Esporte
Bayer 04 Leverkusen inaugura oficialmente academia de futebol

Bayer 04 Football Academy reúne crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.
O Bayer 04 Leverkusen inaugurou, neste sábado (5/7), de maneira oficial o Bayer 04 Football Academy São Paulo, localizado no Club Bayer, na zona sul da capital paulista. O projeto reúne crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.
A iniciativa atenderá cerca de 300 alunos, e todos os treinadores passarão por capacitações regulares para atender às expectativas do clube alemão. O projeto é liderado por Paulo Sérgio, campeão mundial em 1994 com a seleção brasileira e ídolo do clube alemão, onde atuou entre 1993 e 1997.
Participaram da inauguração todas as crianças da academia, que receberam kits da equipe rubro-negra e tiveram uma tarde repleta de atividades futebolísticas ao lado do mascote Brian, The Lion (o leão do Bayer).
Lendas do futebol e do B04 como Zé Roberto, Zé Elias e o lateral direito Arthur, que embarcou direto para Leverkusen para se reapresentar ao time visando a temporada 2025/06, estiveram no local na tarde deste sábado (5/7). O espaço estava todo decorado com as cores do time, inclusive com o totem em tamanho real dos ex-jogadores quando atuavam pelo time.
Paulo Sérgio destacou que a chegada da Bayer 04 Academy ao Brasil levou cerca de dois anos de trabalho e envolveu diversos parceiros. O tetracampeão comemorou o fato de o projeto ser a primeira escolinha oficial de um clube alemão no país, com chancela da Bundesliga.
”Depois da Copa do Mundo, esse é um dos momentos mais felizes da minha vida”, afirmou o ex-atacante, ao comentar a importância de unificar Brasil e Alemanha por meio do esporte. A presença do Bayer Leverkusen no Brasil é uma conquista que representa motivação e satisfação pessoal, fruto de anos de dedicação ao fortalecimento dessa ponte entre os dois países”.
“Nosso intuito é aproximar culturas, aplicar a metodologia alemã e crescer junto. Quero retribuir aos brasileiros tudo que os alemães fizeram por mim e pela minha família”.
O tetracampeão Mauro Silva e vice-presidente da FPF – Federação Paulista de Futebol esteve no clube para o evento. ”Tenho que parabenizar uma iniciativa do futebol alemão por meio da Bundesliga e do Bayer Leverkusen. O Brasil tem muito a aprender com os alemães, principalmente quando o assunto é disciplina e organização”.
Todos os treinadores da academia passaram por um programa de capacitação em Leverkusen e seguirão recebendo treinamentos regulares, com intercâmbio contínuo com a equipe técnica europeia.
O Bayer 04 Football Academy São Paulo é a primeira academia da Bundesliga no país. ”A ideia sempre foi além do futebol, é também um projeto social”, afirmou Luiz Felipe do Nascimento, filho de Paulo Sérgio e coordenador técnico do Academy.
Segundo Felipe, 10% das vagas já são destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade, que recebem estrutura adequada, como chuteiras e uniformes, além da oportunidade de participar de treinos em campo com qualidade. A proposta é oferecer um ambiente de desenvolvimento humano e esportivo.
Inicialmente com treinos aos sábados para filhos de colaboradores da Bayer, o projeto já conta com 30 alunos e deve ampliar as atividades para dias úteis a partir da próxima semana. ”A meta é expandir não só pelo Brasil, mas também para fora. Todos são bem-vindos”, concluiu.
Após a temporada vitoriosa, na qual conquistou três títulos inéditos, o Bayer 04 realizou um tour com suas taças em São Paulo, em novembro de 2024.
”Muito feliz em reviver essa história, eu fui muito feliz no Bayer disputando finais importantes, como a Champions League. Hoje vejo que o projeto será forte com muitas crianças envolvidas e um futuro promissor”, contou Zé Roberto.
Executivos da Bayer como Renato Iacone, CFO da Bayer Consumer Health Latam, representando o presidente Arturo Sánchez, e Priscila Mendes, presidente do clube, destacaram o projeto inovador.
”O projeto tem um foco social — queremos oferecer oportunidades reais à comunidade. Se um talento surgir, será uma surpresa bem-vinda. É uma alegria inaugurar a primeira academia da Bundesliga no Brasil”, disse Iacone. “Esta iniciativa combina esporte e saúde, totalmente alinhada à nossa visão na divisão Consumer Health da Bayer: levar autocuidado a milhões de pessoas”, afirmou Renato Iacone.
