest e outros vestibulares. Mais do que revisar conteúdos, especialistas destacam que equilíbrio físico e emocional é fundamental para um bom desempenho.

“Sono regular, alimentação equilibrada, exercícios físicos e pausas de descanso fazem parte da rotina de quem quer ter um bom desempenho. Sem isso, nenhum conteúdo é absorvido de verdade”, afirma Taís Guimarães, diretora pedagógica da Legacy School.

A psicóloga da escola, Camila da Silva Conceição, reforça que cuidar da saúde mental é tão essencial quanto estudar:

“O vestibular é um período de pressão, ansiedade e expectativas elevadas. Para lidar com isso, os estudantes devem manter horários regulares de sono, alimentação equilibrada e momentos de lazer — como caminhar, ler por prazer ou praticar hobbies. Pequenas pausas ajudam a manter o cérebro ativo e reduzem o estresse, favorecendo a concentração e o desempenho.”

Entre outras recomendações estão:

Revisar com estratégia: focar nos temas mais recorrentes e nos conteúdos ainda desafiadores.

Fazer simulados: reproduzir o ambiente e o tempo da prova para reduzir a ansiedade e melhorar a gestão do tempo.

Cuidar da alimentação e do sono: evitar estudar madrugada adentro. Corpo e mente precisam estar preparados para absorver conhecimento.

Usar a tecnologia a favor: aplicativos de organização e plataformas adaptativas podem otimizar o estudo.

Planejar a vida pós-vestibular: refletir sobre cursos, cidades e moradia ajuda a reduzir a pressão e o estresse.

A atenção ao equilíbrio entre estudo, sono, alimentação e lazer transforma o período de preparação em um momento de crescimento pessoal, além de melhorar a performance na prova, permitindo que os estudantes encarem o vestibular com mais confiança e foco.

Continue Lendo