BlinDog é eleita startup revelação em maior prêmio de ecossistemas de inovação do país

Criadora de tecnologias capazes de devolver mobilidade e autonomia para cães cegos, a pet tech BlinDog recebeu o título de Startup Revelação na maior premiação de ecossistemas de inovação do Brasil, o Startup Awards. Essa é primeira vez que uma empresa potiguar leva o prêmio no encontro que é considerado o “Oscar das startups brasileiras”.

Com participação de negócios de todo o território nacional, o evento premia anualmente, desde 2013, empresas, instituições e pessoas que têm feito a diferença em ecossistemas de tecnologia e inovação. No caso da BlinDog, o prêmio representa tanto reconhecimento pela inovação e dedicação como pelo impacto positivo promovido no contexto dos lares de cães que sofrem de cegueira.

- Publicidade -

“Vencer como Startup Revelação foi incrível e fecha com chave de ouro um ano tão positivo e vitorioso para nós. E ser a primeira do Rio Grande do Norte a receber o prêmio nessa categoria é motivo de orgulho duplo, pois não só coloca nosso estado no mapa das startups inovadoras como também reflete a diversidade e potencial de empreendedor de todas as regiões do Brasil. É um lembrete de que grandes ideias podem surgir de qualquer lugar”, comenta Luana Wandecy, CEO da BlinDog, que neste ano também foi eleita pelo MIT Technology Review no ‘Innovators Under 35’ entre uma das 18 mentes mais inovadoras do país.

Posicionado entre outras 14 categorias, o prêmio Startup Revelação é dado a startups inovadoras em fases iniciais que recebem destaque durante o ano, tanto no ecossistema como no seu nicho de atuação, além de apresentar potencial para projeção e recebimento de grandes volumes de investimento.

Sobre a premiação

O anúncio das empresas premiadas aconteceu em evento em São Paulo que marcou a última etapa do Startup Awards, quando os três candidatos finalistas, selecionados na etapa anterior, receberam votos da Academia do Startup Awards – composta por empreendedores e atores com conhecimento e visão geral sobre ecossistemas de inovação.

Nas etapas anteriores, a competição funcionou da seguinte forma: primeiramente foi formada lista de 10 candidatos por categoria (fase 1), escolhidos por indicação da própria Academia. Em seguida, houve uma votação pública (fase 2), a qual selecionou, dos 10 indicados, os três com maior destaque, que passaram a concorrer à premiação.

- Publicidade -

Nesta edição, o evento contou com 14 categorias de prêmios, dentre elas: Mentor ou Mentora, Venture Capital, Corporate, Herói ou Heroína, Iniciativa de Educação, Hub de Tecnologia, Profissional de Imprensa, Startup do Ano, Comunidade Revelação, entre outras.

A jornada da BlinDog

A pet tech vem numa crescente de reconhecimentos em nível nacional. Em outubro deste ano, por exemplo, a CEO, Luana Wandecy, foi eleita pelo MIT Technology Review no ‘Innovators Under 35’ como uma das 18 mentes mais inovadoras do Brasil em 2023.

Com atuação no Brasil e América Latina, a empresa é a única do mundo a resolver o problema da cegueira canina através de tecnologia, que conta com patente internacional. O dispositivo, no formato de coleira, é leve, confortável e recarregável, e funciona através de estímulos vibratórios, que os cães rapidamente aprendem a associar a possíveis obstáculos, permitindo-lhes desviar com segurança.

A ideia do negócio nasceu da dor pessoal das sócias Luana Wandecy e Natália Dantas: as duas tinham cães cegos e não encontravam solução que devolvesse autonomia para seus pets.

- Publicidade -

“À medida que minha cachorrinha, Princesa, envelhecia, ela estava perdendo sua visão e se machucando ao colidir com paredes e móveis. Procuramos e não encontramos nada que evitasse essa situação. Foi durante o Startup Weekend Natal, ao compartilhar esse problema com Natália, que surgiu a ideia de criar a Blindog”, conta Wandecy.

Desde então, a empresa já vendeu dispositivos no Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda.

Segundo a CEO da startup, todos os resultados positivos têm feito o time da empresa se lançar com ainda mais motivação para 2024. “É um momento de comemorar e planejar para que, no próximo ano, continuemos a fazer bonito, crescendo e levando o Nordeste para o mundo”, enfatiza.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *