Comportamento
As marcas de um abuso emocional

Segundo dados do IBGE, 18% das pessoas no Brasil já sofreram algum tipo de violência, física, psicológica ou sexual. Desse grupo, 12% deixaram de realizar atividades do cotidiano em razão disso. O que se observa, é que os casos de violência psicológica têm aumentado exponencialmente.
Toda violência física contém violência psicológica, uma vez que, o (a) agressor (a) invade de forma abrupta o corpo do outro, ultrapassando a barreira do limite físico e emocional, atropelando, o mundo interno da vítima. O mesmo não ocorre com a violência psicológica, que pode ocorrer de forma isolada. Isto é, nem sempre a violência psicológica é acompanhada de agressão física.
As relações abusivas podem ocorrer entre colegas, casais, nas relações familiares, nas relações de trabalho, namorados, isto é, pode estar presente em qualquer relação que haja proximidade. Entretanto, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, (ISP), em 2023, a violência psicológica, foi considerada o tipo de crime com maior número de vítimas mulheres. Frisa-se que em 2021, com a Lei nº 14.188, o crime de violência psicológica contra a mulher foi incluído no código penal.
De janeiro a outubro de 2023, a Central de Atendimento à Mulher (180) – atendeu uma média de 1.525 ligações telefônicas por dia. Foram 461.994 atendimentos, sendo 74.584 deles referentes a denúncias de violência contra mulheres. Em 2022, nesse mesmo período, foram 73.685. Do total de denúncias recebidas no período, 51.941 foram realizadas pela própria mulher em situação de violência. Dessas, mulheres negras são as principais vítimas, somando 31.931 das denúncias:
Entre os principais tipos de denúncias estão a violência psicológica (72.993); seguida pela violência física (55.524); violência patrimonial (12.744), violência sexual (6.669); cárcere privado (2.338); violência moral (2.156) e tráfico de pessoas (41).
Por violência psicológica podemos entender: desvalorização, humilhação moral, ameaças, manipulação, perseguição, insultos, chantagem, ridicularização, distorcer ou omitir fatos para que a vítima fique confusa, vigilância constante, entre outras. Esse tipo de violência traz consequências emocionais das mais diversas, porque vai destruindo a vítima silenciosamente, a ponto da vítima se questionar sobre sua inteligência e sanidade mental.
A maior parte dos abusos emocionais, começa de forma sutil. Muitas vezes, é invisível aos olhos das pessoas mais próximas, e até mesmo da própria pessoa que sofre esse tipo de violência. Cria-se um emaranhado inconsciente entre a dupla. A vítima fica em dúvida, confusa e por isso é tão enigmático e complexo para se detectar. O fato de não ficar evidente, como a violência física, a agressão psicológica vai enfraquecendo a vítima de forma lenta, contínua e silenciosa. E esse movimento faz com que a vítima fique cada vez mais dependente e submissa ao agressor.
Umas das dificuldades em entender o limite da relação, se é abuso ou não, se dá justamente porque muitas vezes o agressor psicológico é sutil em sua atitude, ele faz pausas intermitentes em que parece ser uma boa pessoa, mesclando com momentos de um relacionamento mais saudável. Outro fator interessante e que precisa ser ressaltado é o fato do agressor tratar outras pessoas com gentileza, reservando os aspectos mais agressivos para serem projetados na intimidade, com a vítima. Pessoas envolvidas em relações abusivas tendem a se sentirem frequentemente confusas, se sentem diferente do que eram antes, a alegria desaparece e a pessoa fica em estado de alerta constante.
Algumas das sequelas causadas pela violência psicológica são por exemplo, o escoamento da energia vital e confusão mental que poderá levar ao estresse pós-traumático, depressão, perda da autoestima e crises de ansiedade.
As boas relações são aquelas que potencializam os melhores aspectos da pessoa e não que desvitaliza, retirando a luz e o brilho do outro. E por isso tão importante reconhecer o seu valor como pessoa, para jamais permitir que outra pessoa te faça duvidar de quem se é.
O quanto antes a pessoa conseguir identificar a violência e buscar ajuda para se fortalecer, melhor, pois levará um tempo para que esteja confiante novamente em outras relações. As marcas de um abuso emocional, podem permanecer para sempre.
RENATA BENTO – Psicanalista – Psicóloga. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Membro da International Psychoanalytical Association – UK.Membro da Federación Psicoanalítica de América Latina – Fepal. Especialização em Psicologia clínica com criança PUC-RJ. Perita ad hoc do TJ/Rj – RJ. Assistente Técnica em processo judicial. Especialista em familia, adulto, adolescente.