Priscila Mendes, que liderou o processo localmente, reforçou a importância da iniciativa para o clube e a região. “Estou muito feliz, foi um projeto iniciado há cerca de dois anos e ver tudo realizado hoje é emocionante. Já temos crianças participando das clínicas e queremos ver cada vez mais a comunidade envolvida no projeto”, explicou.
Pré-temporada no Rio de Janeiro (RJ)
Como parte da viagem de pré-temporada ao Brasil, o Bayer 04 Leverkusen fará seu primeiro teste sob o comando do novo técnico Erik ten Hag contra a equipe Sub-20 do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ).
O jogo entre o campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha de 2024 e o atual vencedor da Copa Libertadores Sub-20 será realizada na sexta-feira, 18 de julho, às 15h (horário de Brasília), no Estádio da Gávea, na capital fluminense.
A partida entre Bayer 04 Leverkusen e o Sub-20 do Flamengo será o destaque dos dez dias de treinamentos da equipe alemã na cidade.
Após dez dias de treinamentos no Rio de Janeiro, o Bayer 04 enfrentará o VfL Bochum 1848 no domingo, 27 de julho, às 13h (de Brasília), no Vonovia Ruhrstadion. Em seguida, encara o Fortuna Sittard, da Holanda, na sexta-feira, 1º de agosto, às 14h, fora de casa.
A abertura oficial da temporada na BayArena será na terça-feira, 5 de agosto, com amistoso ainda sem adversário confirmado.
Siga o Bayer 04 Leverkusen em português:
Instagram: @bayer04_BR
Website: www.bayer04.de/pt-br
Canal de WhatsApp: Bayer 04 Leverkusen Brasil
Foto: On Board Sports
Esporte
Alison dos Santos supera campeão olímpico em palco de título mundial

Correr no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, parece fazer bem para Alison dos Santos. No estádio onde foi campeão mundial dos 400 metros com barreiras há três anos, o brasileiro fez a melhor marca dele no ano e ainda superou o medalhista de ouro dos Jogos de Paris, na França, para vencer pela primeira vez na temporada 2025 da Diamond League, principal circuito de atletismo do mundo.
No último sábado (5), Alison completou os 400 m com barreiras da etapa de Eugene em 46s65, três centésimos mais rápido que sua melhor marca anterior do ano, alcançada em Estocolmo, na Suécia, em junho. Ouro em Paris, o norte-americano Rai Benjamin ficou na segunda posição (46s71). O nigeriano Ezekiel Nathaniel (47s88) completou o pódio.
Foi justamente no Hayward Field, na final do Mundial de 2022, que Piu ─ como ele é conhecido ─ estabeleceu a melhor marca da carreira (46s29), que também é o recorde brasileiro e sul-americano. A próxima parada da Diamond League será em Mônaco, na próxima sexta-feira (11). Nove etapas foram disputadas e faltam seis para o fim da temporada. Alison é o atual campeão dos 400 m com barreiras no circuito.
Alison está em preparação para o Mundial deste ano, que será em Tóquio, no Japão, entre 13 e 21 de setembro. Duas vezes medalhista olímpico de bronze, ele, atualmente, é o terceiro do mundo no ranking da prova na World Athletics, federação internacional de atletismo, atrás de Benjamin (1º) e do norueguês Karsten Warholm (2º), que é o recordista dos 400 m com barreiras.
Esporte
TV Brasil exibe Cruzeiro x Banfield pelo torneio Vitória Cup

A TV Brasil exibe o confronto Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) pela competição amistosa Vitória Cup neste domingo (6), ao vivo, a partir das 15h45, direto do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O apito inicial está previsto para as 16h.
O jogo é uma das atrações do futebol masculino durante a pausa do calendário da Série A da modalidade para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio Vitória Cup envolve ainda o time capixaba Desportiva e a equipe argentina Defensa y Justicia.
A transmissão na telinha da TV Brasil ocorre em parceria com a TVE Espírito Santo, emissora que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O canal capixaba é responsável pela captação de imagens, narração e comentários do torneio disputado no estado.
A iniciativa está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a cobertura esportiva. Desde o início do ano, o canal já acompanhou partidas de diversos campeonatos estaduais de futebol, em conjunto com as emissoras da RNCP. Na telinha, já entraram no ar o Baianão (TVE Bahia), o Cearense (TV Ceará), o Capixaba (TVE Espírito Santo) e o Parazão (TV Cultura do Pará).
Outro destaque é a presença do esporte feminino na programação da TV Brasil. A emissora mostra os confrontos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Além da elite do esporte, o canal transmite as fases decisivas das Séries A2 e A3, a partir das semifinais. Também traz para a telinha as decisões das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20. Ainda transmite jogos da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).
