Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Bloco do Seo Chico promete agitar Uberlândia no domingo de Carnaval com desfile vibrante e atrações especiais

Publicado

em

A Avenida P. Médici, esquina com Rua Rita (Praça da Meditação) será palco de uma explosão de ritmos e alegria no dia 2 de março, a partir do meio-dia, com entrada gratuita

Uberlândia já está em clima de Carnaval, e neste domingo, 2 de março, a cidade recebe um dos eventos mais esperados da folia: o grande desfile do Bloco do Seo Chico. A partir do meio-dia, a Avenida P. Médici, esquina com Rua Rita (Praça da Meditação), no Bairro Patrimônio, será tomada pela energia contagiante do bloco, que promete um espetáculo vibrante para os foliões.

O desfile do Bloco do Seo Chico conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além do apoio da Prefeitura de Uberlândia, Uniube, Raphael Leles e Gabriela Pastorin. A realização é do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado eficiente.

Além do show eletrizante do Bloco do Seo Chico, a programação contará com a potência da Bateria da Escola de Samba Tabajara, do grupo Quinteto do Samba e dos DJs Xuxu e Kaká, garantindo uma mistura envolvente de ritmos.

O evento faz parte do projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar”, uma inciativa que visa fortalecer a cultura carnavalesca local com oficinas e ensaios ao longo do ano, preparando músicos e percussionistas para manter a festa viva além do Carnaval. Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Com entrada gratuita, o evento deste domingo reforça o compromisso do Bloco do Seo Chico com a democratização da festa, garantindo que todos possam curtir um Carnaval pulsante, seguro e cheio de cultura. O repertório do bloco é um espetáculo à parte, com arranjos carnavalescos para clássicos de Chico Buarque, Chico César e Chico Science, trazendo uma mistura irresistível de samba, frevo, maracatu e outros ritmos que fazem o coração bater no compasso da folia.

Sobre o Bloco do Seo Chico

Criado em 2022, o Bloco do Seo Chico nasceu do sonho de músicos e produtores locais de fortalecimento do Carnaval de Uberlândia, inspirado nos modelos bem-sucedidos de Belo Horizonte e São Paulo. O nome do bloco é uma homenagem aos três Chicos da música brasileira – Chico Buarque, Chico César e Chico Science –, e sua proposta sempre foi unir qualidade musical com a energia contagiante do Carnaval de rua.

Com uma banda formada por músicos e instrumentistas importantes na cena local, como a cantora Anísia Uchoa, que cantou por mais de 10 anos no Carnaval de Olinda e Recife; além dos percussionistas Jack Will e Manoel Moura; JP China no saxofone;  Lukas Simon no violão e guitarra; João Amâncio no baixo; Monzitti Bauman e Luiz Casado.

Desde sua primeira saída, o bloco só cresceu. Em 2022, reuniu mil pessoas no bairro Vigilato Pereira; em 2023, dobrou de tamanho e precisou se mudar para o bairro Tibery, reunindo 4 mil foliões. Já em 2024, a estrutura e o público aumentaram ainda mais, consolidando o bloco como um dos mais importantes da cidade. Além disso, a iniciativa esforçou-se para que mais blocos surgissem e para que o poder público investisse no Carnaval de rua.

A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar: Fortalecendo a Cultura Carnavalesca

Em 2025, o bloco lança o projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar”, com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia. O projeto incluirá oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano, criando uma conexão contínua com a comunidade e mantendo o espírito carnavalesco vivo além de fevereiro.