Comportamento
Gabô anuncia data de casamento e realiza jantar intimista para padrinhos e madrinhas

A influenciadora e a noiva Carolina Nobre, escolheram o dia 06 de Dezembro para a celebração. Alguns convidados famosos já confirmaram presença, como Alvaro, Carlinhos Maia, Rico Melquiades e Apoline
Após um pedido icônico de casamento, no ano passado, realizado no Canal Herengracht, em Amsterdã, Gabô Pantaleão acaba de anunciar a data da celebração para o dia 6 de dezembro. Ao lado de sua noiva Carolina Nobre, a influenciadora realizou um jantar intimista para oficializar o convite para padrinhos e madrinhas.
Entre os convidados famosos para serem testemunhas da união que acontece em Maceió (AL), nomes como Alvaro, Carlinhos Maia, Rico Melquiades e Apoline, estes surpreendidos com uma ligação surpresa durante o evento.
Vale enfatizar que com quase 5 milhões de seguidores nas redes sociais, a influenciadora nordestina, Gabô Pantaleão, ficou conhecida nacionalmente pelo seus diversos conteúdos de humor, além, é claro, de um carisma único.
Comportamento
Pesquisa qualitativa em tempos de polarização mostra caminhos para entender narrativas divergentes

Em um momento em que a polarização política e social marca as conversas no Brasil e no mundo, a pesquisa qualitativa se mostra uma ferramenta essencial para compreender como as pessoas constroem suas visões de mundo e “verdades”. Erica Lima, especialista em pesquisa de opinião e comportamento social, apresenta reflexões sobre os desafios e as oportunidades de investigar narrativas tão distintas em um mesmo campo de estudo.
“A escuta qualitativa nos permite acessar não só o que as pessoas pensam, mas também como elas sentem e justificam suas crenças. Em contextos polarizados, essa escuta revela tensões profundas, mas também mostra pontos de encontro que muitas vezes passam despercebidos”, afirma Erica Lima.
Segundo ela, o trabalho do pesquisador demanda atenção redobrada para os limites éticos e metodológicos: “Ouvir os dois lados não significa relativizar discursos, mas entender as estruturas que sustentam essas narrativas. Nosso papel é iluminar a complexidade social, sem simplificações fáceis ou julgamentos apressados.”
A discussão sobre a pesquisa qualitativa em tempos de polarização propõe, portanto, uma reflexão urgente: como produzir conhecimento que não apenas descreva opiniões extremas, mas que ajude a sociedade a se reconhecer em sua diversidade de vozes.
SOBRE ERICA LIMA
Érica Lima Barbosa é empresária, pesquisadora, escritora e assistente social. CEO do Portal O Convergente, atua na área de consultoria em ensino, pesquisa e mídias. É mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (Fiocruz Amazônia/UFAM), com mais de dez anos de experiência em pesquisa eleitoral qualitativa e análise de discurso. Especialista em história oral, desenvolve pesquisas em regiões remotas da Amazônia. Apresenta o programa Debate Político na Rede Onda Digital e é Diretora de Comunicação da AJEB-AM, promovendo a valorização da produção intelectual feminina no estado.
Comportamento
Polar lança a sua primeira pulseira inteligente para monitoramento de atividades, sono e bem-estar: o novo Polar Loop

A Polar, pioneira global em tecnologia de wearables para esportes e fitness há quase 50 anos, anuncia o lançamento do tão esperado Polar Loop, a primeira pulseira inteligente e wearable sem tela da marca, projetada para monitorar, de forma discreta, confortável e imperceptível, as atividades diárias, sono e a saúde dos seus usuários 24 horas por dia, e por toda semana. Ao contrário de outras soluções no mercado, o produto funciona como compra única, com todos os recursos disponíveis desde o primeiro dia de uso e sem mensalidades ou anuidades. A pré-venda começa a partir de hoje (3), com direito a um preço especial para este período no site oficial da marca.
O novo Polar Loop reúne meio século de pioneirismo em ciência esportiva e monitoramento da frequência cardíaca em um design elegante, oferecendo insights poderosos sobre condicionamento físico e a recuperação do seu corpo. Ao mesmo tempo, sua usabilidade permanece extremamente simples: basta vestir o dispositivo e, sem necessidade de clicar um botão, o lançamento passa a coletar dados valiosos para que o usuário possa verificar seu progresso, trazendo o máximo de dados com a mínima interrupção.