Sobre a disputa
Em sua primeira edição, a Vitória Cup é um torneio amistoso realizado no Espírito Santo por quatro clubes com formato em que cada jogo vale uma taça. A competição reúne grandes equipes do futebol sul-americano: o Cruzeiro, de Minas Gerais, a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, e os times argentinos Banfield e Defensa y Justicia. Com confronto direto entre os participantes, as quatro partidas são disputadas entre os dias 2 e 6 de julho nos estádios Engenheiro Araripe e Kleber Andrade, em Cariacica.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Vitória Cup – Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) – domingo (6), às 15h45, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br
Esporte
Santos, Atlético-MG e Botafogo voltam à elite do Brasileirão Feminino

Rebaixados no ano passado, Santos, Atlético-MG e Botafogo estão de volta à Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. O trio alvinegro garantiu o acesso neste sábado (5), com as respectivas classificações para as semifinais da Série A2 (segunda divisão).
O quarto e último clube a conquistar um lugar na elite será conhecido neste domingo (6), no duelo entre Fortaleza e Minas Brasília, que jogam às 15h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.
As Leoas do Pici, que podem estrear na Série A1, têm a vantagem do empate, já que venceram a ida por 2 a 1 no Bezerrão, no Gama (DF). As brasilienses, que não disputam a primeira divisão desde 2021, têm de ganhar por dois ou mais gols de diferença.
Os duelos de ida e volta valendo lugar na final da Série A2 ainda serão agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A previsão, conforme o calendário base do torneio, é que ocorram no segundo e no terceiro fim de semana de agosto.
Pênalti
Dono da melhor campanha geral desta Série A2, o Santos recebeu o Ação-MT na Vila Belmiro. Como ganhou o jogo de ida por 1 a 0 no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande (MT), o time paulista poderia se classificar às semifinais com um empate no litoral paulista.
Mesmo assim, as Sereias da Vila ganharam de novo, desta vez por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Laryh, aos 12 minutos do primeiro tempo e aos 33 do segundo. Rafinha, aos sete da etapa final, da entrada da área, marcou para o Ação, mas não impediu o retorno das campeãs brasileiras de 2017 à elite.
Em uma das semifinais, o Santos terá pela frente o Atlético-MG, que sofreu para eliminar o Vitória. Após vencer por 1 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, as Vingadoras foram a Salvador com a vantagem do empate.
As baianas, porém, levaram a melhor no tempo normal e ganharam pelo mesmo placar, com um gol de Verena nos acréscimos do segundo tempo. A decisão foi para os pênaltis, com as equipes tendo 100% de aproveitamento até a nona série de cobranças, quando Joyce teve o chute defendido por Maike, com os pés. O 9 a 8 deu vaga e acesso às mineiras.
Gol Olímpico
O último classificado de sábado foi o Botafogo, que enfrentou o Mixto no Estádio Nilton Santos com a vantagem de ter vencido no Dutrinha, em Cuiabá, por 2 a 1, na partida de ida. As visitantes abriram o placar com Balbino, em chute rasteiro, aos 21 minutos do primeiro tempo. Aos 27, Sinara fez um gol olímpico – cobrança de escanteio que vai direto para as redes – e deixou tudo igual.
Aos 45, Sabrina bateu de fora da área e recolocou as mato-grossenses à frente no Rio de Janeiro. O resultado levava o confronto para as penalidades.
Mas na etapa final, as Gloriosas conseguiram liquidar a partida. Aos três minutos, Carol foi lançada por Bebê, invadiu a área pela esquerda e chutou sem ângulo para empatar novamente o jogo. Aos 18, Júllia recebeu quase na pequena área, girou e bateu rasteiro, virando o placar.
Aos 34, Carol recebeu de Grazy, nas costas da marcação, e soltou a bomba da entrada da área, anotando o quarto. Já aos 45, Bebê finalizou da meia-lua e decretou a classificação do Alvinegro carioca, que aguarda Fortaleza ou Minas Brasília na outra semifinal.
Mudança
A partir de 2026, a Série A1 do Brasileirão terá 18 clubes. Com os acessos de Santos, Atlético-MG e Botafogo, 17 dos participantes estão definidos.
Os demais são os 14 times não rebaixados na edição deste ano, que é transmitida ao vivo pela TV Brasil: Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária, Bahia, Red Bull Bragantino, América-MG, Fluminense, Grêmio, Internacional, Real Brasília e Juventude. Em contrapartida, 3B da Amazônia e Sport caíram para a Série A2 do ano que vem.