Todas as atividades serão gratuitas, proporcionando acesso democratizado à cultura e promovendo a inclusão social e fortalecimento da identidade local. O projeto contará com a participação de pessoas de todas as idades. Detalhes sobre datas e inscrições serão divulgadas após o carnaval.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Gabriel Caixeta
Produção Artística: Luiz Casado, João Amâncio, Lukas Simon, Anisia Uchoa
Produção Visual: Julia Guedes
Assistente de Produção: Renata Lima
Banda Seo Chico: Jack Will, Manoel Moura, Monzitti Bauman, JP China, Luiz Casado, João Oliveira, Lukas Simon, Anísia Uchoa
Assessoria de Imprensa: Lucas Barbosa

SERVIÇO

Data: Domingo, 2 de março
Horário: A partir das 12h
Local: Av. P. Médici, esquina com Rua Rita – Praça da Meditação
Entrada: Gratuita
Atrações: Bloco do Seo Chico, Bateria da Escola de Samba Tabajara, Grupo Quinteto do Samba, DJ Xuxu e DJ Kaká, e Vaine

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Incêndio em Ministério das Mulheres em Brasília deixa seis feridos

Publicado

em

© Joédson Alves/Agência Brasil

O bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi evacuado na manhã desta terça-feira (25), após a explosão de uma subestação de energia no subsolo do prédio. No local, funcionam os ministérios da Igualdade Racial; das Mulheres; dos Povos Indígenas; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Seis pessoas precisaram ser encaminhadas para atendimento hospitalar, uma delas com queimaduras graves.

Por volta de 9h40, uma equipe terceirizada fazia a manutenção da subestação, quando houve a explosão com princípio de incêndio. No momento, não há mais fumaça no interior do bloco, mas ele segue interditado pelas equipes de segurança.

A fumaça do incêndio ocupou alguns andares do prédio, que foi evacuado. O Corpo de Bombeiros atendeu 27 vítimas no local, a maioria com sintomas leves de intoxicação por fumaça. Das seis pessoas encaminhadas para os hospitais, três trabalham nos ministérios e outras três eram funcionários da empresa terceirizada, entre eles, a vítima de queimaduras.

O trabalhador teve queimaduras no tórax, braços, pernas e vias áreas, o que, segundo os bombeiros, é considerado uma queimadura mais grave. Todas as vítimas estavam conscientes e orientadas quando foram encaminhadas para atendimento hospitalar. As causas da explosão estão sendo apuradas.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a ocorrência teve início com um curto circuito elétrico em razão da intervenção realizada e que as equipes de brigada atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação. A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, responsável pela gestão administrativa do bloco C, orientou aos trabalhadores que atuam no local que cumpram a jornada de hoje em teletrabalho.

*texto ampliado às 12h26

Fonte

Continue Lendo

Notícias

PF faz operação contra desvio de verba para hospitais públicos

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), nova fase da Operação Paralelo Cinco, a fim de desarticular uma organização criminosa ligada ao desvio de recursos na área da saúde, em Jaguari e Embu das Artes, municípios do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva.

Os 20 investigados sofreram medidas cautelares, como afastamento de funções, suspensão de atividades econômicas, restrição de acesso a órgãos públicos e proibição de contato entre os envolvidos.

O inquérito policial da Operação Paralelo Cinco, iniciado em janeiro de 2024, investiga um sistema de desvio de recursos com a utilização de empresas de fachada e entidades interpostas.

Um grupo de empresários de Porto Alegre assumiu a gestão dos hospitais de Jaguari (RS) e Embu das Artes (SP) e receberam mais de R$ 340 milhões em recursos públicos entre 2022 e agosto de 2025. Os valores vinham de repasses municipais, estaduais e federais.

O grupo emitia notas fiscais falsas e ocultava o verdadeiro destino dos recursos. Rapidamente os valores repassados eram propagados para dezenas de contas de pessoas físicas e jurídicas. Os serviços contratados não apresentavam qualquer vínculo com as contas, o que beneficiava gestores da organização social.

O financiamento originalmente destinado aos hospitais era desviado para contas-convênios, cuja utilização era usada para o pagamento de despesas puramente pessoais, como aluguéis de imóveis de alto padrão, viagens de luxo e remunerações elevadas a funcionários sem prestação de serviços.