“Com o Polar Loop, estamos incentivando as pessoas a se concentrarem mais no momento e naquelas pequenas ações que, com consistência, levam a mudanças transformadoras e duradouras”, diz Sander Werring, CEO da Polar. “A própria vida se move em loops, moldada por nossas rotinas e escolhas diárias. Ao ajudar as pessoas a reconhecer e melhorar esses padrões, estamos apoiando o progresso sustentável e hábitos mais saudáveis para todos.”
Construído para acompanhar usuários ao longo de todos os dias da semana, o Polar Loop oferece suporte em todos os aspectos, desde o monitoramento da movimentação diária até o momento do treino. Ao longo do dia, a pulseira inteligente mensura contagem de passos, distância percorrida no dia, tempo ativo e gasto calórico global – com estimativa das calorias basais personalizada para cada indivíduo –, incentivando usuários a se manterem ativos e mostrando como essas escolhas contribuem para a saúde em geral.
Na hora do treino, o usuário pode escolher diferentes maneiras de registrar sua atividade: iniciando uma sessão de treino diretamente no Polar Flow ou simplesmente permitindo que a nova detecção automática de treino a reconheça a atividade e a registre, sem necessidade de pressionar um botão. E para aqueles que buscam opções avançadas para o treino, parear o seu Loop ao aplicativo do Polar Flow adiciona gravação de rotas, orientação por voz, metas de treino e muito mais. E ao final do dia, o monitoramento avançado do sono monitora tanto a quantidade, quanto a qualidade de seu descanso, oferecendo informações valiosas sobre como o descanso contribui para a recuperação do seu corpo e mente.
“Há uma demanda crescente por experiências de monitoramento mais discretas que se encaixam perfeitamente na vida cotidiana”, diz Werring. “Essa tendência vem crescendo silenciosamente e a Polar está pronta para enfrentá-la. Com o Polar Loop, estamos explorando esse movimento e redefinindo o que significa permanecer conectado com o seu corpo e progresso, sem o puxão constante de uma tela.”
Design sem distrações e com tecnologia discreta
Projetado na Finlândia pela mesma equipe do Polar Grit X2 e Vantage V3, o Loop oferece uma construção sólida e de qualidade, tão leve que você mal notará que ele está lá. Uma pulseira de tecido macio combinada com uma fivela fina – oferecida nas variantes Greige Sand, Night Black e Brown Copper – torna o sensor confortável o suficiente para dormir com ele no punho, ao mesmo tempo que é um acessório elegante e estiloso. As pulseiras intercambiáveis permitem que os usuários mudem as cores sem trocar o dispositivo – seu design versátil torna o Polar Loop um companheiro ideal para todos os estilos e qualquer ocasião.
Por trás do exterior minimalista, a tecnologia aprimorada de sensor Polar Precision Prime™ captura silenciosamente as métricas de frequência cardíaca, atividade, passos, calorias, sono, recuperação e treinamento, sendo posteriormente sincronizados automaticamente com o aplicativo gratuito da marca, o Polar Flow. Para aqueles que desejam continuar treinando com um relógio esportivo Polar ou de outra marca, este lançamento preenche o tempo de inatividade entre as sessões de treino, oferecendo aos usuários uma visão única e holística da saúde, condicionamento físico e prontidão, fornecida com a precisão da ciência do esporte pela qual a empresa finlandesa é conhecida, mas sem telas, distrações ou cobranças de assinatura.
Sem assinatura, e privacidade em primeiro lugar
O Polar Loop é uma compra única: todos os recursos estão prontos desde o primeiro dia. O aplicativo com o qual este lançamento se conecta em seu celular, Polar Flow, também é gratuito e não requer assinaturas, sem taxas ou cobranças extras. Seus dados de atividade, sono e recuperação são sincronizados e salvos na nuvem, e você pode visualizá-los, exportá-los ou excluí-los permanentemente sempre que quiser, sem paywalls ou upsells.
Como a Polar projeta e desenvolve seus wearables na Europa, todos os dados do usuário são protegidos pelas rígidas salvaguardas da UE. As informações permanecem dentro do ecossistema da marca e são apagadas se você fechar sua conta. O resultado é uma visão poderosa da sua saúde e bem-estar, sem assinaturas, surpresas ou compromissos, cumprindo a promessa de longa data da Polar: integridade, transparência e confiança.
Preço e disponibilidade
A partir do dia 03 de setembro, inicia-se a pré-venda deste lançamento através do site oficial da marca – polar.com/br –, com um preço especial e exclusivo de R$ 1.099 apenas para este período.
· Cores: Greige Sand, Night Black e Brown Copper
· Preço: R$ 1.299.
· Preço especial pré-venda: R$ 1.099.
· Acessórios: Pulseiras adicionais vendidas separadamente, por a partir de R$ 179.