O Juízo das Garantias da 2ª Vara Federal de Santana do Livramento designou interventores nos hospitais municipais. A deflagração de hoje executou medidas de constrição patrimonial, que incluem o sequestro de 14 imóveis, apreensão de 53 veículos e uma embarcação. Também foram bloqueados mais de R$ 22,5 milhões em contas bancárias.

A PF prossegue com a investigação de novos elementos de informação, aprofundar o rastreamento de ativos e reforçar o conjunto probatório. Os suspeitos devem ser interrogados pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de capitais e outros delitos conexos.

A operação contou com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da Controladoria-Geral da União.

*Estagiário sob supervisão de Odair Braz Junior

Fonte

Continue Lendo

Notícias

Vereador é preso em operação de combate a barricadas no Grande Rio

Publicado

em

© Frame Ernane Aleixo/Instagram

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta terça-feira (25) pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (25), acusado de envolvimento com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

Segundo as investigações, Aleixo, terceiro candidato mais bem votado na eleição municipal de São João de Meriti em 2024 ─ estaria envolvido em um esquema de suporte logístico e operacional à facção, em troca de benefícios financeiros e eleitorais. Ele foi indiciado.

De acordo com a Polícia Civil, áudios e mensagens comprovam que o parlamentar ofereceu material e suporte para a construção de barricadas no bairro de Vilar dos Telles.

As barricadas são barreiras físicas, algumas vezes com certo nível de complexidade de engenharia, para impedir o livre acesso da polícia e de moradores em regiões dominadas pelo tráfico de drogas.

Os investigadores apontam também que Ernane Aleixo negociava nomeações em troca de apoio político.

Até pouco antes das 10h, cinco pessoas haviam sido presas pela Operação Muro de Favores, entre elas o irmão de um traficante. A ação foi desencadeada por agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro.

A articulação criminosa envolvia especialmente as comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo, município também da região metropolitana.

Série de crimes

A Polícia detalhou que o modo de agir da facção incluía tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada de proprietários de estabelecimentos e lavagem de dinheiro. O núcleo investigado, segundo a polícia, era gerenciado por um homem apontado como braço-direito do líder do TCP na região.

“Elementos da investigação confirmam que ele confessou ter matado três vítimas, incluindo uma mulher, durante confronto com a facção rival em novembro de 2023”, acrescenta a instituição.

Agência Brasil procurou o gabinete do vereador Ernane Aleixo e a Câmara Municipal de São João de Meriti, mas não recebeu retorno até a conclusão da reportagem.

Na página do vereador no site da Câmara Municipal, uma minibiografia afirma que “o vereador Ernane Aleixo é um homem integro, honesto e cumpridor dos seus deveres”. 

A primeira eleição para a Casa legislativa da cidade de quase 441 mil habitantes foi em 2008. Aleixo está no quinto mandato no município que tem a maior densidade demográfica do país.

Barricadas

A ação Muro de Favores está sob o guarda-chuva da Operação Barricada Zero, desencadeada pelo estado para coibir a presença dessas barreiras em comunidades. Um mapeamento identificou mais de 13 mil barricadas em favelas.

A Barricada Zero foi iniciada na segunda-feira (24) no Grande Rio. De acordo com o governo estadual, foram removidas 593 toneladas de barreiras, como estruturas de concreto, pedras, entulho, pneus e madeira. Esse volume equivale a aproximadamente 24 caminhões cheios.

Nesta terça-feira a ação prossegue nas cinco regiões onde foi iniciada: Cidade de Deus (Rio de Janeiro), São Simão e Dom Bosco (Queimados), Mangueirinha (Duque de Caxias), Grão Pará (Nova Iguaçu) e Jardim Catarina (São Gonçalo).

A ação é realizada em articulação com as prefeituras, que complementam com serviços de limpeza urbana e ordenamento viário.

Fonte

Continue Lendo